terça-feira, 15 de março de 2016

1ª Terça-feira da Grande Quaresma

1ª Semana da Grande Quaresma
15 de Março de 2016 (CC) / 02 de Março (CE)
S. Theodotus, Hieromartir, Bispo de Cyrenia († 315)
Jejum
Modo 8


  
O Santo Hieromártir Theodotus 
O Hieromártir Theodotus, era nativo da Galácia, na Ásia Menor, e foi bispo de Cyrenia em Chipre. No tempo da perseguição contra os cristãos sob o ímpio Imperador Licínio (311-324), São Theodotus abertamente pregava a Cristo, convidando os pagãos a abandonarem a idolatria e voltar-se para o Deus verdadeiro. Sabino, o governador de Chipre, ordenou que o bispo Theodotus fosse preso e levado a julgamento.

Quando o santo ouvira falar desta ordem, não esperou que os soldados o fossem buscar, mas fui imediatamente para o governador dizendo: "Eu, aquele a quem você procura, estou aqui. Eu me apresentoo a fim de pregar a Cristo, meu Deus".
 
O governador ordenou que o santo fosse espancado sem piedade e suspenso em uma árvore com pontas afiadas, antes de ser levado para a prisão. Cinco dias depois São Theodotus foi trazido ao governador, o qual presumia que depois das torturas o bispo preferiria renunciar a Cristo, em vez de suportar novos sofrimentos.

No entanto, São Theodotus não cessou de pregar a Cristo. Então, eles puseram o santo em uma grade de ferro, na qual acenderam um fogo, e depois de darem várias marteladas nas unhas de seus pés, o deixaram ir. Muitos testemunharam os sofrimentos do mártir. Maravilhados com a resistência do santo e seu discurso de inspiração divina, passaram a crer em Cristo. Sabendo disto, Sabino deu ordens para acabar com a tortura e jogar o santo na prisão.

Durante o reinado de São Constantino, o Grande (21 de maio), a liberdade de confessar sua fé foi dada a todos os cristãos, e entre aqueles libertados da prisão estava São Theodotus. O santo voltou a Cyrenia e após dois anos servindo como bispo, adormeceu pacificamente no Senhor por volta do ano 326.



HORA SEXTA


Isaías 1:19-2:3

19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. 20 Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse. 21 Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas. 22 A tua prata tornou-se em escórias, o teu vinho se misturou com água. 23 Os teus príncipes são rebeldes, e companheiros de ladrões; cada um deles ama as peitas, e anda atrás das recompensas; não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa da viúva. 24 Portanto diz O Senhor, o Senhor dos Exércitos, o Forte de Israel: "Ah! tomarei satisfações dos meus adversários, e vingar-me-ei dos meus inimigos. 25 E voltarei contra ti a minha mão, e purificarei inteiramente as tuas escórias; e tirar-te-ei toda a impureza. 26 E te restituirei os teus juízes, como foram dantes; e os teus conselheiros, como antigamente; e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel. 27 Sião será remida com juízo, e os que voltam para ela com justiça. 28 Mas os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem o Senhor serão consumidos. 29 Porque vos envergonhareis pelos carvalhos que cobiçastes, e sereis confundidos pelos jardins que escolhestes. 30 Porque sereis como o carvalho, ao qual caem as folhas, e como o jardim que não tem água. 31 E o forte se tornará em estopa, e a sua obra em faísca; e ambos arderão juntamente, e não haverá quem os apague." 1 Palavra do Senhor a Isaías filho de Amós, a respeito de Judá e de Jerusalém. 2 "E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor, no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. 3 E irão muitos povos, e dirão: 'Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os Seus caminhos, e andemos nas Suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor."

VÉSPERAS

Gênesis 1:14-23

14 Disse Deus: "Haja luzeiros no firmamento do céu para alumiarem a terra e dividirem entre dia e noite, e sejam eles para sinais e para estações, para dias e para anos. 15 E que sejam para luz no firmamento do céu, para alumiarem a terra". E assim foi. 16 Fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para regular o dia, e o luminar menor para regular a noite e as estrelas. 17 E Deus os colocou no firmamento do céu para alumiarem a terra, 18 para regularem o dia e a noite e para fazerem separação entre a luz e as trevas; e Deus viu que isso era bom. 19 Houve tarde e houve manhã. O quarto dia. 20 Disse Deus: "Produzam as águas répteis de almas viventes e as criaturas aladas voando acima da terra no firmamento do Céu". E assim foi. 21 Então Deus fez as grandes baleias, e todos os répteis viventes que as águas produziram segundo a sua espécie, e toda criatura que voa com asas conforme a sua espécie; e Deus viu que eles eram bons. 22 Deus os abençoou, dizendo: "Crescei e multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e que as criaturas que voam sejam multiplicadas na terra". 23 Houve tarde e houve manhã. O quinto dia.

Provérbios 1:20-33

20 A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz. 21 Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras: 22 "Até quando, ó inexpertos, amareis a inexperiência? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento? 23 Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu Espírito e vos farei saber as minhas palavras. 24 Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção, 25 Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, 26 Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor. 27 Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia. 28 Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. 29 Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor, 30 Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão. 31 Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. 32 Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá. 33 Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal."

COMENTÁRIO

As leituras sugeridas são sobre a criação, o estado original da queda e da promessa de salvação em nosso Senhor Jesus Cristo. Acautelai-vos e aprendei! Agora é o tempo para a sua re-criação. Abrace o Senhor, e Ele lhe dará luz que irá iluminar sua escuridão pecadora. Ele irá estabelecer um firmamento no meio de seus pensamentos inquietos e dos desejos que nascem de um coração amante do pecado, e a boa intenção de firmemente trabalhar para Ele. Ele vai por uma terra seca e o mar em seu interior. Então você vai começar a brotar a primeira erva, a grama e as árvores - as primícias das virtudes, e depois virão obras espirituais agradável a Deus e criaturas perfeitas; até que finalmente à imagem e semelhança de Deus seja em ti restaurada, tal como foste criado no início (cf. Gn 1-26). Tudo isso o Senhor vai criar em ti nestes seis dias da criação espiritual, que é a tua preparação para a Sagrada Comunhão, se vivenciardes este tempo com atenção, respeito e contrição de coração.



REFLEXÃO


Se alguém perde sua fé em Deus, ele é recompensado com a estupidez. De todas as formas de estupidez, é difícil dizer se há uma maior do que esta: a de que alguém que chamando-se um cristão, se aproprie de ideias patéticas sobre Deus e a vida eterna de outras crenças e filosofias. Ele será aquele que não encontrando ouro entre os ricos pensa encontrá-lo entre os pobres? A revelação da vida eterna, os fatos, as provas, os sinais e as visões reais do mundo espiritual - todos estes não só constituem o fundamento da fé cristã, mas, também, constituem as paredes, os pisos, os ornamentos, todo o mobiliário, o telhado e as cúpulas do majestoso edifício da fé cristã. Um único raio do mundo espiritual brilha através de cada palavra dos Evangelhos, para não mencionar os acontecimentos milagrosos, tanto em tempos evangélicos e pós-evangélicos, em toda a história da Igreja de dois mil anos. O cristianismo tem aberto as portas deste mundo para um grande grau tal, que quase não deve ser chamado de religião, a fim de não confundi-lo com outros credos e religiões. É Revelação! Revelação de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário