segunda-feira, 28 de março de 2016

3ª Segunda-feira da Grande Quaresma

3ª Semana Da Grande Quaresma
28 de Março de 2016 (CC) - 15 de Março (CE)
Ss. Mártires Agapius e sete outros com ele († 303);
Apóstolo [dos 70] Aristóbulo; Neomártir Manoel
Modo 2 



Estes mártires padeceram em Cesareia, na Palestina pela mão do Prícibe Urbano durante o tempo do Imperador Diocleciano.Todos eles eram muito jovens, e nenhum deles era cristão, exceto Agapius. Sequer eram batizados com água, mas a eles fora dado um batismo de sangue. Um dia, este sete jovens estavam observando como os cristãos eram torturados: um no fogo, outro na forca, e um terceiro jogado às feras. Vendo a grande tolerância com que estes cristãos suportavam toda a sua dor e sofrimento, os sete rapazes arderam de zelo por Cristo. Então, eles amarraram suas mãos atrás das costas e foram até Urbano, dizendo:  
"Nós também somos cristãos".  
A lisonja e ameaças de Urbano foram em vão. Esses jovens foram acompanhados por um cidadão ilustre desta cidade, Agapius, que já havia sofrido muito por Cristo. Eles se tornaram ainda mais inflamado em sua fé e amor pelo Senhor. Todos foram decapitados no ano de 303 dC, e assumiram suas moradas nas mansões do Rei Celestial. 


HORA SEXTA

Isaías 8:13-9:7

13 Ao Senhor dos exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro. 14 Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e de rocha de escândalo, às duas casas de Israel; de armadilha e de laço aos moradores de Jerusalém. 15 E muitos dentre eles tropeçarão, e cairão, e serão quebrantados, e enlaçados, e presos. 16 Ata o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos. 17 Esperarei no Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei. 18 Eis-me aqui, com os filhos que me deu o Senhor; são como sinais e portentos em Israel da parte do Senhor dos exércitos, que habita no monte Sião. 19 Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos? 20 A Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva. 21 E passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e, tendo fome, se agastarão, e amaldiçoarão o seu rei e o seu Deus, olhando para o céu em cima; 22 e para a terra em baixo, e eis aí angústia e escuridão, tristeza da aflição; e para as trevas serão empurrados. 1 Mas para a que estava aflita não haverá escuridão. Nos primeiros tempos, ele envileceu a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos fará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios. 2 O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz. 3 Tu multiplicaste este povo, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando se repartem os despojos. 4 Porque tu quebraste o jugo da sua carga e o bordão do seu ombro, que é o cetro do seu opressor, como no dia de Midiã. 5 Porque todo calçado daqueles que andavam no tumulto, e toda capa revolvida em sangue serão queimados, servindo de pasto ao fogo. 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. 7 Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso.   

VÉSPERAS

Gênesis 6:9-22

9 Estas são as gerações de Noé. Noé era um homem justo, sendo perfeito em sua geração; Noé pareceu muito agradável a Deus. 10 Gerou Noé três filhos, Sem, Cam e Jafé. 11 Porém, a Terra estava corrompida diante de Deus. E a Terra se encheu de iniquidade. 12 O Senhor Deus olhou a Terra e ela estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a Terra. 13 E o Senhor Deus disse a Noé: "O tempo de todos os homens é chegado diante de mim. Porque a Terra foi preenchida com iniquidade por eles; e eis que eu irei destruí-los e também a Terra. 14 Faze para ti, por este motivo, uma arca quadrada de madeira; farás compartimentos na arca, e a cobrirás por dentro e por fora com betume. 15 Assim farás a arca: de trezentos côvados será o seu comprimento, e de cinqüenta côvados será a sua largura, e de trinta côvados a altura. 16 Estreitarás a arca ao construí-la, e em um côvado acima a completarás; e a porta da arca farás ao seu lado. Com primeiro, segundo e terceiro andar a farás. 17 Eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a Terra, para destruir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; e tudo o que existe sobre a terra perecerá. 18 Eu estabeleço a minha aliança contigo; entra na arca, tu e teus filhos, e tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo. 19 De todos os animais domésticos e de todos os répteis e animais selvagens, de todos eles, de toda a carne farás entrar por pares na arca, para que possas alimentá-los como a ti mesmo; machos e fêmeas deverão ser. 20 De todas as aves que voam, segundo as suas espécies, e de todo os animais domésticos,  segundo as suas espécies, e de todos os répteis que rastejam na terra, segundo as suas espécie, em pares todos eles virão a ti, masculino e feminino, para serem alimentados como a ti mesmo. 21 Tu, pois, toma para ti de todos os tipos de alimentos que comes; e os ajuntarás para ti; e deverão ser para ti e eles comerem." 22 Então Noé fez todas as coisas que o Senhor Deus lhe mandara; assim ele fez.

Provérbios 8:1-21

1 Não clama porventura a sabedoria, e não faz o entendimento soar a sua voz? 2 No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas ela se coloca. 3 Junto às portas, à entrada da cidade, e à entrada das portas está clamando: 4 A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens. 5 Aprendei, ó simples, a prudência; entendei, ó loucos, a sabedoria. 6 Ouvi vós, porque profiro coisas excelentes; os meus lábios se abrem para a eqüidade. 7 Porque a minha boca profere a verdade, os meus lábios abominam a impiedade.  8 Justas são todas as palavras da minha boca; não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem perversa. 9 Todas elas são retas para o que bem as entende, e justas para os que acham o conhecimento. 10 Aceitai antes a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido. 11 Porque melhor é a sabedoria do que as jóias; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela. 12 Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e possuo o conhecimento e a discrição. 13 O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio. 14 Meu é o conselho, e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza. 15 Por mim reinam os reis, e os príncipes decretam o que justo. 16 Por mim governam os príncipes e os nobres, sim, todos os juízes da terra. 17 Eu amo aos que me amam, e os que diligentemente me buscam me acharão. 18 Riquezas e honra estão comigo; sim, riquezas duráveis e justiça. 19 Melhor é o meu fruto do que o ouro, sim, do que o ouro refinado; e a minha renda melhor do que a prata escolhida. 20 Ando pelo caminho da retidão, no meio das veredas da justiça, 21 dotando de bens permanentes os que me amam, e enchendo os seus tesouros.





Homilia de São Basílio, o Grande, Bispo de Cesareia (sec. IV)  

Acerca da Humildade


"Não se glorie o sábio de seu saber, não se glorie o forte de sua força, nem o rico de suas riquezas (Jr 9:22). 
Qual é então o verdadeiro motivo de glória e em que consiste a grandeza do homem?  Diz a Escritura:
"Quem se gloria, glorie-se nisto: em conhecer e compreender que Eu Sou do Senhor" (Jr 9:23). 
A nobreza do homem, a sua glória e a sua dignidade consistem em saber onde está a verdadeira grandeza, aderir a ela e buscar a glória que procede do Senhor da glória. Diz efetivamente o Apóstolo: 
"Quem se gloria, glorie-se no Senhor". 
Estas palavras encontram-se na seguinte passagem: 
"Cristo se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e libertação, para que, como está escrito, quem se gloria, glorie-se no Senhor” (1 Cor 1:31). 
Por conseguinte, é perfeito e legítimo nos gloriarmos no Senhor quando, longe de orgulhar-nos de nossa própria justiça, reconhecemos que estamos realmente destituídos dela e só pela fé em Cristo somos justificados.

É nisto que Paulo se gloria: desprezando sua própria justiça, busca apenas a que vem por meio de Cristo, ou seja, a que se obtém pela fé e procede de Deus; para assim conhecer a Cristo, o poder de Sua ressurreição e a participação em Seus sofrimentos, configurando-se à sua morte, na esperança de alcançar a ressurreição dos mortos. Aqui desaparece todo e qualquer orgulho. Nada te resta para que te possas gloriar, ó homem, pois tua única glória e esperança está em fazeres morrer tudo que é teu e procurares a vida futura em Cristo. E como possuímos as primícias desta vida, já a iniciamos desde agora, uma vez que vivemos inteiramente na graça e no dom de Deus. 
"É certamente Deus quem realiza em nós tanto o querer como o fazer, conforme o seu desígnio benevolente" (Fl 2:13). 
E é ainda Deus que pelo Seu Espírito nos revela a sabedoria que, de antemão, destinou para nossa glória. Deus nos concede força e resistência em nossos trabalhos. 
"Tenho trabalhado mais do que os outros – diz também Paulo – não propriamente eu, mas a graça de Deus comigo" (1 Cor 15:10). 
Deus nos livra dos perigos para além de toda esperança humana. Diz ainda o Apóstolo:
"Experimentamos, em nós mesmos, a angústia de estarmos condenados à morte. Assim, aprendemos a não confiar em nós mesmos, mas a confiar somente em Deus que ressuscita os mortos. Ele nos livrou, e continuará a livrar-nos, de um tão grande perigo de morte. Nele temos firme esperança de que nos livrará ainda, em outras ocasiões" (2 Cor 1,9-10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário