quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

2ª Quarta-feira do Triódion

19 de Fevereiro de 2020 (CC) - 06 de Fevereiro (CE)
São Bucólos, bispo de Esmirna († 100?); Fócios, Patriarca de Constantinopla († 891 dC);
 Juliano e Fausta; Evilásia e Máximo; Marta Maria e seu irmão Monge, Likárion; Barsanúfio , o Grande e João, o Profeta de Gaza; 
Mártires Dorotea, Cristina, Calista e Teófil; 
Monge Arsênio de Ikalti; Bispos Mel e Mun; Ilian de Eades.
Tom 2

São Bucólos é lembrado como o primeiro arcebispo de Esmirna, Igreja fundada por São João, o teólogo que, por mandato da Igreja, tinha sob sua direção, toda a Ásia Menor. Exerceu este ofício com senso de dever e muito zelo e, servindo abnegadamente a Igreja, enfrentou heroicamente seu martírio. Foi realmente um pai espiritual para todos os cristãos, o ensinando o evangelho em tempos de perseguição e perigo para os cristãos. Diante da multidão idólatra, ele se comportava com prudência e com um maravilhoso amor, tomando cuidado para não irritar as pessoas e, se possível, para atraí-los à fé cristã. Os hinos litúrgicos que recordam a memória deste santo ressaltam sua fé sincera, sua pureza de espírito e sua grande humildade. 
São Fócio, Patriarca de Constantinopla 
Fócio foi um grande farol da Igreja. Ele era parente do Imperador e neto do glorioso Patriarca Tarasius. Em apenas seis dias, devido à sua grande capacidade, por economia, passou por todas as fileiras eclesiásticas (Leitor, Sub-Diácono, Diácono, Presbítero e Bispo). Ao sexto dia foi consagrado Patriarca na Festa da Natividade de Cristo no ano 857 dC.

São Fócio representa para os povos eslavos do Sul, um papel importante na sua cristianização. Logo após a sua eleição, como Patriarca de Constantinopla, envia os santos Cirilo e Metódio como missionários para aquela região, e em 867 um bispo para a Ucrânia. Durante algum tempo rompe a comunhão com o papa Nicolau I de Roma de quem recebe anátema, devido a questões disciplinares, entre as quais relativas à sua eleição e devido à discordância acerca dogma do Filioqüe, reforçando o afastamento da Igreja Latina, concretizada durante o exercício do seu sucessor Cerulário em 1054.

São Fócio, para além da importância das suas funções, era um reconhecido teólogo do seu tempo que via nos padres da Igreja os grandes interpretadores do Evangelho.

Nas suas cartas acusa os latinos de se terem afastado da Tradição apostólica nos seguintes pontos: os ázimos, o jejum do sábado, a abstinência, o rito do batismo, o culto às imagens, o filioqüe e o primado romano.

Antes de ocupar o seu lugar de Patriarca já era conhecido como leigo sábio e conhecedor de filo e das ciências.

Injuriado e deposto voltou sempre a ser reconduzido à sua dignidade de guia da santa Igreja Ortodoxa, como pedra de fé e de estrutura que resistiu a todos os ataques dos poderes terrenos.  Fócio repousou no Senhor no ano 891 dC.

A Santa Mártir Ainda Adolescente, Fausta 
Fausta foi martirizada por amor a Cristo durante o reinado do Imperador Maximiano (305-311 DC). Por seu heroísmo, Fausta afugentou seus perseguidores e conseguiu converter dois deles ao cristianismo: Evilasius, o sacerdote pagão de oitenta anos, e Eparch Maximus. Quando o juiz a ameaçou com torturas mais severas, pediu-lhe que fizesse uma foto retratando todas aquelas torturas com que ele a ameaçava. Quando a foto foi completada, foram mostra-la à Santa Fausta, esta lhes dissera:

«Assim como esta imagem não sente dor, então meu corpo não sente a dor dos teus castigos, pois minha alma está segura no Senhor"».

A juíza então a jogou em um tanque de água fervente, onde esta menina de 13 anos morreu com uma oração em seus lábios, e sua alma entrou no Paraíso.

A Santa e Jovem Mártir, Ainda Adolescente, Dorotéia 
Dorotéia era uma donzela proeminente e bonita de Cesárea da Capadócia. Sapricius, o administrador da província, entregou Dorotéia para as duas irmãs pagãs, Christina e Kallista, a fim de persuadi-la a abandonar Cristo. Mas o oposto ocorreu: Dorotéia conseguiu converter as duas irmãs para a Fé Cristã. Furioso, Sapricius ordenou que as duas irmãs fossem amarradas a uma catapulta e incendiadas. Ele também condenou Dorotéia à morte. Esta, ao ouvir a sentença, exultou e gritou:

«Dou graças a Ti, ó Cristo, Amante das almas, para que me conduzas a todas as tuas mansões!»

Certo nobre, chamado Teófilo, que estava presente, riu-se dessas palavras e gritou para Dorotéia:

«Escuta, ó noiva de Cristo, manda-me maçãs e flores da romã do paraíso do teu noivo».

«Na verdade, farei isto» - respondeu a mártir. 

Quando Dorotéia estava no local da execução, de repente um belo jovem apareceu com três lindas maçãs e três flores vermelhas da romã. Este era um anjo de Deus, e era inverno. Dorotéia pediu ao anjo para levá-las a Teófilo e dizer-lhe: 

«Eis o que você desejou!»

Quando Teófilo recebeu a mensagem e viu o presente, ficou completamente assustado. Isto deu um nó em sua cabeça, e ele, um pagão convicto, tornou-se cristão. Teófilo foi torturado e morto por amor a Cristo, e sua alma entrou no Paraíso do Senhor Jesus logo após à de Santa Dorotéia.   
Os Santos Veneráveis Barsanúfios e João 
Ambos, Barsanúfios e João eram grandes ascetas, clarividentes e operadores de milagres na região de Gaza. Eles deixaram um famoso trabalho intitulado «O Livro das Respostas», que lida com muitas perguntas sobre a vida espiritual. Barsanúfios e João viveram no século VI. 

As Santas Marta e Maria, e Seu Irmão Licarion 
A Santas Virgens Mártires, Marta e Maria eram irmãs, viviam na Ásia Menor e eram ardentes no desejo de sofrer pelo Senhor Jesus Cristo. Certa vez um comandante militar pagão passou por sua casa. As irmãs foram ao seu encontro e declararam em voz alta que eram cristãs. A princípio, o comandante não prestou atenção a elas, mas gritavam persistentemente atrás dele, repetindo sua confissão. Então ambos foram presas junto com seu irmão - o jovem Likarion. Todos os três foram colocados em cruzes e, durante a execução, sua mãe veio até eles, encorajando-os em seus sofrimentos por Cristo. As irmãs foram perfuradas com lanças e o jovem Likarion foi decapitado pela espada.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 João 3:21-4:6

21 Amados, se o coração não nos condena, temos confiança para com Deus; 22 e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. 23 Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou. 24 Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado. 1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. 2 Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3 e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo. 4 Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. 5 Eles são do mundo, por isso falam como quem é do mundo, e o mundo os ouve. 6 Nós somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. Assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.

Marcos 14:43 - 15:1

43 E logo, enquanto ele ainda falava, chegou Judas, um dos doze, e com ele uma multidão com espadas e varapaus, vinda da parte dos principais sacerdotes, dos escribas e dos anciãos. 44 Ora, o que o traía lhes havia dado um sinal, dizendo: Aquele que eu beijar, esse é; prendei-o e levai-o com segurança. 45 E, logo que chegou, aproximando-se de Jesus, disse: Rabi! E o beijou. 46 Ao que eles lhes lançaram as mãos, e o prenderam. 47 Mas um dos que ali estavam, puxando da espada, feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe uma orelha. 48 Disse-lhes Jesus: Saístes com espadas e varapaus para me prender, como a um salteador? 49 Todos os dias estava convosco no templo, a ensinar, e não me prendestes; mas isto é para que se cumpram as Escrituras. 50 Nisto, todos o deixaram e fugiram. 51 Ora, seguia-o certo jovem envolto em um lençol sobre o corpo nu; e o agarraram. 52 Mas ele, largando o lençol, fugiu despido. 53 Levaram Jesus ao sumo sacerdote, e ajuntaram-se todos os principais sacerdotes, os anciãos e os escribas. 54 E Pedro o seguiu de longe até dentro do pátio do sumo sacerdote, e estava sentado com os guardas, aquentando-se ao fogo. 55 Os principais sacerdotes procuravam testemunho contra Jesus para o matar, e não o achavam. 56 Porque contra ele muitos depunham falsamente, mas os testemunhos não concordavam. 57 Levantaram-se por fim alguns que depunham falsamente contra ele, dizendo: 58 Nós o ouvimos dizer: Eu destruirei este santuário, construído por mãos de homens, e em três dias edificarei outro, não feito por mãos de homens. 59 E nem assim concordava o seu testemunho. 60 Levantou-se então o sumo sacerdote no meio e perguntou a Jesus: Não respondes coisa alguma? Que é que estes depõem conta ti?  61 Ele, porém, permaneceu calado, e nada respondeu. Tornou o sumo sacerdote a interrogá-lo, perguntando-lhe: És tu o Cristo, o Filho do Deus bendito?  62 Respondeu Jesus: Eu o sou; e vereis o Filho do homem assentado à direita do Poder e vindo com as nuvens do céu. 63 Então o sumo sacerdote, rasgando as suas vestes, disse: Para que precisamos ainda de testemunhas? 64 Acabais de ouvir a blasfêmia; que vos parece? E todos o condenaram como réu de morte. 65 E alguns começaram a cuspir nele, e a cobrir-lhe o rosto, e a dar-lhe socos, e a dizer-lhe: Profetiza. E os guardas receberam-no a bofetadas. 66 Ora, estando Pedro em baixo, no átrio, chegou uma das criadas do sumo sacerdote 67 e, vendo a Pedro, que se estava aquentando, encarou-o e disse: Tu também estavas com o nazareno, esse Jesus. 68 Mas ele o negou, dizendo: Não sei nem compreendo o que dizes. E saiu para o alpendre. 69 E a criada, vendo-o, começou de novo a dizer aos que ali estavam: Esse é um deles. 70 Mas ele o negou outra vez. E pouco depois os que ali estavam disseram novamente a Pedro: Certamente tu és um deles; pois és também galileu. 71 Ele, porém, começou a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais. 72 Nesse instante o galo cantou pela segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que lhe dissera Jesus: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. E caindo em si, começou a chorar. 
E, logo ao amanhecer, os principais dos sacerdotes, com os anciãos, e os escribas, e todo o Sinédrio, tiveram conselho; e, ligando Jesus, o levaram e entregaram a Pilatos.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES

São Teófano, o Recluso
Você questiona se de fato existe uma ajuda, pois, você diz "eu a pedi e não me foi dada". Mas então, como é que ela foi dada aos outros? Com o Senhor,não há acepção de pessoas; não sem motivo Ele concede a um e a outro não. Ele está pronto para socorrer a todos, pois, Lhe É Próprio o donativo. Se Ele não doar a alguém, a razão não está nEle, mas unicamente em quem está pedindo ajuda. Entre essas razões pode haver algumas que não podemos sequer imaginar. Mas existem razões conhecidas e visíveis para qualquer pessoa. Uma dessas razões (e não seria esta a principal razão?) é apontada por São João como sendo a ausência de confiança, e a causa desta ausência de confiança vem da condenação do coração ou da consciência.

"Amados," diz ele, "se o nosso coração não nos condena, então temos confiança para com Deus. E tudo o que Lhe pedirmos, dEle receberemos, porque guardamos os Seus mandamentos e fazemos o que é agradável à Sua vista (I João 3:21) . 

Não há nada mais a acrescentar a estas palavras. Tudo está claro em si e por si. O mestre vai ajudar um servo infiel, um esbanjador e perdulário? Será que o Senhor realmente está em nós quando nós não queremos agradar a Deus e cumprir Seus mandamentos; se nós só nos doamos à oração quando surge uma necessidade extrema ?!


São Cirilo
Patriarca de Alexandria
Eis que um rei reinará com justiça e seus chefes governarão conforme o direito. O Verbo, unigênito de Deus, era o rei universal juntamente com Deus Pai e, ao vir a nós, toda criatura visível e invisível submeteu-se a ele. E embora o homem terreno, apartando-se e desvinculando-se de seu reino, fez pouco caso de seus mandamentos até o ponto de deixar-se enredar pela tirânica mão do diabo com os laços do pecado, ele, administrador e dispensador de toda justiça, novamente voltou a submeter-lhe ao seu jugo. São verdadeiramente retos os caminhos do Senhor.

Chamamos caminhos de Cristo aos oráculos evangélicos, por meio dos quais, atentos a todo tipo de virtude e ornando nossas cabeças com as insígnias da piedade, alcançamos o prêmio de nossa vocação celestial. Estes caminhos são realmente retos, sem curva ou perversidade alguma. Os chamaríamos retos e transitáveis. De fato, está escrito: Os caminhos do justo são retos, aplainas as sendas do justo. Pois a senda da lei é áspera, arrasta-se entre símbolos e figuras, e é de uma intolerável dificuldade. Por outro lado, o caminho dos oráculos evangélicos é plano, em nada áspero ou pedregoso.

Assim, os caminhos de Cristo são retos. Ele edificou a cidade santa, isto é, a Igreja, na qual ele mesmo estabeleceu sua morada. Ele realmente habita nos santos e nós nos convertemos em templo de Deus vivo, pois, pela participação do Espírito Santo, temos Cristo em nosso interior. Fundou, pois, a Igreja, e ele é o fundamento sobre o qual também nós, como pedras esplêndidas e preciosas, nos vamos integrando na construção do templo santo, para ser morada de Deus, pelo Espírito.

Absolutamente inalterável é a Igreja que tem a Cristo por fundamento e base inabalável. Vede, diz, eu coloco em Sião uma pedra provada, angular, preciosa, de fundamento: quem se apoia nela não vacila. Portanto, uma vez fundada a Igreja, ele mesmo alterou a sorte de seu povo. E a nós, derrubado por terra o tirano, nos salvou e libertou do pecado, e nos submeteu ao seu jugo, não porque fosse-lhe pago um preço ou à base de regalias. Um de seus discípulos o diz claramente: Resgataram-nos deste proceder inútil recebido de nossos pais: não com bens efêmeros, com ouro e prata, mas ao preço do sangue de Cristo, o cordeiro sem defeito e sem mancha. Ele deu por nós o seu próprio sangue: portanto, não nos pertencemos, mas somos daquele que nos comprou e nos salvou.

Com razão, pois, todos aqueles que desprezam a reta norma da verdadeira fé se veem acusados pela boca dos santos como negadores do Deus que os redimiu.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário