quarta-feira, 6 de maio de 2020

3ª Quarta-feira da Páscoa

06 de Maio de 2020 (CC) / 23 de Abril (CE)
Santo Megalomártir, Glorioso e Vitorioso Jorge
Tom 2





«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»


O santo, glorioso e vitorioso Jorge, nasceu na Capadócia, filho de pais ricos e virtuosos. Seu pai padeceu por Cristo e sua mãe, em seguida, mudou-se para a Palestina.

Quando Jorge cresceu, entrou para o exército, onde alcançou, em seu vigésimo ano, o posto de tribuno, e como tal, ele estava a serviço do Imperador Diocleciano. Quando Diocleciano começou sua terrível perseguição aos cristãos, Jorge se apresentou perante o Imperador e corajosamente confessou que era um cristão. O imperador o lançou na prisão e ordenou que amarassem seus pés e que uma pedra pesada fosse colocada sobre seu peito. Depois disso, o Imperador ordenou que Jorge fosse amarrado a uma roda cheia de grandes cravos, para que sua carne ficasse tomada de ferimentos. Logo aptos esta tortura, o santo foi enterrado em um buraco, tendo a cabeça exposta acima do chão, e ali ficou por três dias e três noites. Então a Jorge foi dado  a beber um veneno mortal preparado por um mago. Porém, em meio a todos estes sofrimentos, Jorge continuamente orava a Deus, e Deus o curou imediatamente e o salvou da morte, para grande espanto do povo.

Jorge também ressuscitou um homem morto através de suas orações, e muitos aceitaram a fé cristã. Entre estes estavam Alexandra, a esposa do Imperador Diocleciano, o sacerdote-chefe pagão, o agricultor Glycerius e Valerius, Donatus e Therinus. Finalmente, o Imperador ordenou que Jorge e sua própria esposa, Alexandra, fossem decapitados. a bendita Alexandra morreu no cadafalso antes de ser decapitada, e São Jorge foi decapitado no ano 303 dC.

Os milagres que ocorreram sobre a sepultura de São Jorge são incontáveis. Numerosas são suas aparições, tanto em sonhos e abertamente, para aqueles que, desde aquela época até hoje, o tem invocado e implorado sua ajuda.

Inflamados no amor de Cristo, o Senhor, por causa desse amor, não foi difícil para Jorge, deixar tudo: posição, riqueza, honra imperial, seus amigos e o mundo inteiro. Por este amor, o Senhor recompensou com uma riqueza de glória imperecível no céu e na terra, e com a vida eterna em Seu reino. Além disso, o Senhor concedeu-lhe o poder e autoridade para ajudar todos aqueles que nas aflições e dificuldades o honram e invocam o seu nome.

Leituras Comemorativas
Lucas 12:2-12 (Matinas)
Atos 12:1-11 
João15:17-16:2 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 8:18-25

18 Quando Simão viu que pela imposição das mãos dos apóstolos se dava o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro, 19 dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos, receba o Espírito Santo. 20 Mas disse-lhe Pedro: Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus. 21 Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. 22 Arrepende-te, pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; 23 pois vejo que estás em fel de amargura, e em laços de iniquidade. 24 Respondendo, porém, Simão, disse: Rogai vós por mim ao Senhor, para que nada do que haveis dito venha sobre mim. 25 Eles, pois, havendo testificado e falado a palavra do Senhor, voltando para Jerusalém, evangelizavam muitas aldeias dos samaritanos.

João 6:35-39

35 Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede. 36 Mas como já vos disse, vós me tendes visto, e contudo não credes. 37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia.


MEDITAÇÃO

Um Ancião e Pai espiritual ensinava: 

"Levanta-te pela manhã e diz para ti mesmo: corpo, trabalha, a fim de te alimentar; alma, sê vigilante, a fim de salvar a ti mesmo e herdar o Reino!"

Estas não são palavras vazias, mas tem sido a regra de muitos milhares de monges ao longo dos séculos: a regra da vida diária. Pelo trabalho físico, angariam o alimento para o corpo; por meio da oração é que permanecem vigilantes. Esta é uma regra só para os monges?  Não pode ser a regra de todo seguidor de Cristo? Não É o Próprio Cristo que nos dar um exemplo  de esforço físico e vigilância constante na oração?


Nenhum comentário:

Postar um comentário