quarta-feira, 27 de maio de 2020

6ª Quarta-feira da Páscoa

27 de Maio de 2020 (CC) / 14 de Maio (CE)
Santo Mártir Isidoro, de Chios († 251);
Santo Hieromártir Teraponte, de Chipre
Tom 5





«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»

Santo Isidoro era marinheiro de frota, na época do Imperador Décio, e natural de Alexandria. Num certo dia, estando sua frota ancorada na ilha de Quios, o santo foi denunciado ao almirante Numerio, porque era cristão. Este, sem perder tempo, chamou Santo Isidoro e perguntou-lhe se era verdade. Tendo recebido sua resposta afirmativa, ordenou que o levassem à prisão. Ao tomar conhecimento do fato, o pai viajou imediatamente a Quios, muito entristecido porque seu filho havia abandonado a idolatria. Chegando a Quios, encontrou-o no cárcere e abraçou-o amorosamente, mas entristecido pelo momento que estavam atravessando. Santo Isidoro, porém, disse-lhe que deveria estar contente por ver a luz que Jesus Cristo lhe concedeu. Então o pai lhe pede encarecidamente que retorne à idolatria. O santo, porém, segue inamovível em sua fé. Muito aborrecido, o pai o maldiz e pede a Numério que o mate. E, de fato, Santo Isidoro, depois de padecer vários tipos de tortura, é finalmente decapitado.  
Assim, pois, cumpre-se o que está escrito: 
«Um irmão entregará à morte a seu irmão, e um pai a seu filho; e filhos se levantarão contra os pais e os matarão. E sereis odiados de todos por causa do meu Nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo». Mt 10:21-22 
São Teraponte de Chipre 
O Hieromártir Teraponte, Bispo de Chipre, viveu uma vida de ascetismo em um mosteiro, e em seguida serviu como bispo, na ilha de Chipre. Na época da perseguição sob Diocleciano (284-305), São Teraponte confessou o nome de Cristo e morreu pelo martírio. As relíquias do Hieromártir foram localizados em Chipre e glorificadas por inúmeros milagres. Mais tarde, no ano de 806, foram transferidas para Constantinopla. As relíquias foram transferidas por causa do perigo de invasão pelos sarracenos. Assim que o navio partiu para Constantinopla, mirra começou a fluir das relíquias, e os viajantes a bordo do navio foram milagrosamente salvos durante uma tempestade com suas orações à São Teraponte. Após a chegada em Constantinopla, as relíquias do Hieromártir foram colocadas em uma igreja construída em honra ao Ícone "Misericordioso" ( "Eleousa" em grego) da Mãe de Deus. (12 de Novembro). No ano de 806 as relíquias foram novamente transferidas para uma igreja construída em honra do Hieromártir Teraponte .


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 18:22-28

22 Tendo chegado a Cesaréia, subiu a Jerusalém e saudou a igreja, e desceu a Antioquia. 23 E, tendo demorado ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela região da Galácia e da Frígia, fortalecendo a todos os discípulos. 24 Ora, chegou a Éfeso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. 25 Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo entretanto somente o batismo de João. 26 Ele começou a falar ousadamente na sinagoga: mas quando Priscila e Áquila o ouviram, levaram-no consigo e lhe expuseram com mais precisão o caminho de Deus. 27 Querendo ele passar à Acáia, os irmãos o animaram e escreveram aos discípulos que o recebessem; e tendo ele chegado, auxiliou muito aos que pela graça haviam crido. 28 Pois com grande poder refutava publicamente os judeus, demonstrando pelas escrituras que Jesus era o Cristo.

João 12:36-47

36 Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Havendo Jesus assim falado, retirou-se e escondeu-se deles. 37 E embora tivesse operado tantos sinais diante deles, não criam nele; 38 para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías: Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? 39 Por isso não podiam crer, porque, como disse ainda Isaías: 40 Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos e entendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. 41 Estas coisas disse Isaías, porque viu a sua glória, e dele falou. 42 Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele; mas por causa dos fariseus não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; 43 porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus. 44 Clamou Jesus, dizendo: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou. 45 E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou. 46 Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 47 E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário