domingo, 31 de maio de 2020

7º Domingo de Páscoa


Domingo dos Santos Padres dos Sete Concílios Ecumênicos 
31 de Maio de 2020 (CC) / 18 de Maio (CE)
Mártir Teódoto de Ancyra e sete virgens mártires: 
Alexandra, Tecusa, Claudia, Phaine, Euphraisa, Matrona, e Julia (303); 
Mártires Pedro de Lampsacus, e André, Paulo, e Dionísia, em Euridinos (249-251); 
São Macário (Glukharev) de Altai, na Sibéria (1847); Justo João (Gashkevich), Arcipreste da Korma (1917); Novo Hieromártir Michael, Sacerdote (1932); Novo Hieromártir Damjan (Damian) Strbac, Jr., de Grahovo, Sérvia (1940); Novo Hieromártir Basílio, Sacerdote (1942); Mártires Simeão, Isaque, e Bachtisius da Pérsia (339); Mártires Heráclito, Paulinus, Benedimus de Atenas (250); Santos Mártires Turco e Tarichan (693) (Geórgia); Mártir Euphrasia, de Nicéia (grega); Santo Estêvão, o Novo Patriarca de Constantinopla (grego); Hieromártir Theodoro, Papa de Roma (grego); Santo Anastaso, de Lukada (grego); Venerável Martiniano, de Areovinthus, monge (grego); Mártir Juliano (Grego); Hieromártir Potamon, bispo de Heraclea (341 - grego); Santa Elgiva, Rainha da Inglaterra.
Tom 5



No sétimo domingo de Páscoa, comemoramos os Santos Padres do Primeiro Concílio Ecumênico.

A comemoração do Primeiro Concílio Ecumênico foi celebrada pela Igreja de Cristo desde os tempos antigos. O Senhor Jesus Cristo deixou para a Igreja uma grande promessa: 

"Eu edificarei a Minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16:18). 

Embora a Igreja de Cristo na Terra passe por difíceis lutas com o Inimigo da salvação, ela emergirá vitoriosa. Os santos mártires testemunharam a verdade das palavras do Salvador, suportando sofrimento e morte por confessar Cristo, mas a espada do perseguidor é quebrada pela Cruz de Cristo. 
A perseguição aos cristãos cessou durante o quarto século, mas as heresias surgiram dentro da própria Igreja. Uma das mais perniciosas dessas heresias era o arianismo. Ário, sacerdote de Alexandria, era um homem de imenso orgulho e ambição. Ao negar a natureza divina de Jesus Cristo e Sua igualdade com Deus, o Pai, Ário falsamente ensinou que o Salvador não é consubstancial ao Pai, mas é apenas um ser criado.

O ensino de Ário provocou grande tumulto na Igreja. A questão ariana provocou um conflito tão intenso, que o Imperador, Constantino, o Grande, viu que ela já ameaçava a paz interna do Império. Por isto convocou uma grande Assembleia, na qual se reuniria as Igrejas do mundo inteiro, a fim de dar uma solução definitiva à controvérsia ariana. Esta Assembleia Universal fora chamada de “Concílio Ecumênico”.

Em virtude da natureza católica da Igreja, um Concílio Ecumênico é a autoridade suprema da Igreja, e possui a competência para resolver questões importantes da vida da igreja. Um Concílio Ecumênico é composto pela Hierarquia da Igreja (Bispos, Presbíteros e Diáconos), e representantes de todas as Igrejas locais, de todas as terras do "oikumene" (isto é, de todo o mundo habitado).

O Primeiro Concílio Ecumênico foi realizado em Nicéa, na Ásia Menor em 325 dC; e contou com a participação de 318 Santos Padres (Bispos). Este Primeiro Concílio Ecumênico estabeleceu um padrão para todos os Concílios Ecumênicos posteriores. Além da questão do arianismo (que gerou a versão original do Credo Niceno), o Concílio estabeleceu um padrão universal para calcular a data da Páscoa - o Paskálion.

De acordo com a Tradição, o Primeiro Concílio Ecumênico teve início em 20 de maio de 325 dC. No início do ano, já houvera um sínodo em Antioquia, presidido por São Ósios de Córdoba, que condenou o Arianismo.

Ário negava a Divindade de Cristo. O raciocínio por ele desenvolvido era que, “se Jesus nasceu, então, houve tempo em que Ele não existia. Se Ele se tornou Deus, então houve tempo em que Ele não o Era”. O Concílio Ecumênico declarou que o ensino de Ário era uma heresia, inaceitável para a Igreja, e confirmou que Cristo é Deus. Ele é da mesma essência "homoousios" com Deus, o Pai.

Defensores Da Ortodoxia
Santo Atanásio, o Grande (297-373 dC) 
Destemido campeão da Ortodoxia; passou dezesseis dos seus quarenta e cinco anos como Bispo de Alexandria, no exílio. É um dos Mestres mais profundos; e Pai da Igreja. 
São Basílio, o Grande (330-379 dC) 
Um líder natural e organizador. Falou e escreveu contra o Arianismo. Fundou hospitais, orfanatos, agências de assistência social; revisou e atualizou a Divina Liturgia; deu uma grande contribuição ao Monasticismo (oriental e ocidental). É um dos famosos Padres Capadócios (juntamente com São Gregório de Nissa, seu irmão mais novo e São Gregório de Nazianzo, o Teólogo, seu amigo íntimo). Os Capadócios, juntamente com Santo Atanásio, o Grande, estabeleceu o padrão para a formulação das doutrinas relacionadas com o Mistério da Santíssima Trindade. São Basílio o Grande, juntamente com São Gregório de Nazianzo (o Teólogo) e São João Crisóstomo são chamados os Três Hierarcas.
Os primitivos Padres Cristãos dividem-se em três categorias básicas: os Padres Apostólicos, os Padres da Igreja Pré-Nicenos e os Padres da Igreja Pós-Nicenos.

Os Padres da Igreja Apostólica, são os que foram contemporâneos aos Santos Apóstolos, e provavelmente foram ensinados por eles, seguindo a Tradição e ensinando os santos Apóstolos como seus sucessores diretos. Exemplos de Padres Apostólicos seriam: São Clemente e São Policarpo.

Os santos Padres antes da Nicéia são aqueles que vieram depois dos Padres Apostólicos e antes do Concílio Ecumênico de Nicéa em 325 dC. Pessoas como os santos Ireneu e Justino Mártir, são santos Padres Pré-Nicenos.

Os Santos Padres da Igreja pós-Nicena são homens notáveis como São Basílio, o Grande, Santo Atanásio, São Gregório, o Teólogo, São João Crisóstomo, São Jerônimo, Santo Eusébio e outros. 

A Igreja venera os Santos Padres dos Concílios Ecumênicos porque Cristo os estabeleceu como "luzes sobre a terra", guiando-nos à verdadeira Fé. "Adornada com o manto da verdade", a doutrina dos Padres, baseada na pregação dos Apóstolos, estabeleceu uma fé para a Igreja. Os Concílios Ecumênicos, são a mais alta autoridade na Igreja. Esses Consílios, guiados pela graça do Espírito Santo e aceitos pela Igreja, são infalíveis.

As definições conciliares do dogma da Igreja Ortodoxa têm a máxima autoridade, e tais definições sempre começam com a fórmula apostólica: "Pareceu bom ao Espírito Santo e a nós ..." (Atos 15:28). 

Atualidade dos Padres 
O ensinamento Ortodoxo dos santos Padres não é algo de uma era, quer seja "antiga" ou "moderna", transmitida em sucessão ininterrupta desde o tempo de Cristo e de Seus Santos Apóstolos até os dias atuais, porque nunca houve um tempo em que foi necessário descobrir um ensinamento patrístico "perdido". Houve grandes épocas patrísticas, como a época deslumbrante do século IV, e houve períodos de declínio na consciência patrística entre os cristãos Ortodoxos; mas, nunca houve, desde a própria fundação da Igreja de Cristo na terra, uma era na qual a Tradição Patrística não estivesse guiando a Igreja; não houve um só século sem os seus próprios Santos Padres.

Como Cristãos Ortodoxos devemos nos dirigir aos santos Padres da Igreja para nos tornarmos seus discípulos, para receber o ensinamento divino da vida verdadeira, a salvação da alma, mesmo sabendo que fazendo isso perderemos o favor deste mundo e nos tornaremos alijados dele. Veremos que os santos Padres são mais "contemporâneos", na medida em que falam diretamente à luta espiritual do Cristão Ortodoxo hoje, dando respostas às questões cruciais da vida e da morte. Os Santos Padres têm unicamente o objetivo de conduzir-nos, seus filhos espirituais, a Deus e Seu Reino Celestial, onde vamos caminhar e conversar com esses homens angélicos em alegria para sempre.      
O Santo Mártir Theodotos e as Santas Sete Virgens Tecusa, Thainá, Cláudia, Matrona, Júlia, Alexandra e Eufrásia

Estes santos mártires, viveram durante a segunda metade do século III, na cidade de Ancyra, distrito da Galácia, e morreram como mártires por Cristo no início do século IV. 
São Theodotos era um hoteleiro, tinha sua própria hospedaria e era casado. Também era um homem espiritualmente próspero: mantinha a prudência e a pureza, cultivava a temperança em si mesmo, subjugava a carne ao espírito e praticava jejuns e orações. Por seus diálogos, trouxera judeus e pagãos à fé cristã e também conduzira pecadores ao arrependimento e ao aperfeiçoamento. São Teodotos recebera do Senhor o dom da cura, e curava os doentes impondo as mãos sobre eles. 
Durante o tempo da perseguição sob o Imperador Diocleciano (284-305), foi nomeado Governador da cidade de Ancyra, Theoteknes, conhecido por sua crueldade. Muitos cristãos fugiram da cidade, tendo abandonado suas casas e propriedades. Theoteknes fez uma proclamação pela qual obrigava a todos os cristãos a oferecer sacrifícios aos ídolos, e em caso de recusa, seriam entregues à tortura e à morte. Os pagãos denunciavam os cristãos para serem torturados e depois, dividiam entre si suas propriedades. 
Uma fome se abateu sobre o país. Durante esses dias sombrios, São Teodotos deu abrigo em sua pousada aos cristãos desabrigados. Alimentou-os, escondeu os que estavam sendo perseguidos e, de seus suprimentos, deu às igrejas devastadas tudo o que era necessário para a celebração da Divina Liturgia. Ele entrava destemidamente nas prisões, prestando ajuda aos inocentemente condenados, e os encorajava a serem fiéis a Cristo Salvador até o fim. Teodotos não temia enterrar os restos mortais dos santos mártires, quer os levando secretamente, quer os resgatando dos soldados por dinheiro. Quando as igrejas cristãs em Ancyra foram destruídas e fechadas, a Divina Liturgia passou a ser celebrada em sua hospedaria. Percebendo que o ato do martírio também o aguardava, São Theodotos, em conversa com o Sacerdote Phrontonos, previu que em breve lhes trariam as relíquias dos mártires, em um lugar escolhido por ambos. Com a certeza de suas palavras, São Teodotos deu seu anel ao padre. 
Durante este período, sete virgens sagradas aceitaram a morte por Cristo, das quais, a mais velha, Santa Tecusa, era uma tia de São Teodotos. As santas virgens sagradas Tecusa, Thainá, Cláudia, Matrona, Júlia, Alexandra e Eufrásia, desde suas juventudes se dedicavam a Deus e viviam em constante oração, jejum, temperança e boas obras. Todos elas tinham atingido uma idade avançada. Levadas a julgamento como cristãs, as santas virgens, na frente de Theoteknes, confiantemente confessaram sua fé em Cristo e, por isto, foram torturadas, mas permaneceram firmes. O Governador, então, entregou-as a jovens devassos para que esses as estuprassem. As Santas Virgens oraram intensamente, pedindo a ajuda de Deus. Santa Tecusa caiu aos pés de um jovem e, erguendo o véu da cabeça, mostrou-lhe o cabelo acinzentado. Os jovens ficaram assustados, começaram a chorar e fugiram. O governador, então, ordenou que as Santas participassem da ablução dos ídolos, feita por sacerdotes pagãos; mas novamente as virgens recusaram. Por isso elas foram condenadas à morte. 
Uma pedra pesada fora amarrada às pernas de cada uma, e todas as sete Santas Virgens foram afogadas em um lago. Na noite seguinte, Santa Tecusa apareceu em um sonho para São Teodotos, pedindo-lhe para pegar seus corpos e dá-lhes o enterro cristão. São Teodotos, levando consigo seu amigo Polychronios e vários outros cristãos, partiu para o lago. Estava escuro e uma tocha acesa liderava o caminho. Em meio a eles, na frente do guarda postado pelos pagãos às margens do lago, apareceu o Santo Mártir Sosander. O guarda tomou um susto e fugiu aterrorizado. O vento levou a água para o outro lado do lago. Os cristãos pegaram os corpos das Santas martirizados e os levaram para a igreja, e lá foram sepultadas. 
Tomando conhecimento do roubo dos corpos das Santas martirizadas, o Governador ficou furioso e deu ordens para atacar todos os cristãos e entregá-los à tortura. Polychronios também foi preso. Não podendo suportar a tortura, ele informou sobre São Teodotos, identificando-o como o autor do roubo dos corpos. São Teodotos começou a preparar-se para morrer por Cristo. Tendo chegado junto a todos os cristãos zelosos em oração, ele fez o legado do seu corpo ao sacerdote Phrontonos, a quem antes havia dado o seu anel. O santo veio perante o juiz. Apresentando-lhe vários instrumentos de tortura, propuseram honras e riquezas, se ele se retratasse de Cristo. São Teodotos glorificou o Senhor Jesus Cristo e confessou sua fé Nele. Cheios de ira, os pagãos submeteram o Santo a constantes torturas, mas o poder de Deus sustentava o Santo Mártir. Theodotos permaneceu vivo e foi lançado na prisão. Na manhã seguinte, o Governador ordenou novamente que torturassem o Santo, mas ele logo percebeu que era impossível quebrar sua coragem. Então, deu ordens para decapitar o Mártir. A execução foi feita, mas sentindo que uma tempestade se aproximava, os soldados incendiaram o corpo do mártir, e sentados em uma tenda para guardar o corpo. Neste ponto, o Sacerdote Phrontonos, casualmente por ali estava passando levando um burro com uma carga de vinho de sua vinha. O burro de repente caiu perto do local onde estava o corpo de São Teodotos. Os soldados ajudaram a colocar o jumento de volta e disseram a Phrontonos que estavam guardando o corpo dos Cristãos Theodotos executados. O sacerdote percebeu que o Senhor o havia enviado intencionalmente para lá. Ele colocou os restos sagrados no jumento e os levou para o local, indicado por São Teodotos para seu enterro, e com honra os entregou à terra. Depois ele construiu uma igreja neste local. 
São Teodotos aceitou a morte de Cristo em 7 de junho de 303 ou 304, e sua memória é comemorada em 18 de maio, no dia da morte das sagradas virgens. O relato do martírio de São Teodotos e o sofrimento das Santas Virgens foi compilado por Nilos, contemporâneo e companheiro de São Teodotos, e uma testemunha ocular de sua morte. Nilos, vivia na cidade de Ancyra durante o período de perseguição dos cristãos sob o imperador Diocleciano. 
Comemoração dos Santos Mártires Pedro, Dionísio, André, Paulo e Cristina

Os Santos Mártires Pedro, Dionísio, André, Paulo e Cristina sofreram sob o imperador Décio (249-251). Pedro sofreu na cidade de Lampsaka. Levado a julgamento perante o prefeito Optimino, ele corajosamente confessou sua fé em Cristo. Eles tentaram forçar os jovens a negar o Senhor e adorar a deusa Vênus. O mártir recusou-se a fazer isso, declarando a todos que quisessem ouvir, que um cristão jamais se curvaria a um ídolo de uma mulher lasciva. São Pedro foi submetido a torturas cruéis, mas suportou-as com coragem, dando graças ao Senhor Jesus Cristo, por dar-lhe sua toda-poderosa ajuda. Então ele foi decapitado. 
Dionísio, Nicómaco, e dois soldados, André e Paulo, que haviam sido transferidos da Mesopotâmia, foram levados a julgamento. Todos eles confessaram sua fé em Cristo e se recusaram a oferecer sacrifícios aos ídolos, sendo assim foram torturados. Para grande tristeza de todos os cristãos, Nicómaco não perseverou. Ele negou o Senhor Jesus Cristo, e entrou em um templo pagão para oferecer sacrifícios. Ele caiu em um frenesi terrível e morreu espumando pela boca, rasgando a pele de seu corpo com os dentes.Na manhã seguinte, os santos Dionísio, André e Paulo foram novamente levados perante o prefeito. Por confessarem a fé em Cristo, foram levados aos pagãos para serem condenados à morte. Amarraram os santos pelos pés, os arrastaram para o local da execução e os apedrejaram até a morte. 
Também a mártir de dezesseis anos chamada Cristina , que testemunhou o julgamento dos mártires, foi presa e martirizada juntamente com eles .



Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

MATINAS (X)

João 21:1-14

1 Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se deste modo: 2 Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos. 3 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Responderam-lhe: Nós também vamos contigo. Saíram e entraram no barco; e naquela noite nada apanharam. 4 Mas ao romper da manhã, Jesus se apresentou na praia; todavia os discípulos não sabiam que era ele. 5 Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, não tendes nada que comer? Responderam-lhe: Não. 6 Disse-lhes ele: Lançai a rede à direita do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam puxar por causa da grande quantidade de peixes. 7 Então aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: Senhor. Quando, pois, Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica, porque estava despido, e lançou-se ao mar; 8 mas os outros discípulos vieram no barquinho, puxando a rede com os peixes, porque não estavam distantes da terra senão cerca de duzentos côvados. 9 Ora, ao saltarem em terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima delas, e pão.10 Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que agora apanhastes. 11 Entrou Simão Pedro no barco e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de serem tantos, não se rompeu a rede. 12 Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Sabendo que era o Senhor. 13 Chegou Jesus, tomou o pão e deu-lho, e semelhantemente o peixe. 14 Foi esta a terceira vez que Jesus se manifestou aos seus discípulos, depois de ter ressurgido dentre os mortos.  
LITURGIA

Atos 20:16-18, 28-36

16 Porque Paulo havia determinado passar ao largo de Éfeso, para não se demorar na Ásia; pois se apressava para estar em Jerusalém no dia de Pentecostes, se lhe fosse possível. 17 De Mileto mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja. 18 E, tendo eles chegado, disse-lhes: Vós bem sabeis de que modo me tenho portado entre vós sempre, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, 28 Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue. 29 Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão rebanho, 30 e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si. 31 Portanto vigiai, lembrando-vos de que por três anos não cessei noite e dia de admoestar com lágrimas a cada um de vós. 32 Agora pois, vos encomendo a Deus e à palavra da sua graça, àquele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados. 33 De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes. 34 Vós mesmos sabeis que estas mãos proveram as minhas necessidades e as dos que estavam comigo. 35 Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber. 36 Havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles.  

João 17:1-13

1 Depois de assim falar, Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o Filho te glorifique; 2 assim como lhe deste autoridade sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos aqueles que lhe tens dado. 3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. 4 Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. 5 Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse. 6 Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus, e tu mos deste; e guardaram a tua palavra. 7 Agora sabem que tudo quanto me deste provém de ti; 8 porque eu lhes dei as palavras que tu me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. 9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus; 10 todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado. 11 Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós. 12 Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. 13 Mas agora vou para ti; e isto falo no mundo, para que eles tenham a minha alegria completa em si mesmos. 

† † †

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