terça-feira, 5 de maio de 2020

3ª Terça-feira da Páscoa

05 de Maio de 2020 (CC) / 22 de Abril (CE)
São Teodoro de Sikeon, bispo de Anastasiópolis († 613)
Tom 2





«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»




São Teodoro nasceu em Sikeon da Galícia, na Ásia Menor. Era filho de uma prostituta, porém desde menino manifestou forte inclinação à vida de oração e, com freqüência, se privava da comida da escola para ir à Igreja. Mesmo ainda muito jovem levava uma vida solitária, primeiramente no sótão de sua casa, depois em uma capela abandonada.  
Desejoso de cada vez mais afastar-se do mundo, retirou-se durante algum tempo para uma montanha deserta. Quando foi a Jerusalém em peregrinação, tomou o habito monacal e recebeu a ordenação sacerdotal do bispo da região. Levava um vida muito austera; só se alimentava com verduras e em pouca quantidade; usava silício sobre o corpo. Deus lhe concedeu o dom da profecia e de operar milagres.  
Em outra viagem que fez à Terra Santa obteve por suas orações abundantes chuvas, após um longo tempo de sêca. São Teodoro fundou vários monastérios; entre os mais notáveis se destaca um que estava situado próximo a um antigo santuário de São Jorge, seu santo de devoção; outro era o monastério de Sikeon, de sua cidade natal. São Teodoro foi abade deste ultimo onde viveu a maior parte do tempo numa cela isolada. Mauricio, o comandante do imperador Tibério, ao voltar de uma vitoriosa campanha na Pérsia foi visitar Teodoro. O santo predisse sua gloriosa ascensão ao trono imperial. A profecia se cumpriu em 582 e Mauricio sempre pedia orações a Teodoro por si e por todos os do seu império. 
Quase àr força, por se sentir totalmente indigno, Teodoro foi escolhido e consagrado bispo de Anastasiópolis. Finalmente, passados 10 anos, obteve permissão para renunciar a sua sede episcopal retirando-se, muito feliz, para seu monastério em Sikeon. Voltou a Constantinopla para abençoar o Imperador e o senado. Lá curou um dos filhos do Imperador de uma doença de pele. São Teodoro morreu em 22 de abril de 613. Durante sua vida propagou sua devoção a São Jorge.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 


Atos 8:5-17

5 E descendo Filipe à cidade de Samaria, pregava-lhes a Cristo. 6 As multidões escutavam, unânimes, as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava; 7 pois saíam de muitos possessos os espíritos imundos, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados; 8 pelo que houve grande alegria naquela cidade. 9 Ora, estava ali certo homem chamado Simão, que vinha exercendo naquela cidade a arte mágica, fazendo pasmar o povo da Samaria, e dizendo ser ele uma grande personagem; 10 ao qual todos atendiam, desde o menor até o maior, dizendo: Este é o Poder de Deus que se chama Grande. 11 Eles o atendiam porque já desde muito tempo os vinha fazendo pasmar com suas artes mágicas. 12 Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres. 13 E creu até o próprio Simão e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e admirava-se, vendo os sinais e os grandes milagres que se faziam. 14 Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samaria haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; 15 os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. 16 Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. 17 Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. 

João 6:27-33

27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; pois neste, Deus, o Pai, imprimiu o seu selo. 28 Perguntaram-lhe, pois: Que havemos de fazer para praticarmos as obras de Deus? 29 Jesus lhes respondeu: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. 30 Perguntaram-lhe, então: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos e te creiamos? Que operas tu? 31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Do céu deu-lhes pão a comer. 32 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. 33 Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.   

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário