quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

35ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

04 de Fevereiro de 2021 (CC) 22 de Janeiro (CE)
S. Timóteo, Apóstolo [dos 70] (fim séc. I)
Tom 1

São Timóteo, o discípulo amado de São Paulo, era natural da cidade de Listra de Licaônia. Seu pai era um grego pagão e sua mãe, Eunice, era uma judia que abraçou o cristianismo, juntamente com a avó de Timóteo. São Paulo elogiava a fé destas duas mulheres.

Desde a sua juventude, Timóteo havia se dedicado por completo ao estudo da Sagrada Escritura e, quando São Paulo estava pregando em Licaônia, os cristãos de Icônio e Listra elogiaram de tal modo a Timóteo, que o Apóstolo Paulo o escolheu por companheiro para substituir Barnabé. A partir de então, não o tinha apenas como seu discípulo e filho muito querido, mas como um irmão e companheiro de trabalho. São Paulo lhe chamava "homem de Deus", e na sua Epístola aos Filipenses, disse, em relação a Timóteo, que a ninguém estava mais unido em espírito.

Ao fim de sua segunda viagem missionária, São Paulo foi preso em seu retorno à Palestina e enviado para Roma após dois anos de prisão em Cesárea. Timóteo parece ter estado com ele durante quase todo o tempo, e São Paulo o cita no cabeçalho de suas epístolas a Filêmon e aos Filipenses. Timóteo também foi feito prisioneiro por Cristo e confessou o seu Nome na presença de muitas testemunhas, mas foi deixado em liberdade. Foi eleito bispo, ao que parece, por inspiração especial do Espírito Santo. Quando Paulo regressou de Roma, deixou Timóteo à frente da igreja de Éfeso para acabar com os falsos mestres e ordenar sacerdotes, diáconos e, ainda, bispos. São João Crisóstomo e outros Pais da Igreja supõem que o apóstolo tenha confiado a Timóteo todas as igrejas da Ásia. Todos falam de Timóteo como o primeiro bispo de Éfeso. Devemos supor que Timóteo foi nomeado bispo de Éfeso por São Paulo antes da chegada de São João àquela cidade. Uma forte tradição diz que o Apóstolo São João também exerceu o apostolado em Éfeso e que supervisionava todas as igrejas da Ásia.

São Timóteo foi apedrejado e espancado por pagãos ao manifestar a sua oposição às suas cerimônias. Com efeito, em 22 de janeiro comemorava-se a festa chamada "Katagogia", e nesse dia os pagãos percorriam a cidade em grupos, levando em uma mão um ídolo, e na outra um pedaço de pau. 

Há evidências de que as supostas relíquias de São Timóteo tenham sido levadas para Constantinopla, durante o reinado de Constâncio. São João Crisóstomo e São Jerônimo aludem aos sinais sobrenaturais que ocorreram no santuário de Constantinopla, como um assunto que era do conhecimento comum.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Tiago 1:19-27

19 Portanto, meus amados irmãos, todo o homem esteja pronto para ouvir, tardio em falar, tardio em irar-se. 20 Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. 21 Portanto, rejeitando toda a imundície e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. 22 E sede cumpridores da palavra, e não ouvintes apenas, enganando-vos a vós mesmos. 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla o seu rosto natural em um espelho. 24 Porque ele contempla-se a si mesmo, e segue seu caminho, e logo se esquece que tipo de homem ele era. 25 Porém, aquele que atenta para a lei perfeita da liberdade, e nela persevera, não sendo um ouvinte esquecido, mas realizador da obra, este homem será abençoado em seu feito. 26 Se algum homem entre vós parece ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu próprio coração, a religião desse homem é vã. 27 A religião, pura e imaculada diante de Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e manter-se sem manchas do mundo.

Marcos 10:17-27

17 E, estando ele pelo caminho, veio ali alguém correndo, e ajoelhando-se diante dele, perguntou-lhe: Bom Mestre, o que farei para que eu possa herdar a vida eterna? 18 E Jesus lhe disse: Por que tu me chamas bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. 19 Tu sabes os mandamentos: Não cometerás adultério, não assassinarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás, honra a teu pai e a tua mãe. 20 E ele respondeu, dizendo: Mestre, tudo isso eu tenho guardado desde a minha juventude. 21 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai pelo teu caminho, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e tu terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. 22 Mas ele, entristecendo-se com o que foi dito, foi embora afligido; pois ele tinha grandes posses.  23 E Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! 24 E os discípulos se admiraram destas suas palavras. Mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus! 25 É mais fácil um camelo passar pelo olho da agulha, do que entrar um homem rico no reino de Deus. 26 E eles ficaram extremamente admirados, dizendo entre si: Quem então, poderá ser salvo? 27 E Jesus, olhando para eles, disse: Com homens isso é impossível, mas não com Deus; porque com Deus todas as coisas são possíveis.

† † † 

ENSINO DOS SANTOS PADRES 

São Basílio, o Grande

Sermão sobre os ricos


Não faz muito que nos foi falado deste jovem, e aquele que escutou com atenção se recordará bem do que então se disse. E o primeiro, que não é o mesmo que aquele perito na lei de quem faz menção São Lucas. Aquele era um tentador, que fazia perguntas dissimuladas; mas este perguntava com sinceridade, embora não escutou com docilidade. Porque se tivesse perguntado por desprezo, não iria embora triste com a resposta do Senhor.

Por isso seu caráter revelava como que uma mistura, pois a Escritura no-lo revela louvável por um lado, e por outro muito infeliz e completamente desesperado. Porque o conhecer aquele que é mestre de verdade, e dar este nome ao único e verdadeiro, desprezando a soberba dos fariseus, a opinião dos jurisconsultos e o grupo dos escribas, isto era o que se louvava. E também se aprovou que manifestasse aquela solicitude por saber como alcançaria a vida eterna.

Porém, o não ter gravado em seu coração os saudáveis conselhos que escutou dos lábios do verdadeiro mestre, o não tê-los colocado em prática, mas cego pela paixão da avareza fugisse triste, nos revela toda a sua vontade, não desejosa de seguir o que é de maior proveito, mas o que é mais agradável a todos. Isto prova a inconstância de seu caráter e o inconsequente que era consigo mesmo.

Chamas-lhe mestre, e não fazes o que deve fazer um discípulo? Confessas que ele é bom, e rejeitas aquilo que te concede? Porque aquele que é bom é também comunicador de bens. Perguntas-lhe sobre a vida eterna, e mostras estar entregue inteiramente aos deleites da vida presente. Mas que conselho impraticável, pesado ou intolerável te propôs o Mestre? Vende o que tens e dá aos pobres.

Se te tivesse proposto os trabalhos da agricultura, ou os perigos do comércio, ou qualquer outro incômodo daqueles que acompanham aos que andam atrás do dinheiro, se compreendes que, levando a mal o conselho, te retirasses triste; mas se por um caminho tão fácil, que não te custaria trabalho ou suor algum, promete tornar-te herdeiro da vida eterna, por que não te alegras da facilidade de alcançar a tua salvação? Por que punes o teu coração e te retiras triste, e torna inúteis para ti os trabalhos que já havias concluído?

Porque se, como dizes, não mataste, não cometeste adultério, não furtaste, não levantaste falso testemunho a ninguém, tornas infrutuoso o esforço que colocaste em observar isto, porque também não queres cumprir os outros, somente com o qual poderás entrar no Reino de Deus. Se o médico te prometesse restituir-te aqueles membros que ou por natureza, ou por alguma enfermidade tinhas mutilado, não ouvirias isto com tristeza; e porque o grande médico das almas quer aperfeiçoar-te despojado dos principais bens, não recebes o benefício, mas choras e ficas triste.

Manifestamente, estás longe daquele preceito que ordena amar ao teu próximo como a ti mesmo, e falsamente afirmas tê-lo guardado. Porque, veja, este mandamento do Senhor prova que tu és completamente alheio à verdadeira caridade. Porque se era verdade o que afirmaste, que tinhas cumprido desde a tua juventude com o preceito da caridade, e que tinhas dado aos outros o mesmo que a ti mesmo, de onde, diga-me, te veio esta abundância de riquezas? Pois o cuidado dos necessitados gasta as riquezas; pois cada um há de receber um pouco segundo a sua necessidade; e todos deverão repartir igualmente seus bens e gastá-los entre os pobres. Por isso o que ama ao próximo como a si mesmo não possui mais que o seu próximo.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário