segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Festa do Encontro de Nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo

15 de Fevereiro de 2021 (CC) - 02 de Fevereiro (CE)
Novo Hieromartyr Basílio, sacerdote;
Mártir Michael (1938); São Anthimus de Chios (1960);
Novo Mártir Jordão de Trebizonda (1650) (grego);
Novo Mártir Gabriel em Constantinopla (1676) (grego);
Mártir Agathodorus da Capadócia (grego)
Tom 3


A FESTA DO ENCONTRO 
Hypapantê = Encontro de Nosso Senhor Jesus Cristo 
(Apresentação ao Templo)..
A Igreja comemora hoje uma das 12 grandes festas da Ortodoxia: a Apresentação de Nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo no Templo. Outro nome dado à festa é “O Encontro de Nosso Senhor” (gr. Υπαπαντή):o encontro do ancião Simeão com o Messias. Com esta festa, a Igreja conclui a observância dos preceitos da Natividade de Cristo, período iniciado em 15 de novembro.

Quarenta dias após o nascimento, completados os dias da purificação de Maria, conforme prescrito nas Leis de Israel, o Menino Jesus foi apresentado no Templo para ser consagrado a Deus, manifestando a abertura de seu coração à vontade de Deus e à cultura do seu povo. A apresentação do Primogênito equivale a um ato de consagração ao Senhor acompanhado da oferta sacrificial de um par de rolas ou de pombinhos, a oferenda dos pobres.

«Maria, a Virgem Mãe, a primeira a ser verdadeiramente o Templo Santíssimo de Deus vivo, aquela que é toda pura e toda santa, sem necessidade cumpriu o ritual da purificação, levou o Primogênito de Deus ao templo para realizar o que foi prometido a Simeão» (São Basílio).
Essa antiga tradição de apresentar as crianças no templo continua viva na Igreja Ortodoxa. Cerca de 40 dias após o nascimento, o Bebê - acompanhado de sua mãe - é trazido à Igreja. O sacerdote, imitando o ancião Simeão, adentra a Igreja com a criança, fazendo o sinal da cruz com ela em seus braços. Sendo um menino, ele é trazido para o Altar, na esperança de que, em algum dia, venha a servir Cristo como sacerdote.

Sendo uma menina, ela é levada somente até a entrada da Porta Régia, pois as mulheres não podem servir como sacerdotes na Igreja Ortodoxa. Este ofício, que consiste em orações de ação de graças pela saúde da mãe e do bebê, termina com a antiga e bela oração do ancião Simeão:

“Agora, Senhor, já podes deixar Teu servo ir em paz, segundo a Tua palavra. Porque meus olhos viram a salvação que preparaste diante de todos os povos: a luz para iluminação das nações e para glória de Teu povo, Israel”(Lc. 2, 29-32).
A Festa da Purificação e da Apresentação do Senhor no Templo é também conhecida como a «Festa da Candelária», devido à procissão de velas que é realizada neste dia, principalmente na Igreja de Jerusalém e nas de tradição eslava. Este rito das velas tem origem nas palavras de Simeão referindo-se ao Menino, «Luz que brilhará sobre todas as nações, e glória do teu povo, Israel» [...]

Nossa fé em Deus é baseada no fato de que o Senhor se revelou; e hoje comemoramos a primeira revelação pública do Messias, enviado pelo Pai para a salvação da humanidade.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS

Lucas 2:25-32

25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. 26 E lhe fora revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. 27 Assim pelo Espírito foi ao templo; e quando os pais trouxeram o menino Jesus, para fazerem por ele segundo o costume da lei, 28 Simeão o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: 29 Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; 30 pois os meus olhos já viram a tua salvação, 31 a qual tu preparaste ante a face de todos os povos; 32 luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel.
  
LITURGIA

Tropárion da Festa Tom 1
Rejubila, Tu que és cheia de graça, Ó Virgem Mãe de Deus, / pois de Ti se levantou o Sol de Justiça, Cristo nosso Deus, / iluminando aqueles que estão nas trevas. / Rejubila também, justo Ancião, que recebeste em teus braços //o Redentor de nossas almas e que também nos concede a Ressurreição.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,

Kondákion da Festa Tom 1
Tu que, pelo Teu nascimento, santificaste o seio virginal / abençoaste como era necessário, as mãos de Simeão, / salvaste-nos agora ao preceder-nos, ó Cristo Deus. / Concede a paz às cidades ameaçadas pela guerra //e fortalece os Cristãos Ortodoxos que Tu amaste, ó único Amigo do homem.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Prokímenon Modo 3

Minha alma glorifica o Senhor 
e meu Espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador. (Lc 1:46,47)

Porque voltou os olhos para a humildade de sua serva,

doravante, todas as gerações me chamarão Bem-aventurada. (Lc 1:48)

Hebreus 7:7-17

7 Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior. 8 E aqui certamente recebem dízimos homens que morrem; ali, porém, os recebe aquele de quem se testifica que vive. 9 E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos, 10 porquanto ele estava ainda nos lombos de seu pai quando Melquisedeque saiu ao encontro deste. 11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão? 12 Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. 13 Porque aquele, de quem estas coisas se dizem, pertence a outra tribo, da qual ninguém ainda serviu ao altar, 14 visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo da qual Moisés nada falou acerca de sacerdotes. 15 E ainda muito mais manifesto é isto, se à semelhança de Melquisedeque se levanta outro sacerdote, 16 que não foi feito conforme a lei de um mandamento carnal, mas segundo o poder duma vida indissolúvel. 17 Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.


Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
Agora, Senhor, podes deixar teu servo ir em paz 
segundo a tua palavra. Aleluia, aleluia, aleluia!

Aleluia, aleluia, aleluia!
Porque meus olhos viram a tua salvação 
luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo. 

Aleluia, aleluia, aleluia!   

Lucas 2:22-40

22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor 23 (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor), 24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos. 25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. 26 E lhe fora revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. 27 Assim pelo Espírito foi ao templo; e quando os pais trouxeram o menino Jesus, para fazerem por ele segundo o costume da lei, 28 Simeão o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: 29 Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; 30 pois os meus olhos já viram a tua salvação, 31 a qual tu preparaste ante a face de todos os povos; 32 luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel. 33 Enquanto isso, seu pai e sua mãe se admiravam das coisas que deles se diziam. 34 E Simeão os abençoou, e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este é posto para queda e para levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição, 35 sim, e uma espada traspassará a tua própria alma, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações. 36 Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era já avançada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade; 37 e era viúva, de quase oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações. 38 Chegando ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. 39 Assim que cumpriram tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para sua cidade de Nazaré. 40 E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.


Zadostoinik


Refrão: Ó Virgem Theotókos, tu, esperança dos cristãos: // Protege, preserva e salva aqueles que esperam em ti.

Irmos: Na sombra e na letra da Lei, / nós fiéis, discernimos uma figura: / todo menino que abre o útero / deve ser santificado para Deus. / Portanto, magnificamos o Verbo Primogênito / e o Filho do Pai sem princípio, // o Primogênito de uma mãe que não conhece homem.

Canto da Comunhão
Tomarei o cálice da salvação
E invocarei o Nome do Senhor.
Aleluia, aleluia, aleluia!

† † †

Comentário ao Evangelho de São Lucas, Sermão 4

“Ele será um sinal de contradição”



E o que disse de Cristo o Profeta Simeão? Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição, visto que o Emanuel é posto para os alicerces de Sião por Deus Pai, sendo uma pedra escolhida, angular e preciosa. Aqueles, então, que confiaram nele não se envergonharam; mas aqueles que eram descrentes e ignorantes, e incapazes de compreender o mistério a respeito dele, caíram, e foram feitos em pedaços. Por Deus Pai novamente foi dito em outro lugar: eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo, e aquele que crê nela não será confundido; mas aquele sobre quem ela cair, ele será esmagado. Mas o profeta tranquilizou aos israelitas dizendo: Só ao Senhor chameis de santo, é a ele que é preciso respeitar, a ele que se deve temer. Ele será a pedra de escândalo e a pedra de tropeço.

No entanto, porque Israel não santificou o Emanuel, que é Senhor e Deus, nem estava disposto a confiar nele, tropeçaram em uma pedra por causa da descrença, e ele foi feito em pedaços e caiu. Porém, muitos se reergueram, isto é, aqueles que abraçaram a fé nele. Por isso mudaram do legalismo para um ofício espiritual; tendo neles um espírito de serviço, foram enriquecidos com aquele Espírito que os torna livres, e que é o Espírito Santo: eles foram feitos participantes da natureza “divina, considerados dignos da adoção filial, e de viver na esperança de alcançar a cidade que é do Alto, até mesmo a cidadania, ou seja: o Reino dos Céus.

E pelo sinal de contradição, ele significa a preciosa cruz, em nome da qual o sapientíssimo Paulo escreve: para os judeus é escândalo, e loucura para os pagãos. E novamente: Para os que estão perecendo é loucura; porém, para nós que somos salvos, é o poder de Deus para a salvação. O sinal, portanto, de contradição, se para aqueles que perecem lhes parece ser loucura, todavia, para aqueles que reconhecem o seu poder, ele é salvação e vida.

E Simeão ainda disse à santa Virgem: sim, uma espada transpassará a tua alma, significando pela espada a dor que ela sofreria por Cristo, visto que ela trouxe à luz o crucificado; e sem saber que ele seria mais forte do que a morte, e ressurgiria da sepultura. Ou tu podias imaginar que a virgem não sabia disso, quando vamos encontrar até mesmo os santos apóstolos, então, com pouca fé; pois em verdade o bem-aventurado Tomé, se ele não introduzisse suas mãos no seu lado após a ressurreição, e sentisse também as marcas dos pregos, iria desacreditar os outros discípulos que lhe diziam que Cristo ressuscitou e tinha-se manifestado a eles.

O evangelista com sabedoria, portanto, para o nosso benefício nos ensina tudo quanto o Filho, feito carne, consentiu padecer por nossa pobreza, suportar em nosso benefício e em nosso favor, para que possamos glorificá-lo como nosso Redentor e Senhor, nosso Salvador e nosso Deus: por quem e com quem a Deus Pai e pelo Espírito Santo sejam a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amém.

São Cirilo, Patriarca de Alexandria, Séc. V
  
 † † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário