segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

26ª Segunda-feira Depois de Pentecoste

13 de Dezembro de 2021 (CC) / 30 de Novembro (CE)
Santo Apóstolo Santo André, o Primeiro a Ser Chamado (Séc. I)
Jejum da Natividade (Peixe é permitido)
Tom 8



André era irmão do Apóstolo Pedro. Eram ambos filhos de Jonas e pescadores no mar de Tiberíades. Naturais de Betesda, uma cidadezinha situada às margens do Lago de Genezaré (Mar de Tiberíades). «André» é um nome grego, e lhe foi dado porque este era um costume  entre os hebreus. Ficou conhecido por «Protóklitos», (primeiro chamado) pois foi o primeiro a ser chamado pelo SENHOR para formar o grupo dos 12 apóstolos. Iniciou suas viagens apostólicas logo após o Pentecostes, pregando no Mar Negro, depois na Frigia, na Misia e na Bytinia. Posteriormente voltou ao Mar Negro escapando da morte. Seguiu depois para Esquitia (Sul da Rússia) seguindo para Tracia.  Em Argirúpolis, (atualmente, um dos bairros de Constantinopla) fundou uma Igreja e ordenou como primeiro bispo de Bizâncio um dos 70 discípulos, chamado Estaquis. Foi em seguida para Tessalia e, por último, para Acaia. Em Patras, foi preso e condenado a crucifixão numa cruz em forma de X. Seu corpo foi sepultado com muita veneração e honra. 
No ano 357, por ordem do imperador Constâncio, suas relíquias foram trasladadas para Constantinopla e depositadas na Igreja dos Santos Apóstolos. Mais tarde, por obra dos Cruzados, suas relíquias passaram por diferentes lugares. Um fragmento delas foi levado para a Escócia e, desde então, é considerado como o santo Patrono daquele país. A letra X de cor branca, na bandeira da Escócia, e que também está presente na bandeira do Reino Unido, representa a cruz de Santo André. Desde o ano 1964, seu precioso crânio se encontra  guardado na cidade grega de Patras, no interior da majestosa Igreja Catedral de Santo André. 
André era irmão do Apóstolo Pedro. Eram ambos filhos de Jonas e pescadores no mar de Tiberíades. Naturais de Betesda, uma cidadezinha situada às margens do Lago de Genezaré (Mar de Tiberíades). «André» é um nome grego, e lhe foi dado porque este era um costume  entre os hebreus. Ficou conhecido por «Protóklitos», (primeiro chamado) pois foi o primeiro a ser chamado pelo SENHOR para formar o grupo dos 12 apóstolos. Iniciou suas viagens apostólicas logo após o Pentecostes, pregando no Mar Negro, depois na Frigia, na Misia e na Bytinia. Posteriormente voltou ao Mar Negro escapando da morte. Seguiu depois para Esquitia (Sul da Rússia) seguindo para Tracia.  
Comemoração do Santo Apóstolo André 
Tropárion de Santo Apóstolo André, o Primeiro Chamado, no 4º Tom
Como tu és o primeiro chamado dos apóstolos / e irmão do preeminente, / rogai ao Mestre de tudo, ó André, / que Ele conceda paz ao mundo // e grande misericórdia às nossas almas.

Kontakion, no 2º Tom
Ao divinamente eloqüente e homônimo da masculinidade, / o eminente seguidor da Igreja, / o parente de Pedro, louvemos, / pois como antigamente era chamado, agora ele nos chama: // Vinde, encontramos o Único Desejado! 
Leituras Comemorativas
Mateus 4:18-23 Matinas
1 Coríntios 4:9-16
João 1:35-51  

Oração Antes de Ler as Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

2 Tessalonicenses 1:1-10

1 Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo: 2 Graças a vós, e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. 3 Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós transborda de uns para com os outros. 4 De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa constância e fé em todas as perseguições e aflições que suportais; 5 o que é prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis; 6 se de fato é justo diante de Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam, 7 e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo, 8 e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus;  9 os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna, banidos da face do senhor e da glória do seu poder, 10 quando naquele dia ele vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).

Lucas 17:20-25

E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós. E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do homem, e não o vereis. E dir-vos-ão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali. Não vades, nem os sigais; porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia. Mas primeiro convém que ele padeça muito, e seja reprovado por esta geração.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


O que é o Reino dos Céus a não ser Cristo em pessoa? De fato, Cristo diz referindo-se a si mesmo: Pois o Reino de Deus está dentro de vós. E existe algo maior que Cristo segundo a sua divindade, a tal ponto que ouvimos o profeta dizer: Ele é o nosso Deus e não existe nenhum outro: investigou o caminho do saber e se deu ao seu filho Jacó, ao seu amado Israel. Depois apareceu no mundo e viveu entre os homens?

Mas, da mesma forma, existe algo menor que Cristo segundo a economia da encarnação, que se fez inferior aos anjos e aos homens? Escuta a Davi explicar em que se fez menor que os anjos: O que é o homem para que te recordes dele, o ser humano, para dar-lhe poder? O fizeste pouco abaixo dos anjos. E que Davi disse isto de Cristo, Paulo o interpreta para ti quando diz: Ao que Deus fez pouco abaixo dos anjos, a Jesus, o vemos agora coroado de honra e glória por sua paixão e morte...

Portanto, o Reino dos Céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e o semeou em seu horto. Semeia este grão de mostarda no horto de tua alma. Se tiveres este grão de mostarda no horto de tua alma, o profeta também dirá a ti: Serás um horto bem regado, um manancial de águas cuja veia nunca seca.

E se quiséssemos discutir mais a fundo este tema, descobriríamos que a parábola compete ao próprio Salvador. De fato, ele é o pequeno em aparência, de uma breve vida neste mundo, porém grande no céu. Ele é o Filho do homem e Deus, porque é Filho de Deus; supera toda medida; é eterno, invisível, celestial, que é comido unicamente pelos crentes; foi triturado e depois de sua paixão se tornou tão branco como o leite; este é mais alto que todas as hortaliças; ele é o invisível Verbo do Pai; este é quem os pássaros do céu, ou seja, os profetas, os apóstolos e quantos foram chamados podem abrigar-se; este é quem, com o seu próprio calor, cura os males de nossa alma; debaixo desta árvore somos cobertos de orvalho e protegidos dos ardores deste mundo, este é aquele que ao morrer foi semeado na terra e ali frutificou; e ao terceiro dia ressuscitou aos santos tirando-os do sepulcro; este é o que por sua ressurreição apareceu como o maior de todos os profetas; este é o que conserva todas as coisas mediante o Sopro que procede do Pai; este é o que semeado na terra cresceu para o céu, o que semeado em seu próprio campo, ou seja, no mundo, ofereceu ao Pai todos quantos criam nele.

Ó semente de vida semeada na terra por Deus Pai! Ó gérmen de imortalidade que reconcilias com Deus aos mesmos que tu alimentas! Diverte-te sob esta árvore e dança com os anjos, glorificando ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.”

São João Crisóstomo, Patriarca de Constantinopla (Séc. 5)

ORAÇÃO

Salmo 24

A Ti, Senhor, elevei a minha alma, meu Deus, em Ti confio, não seja eu envergonhado, não zombem de mim meus inimigos. Porque todos os que em Ti esperam não sofrerão vexame. Envergonhados sejam todos os obreiros de futilidades.

Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos, e ensina-me as Tuas veredas. Orienta-me, segundo a Tua verdade, e ensina-me, pois És Deus, meu salvador e sempre tenho esperado por Ti.

Recorda-Te de Tuas misericórdias, Senhor, porque Tuas misericórdias são eternas. Não Te lembres dos pecados de minha juventude e nem de minha ignorância. Recorda-Te de mim, ó Deus, segundo a Tua misericórdia, por causa de Tua bondade, ó Senhor.

O Senhor É bondoso e reto, por isto estabelece uma Lei para os delinquentes no caminho; 
Guiará os mansos no juízo, ensinará aos dóceis os Seus caminhos. Todos os caminhos do Senhor são misericórdia e verdade para os que buscam Sua Aliança e Seus testemunhos. Por amor de Teu Nome, Senhor, perdoarás o meu pecado. Ele é, de fato muito grande. 

Quem é o homem que teme ao Senhor? Ele o instrui no caminho que Ele escolheu. Sua alma repousará no meio de bens, e sua descendência herdará a terra. O Senhor É a força dos que O temem, e a estes faz conhecida a Sua aliança. 

Os meus olhos estão continuamente postos no Senhor; pois Ele É Quem há de tirar os meus pés do laço. Olha para mim, e tem misericórdia de mim, porque estou solitário e pobre. Multiplicaram-se as aflições de meu coração. Livra-me da minha tristeza. Vê minha humilhação e minha labuta, e perdoa todos os meus pecados. Vê como se multiplicaram os meus inimigos, e com que ódio iníquo me odeiam. Guarda a minha alma e livra-me, e assim não serei envergonhado, porque em Ti esperei.

O inocente e o reto juntaram-se a mim, porque eu esperei por Ti, ó Senhor.

Livra, ó Deus, a Israel de todas as suas tribulações.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Aleluia, aleluia, aleluia, glória a Ti, ó Deus (3x)

Senhor, tem piedade (3x)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário