quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

28ª Quinta-feira Depois de Pentecoste

30 de Dezembro de 2021 (CC) 17 de Dezembro (CE)
Santo Profeta Daniel e os três Jovens: Ananias, Azarias e Mizael († séc. a.C. VI).
Jejum da Natividade (Peixe permitido)
Tom 2



Nos anos posteriores a 600 aC, Jerusalém foi conquistada pelos babilônios e o templo construído por Salomão foi destruído; e muitos dentre o povo israelita foram levados para o cativeiro babilônico. Entre os cativos estavam também os ilustres jovens Daniel, Ananias, Azarias e Misael. O Imperador da Babilônia, Nabucodonosor, deu ordens para instruí-los na sabedoria dos caldeus, e os vestiu com elegância na sua corte. Mas, apegando-se aos mandamentos da sua fé, recusaram o luxo e levaram uma vida de continência,  sustentando-se apenas com vegetais e água. O Senhor lhes concedeu sabedoria, e a Daniel - o dom da perspicácia e da interpretação dos sonhos. O santo Profeta Daniel, tendo preservado a fé sagrada no Único Deus e confiando em Sua ajuda onipotente, em ultrapassou em sabedoria a todos os astrólogos e feiticeiros caldeus, e tornou-se confidente do Imperador Nabucodonosor. 
De fato, Daniel, desde sua juventude fora completamente dedicado a Deus, e ainda em sua adolescência recebeu de Deus o dom de grande discernimento. Sua fama entre os judeus na Babilônia começou quando ele denunciou dois anciãos lascivos e injustos juízes judeus, e salvou a casta Susanna de uma morte injusta. Mas, sua fama entre os babilônios começou a partir do dia em que decifrou e interpretou o sonho do rei Nabucodonosor. Por isso, o rei fez dele um príncipe de sua corte. Uma vez, Nabucodonosor teve um sonho estranho, que o aterrorizou, mas, ao despertar esqueceu os detalhes da visão. Os sábios babilônios pareciam impotentes para saber o que o Imperador tinha sonhado. Então, o santo Profeta Daniel deu glória diante de todos ao poder do Verdadeiro Deus, revelando não só o conteúdo do sonho, como, também, seu significado profético. Depois disso Daniel foi elevado pelo Imperador à condição de príncipe no reino da Babilônia. 
Ananias, Azarias e Misael
Durante estes tempos, o Imperador Nabucodonosor deu ordens para erigir uma enorme estátua de si mesmo, decretando que todos à concedessem as honras dignas de um deus. Por sua recusa em fazer isto, os três santos rapazes - Ananias, Azarias e Misael - foram lançados para dentro de uma fornalha de fogo ardente. As chamas cresceram sobre a fornalha de 49 côvados, consumindo os caldeus que próximos à ela estavam postados em pé, no entanto, os santos jovens caminharam entre as chamas, oferecendo oração e salmodia ao Senhor (Daniel 3: 26-90). O Anjo do Senhor ao apareceu e resfriou as chamas, e os jovens permaneceram ilesos. O Imperador, ao ver isto, ordenou-lhes que saíssem, e se converteu ao Verdadeiro Deus. 
No tempo do Imperador Balthasar, o Santo Profeta Daniel interpretou uma inscrição misteriosa que aparecera na parede do palácio feita por uma mão invisível, enquanto o Imperador e seus convidados se banqueteavam, comendo e bebendo com seus convidados com os vasos consagrados retirados do Templo em Jerusalém,  (Dan.5: 1-31). Esta fora, pois, a inscrição aparecida: 
«MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM».
«MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta.PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas. 
Então mandou Belsazar que vestissem a Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro no governo do seu reino. Naquela noite foi morto Balthasar, rei dos caldeus. E Dario, o medo, ocupou o reino, sendo da idade de sessenta e dois anos» (Daniel 5:25-31). 
Sob o Imperador Persa Dario, Daniel foi caluniado por seus inimigos, e foi jogado em uma cova com leões famintos, mas eles não tocaram nele, e ele permaneceu ileso. O Imperador Dario, então, ao regozijar-se com Daniel, deu ordens em todo o seu reino de adorar o Deus de Daniel, "visto que Ele É o Deus Vivo e Sempiterno, e Seu Reino é ilimitado e Sua soberania é sem fim". 6: 1-29). 
O santo Profeta Daniel sofria profundamente por seu povo, que então estava padecendo um castigo justo por uma multidão de pecados e ofensas, por transgredir as leis de Deus, resultando no grave Cativeiro Babilônico e na destruição de Jerusalém. Daniel orava: 
«Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias» (Daniel 9:18).  
Por sua vida justa e por causa da oração por redenção da iniquidade de seu Povo, fora revelado ao Santo Profeta o destino da nação de Israel e o destino de todo o mundo.  
Durante a interpretação do sonho do Imperador Nabucodonosor, o Profeta Daniel declarou sobre os reinos substituindo uns aos outros e sobre o grande reino final - o Reino de nosso Senhor Jesus Cristo (Dan.2: 44). A visão profética sobre as setenta semanas (Dn 9: 24-27) conta o mundo sobre os sinais da Primeira e Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo e está relacionado com esses eventos (Daniel 12: 1-12). 
São Daniel intercedeu por seu povo perante o sucessor de Dario, o Imperador Ciro, que o estimou muito e decretou a liberdade para o povo israelita. Daniel e seus companheiros Ananias, Azarias e Misael, sobreviveram até a velhice, mas morreram em cativeiro.
Segundo a São Cirilo de Alexandria (com. 9 de junho), Daniel e os três jovens viveram até a velhice na Babilônia e foram decapitados por causa da verdadeira fé, sob o Imperador persa Chambyses. Quando Ananias foi decapitado, Azarias estendeu seu manto e pegou sua cabeça, após isso, Misael pegou cabeça Azarias e Daniel pegou a cabeça de Misael. Um anjo de Deus trouxe seus corpos para a Judéia, para o Monte Gebal, e colocou-os sob uma rocha. Segundo a tradição, estes quatro servos agradáveis a Deus ressurgiram na época da morte do Senhor Jesus Cristo, e apareceram a muitos e novamente adormeceram. Daniel é contado entre os quatro grandes profetas (Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel). Ele viveu e profetizou 500 anos antes de Cristo. 
Tropárion - Tom 2
Grandes são os prodígios da fé:
Os Três Santos Jovens alegraram-se nas chamas
como se estando em águas refrescantes;
E ante o profeta Daniel,
Os leões se tornam como ovelhas ante seu pastor.
Por suas orações, ó Cristo Deus, salve as nossas almas!   
Kondákion - Tom 6 
Não adorastes a imagem de escultura, 
Ó Jovens três vezes abençoados, 
Mas armados com a essência imaterial de Deus, 
Fostes glorificados em uma prova de fogo. 
Em meio a chamas insuportáveis ​​clamastes a Deus, dizendo: 
Apressa-te, ó compassivo! Vem depressa em nosso auxílio, 
Pois Tu És misericordioso, 
E tudo podes fazer conforme Teu querer!   


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Tito 1:5-2:1

Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei: Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância. Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé. Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade. Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra. Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.

Marcos 9:10-16

E eles retiveram o caso entre si, perguntando uns aos outros que seria aquilo, ressuscitar dentre os mortos. E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas que é necessário que Elias venha primeiro? E, respondendo ele, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e todas as coisas restaurará; e, como está escrito do Filho do homem, que ele deva padecer muito e ser aviltado. Digo-vos, porém, que Elias já veio, e fizeram-lhe tudo o que quiseram, como dele está escrito. E, quando se aproximou dos discípulos, viu ao redor deles grande multidão, e alguns escribas que disputavam com eles. E logo toda a multidão, vendo-o, ficou espantada e, correndo para ele, o saudaram. E perguntou aos escribas: Que é que discutis com eles?

† † †

REFLEXÃO

Os textos de hoje se revelam de difícil compreensão para o leitor que não está familiarizado com a teologia e a cultura oriental, que, principalmente à época dos Profetas e de Cristo, exerce uma maneira de raciocinar, muito distinta da cultura ocidental hodierna. O pensamento oriental, ao contrário do nosso, é simbólico e não analítico; cíclico e não-linear; místico e não-científico; contemplativo e litúrgico, e não pragmático.

Desconhecendo o caráter e a tradição do pensamento hebreu, surgiu no Brasil, por meio do Espiritismo Kardecista, a ideia de que João Batista seria a reencarnação do profeta Elias.

Ora, fora profetizado pelo Arcanjo Gabriel a Zacarias, que o menino João, seria "cheio do Espírito Santo desde o ventre materno e que iria adiante dele no espírito e virtude de Elias"; ou seja, o Espírito Santo iria atuar em João, da mesma forma como atuou em Elias; por isto o Senhor disse que Elias viria primeiro.

O fato do “espírito de Elias estar” em alguém já se deu em tempos anteriores a João Batista. Diz a Escritura acerca de Eliseu:
“Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O ESPÍRITO DE ELIAS REPOUSA SOBRE ELISEU. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra” (2 Reis 2:15).
Ora se a fala do Arcanjo de que o espírito de Elias estaria em João sugere uma “reencarnação”, a expressão  “o espírito de Elias repousa sobre Eliseu” também deve ser entendida neste sentido, o que se mostra um absurdo, porque, como poderia Eliseu ser a reencarnação de Elias, se ambos foram contemporâneos e amigos?

Portanto, a expressão “espírito de Elias” não dever ser entendida como se referindo à pessoa de Elias, mas, sim ao Espírito Santo que estava em Elias.

Elias prefigurava João Batista, assim como o Rei Davi, prefigurava o Cristo. Este tipo de raciocínio é peculiar aos Apóstolos, e disto temos o exemplo de São Pedro, no Pentecostes, quando interpreta para o povo a profecia de que Davi ressuscitaria, mostrando que não se tratava propriamente de Davi, mas, do Cristo, seu descendente e do qual Davi era ícone (Atos 2:29-31).

Pe. Mateus (Antonio Eça)

ORAÇÃO

"Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da Tua Lei".

Salmo 118(119):18

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