sexta-feira, 11 de março de 2022

1ª Sexta-feira da Grande Quaresm

11 de Março de 2022 (CC) / 26 de Fevereiro (CE)
Santa Mégalo Mártir Photini, a Samaritana suas cinco irmãs: Anatole, Phota, Photis, Paraskeva e kyriake († 66); Porfírios, Bispo de Gaza, (†420)
Jejum Estrito
Tom 4



Nascido por volta do ano de 353, em Tessalônica, Grécia, São Porfírio foi para o Egito aos vinte e cinco anos. Em seguida, foi à Palestina onde viveu por cinco anos numa gruta perto do rio Jordão, o que lhe gerou uma grave enfermidade. Foi lá também que conheceu Marcos, que se tornou seu fiel discípulo. O santo distribuiu tudo o que possuía aos pobres e, para manter-se, trabalhava arduamente em um curtume na Cidade Santa. Neste trabalho permaneceu por mais de quarenta anos, foi ordenado sacerdote e mais tarde bispo de Gaza pelo patriarca de Jerusalém. São Porfírio exerceu grande influência na política e na religião de seu tempo. Chegou a conseguir da Imperatriz Eudóxia um memorial que abolia os templos pagãos de Gaza e da redondeza. Morreu por volta do ano 420.

A família de Porfírio era de Tessalônica. Aos 25 anos de idade Porfírio deixou o mundo, abandonou seus amigos e seu país indo para o Egito, onde se consagrou a Deus em um monastério do deserto de Esquela. Cinco anos mais tarde, foi para Palestina passando a habitar uma cela monástica, próximo ao Jordão, onde permaneceu durante cinco anos, voltando à Jerusalém após ter adoecido. Em Jerusalém visitava constantemente os lugares santos. A debilidade de sua saúde fazia com que tivesse de caminhar apoiado por um bastão. Por mais debilitado que estivesse, Porfírio não deixava de visitar  diariamente os lugares santos de Jerusalém e de de receber a santa comunhão.

São Porfírio prosseguiu com sua vida de trabalho e penitências até seus 40 anos de idade. No ano 393, o bispo de Jerusalém o ordenou sacerdote e confiou aos seus cuidados a relíquia da santa cruz. Continuava a viver de forma austera, até sua morte, alimentando-se exclusivamente de raízes e de pão. Comia somente após o cair da noite. No mesmo ano, Porfírio foi eleito bispo de Gaza. O bispo de Cesárea escreveu ao bispo de Jerusalém pedindo que enviasse Porfírio para lhe consultar a respeito de uma passagem da Sagrada Escritura. O bispo de Jerusalém o enviou com a condição de que retornasse em oito dias. Depois de visitar os lugares santos, Porfírio e Marcos partiram para Cesárea. No dia seguinte, o bispo João ordenou que alguns cidadãos elegessem Porfírio bispo que ali mesmo foi consagrado. O servo de Deus Porfírio sofreu muito por ver-se em tão elevada dignidade. Os cidadãos de Gaza o confortavam e o acompanharam até a cidade. A viagem tinha sido cansativa, pois alguns pagãos, ao saberem da chegada do novo bispo à cidade, destruíram algumas estradas. Naquele mesmo ano, houve uma grande seca e os pagãos atribuíram a seca à chegada do novo bispo cristão ao lugar, pois o deus Mamas havia profetizado que Porfírio atrairia muitas calamidades sobre a cidade. Havia na cidade um famoso templo dedicado ao deus Mamas. O imperador Teodósio tinha ordenado fechá-lo para não destruí-lo, pois era uma obra de grande beleza arquitetônica. O governador, no entanto, tinha dado permissão para reabri-lo. Como a seca se agravava depois da chegada de Porfírio, alguns pagãos se reuniram no templo para implorar proteção ao deus Mamas. Os cristãos depois de um dia de jejum e uma noite de oração, se dirigiram em procissão a igreja de São Timóteo (que ficava fora dos muros), cantando hinos. Ao retornarem, encontraram as portas da cidade fechadas. Porfirio, então, com seus fiéis, pediu fervorosamente que Deus enviasse chuva. As nuvens começaram a se formar rapidamente e a chuva caiu em abundância. Os pagãos, diante daquele fato, abriram as portas da cidade e juntaram-se aos cristãos gritando: «Cristo é o único Deus verdadeiro, o único capaz de acabar coma seca». Diante disso, alguns pagãos excluíam os cristãos do comércio e dos ofícios públicos e os molestavam de muitas maneiras. Para proteger seu povo, Porfírio enviou seu discípulo Marcos ao imperador, e mais tarde também foi a Constantinopla acompanhado pelo bispo João. Graças à intercessão de São João Crisóstomo e da imperatriz Eudóxia, o imperador Acádio permitiu que destruíssem o templo dos pagãos na cidade de Gaza.

O imperador publicou um edito e encarregou que Sinésio executasse a ordem. Quando os dois bispos desembarcaram na Palestina, próximo à Gaza, os cristãos foram ao seu encontro cantando hinos de louvor. Ao passarem pela praça de Tetramfodos, onde havia uma estatua de Vênus (venerada por diziam que ajudava as moças a se casarem) o ídolo caiu do pedestal e se partiu em pedaços. Dez dias depois, chegou Sinésio com vários soldados para executar a ordem, conforme o edito do imperador , Após a destruição dos templos, os soldados revistaram as casas e os pátios, destruindo os ídolos e queimando os livros de magias. Muitos pagãos pediram o batismo, mas outros furiosos decidiram lutar, e Porfírio escapou com vida milagrosamente. Onde antes estava o templo dedicado a Mamas, foi construída uma igreja em forma de cruz. A imperatriz Eudóxia enviou de Constantinopla as colunas e os mármores. A igreja ficou conhecida como «a igreja eudoxiana». Ao iniciar a construção da Igreja, o bispo Porfírio saiu em procissão da igreja de Erin cantando salmos e o povo respondia «Aleluia!». Todos ajudaram na construção, carregando pedras nas escavações dos fundamentos sob a orientação do famoso arquiteto Rufino. A construção iniciou em 403 e durou cinco anos. São Porfírio consagrou a nova Igreja no dia de Páscoa do ano 408. Neste dia foram distribuídas muitas esmolas aos pobres, demonstrando sua generosidade. O santo bispo Porfírio passou o resto de sua vida cumprindo zelosamente seus deveres pastorais. Até a sua morte, a idolatria havia desaparecido quase que completamente. 
Tropárion de São Porfírio Tom 4
Adornado com a púrpura real de tuas virtudes, / tu foste glorioso Hierarca de resplandeceste fulgor, ó sábio Porfírio, / pois, sendo excelente em palavras e obras, / e a todos fortaleceste com a graça da piedade. / Assim como sempre serviste a Cristo, // não cesses de orar pelo mundo. 
Kondákion de São Porfírio Tom 2
Vestido da sagrada virtude, foste adornado com a veste sacerdotal, / Ó bendito e piedoso Porfírio. / Tu resplandeceste por teus milagres e curas; / e, agora, incessantemente, // intercedes por todos nós.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA 

Isaías 3:1-14

Eis que agora o Senhor, o Senhor dos Exércitos, tirará de Jerusalém e de Judá o homem e a mulher poderosos, o suprimento de pão e o suprimento de água; o grande e poderoso homem, o guerreiro, o juiz, o profeta, o conselheiro, o ancião, o capitão de cinquenta; como também o honorável conselheiro, o artífice sábio e o ouvinte inteligente. Farei de jovens os seus príncipes, e escarnecedores terão domínio sobre eles. Então, o povo se levantará, um homem sobre outro homem; e cada um será contra o seu próximo. A criança deverá insultar o homem mais velho, e o vil ao seu senhor. Portanto, um homem irá lançar mão de seu irmão, alguém da casa de seu pai, dizendo-lhe: Tu tens roupa, sê nosso governador; e que o meu alimento seja da tua responsabilidade. Porém, respondendo o outro, naquele dia, dirá: Eu não serei teu governador, pois não tenho pão na minha casa nem vestes; e não irei ser o governante deste povo. Porque Jerusalém está arruinada e Judá caiu, e as suas línguas falaram com iniquidade, desobedientes, como tem sido, para com o Senhor. Agora, pois, a sua glória foi abatida e a vergonha de seu semblante lhes tem confrontado; todavia eles têm proclamado o seu pecado, como Sodoma, tornando-o manifesto. Ai de sua alma, pois criaram um mal conselho contra si mesmos, dizendo: Vamos prender o justo, pois ele nos é pesado! Portanto, comerão dos frutos de suas obras. Ai do transgressor! Males lhe sobrevirão, de acordo com as obras das suas mãos. Ó meu povo, vossos exatores vos roubaram, e os que vos extorquem reinam sobre vós. Ó meu povo, aqueles que vos declaram abençoados vos enganam, pervertendo o caminho de vossos pés. Porém, agora, o Senhor levantar-se-á para o julgamento, e entrará em juízo com o seu povo. O Senhor mesmo entrará em juízo contra os anciãos do povo e com os seus governantes: Por que tendes incendiado a minha vinha, e por que está o espólio do pobre em vossas casas? 

VÉSPERAS 

Gênesis 2:20-3:20

Adão deu nome a todos os animais domésticos e a todas as aves do céu, e a todas as bestas do campo; porém para o homem não foi encontrada uma ajuda semelhante a si mesmo. Então Deus trouxe um transe sobre Adão e ele dormiu; e tomou uma das suas costelas e a supriu de carne. Edificou Deus a costela que Ele tomara de Adão em uma mulher, e trouxe-a para Adão.E disse Adão: "Esta é, agora, osso dos meus ossos e carne da minha carne; ela será chamada mulher, porque foi tirada de seu homem." Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e tornar-se-ão, os dois, em uma só carne. Os dois estavam nus, Adão e sua mulher, e não se envergonhavam. Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens sobre a Terra, os quais o Senhor Deus fizera; e a serpente disse à mulher: "Foi isso que Deus falou: "Não comereis de toda árvore do paraíso?" Respondeu a mulher à serpente: "Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: "Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais." E a serpente disse à mulher: "Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, em qualquer dia que dele comerdes, os vossos olhos serão abertos e ireis ser como deuses, conhecedores do bem e do mal." A mulher viu que a árvore era boa para se comer e agradável aos olhos para olhar, e bela de se contemplar; pegando no seu fruto comeu e deu também a seu marido que estava com ela; e eles comeram. Então os olhos de ambos se abriram e perceberam que estavam nus, e coseram folhas de figueira, fazendo para si aventais para colocar ao seu redor. Eles ouviram a voz do Senhor Deus que passeava no jardim, a tardinha; então Adão e sua mulher se esconderam da face do Senhor Deus, no meio das árvores do jardim. O Senhor Deus chamou Adão, e disse-lhe: "Adão, onde estás?" E ele lhe respondeu: "Ouvi a tua voz quando andavas no jardim e temi, porque estava nu, e escondi-me." Deus lhe disse: "Quem te falou que estavas nu, a menos que tenhas comido da árvore sobre a qual Eu te avisei de que somente dela não comesses?" Disse Adão: "A mulher que deste para estar comigo, ela me deu da árvore e eu comi." E o Senhor Deus disse à mulher: "Porque fizeste isso?" E respondeu a mulher: "A serpente me enganou e eu comi." Então o Senhor Deus disse à serpente: "Porquanto fizeste isto, maldita serás dentre todos os animais domésticos e dentre todos os animais selvagens da terra; sobre teu peito e tua barriga andarás e comerás terra todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a sua descendência; ela vigiará a tua cabeça e tu vigiarás o seu calcanhar." E, à mulher, disse: "Multiplicarei grandemente a tua aflição e os teus gemidos; em aflição darás à luz filhos; tua submissão será para o teu marido e ele te dominará." E, a Adão, disse: "Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore sobre a qual eu te avisei de que somente dela não comesses, maldita é a terra nos teus trabalhos; em aflições dela comerás todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos ela te produzirá, e comerás a erva do campo; no suor do teu rosto comerás teu pão até que voltes à terra da qual foste tirado; porque tu és terra e regressarás à terra." Chamou Adão o nome de sua esposa Vida, porque ela era a mãe de todos os viventes. O Senhor Deus fez para Adão e para sua mulher túnicas de pele, e os vestiu. E disse Deus: "Eis que Adão se tornou como um de nós para conhecer o bem e o mal; e agora, que ele não estenda a sua mão e tome também da árvore da vida e coma, e, assim, viva para sempre." Então o Senhor Deus o enviou para fora do paraíso das delícias, para cultivar o solo do qual fora tirado. Expulsou Adão e levou-o a morar defronte ao paraíso das delícias, postando ali os querubins e a espada flamejante que se revolve, para guardar o caminho da Árvore da Vida. Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu dando a luz Caim, e disse: "Ganhei um homem, através de Deus." E ela teve também o seu irmão, Abel. Abel tornou-se pastor de ovelhas, mas Caim estava lavrando a terra. E aconteceu, após algum tempo, que Caim trouxe do fruto da terra um sacrifício ao Senhor. Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura. E Deus olhou para Abel e seus presentes, mas a Caim e seus sacrifícios não considerou. Caim ficou muito triste e seu semblante descaiu. Então, o Senhor Deus disse a Caim: "Por que ficaste extremamente triste, e por que descaiu o teu semblante? Porventura não pecaste, se o trazes de forma justa, porém não o divides justamente? Aquieta-te; para ti será a sua submissão, e tu o governarás." Mas Caim disse a Abel, seu irmão: "Vamos para o campo." E aconteceu que, quando eles estavam no campo, levantou-se Caim contra seu irmão Abel e o matou. O Senhor Deus disse a Caim: "Onde está Abel, teu irmão?" e ele replicou, "Eu não sei. Serei eu o guardador do meu irmão?" E Deus disse: "Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama por mim da terra. Agora, maldito és da terra que abriu a sua boca para receber o sangue de teu irmão da tua mão. Quando a lavrares, então, ela não deverá continuar a dar-te a sua força; estarás gemendo e tremendo na terra." E Caim disse ao Senhor Deus: "Grande é o meu crime para que seja perdoado. Se me lanças neste dia da face da terra, e eu ficarei escondido da tua presença, e estarei a gemer e a tremer sobre a terra, então acontecerá que qualquer que me encontrar me matará." Mas o Senhor Deus disse-lhe: "Não é assim; qualquer um que matar Caim sofrerá vingança sete vezes maior." E o Senhor Deus colocou um sinal em Caim para que ninguém que o encontrasse pudesse matá-lo. Então Caim saiu da presença de Deus e habitou na terra de Node, defronte do Éden. Caim conheceu sua mulher e ela, concebendo, deu à luz a Enoque; ele estava edificando uma cidade, e nomeou a cidade conforme o nome de seu filho Enoque. A Enoque nasceu Irade; Irade gerou Meujael, e Meujael gerou a Metusael; e Metusael gerou a Lameque. Tomou Lameque para si duas esposas; o nome de uma era Ada, e o nome da segunda, Zilá. Ada teve Jabal; ele foi o pai dos que habitam em tendas, alimentando gado.

Provérbios 3:19-34

Deus pela sabedoria fundou a terra, e pela prudência ele preparou os céus; pelo entendimento foram as profundezas divididas, e as nuvens despejaram água. Meu filho, não deixes que estes se afastem de ti, mas guarda o meu conselho e o meu entendimento, a fim de que a tua alma viva, e possa haver graça ao redor de teu pescoço. Será isto saúde para a tua carne e segurança para os teus ossos, para que vás com confiança, em paz em todos os teus caminhos, e para que o teu pé não tropece. Porquanto, se descansares estarás impávido; e, se adormeceres, docemente dormirás. Não terás medo de algum alarme vindo sobre ti, nem da aproximação de ataques dos homens ímpios, porque o Senhor estará sobre todos os teus caminhos e firmará o teu pé para que não seja movido. Não te refreies de fazer o bem ao pobre, sempre que em tua mão houver poder para ajudá-lo. Não digas: Volta outra hora, amanhã to darei; enquanto és capaz de fazer-lhe o bem. Porquanto não sabes o que o dia seguinte trará. Não maquines o mal contra o teu amigo, que vive próximo e confia em ti; não estejas pronto a brigar com um homem sem causa, para que ele não venha a fazer-te algum mal; não procures as injúrias dos homens maus, e não cobices os seus caminhos. Pois cada transgressor é impuro diante do Senhor, e não se assenta entre os justos. A maldição de Deus está nas casas dos ímpios, mas a habitação do justo é abençoada. O Senhor resiste aos soberbos; porém, dá graça aos humildes.

† † †

Um comentário:

  1. Agradeço pela bondosa mensagem, Pe. Mateus. De fato o mundo nos chama para solucionar nossos pesares de um modo imediatista e material. Bem disse nosso Senhor "minha paz vos deixo. Não como o mundo".

    ResponderExcluir