sexta-feira, 4 de março de 2022

Sexta-feira da Semana do Juízo Final

04 de Março de 2022 (CC) - 19 de Fevereiro (CE)
Santo Arquipo, Apóstolo [dos 70] († séc. I)
Abstenção de Carne
Tom 3



Santo Arquipo era natural de Colossos onde conheceu o Apóstolo São Paulo por quem converteu-se ao cristianismo. Graças ao seu zelo, devoção e dedicação, rapidamente juntou-se na batalha espiritual de seu glorioso mestre. São Paulo, em suas epístolas, menciona Arquipo em duas ocasiões: na carta a Filêmon (Fm 1:2) e na sua Epístola aos Colossenses (Cl 4:17). 
Ao pôr em prática sua missão divina, Arquipo foi preso por ordem do prefeito Androcleus. Tendo se negado a oferecer sacrifícios aos ídolos, foi desnudado e posto num fosso, ficando com metade de seu corpo enterrado; no entanto, Arquipo permanecia firme em sua fé, testemunhando-a em alta voz e negando-se a adorar os falsos deuses. Começaram, então, a lhe ferir com agulhas por todo o seu corpo: No pescoço, nas axilas, nas costas, nos olhos, nas orelhas, na boca e na cabeça. Mesmo sofrendo as conseqüências de todas essas torturas, não abjurou sua fé em Jesus Cristo, o centro de suas orações e louvor. Por fim, Arquipo foi apedrejado violentamente, entregando sua vida e sua alma a Cristo e, com o Apóstolo Paulo, recebeu a coroa do martírio.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Zacarias 8:7-17

Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que eu salvarei o meu povo da terra do oriente e da terra do ocidente; e os trarei, levando-os a habitar no meio de Jerusalém; eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus, em verdade e em justiça. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Fortalecei as vossas mãos, vós que nestes dias ouvistes estas palavras da boca dos profetas, desde o dia em que a casa do Senhor Todo-Poderoso foi fundada, e desde o momento em que o templo foi construído. Porquanto antes daqueles dias os salários dos homens não eram suficientes, e não havia ganho de gado. E não poderia haver paz, em razão da aflição do que saia e do que entrava, porque eu havia disposto todos os homens, cada um contra o seu próximo. Entretanto, agora, eu não irei fazer para o restante deste povo de acordo com os dias passados, diz o Senhor Todo-Poderoso. Entretanto, eu vos mostrarei a paz. A videira dará o seu fruto, a terra entregará a sua produção e os céus o seu orvalho; e darei como herança todas essas coisas para o restante do meu povo. E sucederá que tal como fostes uma maldição entre as nações, ó casa de Judá e casa de Israel! por isso eu irei salvar-vos, e sereis uma bênção. Tende bom ânimo e fortalecei as vossas mãos, pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Como eu deliberei afligir-vos quando vossos pais me provocaram, diz o Senhor dos Exércitos, e não me arrependi, assim tenho planejado e tomado conselho, nestes dias, para fazer o bem à Jerusalém e à casa de Judá. Sede de boa coragem. E são estas as coisas que deveis fazer: falar a verdade, cada um, com o seu próximo; manter julgamento verdadeiro e pacífico em tuas portas; que nenhum de vós maquine o mal no seu coração contra o seu próximo. E não ameis o juramento falso. Porquanto todas essas coisas eu odeio, diz o Senhor Todo-Poderoso. 

VÉSPERAS

Zacarias 8:19-23

Assim diz o Senhor Todo-Poderoso: O quarto jejum, assim como o quinto, o sétimo e o décimo, serão para a casa de Judá motivo de alegria e regozijo, e boas festas; e vos alegrareis. Amai, pois, a verdade e a paz. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda deverão vir muitos povos, e os habitantes de muitas cidades. Os habitantes de cinco cidades deverão ir para uma outra cidade, dizendo: Vamos, depressa, fazer súplicas ao Senhor, e buscar a face do Senhor Todo-Poderoso! Eu também irei. Muitos povos e nações virão para buscar com sinceridade a face do Senhor Todo-Poderoso em Jerusalém, e a fim de alcançar o favor do Senhor. Assim diz o Senhor dos exércitos: Naqueles dias a minha palavra será cumprida, quando dez homens de todas as línguas das nações deverem segurar na barra da veste de um judeu, dizendo: Iremos contigo, porque temos ouvido que Deus está convosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário