quarta-feira, 23 de março de 2022

3ª Quarta-feira da Grande Quaresma


23 de Março de 2022 (CC) / 10 de Março (CE)
São Quadratus de Coríntio e companheiros, mártires († 258)
Jejum (Pão, vegetais e frutas)
Tom 6



Os pais de São Quadratus eram cristãos gregos e viviam na cidade de Corinto. Ambos morreram quando o menino era ainda bem pequeno. Quadratus nasceu no deserto, para onde sua mãe havia fugido para escapar da perseguição de Décio. Ali sua mãe morreu e Quadratus cresceu sendo alimentado por uma cerva. As roupas que vestia, quando sua mãe ainda era viva, cresceram com ele. Quadratus retornou mais tarde para a cidade e estudou medicina, atraindo muitos discípulos que viviam como anacoretas.  Sob os imperadores Décio e Valeriano, e Jason, prefeito da Grécia, recebeu a ordem de executar os cruéis editos de perseguição aos cristãos. 
Quadrados foi ao encontro de Jason que tentou antes persuadi-lo de seu dever de oferecer sacrifícios aos deuses para escapar às punições. Este servo de Deus, que participava da reunião com cinco de seus discípulos, respondeu que ele preferia a salvação eterna à vida temporal. Em vez de se defender, fez um resumo da Bíblia, desde a criação até a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Jason reagiu com desdém rejeitando a idéia de que Deus pudesse ter-se feito homem e sofrido por nós. Depois de tentar convencer Quadratus  percebendo então que nada parecia funcionar, ordenou que fosse açoitado. Em seguida, tentou convencer Cipriano, que era ainda um menino, dizendo que ele era muito jovem ainda, mas Quadratus gritava exortando a seus companheiros a permanecerem firmes em sua fé cristã. Todos foram submetidos a terríveis torturas e, finalmente lançados às feras, mas estas não lhes fizeram mal algum.  Então foram levados para fora da cidade e decapitados. Isto aconteceu no ano 258 dC. Os nomes dos outros mártires eram: Dionísio, Anecto, Paulo e Crescêncio.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Isaías 10:12-20

E será que quando o Senhor tiver terminado de fazer todas as coisas no Monte Sião e em Jerusalém, eu visitarei o coração orgulhoso, visitarei o governante dos assírios e a arrogância prepotente de seus olhos. Porquanto, ele disse: Agirei com poder e na sabedoria de meu entendimento, e irei remover as fronteiras das nações, destruindo a sua força. Farei tremer as cidades habitadas; apanharei com a minha mão o mundo inteiro, como a um ninho, e irei arrebatá-los como a ovos que foram deixados. Ninguém há que possa escapar-me ou contradizer-me! Deverá o machado glorificar-se aparte daquele que com ele desbasta? Ou irá a serra levantar-se sem o concurso do que a usa, como alguém que erguesse um cetro ou cajado? De maneira alguma deverá ser assim; mas o Senhor dos Exércitos enviará desonra à tua honra, e um fogo ardente acender-se-á sobre a tua glória. A Luz de Israel virá a ser tal um fogo, e ele irá santificá-lo com o fogo queimante, o qual consumirá a madeira como se fosse erva. Naquele dia os montes serão consumidos, assim como as colinas e as florestas, e o fogo devorará a alma e o corpo; aquele que foge será como um fugitivo da chama ardente. Os que forem deixados deles deverão ser um número pequeno, uma criança irá enumerá-los. Sucederá que naquele dia os restantes de Israel não mais se unirão com aqueles que os feriram, nem terão neles confiança os que forem salvos de Jacó; entretanto eles deverão confiar no Santo Deus de Israel, verdadeiramente,

VÉSPERAS

Gênesis 7:6-9

Era Noé de seiscentos anos de idade quando o dilúvio das águas veio sobre a terra. E entraram, Noé, seus filhos, sua esposa e as esposas de seus filhos com ele, na arca por causa das águas do dilúvio. Das criaturas voadoras, dos animais limpos, dos animais imundos e de todos os répteis que se arrastam sobre a terra, em pares vieram até Noé na arca, macho e fêmea, conforme Deus lhe ordenara. 

Provérbios 9:12-18

Filho, se fores sábio para ti mesmo também serás sábio para o teu próximo; todavia, se te provares mau, irás sozinho suportar o mal. Aquele que se estabelece sobre falsidades tenta governar os ventos, e perseguirá pássaros em seu voo; pois abandonou os caminhos de sua própria vinha, fazendo com que se entortassem os eixos de sua fazenda. Vai ele por um deserto numa terra destinada à seca, ajuntando esterilidade com as mãos. A mulher tola e ousada, que não conhece a modéstia, fica sem uma migalha. Senta-se à porta de sua casa, ou à vontade em um assento nas ruas, chamando os transeuntes, aqueles que vão direito em seus caminhos, dizendo: Quem é o mais tolo dentre vós volte-se para mim! Exorto aqueles que são faltos de prudência: Tomai e desfrutai do pão secreto e da doce água roubada! Todavia ele conhece que homens poderosos morrem por causa dela, caindo em uma armadilha do Inferno. 

† † †


Homilia de São Teófilo, Bispo de Antioquia (Séc. II)
A Pureza do Coração

Se me disserem: “Mostra-me o teu Deus”, dir-te-ei: Mostra-me o homem que és e eu te mostrarei o meu Deus”. Mostra, portanto, como veem os olhos de tua mente e como ouvem os ouvidos de teu coração. Os que veem com os olhos do corpo, percebem o que se passa nesta vida terrena, e observam as diferenças entre a luz e as trevas, o branco e o preto, o feio e o belo, o disforme e o formoso, o que tem proporções e o que é sem medida, o que tem partes a mais e o que é incompleto; o mesmo se pode dizer no que se refere ao sentido do ouvido: sons agudos, graves ou harmoniosos. Assim também acontece com os ouvidos do coração e com os olhos da alma, no que diz respeito à visão de Deus.

Na verdade, Deus é visível para aqueles que são capazes de vê-lo, porque mantêm abertos os olhos da alma. Todos têm olhos, mas alguns os têm obscurecidos e não veem a luz do sol. E se os cegos não veem, não é porque a luz do sol deixou de brilhar; a si mesmos e a seus olhos é que devem atribuir a falta de visão. É o que ocorre contigo: tens os olhos da alma velados pelos teus pecados e tuas más ações.

O homem deve ter a alma pura, qual um espelho reluzente. Quando o espelho está embaçado, o homem não pode ver nele o seu rosto; assim também, quando há pecado no homem, não lhe é possível ver a Deus. Mas, se quiseres, podes ficar curado. Confia-te ao médico e ele abrirá os olhos de tua alma e de teu coração. Quem é este médico? É Deus, que pelo seu Verbo e Sabedoria dá vida e saúde a todas as coisas. Foi por seu Verbo e Sabedoria que Deus criou o universo: 

"A Palavra do Senhor criou os céus, e o sopro de seus lábios, as estrelas" (Sl 32,6). 

Sua Sabedoria é infinita. Com a sua Sabedoria, Deus fundou a terra; com a sua inteligência consolidou os céus; com sua ciência foram cavados os abismos e as nuvens derramaram o orvalho.

Se compreenderes tudo isto, ó homem, se a tua vida for santa, pura e justa, poderás ver a Deus. Se deres preferência em teu coração à fé e ao temor de Deus, então compreenderás. Quando te libertares da condição mortal e te revestires da imortalidade, então serás digno de ver a Deus. Sim, Deus ressuscitará o teu corpo, tornando-o imortal como a tua alma; e então, feito imortal, tu verás o que É Imortal, se agora acreditares nele.

São Teófilo, Bispo de Antioquia (Séc. II)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário