sábado, 19 de março de 2022

2º Sábado da Grande Quaresma

19 de Março de 2022 (CC) / 06 de Março (CE)
Santos Quarenta e dois Mártires de Amorion na Frígia († 848)
Descoberta da Venerável Cruz e dos Cravos 
pela Santa Imperatriz Helena em Jerusalém (326)
Tom 5


Amórion é uma cidade na Frísia que no século VI foi um importante centro militar do Império Bizantino na Ásia Central.  Relata a tradição que no ano de 838, a cidade foi dominada pelo califa Mutasim e que, neste período, 70 mil cidadãos foram capturados e assassinados. Entre eles estavam 42 pessoas, membros de famílias nobres, e que seguiam carreira militar. Foram transferidos para Bagdá onde foram aprisionados em cárceres escuros e úmidos; não tinham água nem pão.  Nestas condições, passaram os dias, desejando que seu fim estivesse mais próximo possível. Num certo dia, tiraram os prisioneiros do cárcere e os levaram à presença do  califa. O califa então lhes prometeu restaurar suas posições na sociedade de na carreira militar, na condição de que se convertessem ao Islamismo. Responderam que tal coisa era impossível, mesmo em sonho. O califa então ordenou que fossem cruelmente executados e  imediatamente. O martírio desses 42 cristãos ratifica o que nos ensina o apóstolo Paulo: os que lutam pela pátria e pela fé, são duplamente fortes e somam-se a grande família dos santos de Deus. 
Descoberta da Venerável Cruz e Cravos pela Santa Imperatriz Helena em Jerusalém.
Quando teve início o reinado do Imperador Constantino, o Grande (306-337) - o primeiro dos imperadores romanos a reconhecer a religião cristã - ele, juntamente com sua piedosa mãe, a Imperatriz Helena, decidiram reconstruir a cidade de Jerusalém Também decidiram erigir um templo sobre o lugar doa paixão e da ressurreição do Senhor, bem como purificar dos imundos cultos pagãos, os lugares ligados à memória do Salvador e, novamente, consagrá-los. 
A nobre Imperatriz Helena viajou para Jerusalém com uma grande quantidade de ouro, e com uma carta escrita pelo Imperador Constantino, o Grande, destinada ao Patriarca Makarios I (313-323), na qual o Imperador lhe pedia para ajudar, de todas as formas possíveis, a tarefa da renovação dos lugares santos cristãos. 
Tendo chegado a Jerusalém, a santa Imperatriz Helena destruiu todos os templos pagãos idólatras, e os lugares profanados foram re-consagrados. Ela tinha grande ânsia por encontrar a Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por isto  deu ordens para cavar o lugar onde estava situado o templo de Vênus. Lá eles descobriram, soterrados, o Sepulcro do Senhor e o Calvário, não muito longe de onde eles encontraram três cruzes e cravos. A fim de determinar em qual das três cruzes estava o Salvador, o Patriarca Makarios deu ordens para, com as cruzes, tocar alternadamente o corpo de um recém-falecido. Assim que a Cruz de Cristo tocou o morto, ele imediatamente retornou à vida.  Exultantes, a nobre Imperatriz Helena e o Patriarca Makarios ergueram a Cruz Vivificante e a mostraram a todas as pessoas, as quais estavam todas em pé. 
A Comemoração deste evento também se dá nos dias 13 e 14 de setembro.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
LITURGIA

Hebreus 3:12-16

12 Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; 13 antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; 14 porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial; 15 enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação; 16 pois quais os que, tendo-a ouvido, o provocaram? Não foram, porventura, todos os que saíram do Egito por meio de Moisés?

Marcos 1:35-44

35 De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava. 36 Foram, pois, Simão e seus companheiros procurá-lo; 37 quando o encontraram, disseram-lhe: Todos te buscam. 38 Respondeu-lhes Jesus: Vamos a outras partes, às povoações vizinhas, para que eu pregue ali também; pois para isso é que vim. 39 Foi, então, por toda a Galileia, pregando nas sinagogas deles e expulsando os demônios. 40 E veio a ele um leproso que, de joelhos, lhe rogava, dizendo: Se quiseres, bem podes tornar-me limpo. 41 Jesus, pois, compadecido dele, estendendo a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero; sê limpo. 42 Imediatamente desapareceu dele a lepra e ficou limpo. 43 E Jesus, advertindo-o secretamente, logo o despediu, 44 dizendo-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho. 

COMEMORAÇÃO DOS FALECIDOS


1 Tessalonicenses 4:13-17

13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. 15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 

João 5:24-30

24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida. 25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. 26 Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos; 27 e deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. 28 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão:  29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. 30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário