quarta-feira, 9 de março de 2022

1ª Quarta-feira da Grande Quaresm

09 de Março de 2022 (CC) / 24 de Fevereiro (CE)
1º e 2º Encontros da Preciosa Cabeça do Precursor João Batista
Jejum Estrito (Permitido pão, vegetais e frutas)
Tom 4



Primeira Descoberta (4 c.) da Cabeça do Profeta, Precursor e Batista, João
Após a decapitação do Profeta, Precursor e João Batista (Com. 29 de agosto), seu corpo foi enterrado por discípulos na cidade samaritana de Sebasteia, e a venerável cabeça foi escondida por Herodias em um lugar impuro. A piedosa Joana, esposa do mordomo do Rei Herodes, Chuza (dela fala o Santo Evangelista Lucas – Lc 8:3), secretamente tomou a santa cabeça e a colocou em um vaso e a enterrou no Monte das Oliveiras, em uma das propriedades de Herodes. Depois de muitos anos, essa propriedade passou para a posse do dignitário Inocêncio, que começou a construir uma Igreja lá. Quando cavaram uma vala para a fundação, o vaso com a venerável cabeça de João Batista foi descoberto. Inocêncio reconheceu a grande santidade dela pelos sinais de graça que ocorreram a partir dela. Assim se deu a Primeira Descoberta da Cabeça. Inocêncio a preservou com grande piedade, mas antes de sua própria morte, temendo que a santa relíquia não fosse abusada pelos incrédulos, ele novamente a escondeu no mesmo lugar onde foi encontrada.

Segunda Descoberta (452.) da Cabeça do Profeta, Precursor e Batista, João

Durante os dias de Constantino, o Grande, Igual aos Apóstolos (+ 337, Com. 21 de maio), quando a Fé Cristã começou a florescer, o próprio santo Precursor apareceu duas vezes a dois monges que viajavam a Jerusalém em peregrinação aos lugares sagrados, e ele revelou a localização de sua venerável cabeça. Os monges descobriram a relíquia sagrada e, colocando-a em um saco de pêlo de camelo, voltaram para casa. Ao longo do caminho eles encontraram um oleiro sem nome e o deram para carregar o precioso fardo. Sem saber o que estava carregando, o oleiro continuou seu caminho. Mas o próprio santo Precursor apareceu para ele e ordenou que ele fugisse dos monges descuidados e preguiçosos, junto com o que estava em suas mãos. O oleiro escondeu-se dos monges e em casa preservou com reverência a venerável cabeça. Antes de sua morte, ele a selou em um recipiente de transporte de água e a entregou à sua irmã. A partir desse momento a venerável cabeça foi sucessivamente preservada por cristãos piedosos, até que o Padre Eustácio, infectado com a heresia ariana, passou a possuí-la. Ele seduziu uma multidão de enfermos que foram curados pela santa cabeça, acrescentando abundância à heresia. Quando sua blasfêmia foi descoberta, ele foi obrigado a fugir. Tendo enterrado a relíquia sagrada em uma caverna, perto de Emessus, o herege pretendia depois retornar e novamente tomar posse dela para disseminar falsidade. Mas Deus não permitiu isso. Monges piedosos se estabeleceram na caverna e, neste local, surgiu um mosteiro. No ano 452 São João Batista em uma visão ao Arquimandrita deste mosteiro, Marcelo, indicou o local de ocultação de sua cabeça. este episódio é comemorado como a Segunda Descoberta. A relíquia sagrada foi transferida para Emessus e depois para Constantinopla.
Tropárion da 1ª e 2ª Descoberta da Preciosa Cabeça do Precursor Tom 4
A cabeça do Precursor resplandeceu da terra, / trazendo raios de incorrupção e cura sobre os fiéis. / No alto, reúne-se a Assembleia dos Anjos, / e, com a raça humana na Terra / à uma só voz dão glória a Cristo Deus.

Kondákion da 1ª e 2ª Descoberta da Preciosa Cabeça do Precursor Tom 2
Ó Profeta de Deus e Precursor da graça, / ao recebermos a tua cabeça da terra como uma rosa sagrada, / desde, então, temos alcançado curas, / porque novamente, como outrora, / pregas o arrependimento ao mundo.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Isaías 2:3-11

Muitas nações irão, dizendo: Vinde, subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de Jacó. Ele irá mostrar-nos o seu caminho, e andaremos nele. Porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor virá de Jerusalém. Ele julgará entre as nações e repreenderá a muitos povos; moldarão as suas espadas em arados e as suas lanças em foices; uma nação não tomará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear. E agora, ó casa de Jacó, vinde e andemos na luz do Senhor. Porquanto ele abandonou o seu povo da casa de Israel, pois a sua terra está cheia, como no início, de adivinhações, tal como a terra dos filisteus, e muitos filhos de estranhas lhes nasceram; a sua terra está cheia de prata e de ouro, não havendo número de seus tesouros; também a sua terra está cheia de cavalos, e não há fim de seus carros; também a sua terra está cheia de abominações, obras das suas mãos, e eles adoraram as obras que os seus dedos fizeram. O homem simples rebaixou-se e o grande homem foi humilhado, portanto não irei perdoá-los. Agora, pois, entrai nas rochas e escondei-vos na terra por temor do Senhor e por causa da glória do seu poder, quando ele se levantar para atacar, terrivelmente, a terra. Porque os olhos do Senhor são altos, mas o homem é baixo, e a altivez dos varões será humilhada. Somente o Senhor será exaltado naquele dia.

VÉSPERAS

Gênesis 1:24-2:3

Disse Deus: "Produza a terra seres viventes segundo a sua espécie: quadrúpedes e répteis e animais selvagens da terra conforme a sua espécie". E assim foi. Deus fez os animais selvagens da terra conforme a sua espécie, e os animais domésticos conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra conforme a sua espécie; e Deus viu que eles eram bons. Disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança, e que ele domine sobre os peixes do mar, sobre as criaturas voadoras dos céus, sobre os animais domésticos e toda a terra; e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra". E Deus fez o homem; segundo a imagem de Deus o criou. Homem e mulher os criou. Deus os abençoou, dizendo "Crescei e multiplicai-vos, e enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar e criaturas voadoras dos céus, sobre todo o animal doméstico e toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra". E disse Deus: "Eis que vos dei cada erva plantada e que semeia a sua semente, a qual está sobre a terra, e toda árvore que tem em si o fruto de semente que é semeada. Ser-vos-ão para mantimento". E a todas as feras da terra, e a todas as criaturas voadoras dos céus, e a todo réptil que rasteja sobre a terra, o qual tem em si o sopro da vida, deu todas as plantas verdes para serem o seu alimento. E assim foi. Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que tudo era muito bom. Houve tarde e houve manhã. O sexto dia. Os céus e a terra foram terminados, e todo o seu mundo. Completou Deus, no sexto dia, as obras que Ele fez; e cessou, no sétimo dia, de todas as Suas obras, as quais fizera. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele cessou de toda a Sua obra que Ele, Deus, começara a fazer.

Provérbios 2:1-22

Meu filho, se quiseres receber a exposição de meu mandamento e escondê-lo contigo, os teus ouvidos escutarão a sabedoria. Também aplicarás o teu coração ao entendimento, e lançarás mão dele para a instrução de teu filho. Porquanto, se chamares a sabedoria e proferires a tua voz invocando a compreensão; se a buscares como a prata, e procurares diligentemente por ela como a tesouros; então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua presença vem o conhecimento e o entendimento. Ele entesoura a salvação para os que andam na retidão. Irá proteger o seu caminho, a fim de guardar as veredas justas, e preservará o caminho dos que o temem. Então, entenderás a justiça e o juízo, e endireitarás o teu curso. Se, pois, a sabedoria estiver em teu entendimento, e o discernimento parecer agradável a tua alma, o bom conselho te guardará, e uma compreensão santa te manterá, para livrar-te do mau caminho e do homem que nada fala fielmente. Ai dos que abandonam o caminho justo para trilhar os caminhos das trevas, que se alegram em males, deleitando-se em ímpias perversidades; cujos caminhos são tortos e seus cursos tortuosos, afim de remover-te para longe do caminho reto, afastando-te de um propósito justo. Meu filho, não deixes alcançar-te o mau conselho, o conselho daquela que abandonou a instrução de sua juventude, esquecendo o pacto de Deus. Porque ela fixou a sua casa próxima da morte e guiou as suas veredas para perto do inferno, com os gigantes. Nenhum dos que vão após ela retornarão, nem se apegarão aos caminhos retos, pois não os apreenderam nos anos de sua vida. Porquanto, se tivessem andado em bons caminhos eles teriam encontrado as veredas da justiça, facilmente. Porque os retos habitarão a terra, e os santos serão deixados nela. Mas os caminhos dos ímpios desaparecerão da terra, e os transgressores serão conduzidos para longe dela.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário