segunda-feira, 14 de março de 2022

2ª Segunda-Feira da Grande Quaresma


14 de Março de 2022 (CC) / 01 de Março (CE)
Santa Eudoxia, mártir († início do séc. II)
Tom 5



Santa Eudoxia era natural de Samaria e viveu em Heliópolis, Fenícia ( ao norte das montanhas do Líbano na Palestina) na época do imperador romano Trajano (89-117). Em sua juventude, era muito bonita e  elegante e levava uma vida pecaminosa de prostituição. Ricos pretendentes e admiradores vinham de diferentes países para ver Eudoxia. Com o passar dos anos ficou muito rica e era respeitada pelo poder local. O Senhor, querendo salvar a sua alma da perdição eterna, fez com que um velho monge, chamado Germano, visitasse o lugar em que vivia Eudoxia. Germano tinha o costume de ler em voz alta as Sagradas Escrituras. Aconteceu que Eudoxia ouviu a passagem da segunda vinda de Cristo e sobre o Juízo Final, ficando muito impressionada e ao mesmo tempo incomodada porque  entendia que aquelas palavras lhe tocavam e esperava dela  a penitência. 
Eudoxia conheceu Germano e  através dele conheceu a fé cristã e as promessas de vida eterna. As palavras  do monge caíram em terra fértil.  Eudoxia, aos poucos, começou a crer com todo seu coração em Cristo e  se batizou. Doou todas as riquezas aos pobres e se fez monja de um monastério próximo. Durante muitos anos viveu nesse monastério dedicando-se a uma vida de jejum, orações e penitências. Com o passar dos anos alcançou maturidade espiritual e foi eleita superiora do monastério. Ao assumir o cargo de superiora, dedicava-se a realizar boas obras, alimentava e vestia aos peregrinos que visitavam o monastério e, com suas orações, curava os doentes; assim viveu durante 56 anos. No ano 152, no governo do imperador Antonino, terminou sua vida como mártir. Por divulgar a fé cristã foi caluniada de bruxarias e superstições. Sem ser julgada, foi decapitada. Santa Eudoxia, por viver praticando boas obras e as regras monásticas e por  se tornar mártir por causa de sua fé, mereceu a tríplice coroa no Reino dos Céus.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Isaías 4:2-6; 5:1-7

Naquele dia, Deus resplandecerá gloriosamente no conselho, sobre a terra, para exaltar e glorificar ao restante de Israel. E será que o restante que for deixado em Sião, e aquele que for ficar em Jerusalém, todos os que são destinados para a vida em Jerusalém, serão chamados de santos; porque o Senhor lavará a imundícia dos filhos e das filhas de Sião, e irá alimpar o sangue do meio deles com o Espírito de justiça e com o Espírito de ardor.† Ele virá, e será que com respeito à cada local do Monte Sião, sim, por toda a sua circunvizinhança, uma nuvem o encobrirá de sombra durante o dia, e haverá como se fosse uma fumaça e luz de fogo queimando durante a noite. Sobre toda a glória estará um dossel, o qual será para uma sombra contra o calor e como um abrigo e esconderijo contra as intempéries do tempo e da chuva. Agora, cantarei ao meu amado um cântico do meu amado a respeito da minha vinha. O meu amado possuía uma vinha numa colina alta, em um lugar fértil. Fiz eu uma sebe em volta dela, cavei-lhe uma vala e plantei nela uma videira seleta; construí uma torre no seu meio, e escavei nela um lugar para o lagar. Então, esperei que ela me produzisse uvas; porém, produziu espinhos. E agora, ó moradores de Jerusalém e todos os homens de Judá, julgai entre mim e a minha vinha. O que devo fazer mais para a minha vinha, que eu não lhe tenha feito? Considerando que eu esperava que me produzisse uvas; porém, produziu-me espinhos. Portanto, dir-lhes-ei o que farei à minha vinha: tirarei a sua sebe, e será por despojo; derrubarei os seus muros, e ela será deixada para ser pisada. Abandonarei a minha vinha: não será podada nem escavada, e crescerão espinhos sobre ela, como numa terra estéril. E às nuvens darei ordem para que não derramem chuva sobre ela. Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá a sua planta amada. Eu esperava que exercesse juizo, porém, produziu a iniquidade; não a justiça, mas um clamor.
† O Espírito de Juízo e o Espírito de Ardor: Deus enviará um dilúvio de aflição ao povo para o lavar; e o Espírito de Ardor, será como um fogo purificador para os purificar de sua culpa. Estas duas imagens de água e fogo também prefiguram a lavagem da regeneração no batismo (Mateus 3:11).
VÉSPERAS

Gênesis 3:21-4:7

O Senhor Deus fez para Adão e para a sua mulher túnicas de pele, vestindo-os. E disse Deus: Eis que Adão tornou-se como um de nós, no que diz respeito a conhecer o bem e o mal. Agora, pois, que ele não estenda a sua mão e tome, também, da árvore da Vida, e coma; e, por causa disso, viva para sempre. Então, o Senhor Deus o enviou para fora do paraíso das Delícias, a fim de cultivar o solo do qual fora tirado. Deus expulsou Adão, levando-o a morar defronte ao paraíso das Delícias, postando ali os querubins e a espada flamejante que se revolve, para guardar o caminho da árvore da Vida. Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu, dando à luz a Caim; e disse: Ganhei um homem, através de Deus. Ela gerou também ao seu irmão, Abel. Abel tornou-se um pastor de ovelhas; Caim, no entanto, tornou-se um lavrador da terra. E aconteceu, depois de algum tempo, que Caim trouxe, do fruto da terra, um sacrifício ao Senhor. Também Abel trouxe o seu sacrifício, dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura. E Deus olhou para Abel e os seus presentes, mas a Caim e aos seus sacrifícios ele não considerou. Então, Caim ficou muito triste, descaindo-lhe o semblante. E o Senhor Deus disse a Caim: Por que ficaste tão triste, e por que descaiu o teu semblante? Porventura não pecas, se o trazes de forma justa, todavia não o divides justamente? Aquieta-te, pois para ti será a sua submissão, e tu o governarás.

Provérbios 3:34-4:22

O Senhor resiste aos soberbos; porém, dá graça aos humildes. Os sábios herdarão a glória; os ímpios, entretanto, têm exaltado a sua própria desonra. Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento; pois vos darei um bom presente. Nunca abandoneis a minha lei. Pois também eu era um filho obediente ao meu pai, e amado aos olhos de minha mãe, que falava e me instruía, dizendo: Que o nosso discurso seja fixado em teu coração; mantém os nossos mandamentos, não os esqueças, e não negligencies o discurso da minha boca. Jamais o abandones, e unir-se-á a ti; ama-o, e te guardará. 7, 8 Segura-o, e ele te exaltará; honra-o, para que possa abraçar-te, a fim de que possa dar, para a tua cabeça, um diadema de graças, cobrindo-te com uma coroa de alegria. Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e os anos da tua vida serão aumentados, para que os seus recursos sejam abundantes. Porque eu te ensinarei os caminhos da sabedoria, fazendo-te andar em veredas retas. Pois quando andares os teus passos não serão embaraçados; e, se correres, não serás impedido. Toma posse da minha instrução; não permitas que se afaste de ti, porém guarda-a contigo por toda a tua vida. Não sigas as veredas dos ímpios nem cobices os caminhos dos transgressores. Em qualquer lugar no qual eles armarem a sua tenda não vás para lá; contudo, desvia-te deles, passando adiante. Pois não conseguem dormir a menos que façam o mal; o seu sono é levado embora, e eles não descansam. Porque estes alimentam as suas vidas com o pão da impiedade, e estão embriagados pelo vinho da transgressão. Mas os caminhos dos justos resplandecem como a luz; avançam e brilham, até o dia totalmente vir. Os caminhos do ímpio, no entanto, são escuros; eles nem sabem em que tropeçam. Filho meu, atenta para as minhas palavras; aplica os teus ouvidos à elas, a fim de que as tuas fontes não te faltem. Guarda-as no teu coração, porquanto são vida para os que as acham e saúde para todo o seu corpo.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário