quinta-feira, 7 de julho de 2022

4ª Quinta-feira Depois de Pentecoste

07 de Julho de 2022 (CC) / 24 de Junho (CE)
Natividade de São João Batista;
Venerável Antônio, Abade de Dymsk (Novgorod) (1224).
Justos Jovens João (1566) e Tiago  (1569) de Meniugi (Novgorod);
Santos Mártires Orentius, Pharnacius, Eros, 
Firmus, Firminus, Cyriacus, e Longinus, na Georgia (3 Séc.)
Jejum dos Apóstolos (Peixe é permitido)
Tom 2



O Evangelho de Lucas (1: 57-80) relata que os justos pais de São João Batista, o Sacerdote Zacarias e Isabel, viveram na antiga cidade de Hebron, e chegaram à velhice sem terem filhos, desde que Elizabeth era estéril. Uma vez, São Zacarias enquanto realizava suas funções sacerdotais no Templo de Jerusalém, viu o Arcanjo Gabriel, em pé ao lado direito do ofertório do incenso. O Arcanjo predisse que São Zacarias seria pai de um filho que anunciaria o Salvador - o Messias, esperado pela Igreja do Antigo Testamento. Zacarias ficou perturbado e o medo caiu sobre ele. Duvidando de que na velhice era possível ter um filho, pediu um sinal. E, por sua incredulidade o sinal que lhe fora dado foi um castigo que o impressionou até o tempo do cumprimento das palavras do Arcanjo.

Santa Isabel ficou grávida e temendo o escárnio sua gravidez fora de tempo, ela manteve em segredo por cinco meses, até que veio visitar sua parente distante, a Virgem Maria, para compartilhar com ela sua própria alegria. Isabel, a pedido do Espírito Santo, foi a primeira a saudar a Virgem Maria como a Mãe de Deus. E junto consigo São João também – o qual, no ventre de sua mãe, a justa Isabel - saudou a Santíssima Virgem Maria "como quem dança ouvindo uma música"  e ao Filho de Deus nela encarnado.

Chegada a hora, Santa Isabel deu à luz um filho, e todos os parentes e conhecidos se regozijaram junto com ela. No oitavo dia, de acordo com a lei de Moisés, foi feita a circuncisão. Sua mãe o chamou de João. Todos ficaram surpresos, pois ninguém na família deles tinha sido chamado assim. Quando perguntaram a São Zacarias sobre isso, ele tomando uma tabuleta e nela escreveu: "João é o seu nome" - e imediatamente a sua língua se depreendera, tal como predissera o Arcanjo Miguel. Zacarias, pelo Espírito Santo, glorificou a Deus e profetizou sobre a vinda do Messias ao mundo, e sobre o seu próprio filho João - o Precursor do Senhor.

Depois da Natividade de nosso Senhor Jesus Cristo e da adoração dos pastores e dos Magos, o perverso Rei Herodes deu ordens para matar todas as crianças. Ouvindo isso, Santa Isabel fugiu para o deserto e se escondeu em uma caverna. São Zacarias como sacerdote estava em Jerusalém e fazia seu serviço sacerdotal no Templo. Herodes enviou soldados até ele para descobrir a morada do bebê João e sua mãe. Zacarias respondeu que seu paradeiro era desconhecido para ele, e ali mesmo no Templo, ele foi morto. A justa Isabel continuou a viver no deserto com seu filho e lá faleceu. O jovem João, protegido por um anjo, habitou no deserto até o tempo, quando deveria pregar o batismo de arrependimento, e foi a ele foi dada a dignidade de batizar o Senhor que havia vindo ao mundo.
 
Comemoração de São João Batista 
Lucas 1:24-25,57-68,76,80 Evangelho de Matinas
Romanos 13:11-14:4 
Lucas1:1-25, 57-68, 76, 80 Evangelho Liturgia


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 11:13-24

13 Mas é a vós, gentios, que falo; e, porquanto sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério, 14 para ver se de algum modo posso incitar à emulação os da minha raça e salvar alguns deles. 15 Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos? 16 Se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são. 17 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, 18 não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. 19 Dirás então: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. 20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu pela tua fé estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme; 21 porque, se Deus não poupou os ramos naturais, não te poupará a ti. 22 Considera pois a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado. 23 E ainda eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os enxertar novamente. 24 Pois se tu foste cortado do natural zambujeiro, e contra a natureza enxertado em oliveira legítima, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira esses que são ramos naturais!


Mateus 11:27-30


27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.


† † †

COMENTÁRIO

“Vinde a Mim!”

Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso de vossos fardos e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso para as vossas almas. Vistes maior superabundância de bondade? Percebes a generosidade do convite? Vinde a mim – diz – todos vós que estais cansados e fatigados. Amoroso o convite! Inefável a bondade!


Vinde a mim todos: não somente os que ordenam, mas também os que obedecem; não somente os livres, mas também os escravos; não somente os homens, mas também as mulheres; não somente os jovens, mas também os anciãos; não somente os de corpo são, mas também os aleijados e entrevados, todos – diz – vinde. Tais são, realmente, os dons do Senhor: não conhece diferença entre escravo e livre, nem entre rico e pobre, mas toda esta desigualdade está rejeitada: Vinde – diz – todos vós que estais cansados e fatigados.


Observa a quem ele chama: aos que se esgotaram completamente nas iniquidades, aos que estão oprimidos pelos pecados, aos que nem sequer podem mais levantar a cabeça, aos que estão mortos de vergonha, aos que mais estão privados de confiança para falar. E por que os chama? Não para pedir-lhes conta, nem para estabelecer um tribunal. Então, para quê? Para fazer-lhes descansar de seu cansaço, para tirar-lhes a sua carga pesada.


E será que poderia acontecer algo mais pesado do que o pecado? Este, na realidade, por mais que tantas vezes não o sintamos ou queiramos ocultá-lo das pessoas comuns, é aquele que desperta contra nós o juiz incorruptível que é a nossa consciência, e ela, sempre alerta, vai tornando nossa dor contínua, como um carrasco que dilacera e sufoca a mente, mostrando desta forma a enormidade do pecado. “Aos que estão, pois, oprimidos pelo pecado – diz –, e como sobrecarregados por uma carga, a estes aliviarei agraciando-lhes com o perdão de seus pecados. Unicamente, vinde a mim! Quem será tão de pedra, quem tão teimoso que não obedeça a um convite tão bondoso?


Em seguida, para ensinar-nos também de que modo alivia, acrescenta: Tomai sobre vós o meu jugo. “Entrai, diz, sob o meu jugo. Porém não vos assusteis ao ouvir ‘jugo’, porque este ‘jugo’ nem roça o pescoço nem faz abaixar a cabeça; ao contrário, ensina a pensar nas coisas do alto e forma na verdadeira filosofia.”

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei: “Unicamente, entrai sob o jugo e aprendei. Aprendei, ou seja: aplicai o ouvido, para poder aprender de mim”. De fato, não vou exigir de vós nada pesado: vós, meus escravos, imitai a mim, vosso amo; vós que sois terra e pó, imitai a mim, feitor do céu e da terra, vosso Criador: Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração.

Vês a condescendência do Senhor? Vês sua inconcebível bondade? Não nos exigiu algo pesado ou odioso. Realmente, ele não disse: “Aprendei de mim que realizei prodígios, que ressuscitei mortos, que fiz milagres”. Tudo isso era unicamente próprio de seu poder. Então, o quê? Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso para as vossas almas. Percebes como são grandes os benefícios e a utilidade deste jugo?


Portanto, o que foi considerado digno de entrar sob este jugo e é capaz de aprender do Senhor a ser manso e humilde de coração, obterá para a sua alma todo o alívio. Este é, realmente, o ponto capital de nossa salvação: quem é possuidor desta virtude, mesmo que esteja unido ao corpo, poderá rivalizar com os poderes incorpóreos e já não ter nada em comum com o presente.


São João Crisóstomo, Patriarca de Constantinopla (séc. V)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário