segunda-feira, 25 de julho de 2022

7ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

25 de Julho de 2022 (CC) / 12 de Julho (CE)
Santos Mártires Proclus e Hilário; Verônica, da Santa Face;
Santo Ícone da Mãe de Deus de Três Mãos
Tom 5



Os santos mártires Proclus e Hilário nasceram em Kallippi na Ásia, e Proclus era o tio de Hilário. Eles foram martirizados durante o reinado de Trajano.

"Qual é a sua linhagem?" o juiz perguntou a Proclus. Proclus respondeu:

"Minha linhagem é Cristo e minha esperança é meu Deus."

Quando o juiz o ameaçou com torturas, Proclus disse:

"Se tu tens medo de transgredir as ordens do imperador para não cair em sofrimentos temporais, quanto mais nós, que somos cristãos, temeremos transgredir o mandamento de Deus para que não padeçamos sofrimentos eternos! "

Enquanto Proclus era torturado, Hilário veio perante o juiz e disse:

"Eu também sou um cristão"

Depois de padecerem muitos sofrimentos, esses dois santos foram condenados à morte: Proclus foi crucificado e Hilário decapitado. Ambos entraram no gozo do seu Senhor. 
O Santo Ícone da Mãe de Deus Chamado de "Virgem de Três Mãos". 
“Eu não venero a matéria, mas o criador da matéria, que se fez matéria por mim e se dignou habitar na matéria e realizar minha salvação através da matéria”. (São João Damasceno) 
A bela cidade de Damasco (Síria) pelo ano de 675 tornou-se o berço natalício de um de seus mais ilustres filhos, o qual levaria o seu nome a todos os continentes: João Damasceno (de Damasco).  
Seu nome de batismo era João Mansur. Seus pais eram árabes-cristãos, e gozavam de muito prestigio na cidade, alem de uma confortável situação financeira. O pai de João era muito estimado entre os Sarracenos, que naquela época eram senhores do país, e tal estima se estendia também ao filho. 
Por muito tempo pai e filho serviram como ecônomos do califa de Damasco e por ocuparem cargos tão importantes desfrutavam de inúmeros privilégios. Nessa época Damasco já estava dominada pelos árabes-mulçumanos, e que acabavam de conquistar também a Palestina. Nessa época, o convívio entre as duas religiões era pacifico.  
João Mansur, jovem e brilhante, com sua inteligência e lealdade tornou-se o conselheiro e amigo do califa. Com o passar do tempo o coração de João Mansur inquietou-se e o nosso jovem trocou o alto posto em Damasco pela vida monástica da comunidade religiosa de São Sabas, na Palestina. Foi ordenado sacerdote e desde então se dedicou a penitência e aos estudos das sagradas escrituras, no recolhimento e no silêncio. As únicas vezes que saia do mosteiro, era para pregar na Igreja do Santo Sepulcro. Suas homilias, sempre repassadas em defesa da fé e da doutrina, eram depois distribuídas para outras dioceses. 
Tornou-se muito respeitado entre o clero e o povo, e foi a convite do bispo de Jerusalém, João V que ele participou do Concilio Ecumênico de Nicéia. Foi durante o concilio, um defensor da posição da Igreja contra os hereges iconoclastas. Escritor incansável, reconhecido por sua humildade e simplicidade, tornava-se um leão em defender a verdade, suas obras mais importantes são: “A Fonte da Ciência”, “A Fé Ortodoxa”, “Sacra Paralela”, e “Orações sobre as Imagens Sagradas”, onde defende o culto das imagens nas Igrejas, contra o conceito dos iconoclásticas.  
Foi por causa deste último livro que João Damasceno foi perseguido e preso pelos hereges. Seus inimigos conseguiram lançar dúvidas no coração do Califa a respeito da lealdade de João para com ele.  
O Califa de Damasco cheio de ódio, por achar-se traído, ordena que a mão de João Damasceno seja decepada e exposta ao público. Impedido de escrever, João Damasceno, em lagrimas e súplicas, implora a intercessão da Virgem Maria para que tenha sua mão restituída e assim continuar defendendo a Sã Doutrina, através de seus escritos. 
João Damasceno adormece e no seu sono profundo é acordado por uma voz feminina a dizer-lhe:  
“Meu filho tua mão está curada, faze dela o uso conforme prometestes”.  
Quando olhou, encheu-se de espanto e entre hinos e louvores exaltava a misericórdia de Deus e a bondade da Ssma. Virgem Mãe de Deus.

Em reconhecimento e gratidão à Virgem Maria, João Damasceno comprou prata, com a qual mandou esculpir a mão em posição de súplica e agradecimento. Colocou-a na parte inferior de um ícone da Virgem Mãe, que passou a ser chamada de a "Virgem das Três Mãos". É a padroeira dos injustamente acusados e condenados e é uma devoção conhecia na Estônia.  
Tão logo o Califa soube do acontecido, reconhecendo a intervenção divina na defesa de João Damasceno, pediu-lhe perdão e a paz voltou a reinar.Veronica justa

Santa Verônica
A Justa Verônica era, segundo a tradição, aquela mulher com fluxo de sangue, que recebeu cura ao tocar na orla da veste de Cristo (Mt. 9: 20-22). 
Verônica deu ao Senhor um véu, com o qual o Senhor enxugou o rosto, por ocasião da crucificação. No véu ficou impressa a Imagem o Rosto do Senhor, por isto em seu ícone, ela aparece segurando um tecido no qual está a Face do Senhor. 
A palavra «verônica» significa «verdadeira imagem» («vero» = verdadeira; «ícone» = imagem). 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 5:9-6:11

Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja? Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos? Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis. Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano? Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos. Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.

Mateus 13:54-58

54 E, chegando à sua terra, ensinava o povo na sinagoga, de modo que este se maravilhava e dizia: Donde lhe vem esta sabedoria, e estes poderes milagrosos? 55 Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas? 56 E não estão entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto? 57 E escandalizavam-se dele. Jesus, porém, lhes disse: Um profeta não fica sem honra senão na sua terra e na sua própria casa. 58 E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário