08 de Julho de 2022 (CC) / 25 de Junho (CE)
São Sisoé, o Grande, (†429)Encontro das Santas Relíquias da Santa Virgem Juliana (1540)
Tom 4
O Monge Sisoé, o Grande (†429) é um monge eremita, que viveu neste mundo no deserto egípcio, em uma caverna santificada pelos labores orantes de seu predecessor - o Monge Antônio, o Grande (Com. 17 de janeiro). Por seus sessenta anos de feitos na selva, o Monge Sisoi alcançou a sublime pureza espiritual, e lhe foi concedido o dom de fazer maravilhas, de tal forma que, por meio de sua oração, ele mesmo uma vez devolveu à vida a um rapaz morto.
Extremamente rígido consigo mesmo, o Monge Sisoé, era muito misericordioso e compassivo para com os que estavam próximos e recebia a todos com amor. Aos que o visitavam, o monge sempre ensinava, primeiro, a humildade.
À pergunta de um dos monges sobre como ele poderia atingir uma consciência constante de Deus, o monge observou: "Isso ainda não tem muita importância, meu filho, mas mais importante é isto - considerar-se abaixo de todos os outros, porque tal depreciação auxilia na aquisição de humildade ".
Questionado pelos monges, se um ano é suficiente para o arrependimento por ter caído em pecado contra um irmão, - o Monge Sisoé disse: "Eu creio na misericórdia de Deus, o Amante da Humanidade, e se um homem se arrepender com todos os seus alma, então Deus aceitará seu arrependimento em três dias ”.
Quando o monge Sisoé se deitou em seu leito de morte, os discípulos em volta do Ancião, viram que seu rosto realmente brilhava. Eles perguntaram ao moribundo o que ele viu. Abba Sisoi respondeu, que ele viu os Profetas e Apóstolos. Os discípulos perguntaram, com quem o monge conversou? Ele disse que os anjos tinham vindo por sua alma, e ele implorou que lhe dessem um pouco de tempo ainda para o arrependimento. “Tu, pai, não precisas de arrependimento” - responderam os alunos. Mas o Monge Sisoé com sua grande humildade, respondeu: "Não sei ao certo se comecei mesmo a fazer o meu arrependimento".
Depois dessas palavras, o rosto do santo Aba (Pai), brilhou tanto que os irmãos não puderam olhar para ele. O monge teve tempo de dizer a eles que viu o próprio Senhor, e sua alma sagrada expirou para o Reino Celestial.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
1 Coríntios 1:1-9
Mateus 13:24-30
Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.
† † †
COMENTÁRIOS
Epístola
1: 2 Apesar da desordem, desunião, e erro entre os coríntios, o Apóstolo ainda os chama de "Igreja de Deus, santificados em Cristo e de santos" (separados para Deus).Batizados em Cristo, unidos com Ele, esta Igreja, por Sua misericórdia, é uma com os fiéis que estão em todos os lugares.
1: 3 A Graça é ilimitada, incondicional, é o amor incriado de Deus, dado livremente para aqueles que não o merecem. Paz é a nossa reconciliação com Deus e uns com os outros. A expressão "A paz esteja convosco", encontra-se repetidas vezes na Antigo Testamento, e é a saudação diária comum em todo o Oriente Médio. "A paz esteja convosco" na Divina Liturgia Ortodoxa está ligada à leitura do Evangelho, ao beijo da paz, e a oração do Senhor. Jesus deu aos discípulos o dom da paz, que é a presença do Espírito Santo (Jo 14:27; 20:19).
1: 4 Nada é tão agradável a Deus como a nossa gratidão por Sua graça, tanto para nós e para os outros.
1: 7 O Livro do Apocalipse mostra que, embora não sendo visto, o Senhor Jesus Cristo está presente até agora, e então aparecerá em glória. A segunda vinda
de Cristo é um ponto principal no ensino de Paulo, pois que neste Seu Segundo Advento, a nossa salvação será claramente revelada e totalmente conhecida.
1: 4-9 Embora ele vai depois repreender severamente esta igreja, a garantia de Paulo sobre os seus dons e a vocação é sincero. Pela graça de Deus é dado à Igreja em todos os lugares, mesmo em Corinto.
Evangelho
13: 24-30 Esta parábola se baseia na anterior Parábola do Semeador. Aqui Cristo dá atenção para o inimigo que semeou a sua descendência entre a semente de Cristo. Como falsidade veio depois da verdade e falsos profetas vieram após os verdadeiros profetas, assim é que o Anticristo virá depois do Cristo. Assim como o joio à primeira vista é semelhante ao trigo, também as modas do diabo e suas mentiras assemelham-se à verdade. A narrativa de que o diabo semeou enquanto os homens dormiam, indica que as heresias e mentiras brotam quando as pessoas estão apáticas.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário