quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

27ª Quinta-feira Depois de Pentecostes


15 de Dezembro de 2022 (CC) / 02 de Dezembro
Santo Habacuque, Profeta (séc. VII a.C)
Jejum da Natividade (Apenas pão, vegetais e frutas)
Tom 1



Habacuque era descendente dos Levitas, sacerdotes e servidores do Templo em Jerusalém. Viveu pouco antes da destruição do Templo e era contemporâneo do Profeta Jeremias. 
Seu livro se destaca pela linguagem simples, elevada e poética. Os conhecedores das Sagradas Escrituras o elogiam pela simplicidade, brevidade e pela profundidade das imagens. O profeta Habacuque ensinava que o ímpio e o injusto se perderão, enquanto os piedosos serão salvos pela fé. Com este pensamento (que os ímpios se perderão e os justos se salvarão) compõe um hino – um cântico – que descreve o Juízo Divino. 
«Porque, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda)». (Ab 3:17-19).  
O Profeta Habacuque predisse a salvação pela fé no Reino do Messias: 
«Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá». (Ab 2:4). (ver Gl 3:11 e Hb 10:38).  
Os capítulos 2 e 3 servem de inspiração para os “irmos” do quarto cântico dos cânones do serviço matutino (Matinas). Em alguns ‘irmos’ se repetem textualmente expressões destes capítulos, como por exemplo, o Canon da Páscoa «Estarei em minha guarda; o Senhor escutou a voz de teu apelo. Sua majestade cobriu o céu e a terra». Estas frases os santos padres relacionam com o Messias. 
O Profeta Habacuque profetiza o futuro quando disse: «Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar. (Ab 2:14). 
O conteúdo de seu livro é o seguinte: o profeta se surpreende como prosperam os injustos (1:1-4); a resposta do Senhor (1:5-11); outra surpresa do profeta (1:12-17); contestação do Senhor (2:1-5); a pregação das lamúrias dos caldeus por seus pecados (2:6-20) e  um hino a Deus (cap 3). 
Comemoração do Profeta Habacuque 
Tropárion do Profeta Habacuque Tom 2
Celebramos, Senhor, a memória do Teu profeta Habacuque, / E por ele nos aproximamos de Ti para suplicar-Te: // Salve as nossas almas!

Kondákion do Profeta Habacuque Tom 4
Claramente vistes os santos Discípulos de Cristo / Como cavalos que perturbavam o mar profundo da ignorância, / E tu, pelos teus divinos ensinamentos, / Ó Habacuque, Arauto Divino, / Lançaste nas profundezas o erro. / Portanto, como um verdadeiro Profeta, te aclamamos, / E suplicamos que intercedas // para que achemos misericórdia junto a Deus, o Senhor.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempree pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Timóteo 6:17-21

Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos. Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis. Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se apoderar da vida eterna. Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência, qual professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém.

Lucas 20:9-18

E começou a dizer ao povo esta parábola: Certo homem plantou uma vinha, e arrendou-a a uns lavradores, e partiu para fora da terra por muito tempo; e no tempo próprio mandou um servo aos lavradores, para que lhe dessem dos frutos da vinha; mas os lavradores, espancando-o, mandaram-no vazio. E tornou ainda a mandar outro servo; mas eles, espancando também a este, e afrontando-o, mandaram-no vazio.mE tornou ainda a mandar um terceiro; mas eles, ferindo também a este, o expulsaram. E disse o senhor da vinha: Que farei? Mandarei o meu filho amado; talvez que, vendo, o respeitem. Mas, vendo-o os lavradores, arrazoaram entre si, dizendo: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, para que a herança seja nossa. E, lançando-o fora da vinha, o mataram. Que lhes fará, pois, o senhor da vinha? Irá, e destruirá estes lavradores, e dará a outros a vinha. E, ouvindo eles isto, disseram: Não seja assim! Mas ele, olhando para eles, disse: Que é isto, pois, que está escrito? A pedra, que os edificadores reprovaram, Essa foi feita cabeça da esquina. Qualquer que cair sobre aquela pedra ficará em pedaços, e aquele sobre quem ela cair será feito em pó.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


A parábola da vinha retrata a Igreja do Antigo Testamento; os lavradores são a hierarquia daqueles tempos. Por não estar cumprindo seu propósito, uma sentença foi pronunciada sobre ela: tomar sua vinha e dá-la a outros. Esses outros foram primeiro os santos apóstolos, depois seus sucessores - os bispos com todo o sacerdócio. A vinha de Deus tem sido a mesma desde o princípio do mundo, e o propósito de seus lavradores foi, é e será o mesmo até o fim do mundo - trazer ao Senhor o fruto da videira - almas salvas. Esta é a tarefa da hierarquia cristã e, portanto, nossa tarefa. A extensão de seu cumprimento todos nós podemos ver. O que se pode dizer sobre isso? Sobre muitas coisas - glória a Deus! Mas sobre muitas, muitas coisas não se pode deixar de desejar o melhor. Isso diz respeito particularmente à pregação da palavra de Deus. Em algum lugar a pregação é ouvida; e, no entanto, esta é apenas uma faca de jardim nas mãos dos lavradores da vinha de Deus. Que isto não se cumpra sobre nós: o senhor da vinha virá e destruirá estes lavradores, e dará a vinha a outros. Mas e se esses outros invadirem por conta própria e destruírem não apenas os lavradores, mas a própria videira…

São Teófano, o Recluso

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário