quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

26ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

 
07 de Dezembro de 2022 (CC) / 24 de Novembro (CE)
S. Megalomártir Catarina de Alexandria († 310)
Pós-festa da Entrada da Santíssima Theotókos no Templo
Jejum da Natividade
Tom 8


 

Descrita como uma jovem de dezoito anos, cristã, de rara beleza, Catarina era filha do rei Costus, de Alexandria, onde vivia no Egito. Muito culta, dispunha de vastos conhecimentos teológicos e humanísticos. Com desenvoltura, modéstia e didática, discutia filosofia, política e religião com os grandes mestres, o que não era nada comum a uma mulher e jovem naquela época. E fazia isso em público, por isso era respeitada pelos súditos da Corte que seria sua por direito.
Entretanto esses eram tempos duros do Imperador romano Maximino, terrível perseguidor e exterminador de cristãos. Segundo os relatos, a história do martírio da bela cristã teve início com a sua recusa ao trono de Imperatriz. Maximino apaixonou-se por ela, e precisava tirá-la da liderança que exercia na expansão do cristianismo. Tentou, oferecendo-lhe poder e riquezas materiais. Estava disposto a divorciar-se para casar-se com ela, contanto que passasse a adorar os deuses egípcios.

Catarina tinha consagrado sua vida ao serviço de Cristo, da qual se declarava noiva, pois em uma visão que tivera, o próprio Cristo lhe conferia um anel de noivado, assim, recusou enfaticamente, o pedido de casamento do Imperador  e ao mesmo tempo tentou convertê-lo, desmistificando os deuses pagãos. Sem conseguir discutir com a moça, o Imperador chamou os sábios do reino - num total de 50 - para auxiliá-lo. Eles tentaram defender o paganismo com falácias teóricas e filosóficas, mas acabaram convertidos por Catarina. Irado, Maximino condenou todos ao suplício e à morte. Exceto ela, para quem tinha preparado algo especial.

No entanto, enquanto aguardava no cárcere, ela conduziu o comandante do imperador, Porfírio e duzentos soldados à verdadeira fé, assim como a própria imperatriz Augusta-Vasilissa. Todos estes também vieram a padecer por Cristo.

Quanto a Santa Catarina, o Imperador mandara torturá-la com rodas equipadas com lâminas cortantes e ferros pontiagudos. Com os olhos elevados ao Senhor, rezou e fez o sinal da cruz. Então, ocorreu o primeiro prodígio: o aparelho se desmontou. Maximino, transtornado, levou-a para fora da cidade e comandou pessoalmente a sua tortura. Durante a tortura de Catarina, um anjo de Deus veio até ela e destruiu a roda em que a santa virgem estava sendo torturada. Depois, o próprio Senhor Jesus Cristo lhe aparecera e a confortava. Após muitas torturas, Catarina foi decapitada com a idade de dezoito anos, em 24 de Novembro, 310. Leite, em vez de sangue, fluiu de seu corpo, o qual foi levado por anjos para o alto do monte Sinai, onde até hoje repousam suas relíquias milagrosas. Contam-se aos milhares as graças e os milagres acontecidos naquele local por intercessão de santa Catarina de Alexandria.

Passados três séculos, Justiniano, Imperador de Bizâncio, mandou construir o Mosteiro de Santa Catarina e a igreja onde estaria sua sepultura no monte Sinai. Mas somente no século VIII conseguiram localizar o seu túmulo, difundindo ainda mais o culto entre os Fiéis do Oriente como do Ocidente. 
Tropárion de Santa Catarina  Tom IV
A Tua cordeira Catarina altissonante clama a Ti, Jesus: / Eu Te amo, ó meu Noivo, / e, em busca de Ti, passei por muitas lutas. / Estou crucificada e sepultada Contigo no Teu batismo, / e por Teu amor padeci, para que eu pudesse reinar Contigo; / Morro por Ti, para que possa viver Contigo. / Aceita-me, como um sacrifício puro, / pois, por amor por Ti, padeci. // Por suas súplicas, salva as nossas almas, ó Tu que És misericordioso.

Kondákion de Santa Catarina Tom II
Ó vós que amai os mártires, / erguei reverentes um coro / honrando a sapientíssima Catarina; / pois, na arena anunciou Cristo e pisou a serpente, // destroçando o conhecimento dos oradores. 
Leituras Comemorativas 
Efésios 6:10-17
Lucas 21:12-19 


Oração Antes de Ler as Escrituras 

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Timóteo 1:18-20; 2:8-15

Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia; conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé. E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda. Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.

Lucas 18:15-17, 26-30

E traziam-lhe também meninos, para que ele lhes tocasse; e os discípulos, vendo isto, repreendiam-nos. Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele. E os que ouviram isto disseram: Logo quem pode salvar-se? Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus. E disse Pedro: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos. E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, de modo algum entrará nele. Como alguém pode recebê-lo como uma criancinha? Eis como: com simplicidade, com o coração cheio, sem pensar um momento. Uma análise racional não é aplicável no reino da fé. Ele pode ter lugar apenas em seu limiar. Um anatomista divide todo o corpo em seus detalhes, mas não vê a vida. Assim também a razão, por mais que raciocine, não compreende o poder da fé. A própria fé fornece as contemplações que, tomadas em conjunto, mostram que a fé satisfaz completamente todas as necessidades de nossa natureza e obriga nossa consciência, consciência e coração a receber a fé. Eles recebem e, tendo recebido, não querem ficar para trás. Então, é como saborear uma comida gostosa e saudável. Tendo provado uma vez, sabemos que é adequado e o classificamos entre as substâncias nutritivas. A química nada faz para forçar essa convicção, nem antes nem depois da degustação. Nossa convicção é baseada na experiência direta e pessoal. Assim, o crente conhece diretamente a verdade da fé. A própria fé infunde nele a convicção inabalável de que é fé. Como, então, a fé poderia ser uma fé da razão? Nisto reside a razoabilidade da fé, saber diretamente que é fé. A razão só estraga as coisas, esfriando a fé e enfraquecendo a vida segundo a fé; mas o principal é que é arrogante e afugenta a graça de Deus - um mal de primeiro grau no cristianismo.

São Teófano, o Recluso

† † †

ORAÇÃO

Salmo 24

A Ti, Senhor, elevei a minha alma, meu Deus, em Ti confio, não seja eu envergonhado, não zombem de mim meus inimigos. Porque todos os que em Ti esperam não sofrerão vexame. Envergonhados sejam todos os obreiros de futilidades.

Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos, e ensina-me as Tuas veredas. Orienta-me, segundo a Tua verdade, e ensina-me, pois És Deus, meu salvador e sempre tenho esperado por Ti.

Recorda-Te de Tuas misericórdias, Senhor, porque Tuas misericórdias são eternas. Não Te lembres dos pecados de minha juventude e nem de minha ignorância. Recorda-Te de mim, ó Deus, segundo a Tua misericórdia, por causa de Tua bondade, ó Senhor.

O Senhor É bondoso e reto, por isto estabelece uma Lei para os delinquentes no caminho; 
Guiará os mansos no juízo, ensinará aos dóceis os Seus caminhos. Todos os caminhos do Senhor são misericórdia e verdade para os que buscam Sua Aliança e Seus testemunhos. Por amor de Teu Nome, Senhor, perdoarás o meu pecado. Ele é, de fato muito grande. 

Quem é o homem que teme ao Senhor? Ele o instrui no caminho que Ele escolheu. Sua alma repousará no meio de bens, e sua descendência herdará a terra. O Senhor É a força dos que O temem, e a estes faz conhecida a Sua aliança. 

Os meus olhos estão continuamente postos no Senhor; pois Ele É Quem há de tirar os meus pés do laço. Olha para mim, e tem misericórdia de mim, porque estou solitário e pobre. Multiplicaram-se as aflições de meu coração. Livra-me da minha tristeza. Vê minha humilhação e minha labuta, e perdoa todos os meus pecados. Vê como se multiplicaram os meus inimigos, e com que ódio iníquo me odeiam. Guarda a minha alma e livra-me, e assim não serei envergonhado, porque em Ti esperei.

O inocente e o reto juntaram-se a mim, porque eu esperei por Ti, ó Senhor.

Livra, ó Deus, a Israel de todas as suas tribulações.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Aleluia, aleluia, aleluia, glória a Ti, ó Deus (3x)

Senhor, tem piedade (3x)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário