14 de Dezembro de 2022 (CC) / 01 de Dezembro (CE)
Ss Profeta Naum (séc. VII a.C.); Filaret, o Misericordioso; Teocleto de Lacedemonia
Jejum da Natividade
Tom 1
Também chamado de Elcosiano (em hebraico “elgoshi”) o que provavelmente indica o nome de seu pai. A família de Naum era originária de uma aldeia que mais tarde recebeu o nome do profeta, em sua homenagem. No Evangelho, Cafarnaum é mencionada para designar a aldeia de Naum, na parte norte do Lago da Galiléia. Depois da destruição do Reino de Israel pelos assírios (722 a.C) os descendentes de Naum se mudaram para Judá, onde iniciou seu serviço profético, no inicio do século VII a.C.
No terceiro capitulo de seu Livro, Naum fala principalmente do castigo de Nínive, a capital da Assíria. No passado, Nínive sentiu o peso da mão de Deus, pelo castigo, para que o povo hebreu voltasse a razão. Por isso Isaias chamava a Assiria:
“Ai da Assíria, a vara da minha ira, porque a minha indignação é como bordão nas suas mãos (Is 10-5,15).
Naum descreve em imagens muito reais o castigo dos hebreu pelos assírios:
«O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. Ele repreende ao mar, e o faz secar, e esgota todos os rios; desfalecem Basã e o Carmelo, e a flor do Líbano murcha. Os montes tremem perante Ele, e os outeiros se derretem; e a terra se levanta na sua presença; e o mundo, e todos os que nele habitam. Quem parará diante do seu furor, e quem persistirá diante do ardor da sua ira? A sua cólera se derramou como um fogo, e as rochas foram por ele derrubadas. O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele» (Na 1:3-7).
Duzentos anos antes, na época do Profeta Jonas, Nínive, a capital da Assíria, foi perdoada por Deus, mediante a penitência e o arrependimento de seu povo. Depois disso, a Assíria começou a crescer e a progredir rapidamente. Embriagados por suas conquistas, os assírios tornaram-se muito arrogantes e cruéis com os povos vizinhos. Em seu livro, Naum descreve a situação moral da Nínive contemporânea como uma cidade de sangue e traição. No futuro castigo, o profeta prediz o que a cidade iria sofrer como conseqüência de todo sangue derramado. Até então a Nínive invencível, foi submetida pelo Imperador Nabopolasar da Babilônia, no ano de 612 a.C. Sua destruição e aniquilamento foram escritos por Heródoto, Dióscoro da Sicilia e outros escritores gregos.
Assim, como profetizou Naum, Nínive, depois de sua destruição desapareceu da face da terra. O profeta surpreso pergunta:
«Onde está agora o covil dos leões, e as pastagens dos leõezinhos, onde passeava o leão velho, e o filhote do leão, sem haver ninguém que os espantasse? O leão arrebatava o que bastava para os seus filhotes, e estrangulava a presa para as suas leoas, e enchia de presas as suas cavernas, e os seus covis de rapina» (Na 2, 11-12).
† † †Efetivamente, durante 2 mil anos a cidade de Nínive foi esquecida, não se sabendo o local exato onde estava situada. Somente, no século XIX, foram encontrados sítios arqueológicos de Nínive pelas escavações feitas por Rawlinson e outros arqueólogos. Tais descobertas arqueológicas testificam a verdade e a surpreendente exatidão das profecias de Naum.
Tropárion do Santo Profeta Naum, no 2º Tom
Celebramos, Senhor, a memória do Teu profeta Naum
e por ele nos aproximamos de Ti para suplicar-Te:
Salve as nossas almas!
Kontákion do Profeta Naum, no 2º Tom
Teu coração puro, iluminado pelo Espírito
tornou-se a habitação da mais esplendorosa profecia;
pelo que enxergastes eventos ainda longínquos como se já fossem próximos
Por isto nós te honramos, ó mui abençoado e glorioso Profeta Naum.
São Filaret, o Misericordioso
Filaret era da aldeia de Amnia, em Paphlagonia. Logo cedo, Filaret tornou-se um homem muito rico, mas, de tanto dar esmolas aos pobres, ele mesmo ficou extremamente pobre. No entanto, não tinha medo da pobreza, e, não dando ouvidos às reclamações de sua esposa e filhos, continuava suas obras de caridade com esperança em Deus, que disse:
«Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia» (Mateus 5: 7).
Uma vez, enquanto estava arando no campo, um homem veio até ele e se queixou de que um dos seus bois tivesse morrido no chicote e que ele era incapaz de arar com apenas um boi. Filaret, então, pegou um de seus bois e o deu ao homem. Fez o mesmo com o cavalo que lhe havia restado, doando a um homem que foi convocado para ir à guerra. Também doou o bezerro de sua última vaca, e quando viu como a vaca sofria com a falta do bezerro, e o bezerro sofria por não estar com a vaca, chamou o homem e lhe deu a vaca também. E, assim, Filaret foi ficando sem comida em uma casa vazia. Mas ele orou a Deus e colocou sua esperança Nele. E Deus não deixa o justo ser envergonhado em sua esperança.
Naquela época, a Imperatriz Irene reinava com seu filho, Constantino. De acordo com o costume da época, a Imperatriz enviava homens por todo o império para procurar a melhor e mais ilustre donzela a quem ela poderia casar com seu filho, o Imperador. Pela providência de Deus, estes homens passaram a noite na casa de Filaret, e viram a sua mais linda e modesta neta Maria, a filha de sua filha Hypatia, e a levou para Constantinopla. O Imperador dela se agradou, e se casou com ela; então, Filaret e toda a sua família se mudaram para a capital, onde receberam grandes honrarias e riquezas. Filaret não se tornou orgulhoso como um resultado desta boa fortuna inesperada, mas, graças a Deus, ele continuou a realizar boas obras ainda mais do que antes, e, assim, continuou até sua morte.
Com a idade de noventa anos, convocou seus filhos, os abençoou, e os instruiu a se apegarem a Deus e à Lei de Deus, e com o seu espírito clarividente profetizou a todos, revelando-lhes como eles iriam viver esta vida, tal como uma vez o fizera Jacó com seus filhos. Depois, foi para o Mosteiro Rodolfia e entregou a alma a Deus. Na sua morte, seu rosto resplandecia como o sol, e após sua morte, uma fragrância doce incomum saía de seu corpo e milagres aconteceram em suas relíquias. Este homem justo entrou no descanso Divino no ano 797 dC. Sua esposa, Theosevia, e todos os seus filhos e netos viveram uma vida agradável a Deus e repousaram no Senhor.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
1 Timóteo 5:22- 6:11
A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro. Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades. Os pecados de alguns homens são manifestos, precedendo o juízo; e em alguns manifestam-se depois. Assim mesmo também as boas obras são manifestas, e as que são de outra maneira não podem ocultar-se. Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados. E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta. Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscência loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.
Lucas 20:1-8
E aconteceu num daqueles dias que, estando ele ensinando o povo no templo, e anunciando o evangelho, sobrevieram os principais dos sacerdotes e os escribas com os anciãos, e falaram-lhe, dizendo: Dize-nos, com que autoridade fazes estas coisas? Ou, quem é que te deu esta autoridade? E, respondendo ele, disse-lhes: Também eu vos farei uma pergunta: Dizei-me pois: O batismo de João era do céu ou dos homens? E eles arrazoavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que o não crestes? E se dissermos: Dos homens; todo o povo nos apedrejará, pois têm por certo que João era profeta. E responderam que não sabiam de onde era. E Jesus lhes disse: Tampouco vos direi com que autoridade faço isto.
A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro. Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades. Os pecados de alguns homens são manifestos, precedendo o juízo; e em alguns manifestam-se depois. Assim mesmo também as boas obras são manifestas, e as que são de outra maneira não podem ocultar-se. Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados. E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta. Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscência loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.
E aconteceu num daqueles dias que, estando ele ensinando o povo no templo, e anunciando o evangelho, sobrevieram os principais dos sacerdotes e os escribas com os anciãos, e falaram-lhe, dizendo: Dize-nos, com que autoridade fazes estas coisas? Ou, quem é que te deu esta autoridade? E, respondendo ele, disse-lhes: Também eu vos farei uma pergunta: Dizei-me pois: O batismo de João era do céu ou dos homens? E eles arrazoavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que o não crestes? E se dissermos: Dos homens; todo o povo nos apedrejará, pois têm por certo que João era profeta. E responderam que não sabiam de onde era. E Jesus lhes disse: Tampouco vos direi com que autoridade faço isto.
Os sacerdotes, escribas e anciãos não acreditaram no Senhor. Para levantá-los à fé, fez-lhes uma pergunta: o batismo de João era do céu ou dos homens? Raciocine sobre isso sem preconceito e seu raciocínio o levará à fé. O que é dito sobre o aparecimento de João pode ser dito sobre cada evento que acompanha a vinda do Senhor na carne, e sobre Sua própria vinda, e tudo o que entra em contato com ela. Que cada pessoa raciocine sobre tudo isso - a conclusão será a mesma: “verdadeiramente este era o Filho de Deus”. Vários pensamentos podem surgir, confusão pode surgir, o que parece incongruência pode ser encontrado; mas no final de todas as investigações uma convicção universal virá: que é impossível pensar de outra maneira senão como é mostrado nos Evangelhos e escritos apostólicos. Grande é o mistério da piedade: Deus se manifesta na carne (I Tim. 3:16). Isso permanece um mistério, mas ficará claro para a mente de acordo com a necessidade moral que a própria investigação da mente aplicará a si mesma— confessar desta forma, e de nenhuma outra. Os incrédulos ou não investigam como deveriam, ou investigam superficialmente, com uma mente alheia a isso, ou aceitam um estado de espírito miserável que se opõe ao que a fé exigiria. A refutação mais insignificante da fé é suficiente para eles, a fim de justificar sua incredulidade. As palavras dos incrédulos abalam os crentes, porque os crentes se contentam com a fé simples, e não buscam esclarecimentos sobre os fundamentos da fé. Essas palavras os pegam desprevenidos; é por isso que eles estão abalados.
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