sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

27ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

16 de Dezembro de 2022 (CC) / 03 de Dezembro (CE)
Ss. Sofonias, profeta (séc. VII a.C); 
Sabas de Zvenigorodsk e Ângelo, o Jovem
Jejum da Natividade
Tom 1



Durante o longo reinado do ímpio rei Manassés (698-643 a.C), quase todos os profetas de Judá foram aniquilados ou viveram na clandestinidade. É possível afirmar que Sofonias tenha sido o primeiro profeta que levantou sua voz após meio século de silêncio dos enviados divinos. Sofonias pregou durante o reinado do piedoso Josias, rei de Judá (640-609 a. C.), vinte anos antes da destruição de Jerusalém. Os antepassados de Sofonias eram de origem nobre. Supõem-se que, induzido pelo profeta, o rei iniciou, aos poucos, uma difícil reforma religiosa, cujas bases foram lançadas na época do rei Manassás. Sofonias observava com dor o crescente esmorecimento espiritual do povo e sua adesão às crenças pagãs. O profeta acusava severamente os dirigentes da vida pública (príncipes, juízes e sacerdotes) de serem maus exemplos: 
«Ai da cidade rebelde, contaminada e opressora! Não obedeceu à sua voz, não aceitou o castigo; não confiou no Senhor; nem se aproximou do seu Deus. Os seus príncipes são leões que rugem no meio dela; os seus juízes são lobos da tarde, que não deixam os ossos para a manhã. Os seus profetas são levianos, homens aleivosos; os seus sacerdotes profanaram o santuário, e fizeram violência à lei. O SENHOR é justo no meio dela; ele não comete iniqüidade; cada manhã traz o seu juízo à luz; nunca falta; mas o perverso não conhece a vergonha» (Sf, 3,1-5). 
Sem duvida, o objetivo destas severas censuras era prevenir das desgraças que ameaçavam o povo judeu. Sofonias predisse o castigo que Deus impetrou aos povos vizinhos, não para aniquilá-los, mas para que voltassem à fé no Deus único: aos moabitas e amonitas, ao leste e ao norte os assírios e ao sul os etíopes. Termina Sofonias seu livro com a descrição dos tempos messiânicos e a regeneração espiritual do mundo. 
"Naquele tempo então darei uma linguagem pura aos povos, para que todos invoquem o nome do SENHOR, para que o sirvam com um mesmo consenso" (sf 3,9). 
O conteúdo de seu livro se resume neste esquema: Juízo divino sobre Jerusalém (1, 2-3 e 3,1-8); Juízo sobre os povos vizinhos (2,4-15); o Messias e a salvação do mundo ( 3,9-20). 
O Monge Sabas de Storozhevsk e Zvenigorodsk em sua juventude, deixou o mundo, aceitando a tonsura sob o Monge Sergei de Radonezh, para o qual ele foi um dos primeiros discípulos e co-ascetas. 
Sabas de Zvenigorodsk  
O Monge Sabas adorava a vida tranquila, evitava conversar com as pessoas e vivia em constante labor, lamentando a pobreza da sua alma e lembrando-se do julgamento de Deus. Ele era um modelo de simplicidade e humildade, e alcançou uma profundidade de sabedoria espiritual tal que "no mosteiro do Monge Sergei ele o confessor espiritual de todos os irmãos, um venerável ancião e extremamente instruido". 
Quando o Grande Príncipe Dimitrii Donskoy, em gratidão pela vitória sobre Mamai, construiu o mosteiro da Dormição da Mãe de Deus, no Rio Dubenka, Sabas tornou-se seu hegúmeno, com a bênção do Monge Sergei. Preservando a maneira simples de seu estilo de vida ascético, se alimentava apenas de plantas, usava roupas grosseiras e dormia no chão. 
Em 1392, os irmãos da Lavra Sergiev, com a partida de sua hegúmen Nikon no deserto, rogaram ao monge Sabas que aceitasse ser hegúmeno do mosteiro. Aqui Ele "cuidou bem do rebanho que o confiou, como ele podia e como as orações de seu pai espiritual, o Beato Sérgio, o ajudou". A tradição atribui ao seu tempo como hegúmeno a descoberta de uma fonte de água para além das paredes de Lavra. 
Um afilhado do Monge Sergei, o Príncipe Yurii Dimitrievich Zvenigorodsky, considerava o monge Sabas com grande amor e estima. Ele escolheu o monge Sabas como seu pai espiritual e suplicou-lhe para vir e conceder a bênção sobre toda a sua casa. O monge tinha a esperança de voltar para o seu mosteiro, mas o príncipe prevaleceu sobre ele para permanecer e colocar no lugar um novo mosteiro, "em sua pátria, perto de Zvenigorod, onde o lugar era chamado Storozh". Lutando pela vida solitária e silenciosa, o Monge Sabas aceitou a oferta do Príncipe Zvenigorod Yurii Dimitrievich, e com lágrimas diante de um ícone da Mãe de Deus suplicou sua proteção para o lugar selvagem. Nas alturas de Storozhevsk, onde anteriormente estava acampado um sentinela, protegendo Moscou dos inimigos, ele montou uma pequena igreja de madeira da Natividade da mãe MostHoly de Deus, e não muito longe dela fez uma pequena cela para si mesmo. E aqui, no ano de 1399, o monge estabeleceu um mosteiro, aceitando com carinho tudo o que veio para a vida de solidão. O monge trabalhou muito no edifício de seu mosteiro. Ele mesmo escavou um poço abaixo da Colina, do qual sobre seus ombros carregava sua própria água; ele cercou o mosteiro com uma palisade de madeira, e acima dela, em um oco, cavou para si uma cela para uma vida de solidão. 
Em 1399, O Monge Sabas abençoou seu filho espiritual, o príncipe Yurii, para ir em uma campanha militar, e ele previu a vitória sobre o inimigo. Através das orações do santo ancião, as forças do Príncipe receberam uma vitória rápida. Através dos esforços do Monge Sabas, uma igreja de Pedra da Natividade da mãe MostHoly de Deus também foi construída. 
Santa Savva morreu em 3 de dezembro de 1406. 
A veneração do Monge pela população local começou imediatamente após a sua morte. O poder curativo milagroso, que saiu do túmulo do monge, e suas numerosas aparições, convenceram a todos que hegúmeno Sabas "é, na verdade, uma estrela-radiante da Luz Divina, iluminando todos os seus milagres". Em uma carta de 1539 O Monge Sabas é chamado de Miraculoso. O Tsar Alexei Mikhailovich tinha uma estima particular por ele, repetidamente indo a pé para venerar no mosteiro do Monge Sabas. A tradição preservou-nos um relato notável de como o monge Sabas o tinha salvo de um urso feroz. 
A Vida do Monge Savva, compilado no Século XVI, relata como, no final do Século XV (anos 1480-1490), o santo apareceu para o hegúmeno Dionysii do mosteiro Savvinsk e disse-lhe: 
"Dionysii! Acorda e escreve o meu rosto sobre um ícone". 
À pergunta de Dionísio, sobre quem era, veio a resposta: 
"Eu sou Sabas, o fundador deste lugar". 
Um velho ancião do mosteiro chamado Avvakum, tendo em sua juventude visto o monge Sabas, descreveu a aparência exterior do Santo. E foi precisamente como o Santo apareceu ao hegúmeno Dionísio, que cumpriu o comando e escreveu o ícone do Monge Sabas. 
Em 19 de janeiro de 1652, as relíquias incorruptas do santo foram descobertas.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Lucas 20:19-26 

E os principais dos sacerdotes e os escribas procuravam lançar mão dele naquela mesma hora; mas temeram o povo; porque entenderam que contra eles dissera esta parábola. E, observando-o, mandaram   espias, que se fingissem justos, para o apanharem nalguma palavra, e o entregarem à jurisdição e poder do presidente. E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, nós sabemos que falas e ensinas bem e retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas com verdade o caminho de Deus. É-nos lícito dar tributo a César ou não? E, entendendo ele a sua astúcia, disse-lhes: Por que me tentais? Mostrai-me uma moeda. De quem tem a imagem e a inscrição? E, respondendo eles, disseram: De César. Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e, maravilhados da sua resposta, calaram-se.

ENSINO DOS SANTOS PADRES


“O que Deus te pede? Sua imagem”

Buscas a imagem de Deus? Você a tem em si mesmo; o artífice não pode fazer a imagem de Deus, mas Deus pode fazer uma imagem de si mesmo. Não fez outro distinto de ti mesmo, mas que te fez a ti a sua imagem. Adorando, pois, a imagem de homem que o artífice fez, profana a imagem de Deus, que Deus imprimiu em ti mesmo. Portanto, quando te chama para que voltes, quer devolver-te aquela imagem que tu, esfregando-a em certo modo com a ambição terrena, perdeste e obscureceste.

Daqui procede, irmãos, que Deus busque a sua imagem em nós. Isto foi o que recordou àqueles judeus que lhe apresentaram uma moeda. Quando lhe disseram: Senhor, é lícito pagar tributo a César?, sua primeira intenção era lhe tentar; se dizia “é lícito”, seria acusado de querer que Israel vivesse sob maldição, ao querer que estivesse submetido a tributo, que estivesse sob o jugo de outro rei e pagasse impostos; se, porém, dizia “não é lícito pagar tributo”, lhe acusariam de ordenar algo contra o César e de ser o causante de que não pagassem os impostos devidos enquanto povo submetido.

Conheceu que lhe tentavam; conheceu, por assim dizer, a verdade para a falsidade e com poucas palavras deixou exposta a mentira procedente da boca dos mentirosos. Não emitiu a sentença contra eles por sua boca, mas deixou que eles mesmos a emitissem contra si, segundo o que está escrito: Por tuas palavras serás declarado justo e por elas declarado inocente. Por que me tentais, hipócritas? Ele lhes disse.

Mostrai-me a moeda. Mostraram-na para ele. De quem, disse, é a imagem e a inscrição? Responderam: De César. E ele: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Como César busca a sua imagem em sua moeda, assim Deus busca a sua em tua alma. Dai a César, disse, o que é de César. O que César te pede? Sua imagem. O que Deus te pede? Sua imagem. Porém, a do César está na moeda, a de Deus está em ti. Se alguma vez perdes uma moeda, choras porque perdeste a imagem do César; e não choras quando adoras um ídolo sabendo que fazes uma injúria à imagem de Deus que reside em ti?

Agostinho, bispo de Hypona (séc. V)



“Entregar a Deus a sua imagem intacta em nós”

Façamos o homem a nossa imagem e semelhança. O pintor desta imagem é o Filho de Deus. E por tratar-se de pintor tão grandioso e perito, sua imagem pode se tornar feia pela negligência, mas não apagada pela malícia. Pois a imagem de Deus permanece sempre em ti, mesmo quando tu mesmo sobreponhas à imagem do homem terreno. Esta imagem do homem terreno, que Deus não esboçou em ti, tu mesmo te vais pintando através das variadas escalas de tipos de malícia, como uma combinação de diversas cores.

Por isso temos de suplicar àquele que diz pela boca do profeta: Dissipei tuas rebeliões como névoa; os teus pecados como nuvem. E quando tiver apagado em ti todas estas cores procedentes das fraudes da malícia, então resplandecerá em ti a imagem criada por Deus. Já percebes como as Sagradas Escrituras comparam formas e figuras mediante as quais a alma aprenda a conhecer-se e a purificar-se a si mesma.

Queres contemplar ainda esta imagem a partir de outra perspectiva? Existem cartas que Deus escreve e cartas que nós escrevemos. As cartas do pecado nós as escrevemos. Escuta como se expressa o apóstolo: Cancelou – disse – o documento que nos condenava com suas cláusulas e era contra nós; aboliu-o definitivamente, cravando-o na cruz. Isto que o apóstolo chama documento, foi a caução de nossos pecados. Porque cada um de nós é devedor daquilo em que delinque e escreve a carta de seus pecados. Pois, no juízo de Deus – cuja abertura descreve Daniel –, diz que os livros se abriram: sem dúvida aqueles livros que contêm os pecados dos homens.

Estes livros nós os escrevemos com as culpas que cometemos. Disto concluímos que as nossas cartas são escritas pelo pecado; as de Deus pela justiça. Assim, de fato, o afirma o apóstolo: Vós sois uma carta, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo; não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, em vossos corações. Tens, pois, a carta de Deus em ti, e a carta do Espírito Santo. Mas se pecas, tu mesmo assinas o documento do pecado.

Porém, observa como ao aproximar-te somente uma vez da cruz de Cristo e da graça do batismo, teu documento foi cravado na cruz e apagado na fonte batismal. Não voltes a escrever novamente o que foi apagado, nem restaures o que foi abolido; conserva em ti unicamente a carta de Deus; que permaneça em ti a Escritura do Espírito Santo.

Orígenes (séc. III)

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