segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

27ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

12 de Dezembro de 2022 (CC) / 29 de Novembro (CE)
S. Paranomos e seus 370 companheiros de Martírio († c.250); 
Santos Mártires Dionísio de Corinto e Filomenos († c. 272)
Jejum da Natividade
Tom 1



O Santo Mártir Paranomos foi martirizado juntamente com mais 370 cristãos no século II, época do Imperador Décio que já havia assassinado muitos cristãos. 
Próximo do Rio Tigre existia um lugar para banhos públicos. Neste lugar, havia um chefe militar, idólatra fanático de nome Aquilino, o qual após oferecer sacrifiícios aos seus ídolos no templo, ordenou a Paranomos e a mais 370 cristãos que haviam sido feitos seus prisioneiros, que também eles oferecessem sacrifícios aos deuses pagãos. Foram, porém, unânimes em negar a atendender tal pedido e, enquanto os idólatras rendiam sacrifiícios aos seus ídolos, os cristãos entoavam salmos, recordando as palavras da Escritura Sagrada que diz: 
«Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo» (Ef 5,19-20). 
Aquilino, irritando-se pela atitude dos cristãos, ordenou que todos fossem mortos. E os soldados, armados prontamente com suas lanças, atacaram e mataram a todos. Assim, estes destemidos cristãos entregaram suas almas aos braços do Criador.

 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Timóteo 5:1-10

Não repreendas asperamente o ancião, mas admoesta-o como a pai; aos moços como a irmãos; As mulheres idosas, como a mães, às moças, como a irmãs, em toda a pureza. Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas. Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus. Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em rogos e orações; Mas a que vive em deleites, vivendo está morta. Manda, pois, estas coisas, para que elas sejam irrepreensíveis. Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido; Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra.

Lucas 19:37-44

E, quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto, dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas. E disseram-lhe de entre a multidão alguns dos fariseus: Mestre, repreende os teus discípulos. E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão. E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; e te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


O povo grita: “hosana!” — enquanto o Senhor chora. Algo semelhante não ocorre em nossas celebrações na igreja? Naqueles dias, havia uma semelhança solene; mas o Senhor olhou para o que estava nas almas de forma invisível e viu que era digno de chorar. Também para nós, o feriado é sempre visivelmente festivo; mas o humor interior de todos é assim? Não se compreende absolutamente o poder e o significado dos feriados; outro tateia algo obscuramente, mas não vê nada claramente; enquanto outro passa quase despercebido, mas seu sentimento e humor são dignos da ocasião festiva. Nossas férias exigem muitos sacrifícios. Mas quantos deles são destinados ao Senhor e aos irmãos e irmãs? Ou nenhum, ou a parte mais insignificante; a barriga e a correria vã levam quase tudo. Isso não pode ser escondido do Senhor, e não é surpreendente que, para falar de maneira humana, Ele chore quando proferimos exclamações festivas. Estes são os remidos, justificados, adotados como filhos!…Eles fizeram uma promessa, assumiram a obrigação de andar no espírito e não cometer concupiscências carnais, enquanto aqui o que se passa entre eles? Os filhos do Reino são piores que os escravos mais vis!…

São Teófano, o Recluso
† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário