sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

28ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

 
30 de Dezembro de 2022 (CC) 17 de Dezembro (CE)
Santo Profeta Daniel e os três Jovens: Ananias, Azarias e Mizael († séc. a.C. VI).
Jejum da Natividade
Tom 3



Nos anos posteriores a 600 aC, Jerusalém foi conquistada pelos babilônios e o templo construído por Salomão foi destruído; e muitos dentre o povo israelita foram levados para o cativeiro babilônico. Entre os cativos estavam também os ilustres jovens Daniel, Ananias, Azarias e Misael. O Imperador da Babilônia, Nabucodonosor, deu ordens para instruí-los na sabedoria dos caldeus, e os vestiu com elegância na sua corte. Mas, apegando-se aos mandamentos da sua fé, recusaram o luxo e levaram uma vida de continência,  sustentando-se apenas com vegetais e água. O Senhor lhes concedeu sabedoria, e a Daniel - o dom da perspicácia e da interpretação dos sonhos. O santo Profeta Daniel, tendo preservado a fé sagrada no Único Deus e confiando em Sua ajuda onipotente, em ultrapassou em sabedoria a todos os astrólogos e feiticeiros caldeus, e tornou-se confidente do Imperador Nabucodonosor. 
De fato, Daniel, desde sua juventude fora completamente dedicado a Deus, e ainda em sua adolescência recebeu de Deus o dom de grande discernimento. Sua fama entre os judeus na Babilônia começou quando ele denunciou dois anciãos lascivos e injustos juízes judeus, e salvou a casta Susanna de uma morte injusta. Mas, sua fama entre os babilônios começou a partir do dia em que decifrou e interpretou o sonho do rei Nabucodonosor. Por isso, o rei fez dele um príncipe de sua corte. Uma vez, Nabucodonosor teve um sonho estranho, que o aterrorizou, mas, ao despertar esqueceu os detalhes da visão. Os sábios babilônios pareciam impotentes para saber o que o Imperador tinha sonhado. Então, o santo Profeta Daniel deu glória diante de todos ao poder do Verdadeiro Deus, revelando não só o conteúdo do sonho, como, também, seu significado profético. Depois disso Daniel foi elevado pelo Imperador à condição de príncipe no reino da Babilônia. 
Ananias, Azarias e Misael
Durante estes tempos, o Imperador Nabucodonosor deu ordens para erigir uma enorme estátua de si mesmo, decretando que todos à concedessem as honras dignas de um deus. Por sua recusa em fazer isto, os três santos rapazes - Ananias, Azarias e Misael - foram lançados para dentro de uma fornalha de fogo ardente. As chamas cresceram sobre a fornalha de 49 côvados, consumindo os caldeus que próximos à ela estavam postados em pé, no entanto, os santos jovens caminharam entre as chamas, oferecendo oração e salmodia ao Senhor (Daniel 3: 26-90). O Anjo do Senhor ao apareceu e resfriou as chamas, e os jovens permaneceram ilesos. O Imperador, ao ver isto, ordenou-lhes que saíssem, e se converteu ao Verdadeiro Deus. 
No tempo do Imperador Balthasar, o Santo Profeta Daniel interpretou uma inscrição misteriosa que aparecera na parede do palácio feita por uma mão invisível, enquanto o Imperador e seus convidados se banqueteavam, comendo e bebendo com seus convidados com os vasos consagrados retirados do Templo em Jerusalém,  (Dan.5: 1-31). Esta fora, pois, a inscrição aparecida: 
«MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM».
«MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta.PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas. 
Então mandou Belsazar que vestissem a Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro no governo do seu reino. Naquela noite foi morto Balthasar, rei dos caldeus. E Dario, o medo, ocupou o reino, sendo da idade de sessenta e dois anos» (Daniel 5:25-31). 
Sob o Imperador Persa Dario, Daniel foi caluniado por seus inimigos, e foi jogado em uma cova com leões famintos, mas eles não tocaram nele, e ele permaneceu ileso. O Imperador Dario, então, ao regozijar-se com Daniel, deu ordens em todo o seu reino de adorar o Deus de Daniel, "visto que Ele É o Deus Vivo e Sempiterno, e Seu Reino é ilimitado e Sua soberania é sem fim". 6: 1-29). 
O santo Profeta Daniel sofria profundamente por seu povo, que então estava padecendo um castigo justo por uma multidão de pecados e ofensas, por transgredir as leis de Deus, resultando no grave Cativeiro Babilônico e na destruição de Jerusalém. Daniel orava: 
«Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias» (Daniel 9:18).  
Por sua vida justa e por causa da oração por redenção da iniquidade de seu Povo, fora revelado ao Santo Profeta o destino da nação de Israel e o destino de todo o mundo.  
Durante a interpretação do sonho do Imperador Nabucodonosor, o Profeta Daniel declarou sobre os reinos substituindo uns aos outros e sobre o grande reino final - o Reino de nosso Senhor Jesus Cristo (Dan.2: 44). A visão profética sobre as setenta semanas (Dn 9: 24-27) conta o mundo sobre os sinais da Primeira e Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo e está relacionado com esses eventos (Daniel 12: 1-12). 
São Daniel intercedeu por seu povo perante o sucessor de Dario, o Imperador Ciro, que o estimou muito e decretou a liberdade para o povo israelita. Daniel e seus companheiros Ananias, Azarias e Misael, sobreviveram até a velhice, mas morreram em cativeiro.
Segundo a São Cirilo de Alexandria (com. 9 de junho), Daniel e os três jovens viveram até a velhice na Babilônia e foram decapitados por causa da verdadeira fé, sob o Imperador persa Chambyses. Quando Ananias foi decapitado, Azarias estendeu seu manto e pegou sua cabeça, após isso, Misael pegou cabeça Azarias e Daniel pegou a cabeça de Misael. Um anjo de Deus trouxe seus corpos para a Judéia, para o Monte Gebal, e colocou-os sob uma rocha. Segundo a tradição, estes quatro servos agradáveis a Deus ressurgiram na época da morte do Senhor Jesus Cristo, e apareceram a muitos e novamente adormeceram. Daniel é contado entre os quatro grandes profetas (Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel). Ele viveu e profetizou 500 anos antes de Cristo. 
Tropárion - Tom 2
Grandes são os prodígios da fé:
Os Três Santos Jovens alegraram-se nas chamas
como se estando em águas refrescantes;
E ante o profeta Daniel,
Os leões se tornam como ovelhas ante seu pastor.
Por suas orações, ó Cristo Deus, salve as nossas almas!   
Kondákion - Tom 6 
Não adorastes a imagem de escultura, 
Ó Jovens três vezes abençoados, 
Mas armados com a essência imaterial de Deus, 
Fostes glorificados em uma prova de fogo. 
Em meio a chamas insuportáveis ​​clamastes a Deus, dizendo: 
Apressa-te, ó compassivo! Vem depressa em nosso auxílio, 
Pois Tu És misericordioso, 
E tudo podes fazer conforme Teu querer!


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

 

Hebreus 7:18-25

Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus. E visto como não é sem prestar juramento (porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes, mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque, de tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador. E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer, Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Marcos 9:33-41

E chegou a Cafarnaum e, entrando em casa, perguntou-lhes: Que estáveis vós discutindo pelo caminho? Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior. E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos. E, lançando mão de um menino, pô-lo no meio deles e, tomando-o nos seus braços, disse-lhes: Qualquer que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, recebe, não a mim, mas ao que me enviou. E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue. Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim. Porque quem não é contra nós, é por nós. Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES

São Máximo de Turim (séc. V)

“Pela Humildade se Chega ao Reino; Pela Simplicidade se Entra no Céu”

Se escutastes com atenção a leitura evangélica podereis compreender o respeito que se deve aos ministros e sacerdotes de Deus e a humildade com que os próprios clérigos devem prevenir-se uns aos outros. De fato, tendo os seus discípulos perguntado ao Senhor quem deles seria o maior no Reino dos Céus, aproximando a uma criança, a colocou no meio deles e lhes disse: Aquele que se fizer pequeno como esta criança, esse será o maior no Reino dos Céus. De onde deduzimos que pela humildade se chega ao reino, pela simplicidade se entra no céu.

Portanto, quem deseje escalar o cume da divindade empenhe-se por alcançar os abismos da humildade; quem deseje preceder ao seu irmão no reino deve antes antecipar-se no amor, como diz o apóstolo: Estimando aos demais mais do que a si mesmo. Supere-se na afabilidade, para poder vencer-lhe em santidade. Pois se o irmão não te ofendeu é credor ao dom de teu amor; e se talvez tiver te ofendido, é ainda mais credor a dádiva de tua superação. Esta é realmente a quintessência do cristianismo: devolver amor por amor e responder com a paciência a quem nos ofende.

Assim, quem for mais paciente em suportar as injúrias, mais potente será no reino. Porque ao império dos céus não se chega mediante um brilhante título abonado pela faustuosidade das riquezas, mas mediante a humildade, a pobreza, a mansidão. Quão estreita é a porta e quão apertado o caminho que conduz à vida! Em consequência, quem estiver rompante de honras e carregado de ouro, qual jumento sobrecarregado, não conseguirá passar pelo apertado caminho do reino. E no preciso momento em que acreditar ter chegado à porta estreita, ao não dar espaço a sua carga, lhe impedirá de entrar e lhe obrigará a retroceder. A porta do céu é para o rico tão apertada como estreita é ao camelo o furo de uma agulha. É mais fácil um camelo passar pelo furo de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus.

ORAÇÃO

Meu coração não é, soberbo, ó meu Senhor, nem traz no meu olhar arrogância ou altivez qualquer! Coisas demais não procuro que sejam grandiosas nem maravilhosas demais pra mim. Mas em sossego fiz calar, minh' alma, como uma uma criança desmamada que descansa no colo de sua mãe eu fiz calar a minha alma em mim.

Salmo 130(131)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário