22 de Março de 2023 (CC) / 09 de Março (CE)
Santos 42 Mártires de Sebaste, na Armênia († 322)
Jejum
Tom 7
Lembramos hoje o testemunho dos quarenta Mártires que deram tão grande testemunho de fé e coragem que Santo Éfrem disse a seu respeito: “Que desculpa poderemos apresentar ao tribunal de Deus, nós, que , livres de perseguição e torturas, deixamos de amar a Deus e trabalhar na salvação de nossas almas?”
O martírio dos Santos 40 Mártires de Sebaste é uma rica lição de fé cristã, perseverança, sacrifício e amor. A história deste martírio tem início no século 4º, quando os cristãos ainda sofriam perseguição. Em 313 os Imperadores Constantino e Licinio, assinaram o Edito de Milão, que dava a liberdade às religiões para a manifestação pública.
Próximo ao ano 320, as tropas romanas se estabeleceram na cidade de Sebaste, na Armênia. Entre seus soldados estavam 40 cristãos oriundos da Capadócia (atualmente Turquia). O general romano Agricola os obrigava a prestar culto aos ídolos, porém estes soldados se negavam. Foram então encarcerados e levados como prisioneiros a um lado da cidade de Sebaste. Era inverno e entardecia. Tiraram suas roupas e os puseram sobre o gelo que cobria o lago. O frio imobilizou suas articulações e começaram a se congelar. Na margem do lago havia uma pequena fogueira e só poderia ir até ela para se aquecer quem abjurasse sua fé em Cristo. Durante toda a noite os soldados cristãos suportaram com coragem o frio intenso, consolando-se mutuamente e glorificando a Deus com Salmos e hinos. Quando amanheceu, um dos soldados não suportou a tortura e apressou-se sair do lago, mas antes de chegar próximo à fogueira caiu morto. Logo em seguida, o carcereiro viu que sobre os mártires brilhava uma intensa luz. Agaio, o carcereiro, ficou tão impressionado com aquele milagre que professou sua fé em Cristo. Tirou suas roupas e foi juntar-se aos outros 39 cristãos que estavam dentro do lago congelado. Logo depois, chegaram outros torturadores e observaram que os soldados cristãos não tinham morrido; resolveram então quebrar as suas pernas com martelos e depois lhes atearam fogo.
Os ossos carbonizados foram lançados em um rio. Três dias depois, o bispo de Sebaste ficou sabendo do ocorrido com os mártires através de uma visão e ordenou que juntassem os ossos dos soldados cristãos e os sepultou solenemente.
De acordo com registros deste martírio, os nomes dos quarenta soldados eram: Viviano, Cândido, Leôncio, Cláudio, Nicolau, Lisiníaco, Teófilo, Quirão, Donulo, Dominicano, Eunóico, Sisínio, Heráclito, Alexandre, João, Anastásio, Valente, Heliano, Ecdício, Euvico, Acácio, Hélio, Teódulo, Cirilo, Flávio, Severiano, Valério, Cuidão, Prisco, Sacerdão, Etíquio, Êutiques, Esmaragdo, Filotiman, Aécio, Xantete, Angias, Hesíquio, Caio e Gorgônio.. A memória dos 40 mártires de Sebaste é celebrada solenemente, mesmo que revestida de simplicidade por cair no tempo da Quaresma.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
HORA SEXTA
Isaías 26:21-27:9
Pois eis que o Senhor está trazendo ira, desde o seu lugar santo, sobre os moradores da terra. A terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá os seus mortos. Naquele dia, Deus há de trazer a sua espada sagrada, grande e forte, sobre o dragão, a serpente que foge; sobre o dragão, a serpente sinuosa. Ele destruirá o dragão. Naquele dia haverá uma vinha agradável, e um desejo de entoar uma canção sobre ela. Sou uma cidade forte, uma cidade sitiada. Em vão a regarei, pois será tomada a noite, e, durante o dia, o seu muro cairá. Não há quem tenha cuidado dela. Quem me colocará para cuidar do que brota no campo? Por causa do inimigo, eu a pus de lado. Portanto, desta maneira, o Senhor tem feito tudo o que ele nomeou. Estou queimada, completamente. Os que habitam nela clamarão: Façamos as pazes com ele, façamos as pazes! Os que estão chegando são os filhos de Jacó. Israel irá brotar e florescer, e o mundo será preenchido com o seu fruto. Deverá ser da mesma forma ferido aquele que feriu? como matou, assim deverá ele ser morto? Lutando e repreendendo ele os despedirá. Não meditaste com um espírito contrário, para matá-los com um espírito irado? Portanto, a iniquidade de Jacó será tirada. E esta é a sua bênção, quando eu houver tirado o seu pecado, quando eles tiverem despedaçado a todas as pedras dos altares, fazendo-as como pó fino, e as suas árvores não permanecerem, e os seus ídolos forem exterminados, como um denso matagal, ao longe.
VÉSPERAS
Gênesis 9:18-10:1
Ora, os filhos de Noé que saíram da arca foram Sem, Cam e Jafé. Cam foi pai de Canaã. Esses foram os três filhos de Noé; desses, os homens espalharam-se sobre toda a terra. Noé, então, começou a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha; e bebeu do vinho, ficando bêbado. E estava ele nu em sua casa. Cam, o pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, saiu e o disse a seus dois irmãos que estavam fora. Sem e Jafé, apanhando uma peça de roupa puseram-na em suas costas e foram, andando para trás, e cobriram a nudez de seu pai, com o rosto para trás; e não viram a nudez de seu pai. Recuperou-se Noé do efeito do vinho e ficou sabendo o que seu filho mais moço lhe fizera. Então, disse: Maldito seja Canaã; e será servo de seus irmãos. E também disse: Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; Canaã, porém, será seu servo. Aumente Deus a Jafé, e que ele more nas habitações de Sem; e que Canaã lhes seja por servo. Viveu Noé, após o dilúvio, trezentos e cinquenta anos. Todos os dias de Noé foram novecentos e cinquenta anos; e morreu. Estas são as gerações dos filhos de Noé, Sem, Cam e Jafé. E lhes nasceram filhos, depois do dilúvio.
Provérbios 12:23-13:9
O homem de entendimento é um trono de sabedoria, mas o coração dos tolos encontrar-se-á com maldições. A mão de homens escolhidos facilmente obterá o domínio; os enganosos, porém, serão por presa. A palavra terrível perturba o coração de um homem justo, mas uma boa mensagem alegra-lo-á. Um árbitro justo será amigo de si mesmo; o mal, contudo, perseguirá os pecadores, e o caminho dos homens ímpios os fará desviarem-se. Um homem fraudulento não apanhará a caça; no entanto, o homem íntegro é um bem precioso. Nos caminhos dos justos está a vida, porém os caminhos daqueles que maquinam injúrias levam à morte. O homem de entendimento é um trono de sabedoria, mas o coração dos tolos encontrar-se-á com maldições. A mão de homens escolhidos facilmente obterá o domínio; os enganosos, porém, serão por presa. A palavra terrível perturba o coração de um homem justo, mas uma boa mensagem alegra-lo-á. Um árbitro justo será amigo de si mesmo; o mal, contudo, perseguirá os pecadores, e o caminho dos homens ímpios os fará desviarem-se. Um homem fraudulento não apanhará a caça; no entanto, o homem íntegro é um bem precioso. Nos caminhos dos justos está a vida, porém os caminhos daqueles que maquinam injúrias levam à morte.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário