São Bento nasceu no ano 480, no ducado de Espoleto, próximo à cidade de Núrsia, Itália. Deus o predestinou a ser o precursor e pai de um grande número de santos. Desde menino, Deus o conduziu à solidão onde viveu por três anos, desconhecido de todos os homens, exceto de um monge chamado Romano que lhe levava um pouco de pão. Mesmo tendo o cuidado para manter-se escondido, a fama de sua santidade espalhou-se e em pouco tempo tornando-o conhecido entre os monges que desejavam fazê-lo seu abade. Bento resistiu por muito tempo em aceitar tal função, pois dizia que sua maneira de viver não se ajustava àquele cargo. Por fim, deu-se por vencido e se encarregou do governo do monastério. Contudo, muitos se arrependeram de tê-lo eleito seu superior. Descontentes por sua rigidez tentaram tirar-lhe a vida, colocando veneno em sua bebida. Quando o abade Bento abençoou aquela bebida, a taça se despedaçou e ele então compreendeu qual era a intenção. Reuniu todos os monges e declarou que lhes perdoava por aquele delito; renunciou ao cargo de abade e voltou a viver na solidão. Não passou muito tempo e a fama de sua santidade e de seus milagres se espalhou por toda a parte. Muitos se sentiam atraídos e tinham o desejo de serem dirigidos por ele. Bento fundou 12 monastérios com 12 monges em cada um, sendo um o superior. Profetizou o dia de sua morte e, seis dias antes, iniciou a preparação de sua sepultura. Naquele dia predito uma febre alta o tomou aumentando a cada dia. No dia de sua morte foi levado à Igreja por seus discípulos onde recebeu o corpo e o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Depois disso levantou os olhos e as mãos para o céu entregando a sua alma nas mãos do Criador. Era o mês março de 543 e ele estava então com 62 anos.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
HORA SEXTA
Isaías 37:33-38:6
Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Ele não entrará nesta cidade. Não levantará uma arma contra ela, não irá trazer perante ela um escudo, nem fará uma tranqueira ao seu redor. Entretanto, da maneira pela qual ele veio da mesma maneira deverá retornar; e não entrará nesta cidade. Assim diz o Senhor. Eu protegerei esta cidade a fim de salvá-la, por amor de mim e por amor do meu servo Davi. Então o anjo do Senhor saiu e matou, do arraial dos assírios, a cento e oitenta e cinco mil. Eles se levantaram pela manhã e encontraram todos esses corpos mortos. E Senaqueribe, rei da Assíria, voltou-se e partiu, habitando em Nínive. Todavia, quando ele estava adorando Nisroque, deus do seu país, na sua casa, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, feriram-no com espadas, fugindo para a Armênia. E Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar. Sucedeu, naquele tempo, que Ezequias esteve doente para morrer. E o profeta Isaías, filho de Amoz, veio a ele, dizendo-lhe: Assim diz o Senhor: Dá ordens relativas a tua casa; porquanto morrerás, e não viverás. Então Ezequias virou o seu rosto para a parede e orou ao Senhor, dizendo: Lembra-te, Senhor, de como tenho andado diante de ti em verdade, com um coração fiel, e de que tenho feito o que é do teu agrado. E Ezequias chorou amargamente. A palavra do Senhor veio a Isaías, dizendo: Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas. Eis que irei acrescentar ao teu tempo quinze anos. Eu te livrarei e a esta cidade das mãos do rei da Assíria; e defenderei esta cidade.
VÉSPERAS
Gênesis 13:12-18
Abrão habitou na terra de Canaã, e Ló habitou em uma cidade das redondezas, armando a sua tenda em Sodoma. Os homens de Sodoma, entretanto, eram maus e excessivamente pecaminosos diante de Deus. E Deus disse a Abrão, depois que Ló partiu, separando-se dele: Olha para cima, com os teus olhos; do lugar onde estás agora olha para o norte e para o sul, para o oriente e para o mar. Porque toda a terra que vês eu irei dá-la a ti e à tua descendência, para sempre; e farei a tua descendência como o pó da terra. Se alguém for capaz de contar o pó da terra, então será a tua descendência também contada. Levanta-te a percorrer a terra, tanto no seu comprimento como na sua largura, pois hei de concedê-la a ti e à tua descendência, para sempre. Então Abrão, desmanchando a sua tenda, foi-se e habitou junto ao carvalho de Manre, que estava em Hebrom. E, lá, ele construiu um altar ao Senhor.
Provérbios 14:27-15:4
O mandamento do Senhor é uma fonte de vida, e faz com que os homens se desviem do laço da morte. Em uma nação populosa repousa a glória do rei, mas na falta de pessoas está a ruína do príncipe. O homem lento para a ira é rico em sabedoria; o de espírito impaciente, contudo, é um grande tolo. O homem humilde de espírito traz cura ao coração; entretanto, o coração sensível demais é uma corrupção dos ossos. Aquele que oprime aos necessitados provoca o seu Criador, mas o que o honra tem piedade dos pobres. O ímpio será derrubado pela sua malícia, contudo aquele que está firme em sua própria santidade é justo. No bom coração de um homem há sabedoria; no coração dos tolos, entretanto, ela não é encontrada. A justiça exalta as nações, mas os pecados fazem diminuir os povos. Um servo entendido é aceitável para o rei, e por seu bom comportamento ele remove a desgraça. Até mesmo aos sábios a raiva aniquila. Uma resposta submissa desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. A língua dos sábios conhece o que é bom; a boca dos tolos, porém, diz coisas más. Os olhos do Senhor veem tanto o bem como o mal, em todos os lugares. A língua saudável é árvore de vida, e aquele que a guarda será galardoado com o entendimento.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário