sexta-feira, 24 de março de 2023

4ª Sexta-feira da Grande Quaresma

31 de Março de 2023 (CC) / 18 de Março (CE)
São Cirilo, Arcebispo de Jerusalém († 386)
Jejum
Tom 7



Ignora-se o que tenha feito São Cirilo antes de ser bispo de Jerusalém. Sabe-se, no entanto, que Deus o honrou no início de seu episcopado com uma maravilha que causou grande admiração em todo império romano: no dia 7 de maio do ano 351 apareceu no ar uma cruz luminosa que, nem mesmo a luz do sul podia obscurecê-la. Estendia-se do Monte Calvário ao Monte das Oliveiras, distante um do outro cerca de 3 quilômetros, com a mesma largura. Todos os que se encontravam em Jerusalém, cristãos e pagãos, testemunharam este milagroso evento que começou às 9h da manhã e durou durante várias horas. Cirilo relatou este acontecimento ao imperador Constantino numa carta que está conservada ainda hoje. Ignora-se o que São Cirilo tenha feito desde esta aparição até o fim do ano 357, quando foi deposto em razão de intrigas e ódio de Acácio, bispo de Cesaréia, com quem estava em questão, já que era acusado de pretender usurpar os direitos àquela Metrópole. Esta controvérsia foi agravada porque Cirilo representava uma forte oposição à heresia ariana, apoiada por Acácio, e defender com determinação a ortodoxia da doutrina cristã.  
Acácio era um homem inquieto. Freqüentemente citava São Cirilo em seus julgamentos, mas o bispo de Jerusalém não comparecia, já que não o reconhecia como seu superior. Mas Acácio desfrutava de grande crédito na corte e era apoiado pelos grandes e pelos prelados que pensavam como ele. Assim, conseguiu que São Cirilo fosse deposto por ter se recusado a comparecer e responder as acusações apresentadas contra ele. Uma destas acusações sustentava que Cirilo havia vendido os tesouros da Igreja. É verdade que, estando o território de Jerusalém num período de grandes dificuldades, o povo padecendo de fome recorria a São Cirilo pedindo-lhe ajuda e, como não dispusesse de dinheiro, vendia alguns vasos sagrados e ícones para poder atender estas necessidades básicas de seu povo. Cirilo não se preocupou com esta acusação por considerá-la injusta e em desacordo com as regras, apelando a outro tribunal e enviando a ata desta apelação aos que o haviam deposto. Tendo se reunido os bispos no Concílio de Selêucia em setembro de 359, Cirilo se apresentou e pediu para que a justiça fosse feita. Foi ouvido favoravelmente e restabelecido na sé de Jerusalém, enquanto Acácio foi deposto. Mas, um ano depois, em 360, Acácio, que não havia perdido o seu crédito, voltou-se novamente contra São Cirilo e conseguiu depô-lo num arranjo de intrigas. O Santo Bispo morreu no ano 386, quando já contava 35 anos de seu episcopado.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

HORA SEXTA

Isaías 29:13-23

13 Porém o Senhor disse: Este povo aproxima-se de mim com a sua boca, e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram, ensinando os preceitos e as doutrinas dos homens. 14 Portanto, eis que continuarei a remover para longe este povo. Eu os removerei; destruirei a sabedoria dos sábios, e irei ocultar o entendimento dos entendidos. 15 Ai dos que aprofundam o seu propósito, mas não pelo Senhor. Ai daqueles que tomam conselho secreto, cujas obras são feitas nas trevas, e dizem: Quem nos viu? quem nos reconhecerá, ou aquilo que fazemos? 16 Porventura não sereis contados como o barro do oleiro? Dirá a coisa formada ao que a formou: Não me formaste; ou a obra para o que a fez: Não me fizeste sabiamente? 17 Não se passará ainda um pouco, e o Líbano deverá será feito como as montanhas do Carmelo, e o Carmelo tido como uma floresta? 18 Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, os que estão em trevas e os que estão na névoa. Os olhos dos cegos irão vê-lo, 19 o pobre exultará com alegria por causa do Senhor, e aquele que não tem nenhuma esperança entre os homens será preenchido com regozijo. 20 O homem sem lei tornou-se em nada, o orgulhoso pereceu, os que transgridem maliciosamente foram totalmente destruídos, 21 assim como aqueles que levam os homens a pecar pela sua palavra. Pois os homens fazem com que todos os reprovadores nas portas sejam uma ofensa, porquanto eles têm, injustamente, desviado os justos. 22 Portanto, assim diz o Senhor acerca da casa de Jacó, a quem ele separou de Abraão: Jacó não será mais envergonhado, nem mudará mais, ele, o seu semblante. 23 Porém, quando os seus filhos tiverem visto as minhas obras santificarão o meu nome, por minha causa; santificarão ao Santo de Jacó e temerão ao Deus de Israel.

VÉSPERAS

Gênesis 12:1-7

1 Disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra e da tua parentela, da casa de teu pai, e vem para a terra que eu te mostro. 2 Farei de ti uma grande nação, e te abençoarei e engrandecerei o teu nome; e serás bem-aventurado. 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti todas as tribos da terra serão benditas. 4 Então, Abrão partiu, conforme o Senhor falara com ele; e Ló partiu com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos de idade quando saiu de Harã. 5 Tomou Abrão a Sarai, sua esposa, e a Ló, filho de seu irmão, e a todos os seus bens, tantos quantos tinham adquirido, e a cada alma que tinham adquirido em Harã, e saíram para irem à terra de Canaã. E foram até Canaã. 6 Atravessou Abrão a terra, longitudinalmente, até o local chamado Siquém, até o carvalho alto. Os cananeus, então, habitavam a terra. 7 E o Senhor apareceu a Abrão, e disse-lhe: Eu darei esta terra à tua descendência. E Abrão construiu, ali, um altar ao Senhor que lhe aparecera.

Provérbios 14:15-26

15 O simples dá crédito a cada palavra, mas o homem prudente as analisa. 16 O sábio teme, e desvia-se do mal; o tolo, porém, confia em si mesmo, unindo-se com o transgressor. 17 Um homem passional age sem pensar, todavia um homem sensato suporta muitas coisas. 18 Os tolos receberão o mal como sua porção, mas o que for prudente apegar-se-á à compreensão. 19 Os homens maus cairão perante os bons, e os ímpios deverão comparecer às portas dos justos. 20 Amigos odiarão aos amigos pobres; dos ricos, entretanto, os amigos são muitos. 21 Aquele que desonra aos carentes peca, mas o que se compadece dos pobres é muito abençoado. 22 Os que se desviam concebem males; o bom, contudo, concebe misericórdia e verdade. Os que praticam o mal não entendem a misericórdia e a verdade, porém a compaixão e a fidelidade estão com os que fazem o bem. 23 Com todo aquele que é cuidadoso há abundância, mas o que busca o prazer e é indolente sentirá falta. 24 O homem prudente é a coroa dos sábios, todavia a ocupação dos tolos é o mal. 25 A testemunha fiel livrará uma alma do mal, porém o homem fraudulento acende falsidades. 26 No temor do Senhor há firme confiança, e ele dá aos seus filhos um apoio.

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário