quarta-feira, 1 de março de 2023

1ª Quarta-feira da Grande Quaresma

01 de Março de 2023 (CC) - 16 de Fevereiro (CE)
Mártires Panfílio, Presbítero; Valens, Diácono;
Paulo, Seleucus, Porphyrius, Juliano, Theodulus, Elias, Jeremias, Isaías, Samuel e  Daniel, de Caesarea, Palestina (307-309).
Tom 4



Em 309, época dos Imperadores Valério Maximiano e Máximo, a perseguição aos cristãos, cujo início deu-se na época de Diocleciano, prosseguia. Cinco egípcios foram visitar os cristãos que, por professarem sua fé foram condenados a trabalhos forçados nas minas da Celícia. Ao regressarem os guardas os detiveram às portas da cidade de Cesárea da Palestina. Os cinco confessaram que eram cristãos e revelaram o motivo de sua viagem.

No dia seguinte, compareceram diante do Governador Firmiliano, juntamente com Panfílio. O juiz, segundo o costume, ordenou que os cinco egípcios fossem torturados antes de serem julgados. Depois de muito sofrerem, foram interrogados pelo Governador sobre seus nomes e nacionalidades. Um deles respondeu que se chamava Elias e que seus companheiros se chamavam Jeremias, Isaias e Daniel. Como Firmiliano insistiu em saber sobre sua nacionalidade, Elias respondeu que era cidadão de Jerusalém, referindo-se a Jerusalém Celeste, verdadeira Pátria de todos os cristãos. O Governador então ordenou que torturassem Elias. E logo foi açoitado com as mãos atadas às costas e os pés amarrados a um tronco. Depois, o Governador mandou que os cinco fossem decapitados. E a ordem foi executada imediatamente.

Porfírio, jovem servo de Panfílio, prometeu que o corpo de seu senhor e de seus companheiros não ficariam sem sepultura. Firmiliano, quando soube da intenção de Porfírio, mandou que o prendessem. Por ter confessado que também era cristão e se negado a oferecer sacrifícios aos deuses dos pagãos, o juiz mandou que Porfírio fosse cruelmente açoitado, a ponto de seus ossos e entranhas ficarem expostos. Porfírio sofreu calado, sem exalar um suspiro. Em seguida, o Governador mandou que acendessem um fogueira em forma de circulo e que o colocassem no centro. Lá permaneceu por muito tempo, sofrendo a ação das chamas enquanto entoava louvores a Deus e invocava o Nome de Jesus, até que a morte pôs fim a seu lento e glorioso martírio.

Um outro cristão chamado Seleuco, assistia ao martírio de seu companheiro e elogiava sua fé. Os soldados o denunciaram para o Governador, que ordenou sua decapitação.
 
Tropárion do Mártir Panfílio e Companheiros de Martírio Tom 6 
Em seus sofrimentos, ó Senhor, Teus mártires receberam de Ti coroas imperecíveis, / ó, nosso Deus; / pois, tomados de Teu poder, rechaçaram os tiranos / e esmagaram a débil audácia dos demônios. / / Por suas súplicas, salva as nossas almas. 
Kondákion Tom 4 
Regozijando-se na sabedoria manifestada pelo céu, / quando tormentos terríveis se deparavam diante deles, / os valentes atletas conversavam entre si, / não poupando suas carnes. / Assim, eles herdaram a glória eterna, // sempre orando por nós que louvamos os seus combates.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Isaías 2:3-11

Muitas nações irão, dizendo: Vinde, subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de Jacó. Ele irá mostrar-nos o seu caminho, e andaremos nele. Porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor virá de Jerusalém. Ele julgará entre as nações e repreenderá a muitos povos; moldarão as suas espadas em arados e as suas lanças em foices; uma nação não tomará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear. E agora, ó casa de Jacó, vinde e andemos na luz do Senhor. Porquanto ele abandonou o seu povo da casa de Israel, pois a sua terra está cheia, como no início, de adivinhações, tal como a terra dos filisteus, e muitos filhos de estranhas lhes nasceram; a sua terra está cheia de prata e de ouro, não havendo número de seus tesouros; também a sua terra está cheia de cavalos, e não há fim de seus carros; também a sua terra está cheia de abominações, obras das suas mãos, e eles adoraram as obras que os seus dedos fizeram. O homem simples rebaixou-se e o grande homem foi humilhado, portanto não irei perdoá-los. Agora, pois, entrai nas rochas e escondei-vos na terra por temor do Senhor e por causa da glória do seu poder, quando ele se levantar para atacar, terrivelmente, a terra. Porque os olhos do Senhor são altos, mas o homem é baixo, e a altivez dos varões será humilhada. Somente o Senhor será exaltado naquele dia.

VÉSPERAS

Gênesis 1:24-2:3

Disse Deus: "Produza a terra seres viventes segundo a sua espécie: quadrúpedes e répteis e animais selvagens da terra conforme a sua espécie". E assim foi. Deus fez os animais selvagens da terra conforme a sua espécie, e os animais domésticos conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra conforme a sua espécie; e Deus viu que eles eram bons. Disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança, e que ele domine sobre os peixes do mar, sobre as criaturas voadoras dos céus, sobre os animais domésticos e toda a terra; e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra". E Deus fez o homem; segundo a imagem de Deus o criou. Homem e mulher os criou. Deus os abençoou, dizendo "Crescei e multiplicai-vos, e enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar e criaturas voadoras dos céus, sobre todo o animal doméstico e toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra". E disse Deus: "Eis que vos dei cada erva plantada e que semeia a sua semente, a qual está sobre a terra, e toda árvore que tem em si o fruto de semente que é semeada. Ser-vos-ão para mantimento". E a todas as feras da terra, e a todas as criaturas voadoras dos céus, e a todo réptil que rasteja sobre a terra, o qual tem em si o sopro da vida, deu todas as plantas verdes para serem o seu alimento. E assim foi. Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que tudo era muito bom. Houve tarde e houve manhã. O sexto dia. Os céus e a terra foram terminados, e todo o seu mundo. Completou Deus, no sexto dia, as obras que Ele fez; e cessou, no sétimo dia, de todas as Suas obras, as quais fizera. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele cessou de toda a Sua obra que Ele, Deus, começara a fazer.

Provérbios 2:1-22

Meu filho, se quiseres receber a exposição de meu mandamento e escondê-lo contigo, os teus ouvidos escutarão a sabedoria. Também aplicarás o teu coração ao entendimento, e lançarás mão dele para a instrução de teu filho. Porquanto, se chamares a sabedoria e proferires a tua voz invocando a compreensão; se a buscares como a prata, e procurares diligentemente por ela como a tesouros; então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua presença vem o conhecimento e o entendimento. Ele entesoura a salvação para os que andam na retidão. Irá proteger o seu caminho, a fim de guardar as veredas justas, e preservará o caminho dos que o temem. Então, entenderás a justiça e o juízo, e endireitarás o teu curso. Se, pois, a sabedoria estiver em teu entendimento, e o discernimento parecer agradável a tua alma, o bom conselho te guardará, e uma compreensão santa te manterá, para livrar-te do mau caminho e do homem que nada fala fielmente. Ai dos que abandonam o caminho justo para trilhar os caminhos das trevas, que se alegram em males, deleitando-se em ímpias perversidades; cujos caminhos são tortos e seus cursos tortuosos, afim de remover-te para longe do caminho reto, afastando-te de um propósito justo. Meu filho, não deixes alcançar-te o mau conselho, o conselho daquela que abandonou a instrução de sua juventude, esquecendo o pacto de Deus. Porque ela fixou a sua casa próxima da morte e guiou as suas veredas para perto do inferno, com os gigantes. Nenhum dos que vão após ela retornarão, nem se apegarão aos caminhos retos, pois não os apreenderam nos anos de sua vida. Porquanto, se tivessem andado em bons caminhos eles teriam encontrado as veredas da justiça, facilmente. Porque os retos habitarão a terra, e os santos serão deixados nela. Mas os caminhos dos ímpios desaparecerão da terra, e os transgressores serão conduzidos para longe dela.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário