sábado, 4 de março de 2023

1º Sábado da Grande Quaresma

04 de Março de 2023 (CC) - 19 de Fevereiro (CE)
Santo Arquipo, Apóstolo [dos 70] († séc. I)
Tom 4



Santo Arquipo era natural de Colossos onde conheceu o Apóstolo São Paulo por quem converteu-se ao cristianismo. Graças ao seu zelo, devoção e dedicação, rapidamente juntou-se na batalha espiritual de seu glorioso mestre. São Paulo, em suas epístolas, menciona Arquipo em duas ocasiões: na carta a Filêmon (Fm 1:2) e na sua Epístola aos Colossenses (Cl 4:17). 
Ao pôr em prática sua missão divina, Arquipo foi preso por ordem do prefeito Androcleus. Tendo se negado a oferecer sacrifícios aos ídolos, foi desnudado e posto num fosso, ficando com metade de seu corpo enterrado; no entanto, Arquipo permanecia firme em sua fé, testemunhando-a em alta voz e negando-se a adorar os falsos deuses. Começaram, então, a lhe ferir com agulhas por todo o seu corpo: No pescoço, nas axilas, nas costas, nos olhos, nas orelhas, na boca e na cabeça. Mesmo sofrendo as conseqüências de todas essas torturas, não abjurou sua fé em Jesus Cristo, o centro de suas orações e louvor. Por fim, Arquipo foi apedrejado violentamente, entregando sua vida e sua alma a Cristo e, com o Apóstolo Paulo, recebeu a coroa do martírio. 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Hebreus 1:1-12

1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; 3 sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, 4 feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. 5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? 6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. 7 Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. 8 Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de equidade é o cetro do teu reino. 9 Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros; 10 e: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos; 11 eles perecerão, mas tu permaneces; e todos eles, como roupa, envelhecerão, 12 e qual um manto os enrolarás, e como roupa se mudarão; mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão.

Marcos 2:23-3:5

23 E sucedeu passar ele num dia de sábado pelas searas; e os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas. 24 E os fariseus lhe perguntaram: Olha, por que estão fazendo no sábado o que não é lícito? 25 Respondeu-lhes ele: Acaso nunca lestes o que fez Davi quando se viu em necessidade e teve fome, ele e seus companheiros? 26 Como entrou na casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu dos pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, e deu também aos companheiros? 27 E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. 28 Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor. 1 Outra vez entrou numa sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos atrofiada. 2 E observavam-no para ver se no sábado curaria o homem, a fim de o acusarem. 3 E disse Jesus ao homem que tinha a mão atrofiada: Levanta-te e vem para o meio. 4 Então lhes perguntou: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida ou matar? Eles, porém, se calaram. 5 E olhando em redor para eles com indignação, condoendo-se da dureza dos seus corações, disse ao homem: Estende a tua mão. Ele estendeu, e lhe foi restabelecida.

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário