sexta-feira, 31 de março de 2023

5ª Sexta-feira da Grande Quaresma

31 de Março de 2023 (CC) / 18 de Março (CE)
São Cirilo, Arcebispo de Jerusalém († 386)
Jejum
Tom 8



Ignora-se o que tenha feito São Cirilo antes de ser bispo de Jerusalém. Sabe-se, no entanto, que Deus o honrou no início de seu episcopado com uma maravilha que causou grande admiração em todo império romano: no dia 7 de maio do ano 351 apareceu no ar uma cruz luminosa que, nem mesmo a luz do sul podia obscurecê-la. Estendia-se do Monte Calvário ao Monte das Oliveiras, distante um do outro cerca de 3 quilômetros, com a mesma largura. Todos os que se encontravam em Jerusalém, cristãos e pagãos, testemunharam este milagroso evento que começou às 9h da manhã e durou durante várias horas. Cirilo relatou este acontecimento ao imperador Constantino numa carta que está conservada ainda hoje. Ignora-se o que São Cirilo tenha feito desde esta aparição até o fim do ano 357, quando foi deposto em razão de intrigas e ódio de Acácio, bispo de Cesaréia, com quem estava em questão, já que era acusado de pretender usurpar os direitos àquela Metrópole. Esta controvérsia foi agravada porque Cirilo representava uma forte oposição à heresia ariana, apoiada por Acácio, e defender com determinação a ortodoxia da doutrina cristã.  
Acácio era um homem inquieto. Freqüentemente citava São Cirilo em seus julgamentos, mas o bispo de Jerusalém não comparecia, já que não o reconhecia como seu superior. Mas Acácio desfrutava de grande crédito na corte e era apoiado pelos grandes e pelos prelados que pensavam como ele. Assim, conseguiu que São Cirilo fosse deposto por ter se recusado a comparecer e responder as acusações apresentadas contra ele. Uma destas acusações sustentava que Cirilo havia vendido os tesouros da Igreja. É verdade que, estando o território de Jerusalém num período de grandes dificuldades, o povo padecendo de fome recorria a São Cirilo pedindo-lhe ajuda e, como não dispusesse de dinheiro, vendia alguns vasos sagrados e ícones para poder atender estas necessidades básicas de seu povo. Cirilo não se preocupou com esta acusação por considerá-la injusta e em desacordo com as regras, apelando a outro tribunal e enviando a ata desta apelação aos que o haviam deposto. Tendo se reunido os bispos no Concílio de Selêucia em setembro de 359, Cirilo se apresentou e pediu para que a justiça fosse feita. Foi ouvido favoravelmente e restabelecido na sé de Jerusalém, enquanto Acácio foi deposto. Mas, um ano depois, em 360, Acácio, que não havia perdido o seu crédito, voltou-se novamente contra São Cirilo e conseguiu depô-lo num arranjo de intrigas. O Santo Bispo morreu no ano 386, quando já contava 35 anos de seu episcopado.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

 

HORA SEXTA

Isaías 45:11-17

Portanto, assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel, que formou as coisas que estão por vir: Interroga-me acerca de meus filhos, e dá ordens acerca da obra das minhas mãos. Eu fiz a terra, e, nela, o homem; eu, com a minha mão, criei o céu. Tenho dado mandamento à todas as estrelas. Eu o despertei para ser um rei com justiça, e todos os seus caminhos são retos. Ele edificará a minha cidade e mudará o cativeiro do meu povo; não por resgates nem por recompensas, diz o Senhor dos Exércitos. Assim diz o Senhor dos Exércitos: O Egito tem trabalhado para ti. As mercadorias da Etiópia e os sabeus, homens de alta estatura, virão a ser teus, pertencer-te-ão como servos; eles seguirão após ti, presos em grilhões; passarão ao teu poder, prestar-te-ão homenagem e suplicar-te-ão, porque Deus está em ti. Não há outro Deus além de ti, ó Senhor! Pois tu és Deus, ainda que não o saibamos; o Deus de Israel, o Salvador. Todos os que se opõem a ele serão envergonhados e confundidos, e andarão cabisbaixos. Vós ilhas, celebrai-me uma festa. Israel será salvo pelo Senhor com uma salvação eterna; não serão envergonhados nem confundidos, para sempre.

VÉSPERAS

Gênesis 22:1-18

Aconteceu, depois dessas coisas, que Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: Abraão! Abraão! E ele respondeu: Eis que eu estou aqui!  E ele disse: Toma o teu filho amado, aquele a quem amas, Isaque, e vai para a terra montanhosa; e oferece-o ali como uma oferta de holocausto, sobre um dos montes que eu te mostrarei. Abraão se levantou pela manhã e albardou o seu jumento, tomando consigo dois servos, e também Isaque, seu filho; e tendo cortado madeira para uma oferta de holocausto, levantou-se e partiu, vindo até o lugar do qual Deus lhe falara, chegando ali ao terceiro dia. Abraão ergueu os olhos e avistou o lugar, de longe. Então Abraão disse aos seus servos: Assentai-vos aqui com o jumento; eu e o moço prosseguiremos até lá, e, tendo adorado, retornaremos para vós. Abraão tomou a lenha da oferta de holocausto e a pôs sobre Isaque, seu filho, tomando em suas mãos o fogo e a faca; e os dois se foram, juntos. Disse Isaque ao seu pai, Abraão: Pai! E ele respondeu: Que é, filho? E ele disse-lhe: Eis o fogo e eis a lenha. Onde está a ovelha para uma oferta de holocausto? Abraão respondeu: Deus proverá para si um cordeiro para a oferta de holocausto, meu filho. E havendo ido, juntos, chegaram ao lugar do qual Deus lhe falara. Ali Abraão construiu o altar, pondo a lenha sobre ele; e, depois de ter atado juntos os pés de seu filho Isaque, deitou-o sobre o altar, em cima da madeira. Então Abraão estendeu a mão a fim de pegar a faca para matar seu filho. Porém, um anjo do Senhor o chamou do céu, dizendo: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis que estou aqui! E ele disse: Não estendas a mão sobre a criança, nem lhe faças nada; pois agora sei que temes a Deus, e, por minha causa, não poupaste teu filho amado. Abraão levantou os olhos, fixando-os e, eis que um carneiro estava preso pelos chifres em uma planta, em um arbusto. Então Abraão tomou o carneiro, oferecendo-o como uma oferta de holocausto no lugar de seu filho Isaque. Abraão chamou o nome daquele lugar: o Senhor tem visto; a fim de que se possa dizer, nos dias de hoje: No monte em que o Senhor foi visto. Pela segunda vez, um anjo do Senhor chamou Abraão, do céu, dizendo: Jurei por mim mesmo, diz o Senhor, porquanto fizeste isso, e por minha consideração não poupaste teu filho amado, certamente eu te abençoarei muitíssimo, e multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu e como a areia que está na beira do mar; e a tua descendência herdará as cidades dos seus inimigos. Em tua semente todas as nações da terra serão abençoadas, porquanto ouviste a minha voz. 

Provérbios 17:17-18:5

O homem tolo aplaude e alegra-se consigo mesmo, assim como aquele que se torna fiador faz-se responsável por seus amigos. Um amante do pecado alegra-se em contendas, e o homem de coração duro não se levanta para o bem; o homem de língua inconstante cairá em males, e o coração do insensato é tristeza para o seu possuidor. Um pai não se alegra com o filho sem instrução, contudo o filho sábio alegra a sua mãe. O coração alegre promove a saúde, entretanto os ossos de um homem triste ressecam-se. Os caminhos do homem que recebe injustamente presentes no seu seio não prosperarão, e o que é ímpio perverte os caminhos da justiça. O rosto de um homem sábio é sensível, mas os olhos do insensato vão até os confins da terra. O filho insensato é a causa da ira de seu pai e da dor daquela que o concebeu. Não é direito punir ao justo, nem é santo conspirar contra príncipes que agem com justiça. Aquele que se abstém de pronunciar uma palavra dura é prudente, e o homem paciente é sábio. A sabedoria deverá ser imputada ao tolo que a busca, e o que se mantém pacífico parecerá sensato. O homem que deseja separar-se de seus amigos arranja desculpas; todavia, sob qualquer ponto de vista será merecedor de censura. O insensato não sente necessidade de sabedoria, pois já é conduzido pela loucura. Quando um homem ímpio se aprofunda em males ele os menospreza, mas desonra e vergonha virão sobre ele. No coração de um homem a palavra de sabedoria é água profunda; um rio e uma fonte de vida brotam dela. Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, nem é santo perverter a justiça no julgamento.

† † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário