23 de Março de 2023 (CC) / 10 de Março (CE)
São Quadratus de Coríntio e companheiros, mártires († 258)
Jejum
Tom 7
Os pais de São Quadratus eram cristãos gregos e viviam na cidade de Corinto. Ambos morreram quando o menino era ainda bem pequeno. Quadratus nasceu no deserto, para onde sua mãe havia fugido para escapar da perseguição de Décio. Ali sua mãe morreu e Quadratus cresceu sendo alimentado por uma cerva. As roupas que vestia, quando sua mãe ainda era viva, cresceram com ele. Quadratus retornou mais tarde para a cidade e estudou medicina, atraindo muitos discípulos que viviam como anacoretas. Sob os imperadores Décio e Valeriano, e Jason, prefeito da Grécia, recebeu a ordem de executar os cruéis editos de perseguição aos cristãos.
Quadrados foi ao encontro de Jason que tentou antes persuadi-lo de seu dever de oferecer sacrifícios aos deuses para escapar às punições. Este servo de Deus, que participava da reunião com cinco de seus discípulos, respondeu que ele preferia a salvação eterna à vida temporal. Em vez de se defender, fez um resumo da Bíblia, desde a criação até a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Jason reagiu com desdém rejeitando a idéia de que Deus pudesse ter-se feito homem e sofrido por nós. Depois de tentar convencer Quadratus percebendo então que nada parecia funcionar, ordenou que fosse açoitado. Em seguida, tentou convencer Cipriano, que era ainda um menino, dizendo que ele era muito jovem ainda, mas Quadratus gritava exortando a seus companheiros a permanecerem firmes em sua fé cristã. Todos foram submetidos a terríveis torturas e, finalmente lançados às feras, mas estas não lhes fizeram mal algum. Então foram levados para fora da cidade e decapitados. Isto aconteceu no ano 258 dC. Os nomes dos outros mártires eram: Dionísio, Anecto, Paulo e Crescêncio.
HORA SEXTA
Isaías 28:14-22
14 Ouvi, pois, a palavra do Senhor, vós, homens aflitos, e vós, príncipes deste povo que está em Jerusalém. 15 Porque dizeis: Fizemos aliança com o Inferno e um acordo com a morte; se a tempestade passar correndo não virá sobre nós, pois fizemos da falsidade a nossa esperança, e pela falsidade seremos protegidos. 16 Portanto, assim diz o Senhor, o Senhor mesmo: Eis que ponho nas fundações de Sião uma pedra de muito valor, pedra angular escolhida, preciosa por seus fundamentos; e aquele que nele crê não será, de modo algum, envergonhado. 17 Farei com que o juízo seja de esperança, e a minha compaixão será pelas justas medidas. Contudo vós, que em vão confiais em mentiras, caireis. A tempestade não deverá, de maneira alguma, afastar-se de vós, 18 tão somente que irá desfazer o vosso pacto de morte, e a vossa confiança no Inferno de maneira nenhuma deverá permanecer. Se a tempestade vier, precipitadamente, sobre vós, sereis abatidos por ela. 19 Sempre que ela passar vos arrastará. Manhã após manhã ela passará, durante o dia; e à noite haverá uma esperança maligna. Aprendei a ouvir, 20 vós que estai angustiados. Não podemos lutar, estamos fracos demais até mesmo para sermos por vós ajuntados. 21 O Senhor levantar-se-á, como uma montanha de homens ímpios levantar-se-á, e estará no vale de Gibeom. Ele irá realizar os seus trabalhos com ira, uma obra de amargura; o seu furor lidará estranhamente, e a sua destruição será inaudita. 22 Portanto, não vos alegreis nem deixeis que os vossos grilhões se façam mais fortes. Pois tenho ouvido de obras acabadas e antecipadas pelo Senhor dos Exércitos, as quais ele irá executar sobre toda a terra.
VÉSPERAS
Gênesis 10:32-11:9
32 Essas são as tribos dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, segundo as suas nações; dessas foram as nações dos gentios espalhadas sobre a terra, depois do dilúvio. 1 Toda a terra falava uma só linguagem, havendo um só idioma para todos. 2 E aconteceu, quando eles vieram do oriente, que acharam um vale na terra de Sinear, e ali habitaram. 3 E cada homem disse ao seu companheiro: Vinde, façamos tijolos, e os cozamos no fogo. O tijolo era para eles por pedra, e o betume lhes servia de argamassa. 4 E disseram: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume alcance o céu, e façamos para nós mesmos um nome antes de sermos espalhados sobre a face de toda a terra. 5 Então, o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam. 6 E o Senhor disse: Eis que há uma só nação e uma só língua para todos; e eles já começaram a fazer isso. Agora, nada deverá falhar do que se dispuserem a fazer. 7 Vinde, desçamos e confundamos, ali, a sua língua, a fim de que não possam entender, cada um, a voz do seu vizinho. 8 E o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade e a torre. 9 Por causa disso o seu nome foi chamado Confusão; porquanto ali o Senhor confundiu as línguas de toda a terra; e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.
Provérbios 13:20-14:6
20 Se andares com os sábios serás sábio, mas quem andar com os tolos será reconhecido por isto. 21 O mal perseguirá aos pecadores, todavia o bem galardoará os justos. 22 Um homem bom herdará os filhos dos filhos; a riqueza dos ímpios, porém, é reservada para o justo. 23 O justo viverá muitos anos na riqueza, mas os ímpios perecerão repentinamente. 24 Aquele que poupa a vara odeia ao seu filho; aquele que o ama, porém, cuidadosamente o castiga. 25 O homem justo come e satisfaz a sua alma, contudo as almas dos ímpios sentem falta. 1 Mulheres sábias constroem as suas casas, mas a tola derruba a sua com as próprias mãos. 2 Aquele que anda na retidão teme ao Senhor; porém, o que é perverso nos seus caminhos será desonrado. 3 Da boca dos tolos sai um cetro de orgulho; os lábios dos sábios, contudo, os preservam. 4 Onde não há bois os celeiros estão vazios; todavia, no lugar em que há produção abundante a força do boi é evidente. 5 A testemunha fiel não mente, porém uma testemunha injusta acende falsidades. 6 Se buscares a sabedoria com os homens maus não a encontrarás; o discernimento, no entanto, é facilmente encontrado com o prudente.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário