20 de Março de 2023 (CC) / 07 de Março (CE)
Santos Hieromártires de Quersoneso, na Grécia:
Basílio, Eugênio, Agatodoro, Elpídio, Etério, Capito e Efrém (Séc. IV).
Paulo, o Simples (Séc. IV)
Jejum
Tom 7
Nos tempos de Diocleciano, Hérmon, bispo de Jerusalém, enviou missionários para Quersoneso para anunciar o Evangelho. Os primeiros missionários foram Efrém e Basilio, depois Agatodoro, Elpídio, etc. Efrém foi para a Cítia; Basílio para Quersoneso, de onde foi expulso; porém depois foi chamado de volta. Lá se diz ter ressuscitado um morto e convertido uma família inteira, mas os judeus provocaram uma revolta e foi martirizado. Outros sofreram o mesmo destino no ano seguinte. Isto foi em 6 de março, porém há dúvida sobre o ano exato; possivelmente no ano 300.
Anos se passaram, e Etério veio de Jerusalém e se deparou com a obstinação daquela população. Foi para Bizâncio e obteve do imperador Constantino que todos os pagãos fossem expulsos de Quersoneso, mas quando voltou de uma segunda viagem para Bizâncio para agradecer ao Imperador, foi morto pelos ímpios. Os cristãos de Quersoneso obteram de Constantino um novo bispo na pessoa de Capito, que fez novas conversões e morreu pacificamente em 22 de dezembro.
Comemoração de São Paulo, o Simples.
Não se confunda São Paulo, o Simples (por sua simplicidade de menino) com São Paulo, o eremita, cuja festa se celebra em 15 de janeiro. São Paulo, o Simples, também era anacoreta e foi um dos mais célebres seguidores de Santo Antônio, no Egito. Até os 70 anos era um camponês quando surpreendeu sua esposa em flagrante delito o que ajudou a desprender-se das coisas do mundo. Abandonou sua mulher sem uma palavra de repreensão, iniciando uma viagem de oitenta dias pelo deserto a procura de Santo Antonio para lhe pedir que o aceitasse como discípulo e que lhe ensinasse o caminho da salvação. Santo Antônio, julgando-o já muito idoso para iniciar a vida de eremita, o aconselhou voltar para sua cidade e lá servir a Deus em outros trabalhos, ou que procurasse outro monastério onde pudessem acolhê-lo. E fechou as portas de seu monastério. Em vez de obedecer ao que Santo Antonio lhe disse, permaneceu às portas durante quatro dias, entregando-se ao jejum e à oração.
Santo Antônio lhe disse: «Vá embora daqui! Por que és tão teimoso? Não podes ficar aqui por toda vida». São Paulo respondeu: «Daqui não saio e aqui vou morrer se preciso for». Vendo que Paulo não tinha alimentos e temendo que sua morte viesse a lhe pesar na consciência, Santo Antônio, contra a sua própria vontade, o admitiu no monastério. Disse a Santo Antonio: «A primeira coisa que deves aprender é a obediência. Se queres te salvar tens que ser obediente e fazer tudo o que peço». Paulo respondeu: «Farei tudo o que ordenares». Santo Antônio submeteu Paulo a um difícil noviciado que faria desistir qualquer novato. Primeiramente, ordenou que Paulo ficasse orando fora da cela, até sua nova ordem. Paulo assim o fez, sob forte sol e em jejum. Depois o Abade Antônio permitiu que Paulo entrasse na cela e fosse tecer esteiras, tal qual ele fazia. Assim fez o ancião, sem deixar de orar.
Quando tinha feito 15 esteiras, o Abade lhe disse que estavam mal feitas e ordenou que as desmanchasse e refizesse todas. Paulo assim obedeceu sem murmurar. Quando terminou pela segunda vez, ainda em jejum, o Abade Antônio o submeteu a outra prova: pediu a Paulo que umedecesse os pães para depois serem comidos mais facilmente, pois estavam muito secos. Paulo assim o fez, sem comê-los, mesmo que sua fome fosse enorme. Depois desta tarefa, Santo Antônio sentou-se junto de Paulo e, sem tocar no alimento, cantaram salmos durante muito tempo, até o entardecer, antes de finalmente comer os pães. Após se alimentarem descansaram um pouco, e voltaram a rezar até o cair da tarde. No inicio da noite, o Abade perguntou a Paulo: «queres outro pedaço de pão?» Paulo respondeu: «Só se também quiseres». Antônio disse: «para mim já basta, pois sou um monge». Paulo respondeu: «também para mim já basta, pois quero ser também um monge». Quase todos os dias as provas se repetiam, ora com pão, ora com água; costurando e descosturando as vestes etc. Por mais absurdos que pudessem parecer as ordens do Abade Antônio, Paulo obedecia prontamente. Certa vez, quando havia visitas no monastério, Paulo perguntou-lhe se os profetas existiram antes de Jesus ou depois dele. O Abade envergonhado pela ignorância de seu discípulo, pediu que ele se retirasse da sala e guardasse silêncio até segunda ordem. Paulo assim o fez. Alertado por outros monges, Santo Antônio que havia se esquecido do silêncio imposto a Paulo, permitiu que voltasse a falar.
Compreendendo que Paulo já tinha dado provas suficientes de sua obediência exclamou: «Este monge nos deixa atrás de todos, pois obedece sem reclamar às palavras humanas e as palavras que vem do céu, e nós, freqüentemente, fechamos nossos ouvidos para elas». Assim, vendo que Paulo estava pronto, Santo Antônio, o Abade destinou-lhe uma cela monástica distante da sua uns cinco quilômetros e lá o visitava com freqüência. Rapidamente descobriu que Paulo possuía dons espirituais e que curava e exorcizava muitas pessoas. Quando Santo Antônio não conseguia curar alguém, indicava que fosse procurar Paulo, e este o curava infalivelmente. Outro de seus dons era ler o que passava nos corações das pessoas. Ao ver uma pessoa, já sabia se suas intenções eram boas ou não. Guiados pelos sinais de Deus na vida daquele monge ancião, Santo Antonio, o Abade, estimava Paulo mais do que os outros discípulos a ponto de sempre se referir a ele como modelo de obediência.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
HORA SEXTA
Isaías 14:24-32
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Como eu já disse, assim será; conforme determinei, assim a questão deverá se estabelecer, a fim de destruir os assírios sobre a minha terra e nas minhas montanhas; pois eles serão para pisoteio. Seu jugo será tirado do meio deles, e a sua glória removida de seus ombros. Este é o propósito que o Senhor tem determinado sobre toda a terra, e esta a mão que está levantada contra todas as nações. Pois o que o Santo Deus propôs quem poderá frustrar? e quem fará voltar a sua mão erguida? Veio esta palavra no ano em que morreu o rei Acaz: Não vos regozijeis, todos vós, filisteus, por estar quebrado o jugo daquele que vos feria; pois da semente da serpente procederão jovens víboras. Os seus filhotes sairão voando como serpentes. Os necessitados serão alimentados por ele, e os homens pobres descansarão em paz; todavia, ele destruirá a tua semente com a fome, e arruinará o teu remanescente. Uivai, ó portas das cidades! Que as cidades sejam perturbadas e chorem, com todos os filisteus, pois fumo está vindo do norte, e não há possibilidade de sobreviver. O que irão dizer disso os reis das nações? Que o Senhor fundou a Sião, e, por ele, os pobres do povo serão salvos.
VÉSPERAS
E o Senhor Deus aspirou um aroma agradável. Então o Senhor Deus considerou, e disse: Não irei amaldiçoar mais a terra por causa das obras dos homens, porque a imaginação do homem está intencionalmente posta nas coisas malignas, desde a sua juventude. Não irei mais ferir todos os seres vivos, como já fiz. Por todos os dias da terra sementes e colheita, frio e calor, verão e primavera, dia e noite não cessarão mais. Abençoou Deus a Noé e a seus filhos, dizendo-lhes: Crescei e multiplicai-vos, enchei a terra e dominai sobre ela. O pavor e o medo de vós estarão sobre todos os animais selvagens da terra, sobre todas as aves do céu, sobre tudo o que se desloca na terra e sobre todos os peixes do mar. Eu os coloquei debaixo do vosso poder. Todo réptil que vive vos servirá para alimento. Tenho vos dado tudo, assim como a erva verde. Somente a carne com o sangue da vida não devereis comer. Porque o próprio sangue de vossas vidas eu o requererei da mão de todos os animais selvagens, e cobrarei a vida do homem da mão do homem seu irmão. Aquele que derrama o sangue do homem, no lugar daquele sangue deverá ser derramado o seu próprio sangue; pois na imagem de Deus eu fiz o homem. Todavia, crescei e multiplicai-vos; enchei a terra e multiplicai-vos sobre ela.
Provérbios 11:19-12:6
Um filho justo nasce para a vida, todavia aquilo que buscam os ímpios termina em morte. Maneiras perversas são abomináveis ao Senhor; entretanto, todos os que são inocentes em seus caminhos parecem aceitáveis para ele. Aquele que injustamente abate mãos não ficará impune, mas o que semeia justiça receberá uma recompensa certa. Como um ornamento em focinho de porco, assim é a beleza de uma mulher mal-intencionada. Todo o desejo dos justos é bom, mas a esperança dos ímpios perecerá. Alguns há que espalham as suas posses e ainda as aumentam; e outros há, ainda, que ajuntam mas possuem menos. Toda alma sincera é abençoada; o homem passional, entretanto, é desprovido de graça. Que aquele que acumula o trigo deixe-o para a nação, porquanto bênçãos há sobre a cabeça daquele que o entrega. O que prepara bons conselho procura o bom favor; todavia, quanto ao que busca o mal, este o ultrapassará. Aquele que confia nas riquezas cairá; porém, o que ajuda os justos levantar-se-á. O que não lida graciosamente com a sua própria casa herdará o vento, e o insensato será servo do sábio. Do fruto da justiça cresce a árvore da vida; as almas dos prevaricadores, no entanto, são cortadas antes do tempo. Se o justo com dificuldade se salva, para onde irá o ímpio pecador? O que ama a instrução ama o bom-senso, mas o que odeia a repreensão é insensato. Aquele que tem achado graça com o Senhor se faz melhor, porém o transgressor não será reconhecido. Nenhum homem prosperará por sua maldade; as raízes dos justos, entretanto, não serão arrancadas. A mulher virtuosa é a coroa do seu marido; contudo, como um verme na madeira a mulher má o destrói. Os pensamentos do justo são juízos verdadeiros, mas os ímpios inventam mentiras. As palavras dos ímpios são astutas, entretanto a boca dos retos os livrará.
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ENSINO DOS SANTOS PADRES
O Mistério da Nossa Vida Nova
O bem-aventurado Jó, como figura da santa Igreja, ora fala em nome do corpo, ora em nome da cabeça. Mas, às vezes, ocorre que, quando fala dos membros, toma subitamente as palavras da cabeça. Eis por que diz: Sofri tudo isso, embora não haja violência em minhas mãos e minha oração seja pura(Jó 16,17). Sem haver violência alguma em suas mãos, teve também que sofrer aquele que não cometeu pecado e em cuja boca não se encontrou falsidade; no entanto, pela nossa salvação, suportou o tormento da cruz. Foi ele o único que elevou a Deus uma oração pura, pois mesmo em meio aos sofrimentos da paixão orou por seus perseguidores, dizendo: Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem! (Lc 23,34).
Quem poderá dizer ou pensar uma oração mais pura do que esta em que se pede misericórdia por aqueles mesmos que infligem a dor? Por isso, o sangue de nosso Redentor, derramado pela crueldade dos perseguidores, se transformou depois em bebida de salvação para os que nele acreditariam e o proclamariam Filho de Deus. Acerca deste sangue, continua com razão o texto sagrado: Ó terra, não cubras o meu sangue, nem sufoques o meu clamor (Jó 16,18). E ao homem pecador foi dito: És pó e ao pó hás de voltar (Gn 3,19). A terra, de fato, não ocultou o sangue de nosso Redentor, pois qualquer pecador, ao beber o preço de sua redenção, o proclama e louva e, como pode, o manifesta aos outros.
A terra não cobriu também o seu sangue porque a santa Igreja já anunciou em todas as partes do mundo o mistério de sua redenção. Notemos no que se diz a seguir: Nem sufoques meu clamor. O próprio sangue da redenção, por nós bebido, é o clamor de nosso Redentor. Por isso diz também Paulo: Vós vos aproximastes da aspersão do sangue mais eloqüente que o de Abel (Hb 12,24). E do sangue de Abel fora dito: A voz do sangue de teu irmão está clamando da terra por mim (Gn 4,10). O sangue de Jesus é mais eloqüente que o de Abel, porque o sangue de Abel pedia a morte do irmão fratricida, ao passo que o sangue do Senhor obteve a vida para seus perseguidores.
Assim, para que não nos seja inútil o sacramento da paixão do Senhor, devemos imitar aquilo que recebemos e anunciar aos outros o que veneramos. O clamor de Cristo fica sufocado em nós, se a língua não proclama aquilo em que o coração acredita. Para que esse clamor não seja sufocado em nós, é preciso que, na medida de suas possibilidades, cada um manifeste aos outros o mistério de sua vida nova".
São Gregório, o Grande, Bispo de Roma (Séc. VI)
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