quarta-feira, 24 de maio de 2023

6ª Quarta-feira da Páscoa

CONCLUSÃO (APODOSIS) DA PÁSCOAS
24 de Maio de 2023 (CC) / 11 de Maio (CE)
Ss. Cirilo e Metódio, Iguais aos Apóstolos e Mestres dos Eslavos
JEJUM (Peixe é permitido)
Tom 5




"Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!"

Os Santos Cirilo e Metódio eram irmãos de Tessalônica, filhos de pais ilustres e ricos, Leo e Maria.

O irmão mais velho Metódio passou dez anos como oficial entre os eslavos macedônios e, assim, aprendeu a língua eslava. Depois disso Metódio retirou-se para o Monte Olimpo e dedicou-se à vida monástica ascética. Foi aqui que Cirilo (Constantine), mais tarde viera a se juntar a ele.

Quando o rei Khazarite, Kagan, solicitou pregadores da fé de Cristo ao Imperador Miguel III, imediatamente, por ordem do Imperador, estes dois irmãos foram encontrados e enviados entre os khazares. O Rei Kagan converteu-se a Cristo, e junto com ele, Cirilo e Metódio batizaram um grande número de seus principais assistentes e um maior número de pessoas dentre o povo.

Depois de um período de tempo, eles voltaram para Constantinopla, onde compilaram o alfabeto eslavo em trinta e oito cartilhas e passaram a traduzir os livros eclesiásticos do grego para o eslavo.

A pedido do príncipe Rastislav, que viajou para Morávia, onde os irmãos se embrenharam e estabeleceram a fé devota e foram publicados muitos livros destinados à catequese dos jovens.

Atendendo à uma solicitação do Papa de Roma, Cirilo viajou para esta cidade, e estando em Roma, adoeceu e morreu em 14 de fevereiro de 867. Então Metódio retornou à Morávia, onde havia trabalhado, para fortalecer a fé em Cristo entre os eslavos, até sua morte, ocorrida no dia 6 de abril de 885.

O Minéon do mês de maio registra a festa dos dois irmãos neste dia 11. Essa data é importante, especialmente para os povos eslavos. Mas, sendo o costume ainda bastante difundido no Oriente de usar para a liturgia o Calendário Juliano, atrasado 13 dias em relação ao gregoriano – mais conhecido e adotado universalmente, tal data, na realidade, vem a coincidir com o nosso 24 de maio. É uma data já arraigada na consciência popular ao ponto que, mesmo naquelas regiões em que foi adotado oficialmente o calendário do «novo estilo», os fiéis bizantinos preferem manter a antiga data do 24 de maio. É possível avaliar quanto temos afirmado acima ao constatar o afluxo das muitas delegações (por exemplo, as da Bulgária) que, para honrar os «Mestres dos Eslavos» a cada ano, nesse dia, se dirigem à basílica de São Clemente em Roma onde se conservam as relíquias dos santos Cirilo e Metódio. A herança cultural deixada por eles é, de fato, ampla e reconhecida ao ponto que, em alguns países balcânicos, enquanto 25 de dezembro é um dia de trabalho, o aniversário dos dois santos é também festa civil, portanto feriado.  Com insistência os textos litúrgicos convidam a celebrar os irmãos «iluminadores» dos povos eslavos, salvos com a luz da Trindade e de Cristo, «fontes do conhecimento divino, mediante as Escrituras» traduzidas por eles e que ainda hoje «estando na presença de Deus fervorosamente intercedem» por aqueles que os invocam. 
Tropárion Tom 4
“Êmulos dos Apóstolos e Mestres dos países eslavos,
sábios e santos Cirilo e Metódio, orai ao Senhor do universo
para que todos os povos eslavos
sejam fortalecidos na unidade e na fé ortodoxa,
para que ao mundo seja concedida a paz
e para que sejam salvas as nossas almas.” 
Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

 

Atos 18:22-28

Fragmento 41 – Naqueles dias, depois de visitar a Cesaréia, Paulo subiu a Jerusalém e saudou a igreja, e desceu a Antioquia. E, tendo demorado ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela região da Galácia e da Frígia, fortalecendo a todos os discípulos. Ora, chegou a Éfeso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo, entretanto, somente o batismo de João. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; mas quando Priscila e Áquila o ouviram, levaram-no consigo e lhe expuseram com mais precisão o caminho de Deus. Querendo ele passar à Acáia, os irmãos o animaram e escreveram aos discípulos que o recebessem; e tendo ele chegado, auxiliou muito aos que pela graça haviam crido. Pois com grande poder refutava publicamente os judeus, demonstrando pelas escrituras que Jesus era o Cristo.

João 12:36-47

Fragmento 43 - Disse o Senhor aos Judeus que vieram ter com Ele: Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Havendo Jesus assim falado, retirou-se e escondeu-se deles. E embora tivesse operado tantos sinais diante deles, não criam nele; para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías: Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Por isso não podiam crer, porque, como disse ainda Isaías: Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos e entendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. Estas coisas disse Isaías, porque viu a sua glória, e dele falou. Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele; mas por causa dos fariseus não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.  Clamou Jesus, dizendo: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou.  E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou.  Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário