sexta-feira, 19 de maio de 2023

5ª Sexta-feira da Páscoa

19 de Maio de 2023 (CC) / 06 de Maio (CE)
O Justo e Grande Sofredor, Jó
Jejum (Peixe é permitido)
Tom 4





«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»

Comemoração de São Jó, o Justo e Sofredor
São Jó, o Justo, viveu no norte da Arábia, no país de Austidia na terra de Uz, cerca de 1.500 a 2000 anos antes do nascimento de Cristo.  Sua vida e sofrimentos estão registrados na Bíblia (Livro de Jó). Existe uma opinião de que Jó era por descendência um sobrinho de Abraão, filho de Nakhor, um irmão de Abraão. 
Jó era um homem temente a Deus e piedoso. Devotava toda a sua alma ao Senhor Deus e em tudo se conduzia de acordo com a vontade de Deus, abstendo-se de todo mau, não só nas obras, mas também nos pensamentos. O Senhor abençoou sua existência terrena e recompensou o Justo Jó com grandes riquezas: ele possuía muito gado e todo tipo de bens. Os sete filhos e três filhas do justo Jó eram amáveis ​​entre si e se reuniam para a refeição comum, todos em turnos em cada uma de suas casas. A cada sete dias, o justo Jó fazia oferendas a Deus por seus filhos, dizendo: "Se por acaso algum deles pecou ou ofendeu a Deus em seu coração". Por sua justiça e honestidade, São Jó era tido em alta estima por seus concidadãos e teve grande influência nos assuntos públicos. 
Uma vez, porém, quando os Santos Anjos estavam diante do Trono de Deus, Satanás apareceu entre eles. O Senhor Deus perguntou a Satanás se ele havia visto Seu servo Jó, um homem justo e sem defeito. Satanás respondeu audaciosamente, que não era à toa que Jó era temente a Deus, já que Deus estava cuidando dele e multiplicando suas riquezas; mas se o infortúnio lhe fosse enviado, ele deixaria de bendizer a Deus. Então o Senhor, querendo provar a paciência e a fé de Jó, disse a Satanás: 
"Tudo o que Jó tem, eu entrego na tua mão, mas somente ele não toca". 
Depois disso, Jó de repente perdeu toda a sua riqueza e também todos os seus filhos. O justo Jó voltou-se para Deus e disse: 
"Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei a minha mãe a terra. O Senhor dá, e o Senhor tira. Bendito seja o nome do Senhor! " 
E assim Jó não pecou diante do Senhor Deus, nem proferiu uma palavra impensada. 
Quando os Anjos de Deus novamente se apresentaram diante do Senhor e entre eles, novamente, Satanás, dizendo que Jó era justo, porque ele não padecera na sua carne. Então declarou o Senhor: 
"Eu te permito fazer com ele o que quiseres, poupando apenas a sua vida". 
Depois disso, Satanás infligiu ao Justo Jó uma doença horrível: Furúnculos leprosos, que o cobriram da cabeça aos pés. O sofredor foi obrigado a se afastar da companhia de pessoas, sentou-se fora da cidade em um monte de cinzas e teve que raspar suas feridas com um caco de barro. Todos os seus amigos e conhecidos o abandonaram. Sua esposa tinha que cuidar de seu próprio bem-estar, labutando e vagando de casa em casa. Ela não apenas não apoiou o marido com paciência, mas pensou que Deus estava punindo Jó por algum tipo de pecado secreto, e chorou e lamentou contra Deus, censurou também o marido e finalmente aconselhou o justo Jó a amaldiçoar a Deus. e morrer. O justo Jó lamentou gravemente, mas mesmo nesses sofrimentos, permaneceu fiel a Deus. Ele respondeu à esposa: 
"Você fala como uma histérica. Devemos receber de Deus apenas o bem, e não receber nenhum mal?" E o justo Jó em nada pecou diante de Deus. 
Três de seus amigos vieram de longe para confortar sua tristeza. Eles reconheceram que Jó estava sendo punido por Deus por seus pecados, e exortaram esse homem justo, embora inocente, a se arrepender. O justo respondeu que não estava sofrendo pelos pecados, mas que essas tribulações lhe foram enviadas do Senhor de acordo com a Vontade Divina, que é inescrutável para o homem. Seus amigos, no entanto, não acreditaram nele e continuaram a pensar que o Senhor estava lidando com Jó de acordo com as leis vigentes sob os padrões humanos, punindo assim Jó por cometer pecados. Em aflita tristeza da alma, o justo Jó voltou-se com uma oração a Deus, suplicando que Ele mesmo testemunhasse diante deles de sua inocência. Deus então se manifestou em um redemoinho tempestuoso e censurou Jó, por tentar penetrar por sua razão no mistério da ordem mundial e nos propósitos de julgamento de Deus. O Justo Jó com todo o seu coração se arrependeu desses pensamentos e disse: 
"Eu nada, sou, e confesso e me arrependo no pó e na cinza". 
O Senhor então ordenou aos amigos de Jó que recorressem a ele pedindo-lhe que oferecesse sacrifício por eles. “Visto que, – disse o Senhor, – somente de Jó Eu aceito o sacrifício, para que eu não vos despreze, porque falastes injustamente ao meu servo Jó." 
Então, Jó ofereceu sacrifício a Deus por seus amigos, e o Senhor aceitou sua intercessão, e o Senhor também devolveu ao justo Jó sua saúde e lhe deu duas vezes mais do que tinha antes. No lugar de seus filhos falecidos nasceram-lhe sete filhos e três filhas, mais bonitos do que qualquer outro naquela terra. Depois de suportar seus sofrimentos, Jó viveu mais 140 anos (ao todo ele viveu 248 anos) e viveu para ver seus descendentes até a quarta geração. 
São Jó prefigura o Senhor Jesus Cristo, o Qual, tendo descido à terra e sofrendo pela salvação da humanidade, foi glorificado em Sua gloriosa Ressurreição. 
O justo Jó, afligido com a lepra, disse: "Eu sei, que meu Redentor vive e Ele erguerá do pó, no último dia, a minha pele deteriorada; e eu em minha carne verei a Deus. Eu mesmo com meus próprios olhos O verei, e não com os olhos de um outro O vereio. Nesta expectativa , meu coração salta dentro do meu peito!" (Jó 19: 25-27). 
"Conhecei vós, o juízo, no qual só serão justificados os que têm a verdadeira sabedoria - o temor do Senhor e o verdadeiro entendimento - o afastamento do mal" (Jó 28: 28). 
São João Crisóstomo diz: "Não houve infortúnio humano que este homem não passasse. Ele era o mais firme e inflexível, assediado pela súbita tribulação, pela fome, e pela desgraça, e doença, e privado de filhos e perda de riquezas; e depois sofrendo abusos de sua esposa, insultos de seus amigos, reprovação de seus servos, e em tudo ele se mostrou mais sólido que uma pedra, e uma fonte perante a Lei e também da Graça".



Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 15:5-34

5 Mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés. 6 Congregaram-se pois os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto. 7 E, havendo grande discussão, levantou-se Pedro e disse-lhes: Irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem. 8 E Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo, assim como a nós; 9 e não fez distinção alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé. 10 Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? 11 Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus, do mesmo modo que eles também. 12 Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quantos sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios. 13 Depois que se calaram, Tiago, tomando a palavra, disse: Irmãos, ouvi-me: 14 Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios para tomar dentre eles um povo para o seu Nome. 15 E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: 16 Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; reedificarei as suas ruínas, e tornarei a levantá-lo; 17 para que o resto dos homens busque ao Senhor, sim, todos os gentios, sobre os quais é invocado o meu nome, 18 diz o Senhor que faz estas coisas, que são conhecidas desde a antiguidade. 19 Por isso, julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus, 20 mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. 21 Porque Moisés, desde tempos antigos, tem em cada cidade homens que o preguem, e cada sábado é lido nas sinagogas. 22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos com toda a igreja escolher homens dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens influentes entre os irmãos. 23 E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos e os anciãos, irmãos, aos irmãos dentre os gentios em Antioquia, na Síria e na Cicília, saúde. 24 Portanto ouvimos que alguns dentre nós, aos quais nada mandamos, vos têm perturbado com palavras, confundindo as vossas almas, 25 pareceu-nos bem, tendo chegado a um acordo, escolher alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, 26 homens que têm exposto as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27 Enviamos portanto Judas e Silas, os quais também por palavra vos anunciarão as mesmas Coisas. 28 Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas necessárias: 29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos vá. 30 Então eles, tendo-se despedido, desceram a Antioquia e, havendo reunido a assembleia, entregaram a carta. 31 E, quando a leram, alegraram-se pela consolação. 32 Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram os irmãos com muitas palavras e os fortaleceram. 33 E, tendo-se demorado ali por algum tempo, foram pelos irmãos despedidos em paz, de volta aos que os haviam mandado.  34 Mas pareceu bem a Silas ficar ali.

João 10:17-28

17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. 18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. 19 Por causa dessas palavras, houve outra dissensão entre os judeus. 20 E muitos deles diziam: Tem demônio, e perdeu o juízo; por que o escutais? 21 Diziam outros: Essas palavras não são de quem está endemoninhado; pode porventura um demônio abrir os olhos aos cegos? 22 Celebrava-se então em Jerusalém a festa da dedicação. E era inverno. 23 Andava Jesus passeando no templo, no pórtico de Salomão. 24 Rodearam-no, pois, os judeus e lhe perguntavam: Até quando nos deixarás perplexos? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente. 25 Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai, essas dão testemunho de mim. 26 Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. 27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; 28 eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário