sábado, 20 de maio de 2023

5º Sábado da Páscoa

20 de Maio de 2024 (CC) / 07 de Maio (CE)
Primeira Aparição do Sinal da Santa e Preciosa Cruz
Tom 4




«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»



A primeira aparição da Santa Cruz se deu ante o imperador Constantino o Grande, com um vitorioso emblema escrito: «Com este sinal vencerás». Logo houve outra aparição em Jerusalém, por volta do ano 346, sendo Patriarca, Kirilos e o Monarca, Constantino, filho de Constantino o Grande. Esta visão aconteceu em 7 de março; era a hora terceira quando, no céu, surgiu repentinamente o sinal da Gloriosa Cruz formada por uma luz brilhante sobre o monte Gólgota, alcançando até o monte das Oliveiras. Esta aparição causou grande admiração entre todos aqueles que se encontravam em Jerusalém. Jovens, mulheres e crianças correram alegremente às igrejas para agradecer e glorificar a Deus que os abençoou e lhes concedeu a Cruz como arma e escudo protetor contra o diabo.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 15:35-41

Fragmento 37 - Naqueles dias, Paulo e Barnabé viviam em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor. Decorrido algum tempo, Paulo disse a Barnabé: vamos voltar e visitar nossos irmãos em todas as cidades em que pregamos a palavra do Senhor, para ver como eles estão. Barnabé queria levar consigo João, chamado Marcos. Mas Paulo decidiu não levar aquele que havia ficado para trás na Panfília e que não foi com eles para a obra para a qual foram enviados. E houve entre eles tamanha desavença, de modo que eles se separaram; e Barnabé, levando Marcos, navegou para Chipre; e Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus; e passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas.

João 10:27-38

Fragmento 38 - Disse o Senhor aos Judeus que vieram ter com Ele: As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu as conheço, e elas Me seguem. E Eu dou-lhes a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da Minha mão. Meu pai, Que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de Meu Pai. Eu e o Pai somos um. Aqui novamente os Judeus pegaram pedras para apedrejá-Lo. Respondeu-lhes Jesus: muitas obras boas vos tenho mostrado de Meu Pai; por qual destas obras Me apedrejais? Responderam-Lhe os judeus: não é por nenhuma obra boa que vamos Te apedrejar, mas por blasfêmia; pois, sendo Tu homem, Te fazes Deus. Respondeu-lhes jesus: não está escrito na vossa lei: “Eu disse: sois deuses?” Se Ele chamou deuses àqueles a quem veio a palavra de Deus, e a Escritura não pode ser quebrada; então, Daquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, dizeis vós: blasfemas; porque Eu disse: Sou Filho de Deus? Se não faço as obras de Meu Pai, não Me acrediteis; mas, se as faço, embora não Me creiais a mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em Mim e Eu Nele.

Comentário:

"Vós sois deuses": As pessoas que, pela fé recebem a graça de Deus, participarão de Sua natureza divina (2Pd 1:4), por isto podem justamente ser chamadas de deuses. Cristo está efetivamente dizendo:

"Se aqueles que receberam essa honra pela graça não são culpados por se chamarem de deuses, como pode Aquele que tem isso por natureza merecer ser repreendido?"

(São João Crisóstomo)).

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário