quarta-feira, 3 de maio de 2023

3ª Quarta-feira da Páscoa

03 de Maio de 2023 (CC) / 20 de Abril (CE)
São Teodoro, o Triquinate (Vestido de Pelos)
Jejum (Peixe é permitido)
Tom 2





"Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!"


São Teodoro, o Triquinate, nasceu em Constantinopla, filho de pais ricos e piedosos. Desde a infância São Teodoro estava inclinado para o monaquismo, então ele deixou sua casa,sua família e a sua vida anterior, a fim de entrar para um mosteiro na Trácia. Lá, ele começou suas árduas lutas ascéticas . Vestia-se com uma roupa feita de fios de cabelo , de que derivou o nome de "Triquinate," Ele ainda dormia em cima de uma pedra, a fim evitar conforto físico, e para prevenir-se de dormir demais. Sua vida foi adornada com milagres, e tinha o poder de curar os doentes. Faleceu no final do século IV, ou no início do quinto século. De suas relíquias fluia mirra . O nome de São Teodoro Triquinate é um dos mais reverenciados na história do monaquismo ortodoxo. São José, o Hinógrafo (4 de abril) compôs um Cânone em honra ao santo. 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 8:18-25

Fragmento 19 – Naqueles dias, vendo Simão que pela imposição das mãos dos Apóstolos se dava o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos, receba o Espírito Santo. mas disse-lhe Pedro: Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus. Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; pois vejo que estás em fel de amargura, e em laços de iniquidade. Respondendo, porém, Simão, disse: Rogai vós por mim ao Senhor, para que nada do que haveis dito venha sobre mim. Eles, pois, havendo testificado e falado a palavra do Senhor, voltando para Jerusalém, evangelizavam muitas aldeias dos samaritanos.

João 6:35-39

Fragmento 21 – Disse o Senhor aos judeus que vieram ter com ele: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. Mas já vos disse que também vós me vistes, e, contudo, não credes. Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.

† † 

MEDITAÇÃO

Um Ancião e Pai espiritual ensinava: 

"Levanta-te pela manhã e diz para ti mesmo: corpo, trabalha, a fim de te alimentar; alma, sê vigilante, a fim de salvar a ti mesmo e herdar o Reino!"

Estas não são palavras vazias, mas tem sido a regra de muitos milhares de monges ao longo dos séculos: a regra da vida diária. Pelo trabalho físico, angariam o alimento para o corpo; por meio da oração é que permanecem vigilantes. Esta é uma regra só para os monges?  Não pode ser a regra de todo seguidor de Cristo? Não É o Próprio Cristo que nos dar um exemplo  de esforço físico e vigilância constante na oração?

† † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário