quinta-feira, 11 de maio de 2023

4ª Quinta-feira da Páscoa

 
11 de Maio de 2023 (CC) / 28 de Abril (CE)
São Jasão e Sosípatro, apóstolos dos 70
Tom 3





«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»



São Jasão de Tarso, é um dos Setenta Discípulos. Ele aparece no Novo Testamento em Atos 17, quando sua casa foi utilizada como refúgio para Paulo, Silas e Timóteo, na Tessalônica. Jasão foi preso quando as autoridades não conseguiram localizar nem Paulo e nem Silas e ele foi obrigado a pagar uma fiança para ser libertado. Jasão também foi mencionado em «Saúda-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, Jasão e Sosípatro, meus compatriotas.» (Romanos 16:21). Nascido em Tarso, ele foi consagrado bispo de Tarso pelo apóstolo Paulo. Com Sosípatro de Icônio, ele viajou até a ilha de Corfu, onde ele construiu uma igreja em honra a Santo Estevão e converteu muitos pagãos para o cristianismo. Vendo isso, o rei de Corfu atirou-o numa prisão, onde ele teve a oportunidade de converter sete outros prisioneiros: Saturnino, Jacíscolo, Faustiano, Januário, Marsálio, Eufrásio e Mâmio. Enfurecido, o rei mandou matá-los em uma cova fumegante . A filha do rei, a virgem Cércira, tendo assistido ao martírio dos sete, também se converteu e distribuiu todas as suas jóias para os pobres. O rei ficou ainda mais furioso e mandou prendê-la até que ela negasse sua nova fé, algo que ela não fez. Ele mandou que a prisão fosse incendiada, mas ela milagrosamente se salvou e ainda mais pessoas se converteram ao ver este novo milagre. Sem outra alternativa, o rei mandou que ela fosse amarrada numa árvore e fosse flechada por seus soldados . Muitos crentes fugiram de Corfu para uma ilha próxima para fugir da ira do rei e, ao persegui-los, o barco do rei acabou afundando. O seu sucessor abraçou o cristianismo e foi batizado como Sebastião. Daí pra frente, Jasão e Sosípatro puderam pregar livremente e construíram a igreja em Corfu, vivendo ali até uma idade avançada.
 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 10:34-43

34 Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas; 35 mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo. 36 A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos) - 37 esta palavra, vós bem sabeis, foi proclamada por toda a Judéia, começando pela Galileia, depois do batismo que João pregou, 38 concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele. 39 Nós somos testemunhas de tudo quanto fez, tanto na terra dos judeus como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro. 40 A este ressuscitou Deus ao terceiro dia e lhe concedeu que se manifestasse, 41 não a todo povo, mas às testemunhas predeterminadas por Deus, a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele depois que ressurgiu dentre os mortos; 42 este nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos. 43 A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome.

João 8:12-20

12 Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida. 13 Disseram-lhe, pois, os fariseus: Tu dás testemunho de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro. 14 Respondeu-lhes Jesus: Ainda que eu dou testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro; porque sei donde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou. 15 Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo. 16 E, mesmo que eu julgue, o meu juízo é verdadeiro; porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou. 17 Ora, na vossa lei está escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. 18 Sou eu que dou testemunho de mim mesmo, e o Pai que me enviou, também dá testemunho de mim. 19 Perguntavam-lhe, pois: Onde está teu pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai. 20 Essas palavras proferiu Jesus no lugar do tesouro, quando ensinava no templo; e ninguém o prendeu, porque ainda não era chegada a sua hora.

† †  

Nenhum comentário:

Postar um comentário