sábado, 27 de maio de 2023

6º Sábado da Páscoa

27 de Maio de 2023 (CC) / 14 de Maio (CE)
Santo Mártir Isidoro, de Chios († 251);
Santo Isidoro, o Falante, Tolo Por Causa de Cristo, o Prodigioso de Rostov (1474)
Tom 5


Santo Isidoro era marinheiro de frota, na época do Imperador Décio, e natural de Alexandria. Num certo dia, estando sua frota ancorada na ilha de Quios, o santo foi denunciado ao almirante Numério, porque era cristão. Este, sem perder tempo, chamou Santo Isidoro e perguntou-lhe se era verdade. Tendo recebido sua resposta afirmativa, ordenou que o levassem à prisão. Ao tomar conhecimento do fato, o pai viajou imediatamente a Quios, muito entristecido porque seu filho havia abandonado a idolatria. Chegando a Quios, encontrou-o no cárcere e abraçou-o amorosamente, mas entristecido pelo momento que estavam atravessando. Santo Isidoro, porém, disse-lhe que deveria estar contente por ver a luz que Jesus Cristo lhe concedeu. Então o pai lhe pede encarecidamente que retorne à idolatria. O santo, porém, segue inamovível em sua fé. Muito aborrecido, o pai o maldiz e pede a Numério que o mate. E, de fato, Santo Isidoro, depois de padecer vários tipos de tortura, é finalmente decapitado.  
Assim, pois, cumpre-se o que está escrito: 
«Um irmão entregará à morte a seu irmão, e um pai a seu filho; e filhos se levantarão contra os pais e os matarão. E sereis odiados de todos por causa do meu Nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo». Mt 10:21-22 

 

Santo Isidoro, o Falante, Tolo Por Causa de Cristo
Santo Isidoro Tverdislo (o Falante), fazendo-se Louco, por amor a Cristo, e que operou grandes milagres na cidade de Rostv; nasceu na Alemanha, de pais ricos, e tendo levado, desde a juventude" teve, uma vida imaculada e uma compreensão compassiva, deixou a casa paterna, "desejando o Reino de Deus". Santo Isidoro distribuiu suas riquezas aos pobres, e com o cajado de um errante percorreu muitas terras e cidades (não se sabe onde aceitou a santa fé ortodoxa - uma vez que fôra criado no catolicismo Romano). Finalmente, ele chegou à Rússia e escolheu o local de sua residência, Rostov. Aqui Santo Isidor, "na sujeira e na neve e na chuva e no frio" e "suportando todos os ultrajes", instalou-se em uma raquítica cabana de madeira que ele mesmo havia feito. Ele escolheu "um modo de vida miserável e tolo como na Epístola (1 Cor. 4: 10-13)" por causa de Cristo.
 
Santo Isidor passou todo o seu tempo em oração incessante, não se entregando a "sonolências sem fim" e "descanso". "Ele ficou em vigília e louvor a noite toda" para entregar seu corpo "eternamente a Deus". De dia o bem-aventurado percorria a cidade, fazendo seu ato como um tolo. "Semelhante ao antigo Jó na paciência", o Beato Isidor na expressão da Santa Igreja em vida era "como um anjo terreno e um homem celestial". "Tendo uma alma compassiva e pura de pensamento, e coração vigilante e fé inatacável, e amor verdadeiro sem pretensão", ele foi glorificado durante sua vida para fazer milagres. Santo Isidor repousou no ano de 1474. Só souberam de sua morte ao passar por sua cabana sentiram uma fragrância especial. No local de seu enterro na cidade de Rostov foi construída a igreja da Ascensão do Senhor, na qual até o presente suas relíquias repousam em uma cripta como fonte de milagres. O Beato Isidor é chamado de "Tverdislov" ("Constante da Palavra"), pois falava constantemente. [trad. nota: o título "Tverdislov" parece exclusivo de Santo Isidor; este relato suplementar dele é do Bulgakov NaStol'naya Kniga de 1900.]

Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 20:7-12

E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos. E, estando um certo jovem, por nome Ežutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu. E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados.

João 14:10-21

Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário