domingo, 17 de setembro de 2023

15º Domingo Depois de Pentecostes

17 de Setembro de 2023 (CC) / 04 de Setembro (CE)
São Bábilas, Hieromártir, Bispo de Antioquia († 250)
Santo Profeta Moisés, Aquele que Viu a Deus (séc. 1531 a.C.)
Santa Mártir Hermionia, Filha do Apóstolo Filipe, o Diácono (117)
Tom 6


São Bábilas foi o duodécimo bispo de Antioquia depois do Apóstolo São Pedro, ocupando esta Sé como seu bispo do ano 237 até o ano 250. O Historiador Eusébio de Cesaréia (340) em seu livro História Eclesiástica nos relata o seguinte conto acerca de São Bábilas:
«Quando o Imperador Romeno Filipe, sendo cristão, queria participar com a multidão na noite da Vigília Pascal das orações da Igreja e da Comunhão do Santo Corpo e Sangue do Senhor, o bispo o impediu por causa de seus muitos crimes e pecados que havia cometido, impondo-lhe a condição de que fizesse uma confissão pública e sincera de seus pecados e que se juntasse aos penitentes. O Imperador, então, atendeu à condição que o bispo lhe impunha».
São Bábilas era, portanto, conhecido por sua bravura, a quem São João Crisóstomo elogiou, dizendo: «Acaso poderia existir algum homem que São Bábilas pudesse ainda temer, após ter enfrentado o próprio imperador?»Com isso o Santo deu uma lição aos reis no sentido de que não tentassem estender a sua autoridade para além do que Deus permite, e aos homens da Igreja, por sua vez, deu um exemplo de como usar a autoridade que lhes é concedida.

Suas relíquias permaneceram em Antioquia até que os cruzados as roubaram, levando para o Ocidente. O mais provável é que estejam atualmente na cidade italiana de Cremona. A Igreja Ortodoxa celebra a sua memória em 4 de setembro, assim como a Igreja Maronita, enquanto a Igreja latina o comemora no dia 24 de Janeiro.
 
O Santo Profeta Moisés, Aquele que Viu a Deus 
Moisés foi um grande líder e legislador de Israel. Nasceu no Egito por volta do ano de 1550 a.C.. Durante seus primeiros 40 anos, viveu na corte do Faraó; depois, por mais 40 anos, viveu como um pastor, praticando a contemplação de Deus e do mundo; e nos seus restantes 40 anos, conduziu o povo Hebreu pelo deserto até a Terra Prometida. 
Moisés viu a Terra Prometida, mas não foi autorizado a nela entrar, pois pecara contra Deus (Números 20:12). Moisés repousou com a idade de 120 forte e vigoroso, sem nenhuma degeneração da saúde; ele era uma prefiguração de Cristo, de acordo com São Basílio, o Grande. Moisés apareceu do outro mundo, no Monte Tabor durante a Transfiguração do Senhor. De acordo com o testemunho de São João Clímaco, ele apareceu também para os monges do Mosteiro do Monte Sinai. 
A Santa Mártir Hermiônia

A Santa Mártir Hermionia era filha do santo Apóstolo Filipe (Comm. 14 de novembro). Querendo ver o santo apóstolo João, o Teólogo, Hermionia com sua irmã Eutíquia, partiu para a Ásia (Ásia Menor) em busca do santo, mas durante a viagem souberam que o santo havia morrido. Continuando, as irmãs encontraram um discípulo de São Paulo chamado Petrônias e, copiando-o em tudo, tornaram-se seus discípulos. Santa Hermiônia, possuindo o dom da cura, prestou socorro a muitos cristãos e pelo poder de Cristo curava os enfermos.
 
Nesse período, o Imperador Trajano (98-117) guerreou contra os persas e veio com seu exército pela vila onde morava a santa. Quando informaram que Hermiônia era cristã, deu ordens para trazê-la até ele. A princípio, o Imperador, com admoestações casuais, procurou persuadir a santa a renunciar a Cristo. Quando isso não deu certo, ordenou que ela fosse golpeada no rosto longamente, mas ela suportou com alegria esse sofrimento. Além disso, ela foi consolada por uma visão do Senhor, sentado no trono do julgamento, à semelhança de Petrônias. Convencendo-se de que ela era inflexível em sua fé, Trajano a mandou embora. Hermionia mais tarde construiu um hospício no qual ela acolhia os doentes, curando suas enfermidades tanto do corpo quanto da alma. 
O sucessor de Trajano como imperador, Adriano, novamente ordenou que a santa fosse levada a julgamento por confessar a fé cristã. A princípio, o Imperador ordenou que ela fosse espancada sem piedade, depois perfuraram as solas de seus pés com pregos e, finalmente, a jogaram em um caldeirão com alcatrão fervente, estanho e enxofre. Mas a santa suportou tudo dando graças a Deus. E o Senhor lhe rendeu Sua misericórdia: O fogo se apagou, a lata escorreu e a santa permaneceu ilesa. Adriano, surpreso, foi até o local de tortura e tocou no caldeirão, para verificar se havia esfriado. Mas assim que tocou no caldeirão, queimou a pele da mão. Mas nem isso dissuadiu o torturador. Deu ordens para esquentar em brasa uma espécie de frigideira e colocar sobre ela a santa mártir. E aqui novamente aconteceu outro milagre. Um anjo do Senhor espalhou as brasas e queimou muitos que estavam ao redor do fogo. A santa permanecia na frigideira, como se estivesse na grama verde, cantando louvores ao Senhor. Descendo da frigideira, a santa mártir parecia disposta a oferecer sacrifício ao deus pagão Hércules. O imperador encantado deu ordens para levá-la ao templo idólatra. Quando, no entanto, a santa orou ali a Deus, um forte trovão foi ouvido, e todos os ídolos no templo pagão caíram e se despedaçaram. Furioso, o Imperador ordenou que Hermionia fosse levada para fora da cidade e decapitada. 
Dois servos - Theodoulos e Timóteo - foram encarregados de realizar a execução. Indo pelo caminho, eles queriam cometer iniqüidade contra a santa, mas no momento em que estavam pensando nisso, suas mãos murcharam. Então creram em Jesus Cristo e com arrependimento caíram aos pés de Santa Hermiônia. Rogaram-lhe que orasse ao Senhor, para que os chamasse a Si perante ela, o que aconteceu através desta oração. Depois disso, tendo orado, expirou também para o Senhor (+ c. 117).  

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

 

MATINAS (IV)

Lucas 24:1-12

Fragmento 112 - Naquela época, no primeiro dia da semana, muito de madrugada, as mulheres foram ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e acharam a pedra revolvida do sepulcro. E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes. E, estando elas apavoradas, postaram seus rostos em terra, e então, os homens disseram: Por que procurais Aquele que vive entre os mortos?  Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galileia, dizendo: Convém que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite. E lembraram-se das Suas palavras. E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos. E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram. Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição, no 6º Tom
Vendo os poderes angélicos diante do Teu venerável túmulo, / os guardas ficaram como mortos / e Maria, de pé, junto do sepulcro, / pediu o Teu puríssimo Corpo. / Despojaste o Inferno, sem ser por ele atingido, / e foste ao encontro da Virgem, dando-lhe a vida. / Ó Senhor, ressuscitado dentre os mortos, // glória a Ti!

Tropárion de São Mateus, no 3º Tom
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!

Tropárion de São Babylas, Tom 4
Partilhando os caminhos dos Apóstolos, / tu herdaste os seus tronos. / E pela prática da virtude, ó Inspirado por Deus, / encontraste o caminho para a contemplação divina; / e, ensinando retamente a Palavra da Verdade, / defendeste a Fé, mesmo com o derramamento de teu sangue. // Ó Hieromártir Babylas, rogue a Cristo Deus que salve nossas almas.

Tropárion de São Moisés, Tom 2 
Tu ascendeste aos píncaros das virtudes, ó Profeta Moisés; / e, assim, foste considerado digno de ver a glória de Deus. / E, graciosamente recebendo as Tábuas da Lei, / carregando contigo a graça da escrita, / fostes o honroso louvor dos profetas, // e um grande mistério de piedade.

Kondákion da Ressurreição, Tom 6:
 Ressuscitando todos os mortos do vale de trevas / com Sua mão vivificante, / Cristo nosso Deus, concedeu a Ressureição à raça humana. / Pois, Ele É o Salvador de todos, / a Ressureição e a vida // e o Deus de todos.

Kondákion de São Mateus, Tom 4
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Kondákion de São Babylas, Tom 4
Tu guardaste as poderosas virtudes da fé em teu coração, / e, assim, não temeste o tirano; // preserva-nos também, ó Hieromártir Babylas, bom servo de Cristo.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo ...

Kondákion, Tom 2: Hoje, o Coro dos Profetas se alegra com Moisés e Arão, / pois o cumprimento de suas profecias está em nosso meio. / A Cruz, pela qual nos salvaste, resplandece hoje. //Por suas orações, ó Cristo Deus, tem piedade de nós. 

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Hino à Virgem: Ó Admirável Protetora dos Cristãos e nossa Medianeira ante o Criador / não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores; / mas, apressa-te a auxiliar-nos como Mãe bondosa que és, / pois, te invocamos com fé. / Roga por nós junto de Deus, // tu que defendes sempre àqueles que te veneram.

Prokímenon, No 6º Tom

R. Salva, Senhor, o Teu povo 
E abençoa a Tua herança. (Sl 27:9)

V. Clamo a Ti, Senhor, meu Rochedo
Presta ouvido aos meus rogos. (Sl 27:1)

No 4º Tom:

O Senhor tem operado maravilhas entre os santos que há na terra;
Neles realiza todos os Seus desígnios. (Sl 15:3)

2 Coríntios 4:6-15

Fragmento 176 - Irmãos, Deus, que disse: “Das trevas resplandecerá a luz”, é Quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos; pois nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. De modo que em nós opera a morte, mas em vós a vida. Ora, temos o mesmo espírito de fé, conforme está escrito: 

“Cri, por isso falei;” 

Também nós cremos, por isso também falamos, sabendo que Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, nos ressuscitará a nós com Jesus, e nos apresentará convosco. Pois tudo é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus.

Hebreus 11:33-12:2

Fragmento 330 - Irmãos, os santos, por meio da fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno); errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E, todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo, não alcançaram a promessa; visto que Deus provera alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados. Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, Autor e Consumador da nossa fé, o Qual, pelo gozo que Lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.
  
Aleluia, no 6º Tom

Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

Quem habita ao abrigo do Altíssimo 
E vive à sombra do Senhor Onipotente. (Sl 90:1)   

Diz ao Senhor: sois meu refúgio e proteção, 
Sois o meu Deus no qual confio inteiramente. (Sl 90:2)

No 4º Tom: 

Os justos clamaram, e o Senhor os ouviu, 
E os livrou de todas as suas tribulações. (Sl. 33:17)

Mateus 22:35-46

Fragmento 92 - Naquela época, um doutor da lei, interrogara-Lhe para O experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: 

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu entendimento, e de toda tua força, e de todo o teu desejo”.

Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: 

“Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. 

Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. E, estando reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus, dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi. Disse-lhes Ele: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo:

“Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-Te à Minha direita, até que Eu ponha os Teus inimigos por escabelo de Teus pés?”

Se Davi, pois, Lhe chama Senhor, como é Seu filho? E ninguém podia responder-Lhe uma palavra; nem desde aquele dia ousou mais alguém interrogá-Lo.

Lucas 12:32-40

Fragmento 67 - O Senhor disse: Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino. Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias. E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá. E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos. Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa. Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.

Canto da Comunhão
Louvai ao Senhor nas Alturas,
Louvai-O no mais alto dos Céus.
Alegrai-vos no Senhor, ó justos,
Pois aos retos convêm o louvor. (Sl. 32:1)
Aleluia, Aleluia, Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário