15 de Setembro de 2023 (CC) / 02 de Setembro (CE)
S. Mártir Mamas de Cesárea na Capadócia († 275),
S. Mártir Mamas de Cesárea na Capadócia († 275),
e seus pais, Ss. Mártires Theodotus e Rufina (Séc. III.).
Venerável João, o Jejuador, Patriarca de Constantinopla (595).
Venerável Antônio (1073) e Theodosius (1074) da Caverna de Kiev Caves.
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 5
Tom 5
Mamas (Mamede) nasceu de pais cristãos no ano 260. Seus pais, Teodoro e Rufina estavam na prisão quando de seu nascimento, e na prisão morreram em oração quando Mamas era ainda pequeno. O santo, tendo ficado órfão ainda muito cedo, foi adotado por uma mulher cristã de nome Amia que lhe proporcionou uma boa educação e amor maternal. Aos 15 anos, discutindo com idólatras, Mamas declarou publicamente a sua fé em Cristo sendo, por isso, cruelmente espancado. Depois, uma pedra foi atada ao seu pescoço e ele foi jogado ao mar. Mas, por intervenção Divina, Mamas foi salvo. Novamente foi apanhado e jogado ao fogo e depois às feras famintas, e de todas estas torturas foi milagrosamente preservado vivo. São Mamas morreu mais tarde, tendo seu abdômen sido traspassado por um tridente. A vida deste mártir recorda-nos as palavras evangélicas: «Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus» (Mt 18,4).
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Gálatas 4:8-21
Fragmento 210A - Irmãos, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses. Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes. E vós sabeis que primeiro vos anunciei o Evangelho estando em fraqueza da carne; e não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo. Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e os daríeis a mim. Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles. É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco. Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós; eu bem quisera agora estar presente convosco, e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito. Dizei-me, os que quereis estar debaixo da Lei, não ouvis vós a Lei?
Marcos 6:45-53
Fragmento 26 - Naquela ocasião, obrigou os Seus discípulos a entrar no barco e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto Ele despedia a multidão. E, tendo-a despedido, foi ao monte para orar. Chegada a tardinha, estava o barco no meio do mar, e Ele sozinho em terra. E, vendo-os fatigados a remar, porque o vento lhes era contrário, pela quarta vigília da noite, foi ter com eles, andando sobre o mar; e queria passar-lhes adiante; eles, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e gritaram; porque todos O viram e se assustaram; mas Ele imediatamente falou com eles e disse-lhes: Tende ânimo; Sou Eu; não temais. E subiu para junto deles no barco, e o vento cessou; e ficaram, no seu íntimo, grandemente pasmados; pois não tinham compreendido o milagre dos pães, antes o seu coração estava endurecido. E, terminada a travessia, chegaram à terra em Genezaré, e ali atracaram.
† † †
COMENTÁRIO
Todas estas tempestades que nos tem assolado cumpre, também, o propósito de provar a nossa Fé, depurando ainda mais os puros e destruindo os farsantes. Elas revelam quem construiu sua casa sobre a Rocha e o que edificou sobre a areia.
No entanto, os que edificam a sua casa sobre a Rocha, tal como os discípulos diante dos ventos contrários e já «acostumados» com a «Ausência» do seu Senhor, facilmente esquecem de Sua Glória e do Seu poder sobre todas as coisas, desfigurando Sua Majestade ao substitui-la pelas imagens que a fraqueza humana projeta ante o terror ou perigo iminente.
Contudo, em meio ao p6anico, Ele faz ressoar Sua voz terna a nos realentar e relembrar Quem Ele É:
«Tende ânimo; sou eu; não temais».
Pe. Mateus (Antonio Eça)
ORAÇÃO
Ó Deus, não te alongues de mim; meu Deus, apressa-te em ajudar-me. Sejam confundidos e consumidos os que são adversários da minha alma; cubram-se de opróbrio e de confusão aqueles que procuram o meu mal. Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais.
Salmo 70: 12-14
Nenhum comentário:
Postar um comentário