Santo Autônomo era bispo da Itália. Foi forçado a abandonar seu país por ter promovido a conversão de muitos pagãos à fé cristã. Chegando a Soreus, em Bithynia, hospedou-se na casa de Cornélio, um cristão piedoso a quem, após prepará-lo, o ordenou diácono. Em pouco tempo edificou naquele lugar uma Igreja que dedicou ao Arcanjo Miguel. Logo partiu para Lakonia e Isabria para pregar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Retornando depois para Soreus ordenou Cornélio sacerdote.
Quando teve início, em Bithynia, a perseguição aos cristãos por Diocleciano, o santo foi novamente obrigado a partir, desta vez, dirigindo-se a uma cidade do Ponto. Depois de viajar por muitos lugares da Ásia Menor, levando a palavra de Deus àqueles povos, foi a uma cidade próxima a Soreus, chamada Los Lagos, onde os cristãos estavam sendo forçados a prestarem culto de adoração aos ídolos. Os idólatras, deparando-se estão com a resistência dos cristãos a tal prática, vendo em Santo Autônomo o seu líder máximo, entraram na Igreja enquanto o Santo celebrava a Divina Liturgia, e o mataram.
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Efésios 1:22-2:1-3
Fragmento 219 - Irmãos, o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo sujeitou todas as coisas a Seus pés, e sobre todas as coisas O constituiu como cabeça da igreja, que é o Seu corpo, a plenitude d’Aquele que cumpre tudo em todos. E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Marcos 10:46-52
Fragmento 48 - No momento em que Jesus deixava Jericó, e com Ele estavam Seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que Ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que Te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário