terça-feira, 19 de setembro de 2023

16ª Terça-feira Depois de Pentecostes

 
19 de Setembro de 2023 (CC) / 06 de Setembro (CE)
Prodígio de São Miguel Arcanjo em Khonas (séc. IV)
Tom 6


Na Frígia, não muito longe da cidade de Hierópolis, em um lugar chamado Kherotopos, havia uma igreja com o nome do Arcanjo Miguel, e fora da igreja fluía uma fonte milagrosa. Esta igreja foi construída pelo zelo de um certo habitante da cidade de Laodicéia em gratidão a Deus e ao santo Arquistrategos Miguel, que apareceu em sonho a este homem, pai de uma menina muda, o qual ainda não tinha sido iluminado pelo santo Batismo, e lhe foi revelado que sua filha receberia o dom da fala ao beber da água da fonte. Enquanto bebia, a menina realmente recebeu cura e começou a falar. Após este milagre, o pai com sua filha e toda a sua família foram batizados, e em fervorosa gratidão o pai construiu a igreja em homenagem ao santo Arquistrategos Miguel. E, desejando alcançar a cura para seus males começaram a chegar à nascente, não só os cristãos, mas também os pagãos. Ao fazer isso, muitos pagãos abandonaram seus ídolos e foram convertidos à fé em Cristo.
Nesta igreja do santo Arquistrategos Miguel, um certo homem piedoso chamado Arquipo serviu durante 60 anos como atendente da igreja. Pela sua pregação e pelo exemplo da sua vida santa, ele levou muitos pagãos à fé em Cristo. Com a malícia geral da época para com os cristãos, e ainda mais contra Arquipo, que nunca abandonou a igreja e deu o exemplo de um verdadeiro servo de Cristo, os pagãos pensaram em destruir a igreja e ao mesmo tempo matar Arquipo. Para este fim, eles fizeram uma confluência de dois riachos montanhosos, e direcionaram seu fluxo combinado contra a Igreja. São Arquipo rezou fervorosamente ao Arquistratego Miguel para afastar o perigo. Através de sua oração, o Arcanjo Miguel apareceu no templo e, com um golpe de seu cajado, abriu na montanha uma ampla fissura e ordenou que fluíssem para dentro dela as torrentes impetuosas das águas. O templo, portanto, permaneceu ileso. Ao contemplar milagres tão impressionantes, os pagãos fugiram aterrorizados, e Arquipo junto com os cristãos reunidos na igreja glorificaram a Deus e deram graças ao Santo Arcanjo Miguel pela ajuda. O local onde aconteceu o milagre recebeu o nome de “Khona”, que significa “abertura” ou “fissura”. 
Tropárion do Arcanjo Miguel, Tom 4: Ó Supremo Comandante das Hostes Celestiais, / nós te rogamos, indignos como somos, / que por tuas orações, nos envolvas / com a proteção das asas de tua glória imaterial; / e proteja-nos, a nós que prostrados, clamamos com fervor: / livra-nos de todos os infortúnios, // Tu que és o Chefe Supremo das Hostes nas Alturas.

Kondákion do Arcanjo, Tom 2: Ó Supremo Comandante de Deus, Ministro da Glória Divina, / Capitão dos Anjos e Instrutor de Toda a Humanidade: / implora grande misericórdia e tudo que nos é proveitoso, / pois, és o Chefe Supremo // das Hostes Incorpóreas. 
Leituras Comemorativas
Hebreus 2:2-10
Lucas 10:16-21

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 


Gálatas 5:11-21

Fragmento 212 - Irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo da cruz está aniquilado. Eu quereria que fossem cortados aqueles que vos andam inquietando. Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a Lei se cumpre numa só palavra, nesta:

“Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”.

Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: Adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.

Marcos 7:5-16

Fragmento 28 - Naquela época, perguntaram-Lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os Teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar? E Ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:

“Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim; em vão, porém, Me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens”.

Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. Porque Moisés disse: 

“Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá”.

Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor; nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas. E, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós todos, e compreendei. Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.

Homilia Para o Dia do Santo Arcanjo Miguel


São João de Kronstadt

Hoje, queridos irmãos, celebramos a gloriosa festa do Arcanjo Miguel, semelhante a um relâmpago, e de todos os poderes celestiais incorpóreos. Neste dia falemos do mundo ilimitado dos anjos; de sua natureza, de sua hierarquia e da infinita misericórdia de Deus que nos adicionou, cristãos ortodoxos, a esta hoste angélica e formou uma única Igreja feita de anjos e homens; e, posteriormente, da nossa responsabilidade de venerá-los de maneira digna e tentar imitá-los como nossos futuros compatriotas na pátria celestial; pelo qual oramos fervorosamente a Deus, nosso Criador comum.

São Cirilo de Alexandria diz: Se a nossa terra, que serve como ponto focal entre dois mundos, carrega sobre si uma multidão tão incontável de pessoas e várias outras criaturas, então quantas vezes maior é o número de habitantes que habitam o céu imaterial, que é tão imenso e incompreensível para a mente?

Os anjos têm uma natureza espiritual, imaterial, sutil e imortal, livre de toda corruptibilidade, mas limitada, não como a do próprio Senhor, o Espírito – existindo em todos os lugares e único, sem começo e abrangendo tudo. Ele trouxe os anjos do nada à existência, santificou-os com a Sua palavra e, pela sua firmeza contra o mal, confirmou-os no Espírito Santo (ou seja, eles não podem mais cair no pecado); sua natureza é cheia de luz maravilhosa e sempre brilhante, santidade, bondade, beleza, sabedoria, poder, imortalidade e um amor ardente por seu Criador, uns pelos outros e pela humanidade, por cuja salvação eles se regozijam e a quem desejam ter como seus eternos compatriotas no reino da eterna luz e incorruptibilidade, paz e alegria. São Dionísio, o Areopagita, discípulo do Apóstolo Paulo que foi elevado pelo Espírito Santo ao terceiro céu, ouviu dele o misterioso ensinamento sobre o mundo angélico, registrou-o e transmitiu-o à Igreja.

O mundo angélico está dividido em nove ordens, e estas estão divididas em três categorias cada. Os principais anjos radiantes (Miguel e Gabriel), como a alvorada resplandecente da Santíssima Trindade, ficam diretamente diante do trono ardente de Deus, são iluminados por Sua luz e transmitem a iluminação e o conhecimento dos mistérios de Deus aos inferiores. escalões, e os escalões inferiores são governados pelos superiores. Esta cidadania celestial, esta assembleia universal, santa, radiante e abençoada de habitantes celestiais é conhecida como hierarquia celestial.

Contemplemos com admiração a providência todo-benevolente e sábia de Deus, Sua imensurável generosidade, que nos destinou à eterna coabitação e felicidade com os anjos em nossa futura pátria, e que estabeleceu uma única Igreja composta de anjos radiantes e incorruptíveis, e humanos escolhidos e dignos. Que felicidade humanamente indescritível aguarda os cristãos que são leais a Deus, se permanecerem fiéis à sua vocação cristã até ao fim. Para que sejamos dignos da coexistência eterna e da vida feliz com os anjos no céu, devemos honrá-los, seguir o seu exemplo de santidade, modéstia, amor, lealdade absoluta a Deus e elevação de pensamento; e devemos viver em abstinência, oração, jejum, caridade, compaixão uns pelos outros e amor mútuo ardente.

Os santos observadores divinamente inspirados dos mistérios de Deus e das visões angélicas – os profetas e os evangelistas – viram os anjos constantemente voltando-se uns para os outros e cantando unanimemente os louvores da Santíssima Trindade. Isto também nos ensina a tratar uns aos outros com amor ardente e a viver em concórdia, servindo sinceramente o nosso Criador mútuo.

Glória à imensurável generosidade de Deus, que preparou para nós um reino eterno, um reino de luz radiante, paz e felicidade imutável, junto com as incontáveis hostes de anjos!

Aproveitemos o pouco tempo que temos aqui na terra para progredir na virtude cristã, a fim de herdar esse êxtase sem limites, e que o Senhor nos conceda isso pelas orações do Puríssimo Theotókos e pela intercessão do honorável poderes celestiais incorpóreos, especialmente os radiantes e relâmpagos Miguel e Gabriel, e nossos santos anjos da guarda. Amém. 

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário