quarta-feira, 31 de julho de 2024

6ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

31 de Julho de 2024 (CC) / 18 de Julho (CE)
Santo Emiliano, mártir († 362); Valentina e Paulo,
Pacientíssimo João, o Recluso, do Mosteiro de Pechersk; Jacinto; de Amastridea; 
Pamba, Eremita de Pechersk; Pambos, Eremita; Grande Mártir Atanásio; 
Leôncio, Louco por Cristo, de Ustiug; João, Arcebispo de Constantinopla;
Theneva, de Glasgow; Santo Ícone da Mãe de Deus de  Kaluzhsk.
Jejum (Pão, vegetais e frutas)
Tom 4



Durante o reinado de Juliano o Apóstata, na cidade da Trácia de Dorostolon, vivia um homem jovem, Emiliano, servo do prefeito da cidade. Quando o imperador apóstata começou - pelo fogo e pela espada - a causar danos ao Cristianismo em todo o domínio do Império Romano e, quando o representante do imperador veio a Dorostolon para matar os cristãos, lá não encontrou um único cristão. Regozijando-se com isso, o Legado Imperial promoveu um grande banquete para os cidadãos de Dorostolon e ordenou que sacrifícios fossem oferecidos aos ídolos e alegria tomou conta da cidade inteira, dia e noite. Naquela noite, Santo Emiliano pegou uma marreta e com ela saiu destruindo todos os ídolos que encontrara nos templos pagãos, nos mercados e nas ruas da cidade.

No dia seguinte houve terror na cidade. Todo mundo procurou o destruidor de seus deuses. Um camponês estava passando pelo templo naquela manhã e foi apreendido. Emiliano, vendo que um homem inocente iria sofrer, disse para si mesmo: 
"Se eu esconder minha ação, que benefício iria receber de Deus? não serei eu tido como o assassino deste homem inocente?" 
Assim, Emiliano apareceu ante o Legado do Imperador e confessou tudo. O Legado enfurecido perguntou a Emiliano: 
“O que levou você a fazer isso?” 
O mártir de Cristo respondeu: 
"Deus e minha alma me ordenaram a destruir os pilares sem vida que vocês chamam de deuses."

O juiz, então, ordenou que Emiliano fosse açoitado e, depois de flagelação e outras torturas, ordenou que fosse enterrado vivo. Assim terminou a vida terrena de São Emiliano e sendo recebido na vida celeste em 18 de julho, 362 dC. 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 3:18-23

Fragmento 129 - Irmãos, ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito:

“Ele apanha os sábios na sua própria astúcia”; e outra vez: 
“O Senhor conhece as filosofias dos sábios, que são vãs”.

Portanto ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso; seja Paulo, ou Apolo, ou Cefas; seja o mundo, ou a vida, ou a morte; sejam as coisas presentes, ou as vindouras, tudo é vosso, e vós de Cristo, e Cristo de Deus.

Mateus 13:36-43

Fragmento 54 - Na hora em que Jesus entrou em casa, Seus discípulos aproximaram-se d’Ele e disseram: Explica-nos a parábola do joio do campo. E Ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do Homem; o campo é o mundo; e a boa semente são os Filhos do Reino; e o joio são os filhos do maligno; o inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do Homem os Seus anjos, e eles colherão do Seu Reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no Reino de Seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

† † †

terça-feira, 30 de julho de 2024

6ª Terça-feira Depois de Pentecostes

30 de Julho de 2024 (CC) / 17 de Julho (CE)
Comemoração dos Santos 165 Padres do 5º Concílio Ecumênico 
Grande Mártir Marina, de Antioquia na Psídia († c. 268)
Tom 4



Santa Marina nasceu em Antioquia de Pissídia (Ásia Menor, hoje Turquia). Seu pai era sacerdote pagão. Marina conheceu fé cristã através de sua ama de leite. Naquele tempo o imperador Diocleciano (284-305) instituiu a perseguição aos cristãos de modo que muitos cristãos eram obrigados a se esconderem nas cavernas dos desertos. Quando Marina completou doze anos, ela se batizou. Quando o seu pai soube disso, renegou-a.

Certa vez, quando tinha a idade de quinze anos, Marina pastava as ovelhas quando o governador daquela região passando por lá, ficou encantado com a sua beleza e fez-lhe proposta de casamento. Marina não escondeu que era cristã. O governador a entregou para uma importante senhora, para que tomasse conta dela, esperando que esta convencesse a jovem a renegar a Cristo. Mas Marina renegou tal coisa e recusou-se a oferecer o sacrifícios aos ídolos.

Marina foi submetida a várias torturas: ela foi açoitada com varas, raspavam seu corpo com tridente, enfiavam pregos em sua carne e a queimavam com fogo. Vendo tais sofrimentos da jovem, o povo chorava de pena dela. A graça de Deus curava as feridas de Marina, mas os torturadores não se conscientizavam do milagre. No dia seguinte ela sofria queimaduras novamente, depois começaram a afogá-la em um grande barril.

Em determinado momento de tortura a terra tremeu, as algemas caíram das mãos de Marina e uma viva luz incomum começou a brilhar acima da sua cabeça e nesta luz pairava uma pomba com uma coroa dourada em seu bico. O povo espantado começou a glorificar a Deus. O administrador mandou executar Marina e aqueles que passaram a acreditar em Cristo. Naquele dia, junto com Marina, foram degoladas quinze mil pessoas. Feotino - que presenciou o fato - descreveu seu martírio.

Os restos mortais da grande mártir Marina foram guardados em Constantinopla até serem tomados pelas Cruzados em 1204. A mão de Santa Marina encontra-se em Afon no mosteiro de Vatoped. A igreja ocidental venera Marina, chamando-a de Margarida de Antioquia. Muitas igrejas são dedicadas ao seu nome.
Leituras Comemorativas 
2 Coríntios 6:1-10
Lucas 7:36-50

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 1:1-9

Fragmento 122 - Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo. Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento (Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós). De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, O Qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, pelo Qual fostes chamados para a comunhão de Seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.

Mateus 13:24-30

Fragmento 52A - O Senhor falou esta parábola: O Reino dos Céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.

† † †

COMENTÁRIOS

Epístola

1: 2 Apesar da desordem, desunião, e erro entre os coríntios, o Apóstolo ainda os chama de "Igreja de Deus, santificados em Cristo e de santos" (separados para Deus).Batizados em Cristo, unidos com Ele, esta Igreja, por Sua misericórdia, é uma com os fiéis que estão em todos os lugares.

1: 3 A Graça é ilimitada, incondicional, é o amor incriado de Deus, dado livremente para aqueles que não o merecem. Paz é a nossa reconciliação com Deus e uns com os outros. A expressão "A paz esteja convosco", encontra-se repetidas vezes na Antigo Testamento, e é a saudação diária comum em todo o Oriente Médio. "A paz esteja convosco" na Divina Liturgia Ortodoxa está ligada à leitura do Evangelho, ao beijo da paz, e a oração do Senhor. Jesus deu aos discípulos o dom da paz, que é a presença do Espírito Santo (Jo 14:27; 20:19).

1: 4 Nada é tão agradável a Deus como a nossa gratidão por Sua graça, tanto para nós e para os outros.

1: 7 O Livro do Apocalipse mostra que, embora não sendo visto, o Senhor Jesus Cristo está presente até agora, e então aparecerá em glória. A segunda vinda
 de Cristo é um ponto principal no ensino de Paulo, pois que neste Seu Segundo Advento, a nossa salvação será claramente revelada e totalmente conhecida.

1: 4-9 Embora ele vai depois repreender severamente esta igreja, a garantia de Paulo sobre os seus dons e a vocação é sincero. Pela graça de Deus é dado à Igreja em todos os lugares, mesmo em Corinto.

Evangelho

13: 24-30 Esta parábola se baseia na anterior Parábola do Semeador. Aqui Cristo dá atenção para o inimigo que semeou a sua descendência entre a semente de Cristo. Como falsidade veio depois da verdade e falsos profetas vieram após os verdadeiros profetas, assim é que o anticristo virá depois do Cristo. Assim como o joio à primeira vista é semelhante ao trigo, também as modas do diabo e suas mentiras assemelham-se à verdade. A narrativa de que o diabo semeou enquanto os homens dormiam, indica que as heresias e mentiras brotam quando as pessoas estão apáticas.

† † †

segunda-feira, 29 de julho de 2024

6ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

29 de Julho de 2024 (CC) / 16 de Julho (CE)
Santo Atenógenes e cc., mártires (séc. IV)
Tom 4


 
Este Santo foi de Sebastia da Capadócia e, de acordo com as Synaxaristes, tornou-se bispo de Pidachthoa. Ele e dez dos seus discípulos foram torturados e decapitados pelo Governador do Philomarchus nos tempos de Diocleciano.

Há um segundo Athenogenes Mártir comemorado hoje, mencionado por São Basílio no capítulo 29 de seu tratado "Sobre o Espírito Santo", onde narra que este Athenogenes fora lançado ao fogo. São Basílio diz que diante das chamas ele cantou o hino vespertino “Luz Jubilosa” em louvor da Santíssima Trindade.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 16:17-24

Fragmento 121A - Irmãos, rogo-vos que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes. Pois a vossa obediência é conhecida de todos. Comprazo-me, portanto, em vós; e quero que sejais sábios para o bem, mas simples para o mal. E o Deus de paz em breve esmagará a Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, e Jason, e Sosípatro, meus parentes. Eu, Tércio, que escrevo esta carta, vos saúdo no Senhor. Saúda-vos Gaio, hospedeiro meu e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e também o irmão Quarto. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.

Mateus 13:10-23

Fragmento 51 - Naquela hora, acercando-se d’Ele os discípulos, disseram-Lhe: Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não lhes é dado; porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz:

“Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.”

Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram. Escutai vós, pois, a parábola do semeador: Ouvindo alguém a palavra do Reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende. E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera. Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.

† † 

ENSINO DOS SANTOS PADRES



“Ao homem lhe cabe semear; a Deus, dar o crescimento”

Passava o Senhor por algumas sementeiras: o grão de trigo entre as messes; aquele grão de trigo espiritual, que caiu em um lugar determinado e ressuscitou fecundo no mundo inteiro. Ele disse de si mesmo: Se o grão de trigo não cai na terra e morre, fica infecundo; mas se morre, dá muito fruto.

Passava, portanto, Jesus por algumas sementeiras: aquele que um dia haveria de ser grão de trigo por sua virtude nutritiva, por enquanto é um semeador, conforme se diz nos evangelhos: o semeador saiu a semear. Jesus, é verdade, espalha a semente generosamente, mas a quantia do fruto depende da qualidade do terreno. Porque no terreno pedregoso facilmente a semente seca, e não por impotência da semente, mas por culpa da terra, pois enquanto a semente está cheia de vitalidade, a terra é estéril por falta de profundidade. Quando a terra não mantém a umidade, os raios solares penetrando com mais força ressecam a semente: certamente não por algum defeito na semente, mas por culpa do solo.

Se a semente cai em uma terra cheia de espinhos, a vitalidade da semente acaba sendo sufocada pelos espinhos, que não permitem que a virtualidade interior se desenvolva, devido a um condicionante exterior. Em vez disso, se a semente cai em terra boa nem sempre produz resultado idêntico, mas algumas vezes trinta, outras sessenta, e outras cem por um. A semente é a mesma, os frutos diversos, como diversos são também os resultados espirituais naqueles que são instruídos.

Saiu, pois, o semeador a semear: em parte o fez pessoalmente e em parte através de seus discípulos. Lemos nos Atos dos Apóstolos que, após o apedrejamento de Estêvão, todos – menos os apóstolos – se dispersaram, não que se desagregassem por causa de sua fragilidade; não se separaram por razões de fé, mas simplesmente se dispersaram. Convertidos em trigo por virtude do semeador e, transformados em pão celestial pela doutrina de vida, difundiram por toda parte sua eficácia.

Então, o semeador da doutrina, Jesus, Filho unigênito de Deus, passava por algumas sementeiras. Ele não é apenas semeador de sementes, mas também de ensinamentos densos de admirável doutrina, em conivência com o Pai. Este é o mesmo que passava por algumas sementeiras. Ele não é apenas semeador de sementes, mas também de ensinamentos densos de admirável doutrina, em conivência com o Pai. Este é o mesmo que passava por algumas sementeiras. Aquelas sementes eram certamente portadoras de grandes milagres.

Vejamos agora o que diz respeito à semente no momento da semeadura, e falemos dos brotos que a terra produz na primavera, não para abordar de forma técnica o tema, mas para adorar ao autor de tais maravilhas. Vão os homens e, conforme o seu leal saber e entender, atrelam os bois ao arado, lavram a terra, afofam as camadas superiores para que as chuvas não escorram, mas empapando profundamente a terra façam germinar um fruto copioso. A semente, lançada a uma terra bem afofada, possui uma dupla vantagem: primeiro, a profundidade e a frieza da terra; segundo, permanece oculta, resguardada da voracidade das aves. O homem certamente faz tudo o que está ao seu alcance; mas não está ao seu alcance o fazer frutificar. Ao homem lhe cabe semear; a Deus, dar o crescimento. Quando a semente começa a brotar e cresce, desprende-se da espiga e o fruto indica se si trata de trigo ou de joio.

Compreendestes o que acabo de dizer; agora devo dar um passo a mais e apontar para realidades mais espirituais. Mediante os apóstolos, Jesus semeou a palavra do Reino dos Céus por toda a terra. O ouvido que escutou a pregação a retém em seu interior; e ela brota na medida em que frequente assiduamente a Igreja. E nos reunimos em um mesmo local, tanto os produtores de trigo como de joio; assim o infiel como o hipócrita, para manifestar com maior realismo o que se prega. Nós, os agricultores da Igreja, vamos metendo pelo semeado o enxadão das palavras, para cultivar o campo de modo que dê fruto. Ainda desconhecemos as condições do terreno: a semelhança das folhas pode com frequência induzir ao erro aos que coordenam. Porém, quando a doutrina se traduz em obras e adquire consistência o fruto das fadigas, então se revela quem é fiel e quem é hipócrita.

Santo Atanásio, Bispo de Alexandria (séc. IV)

† †  

domingo, 28 de julho de 2024

5º Domingo Depois de Pentecostes

 
28 de Julho de 2024 (CC) / 13 de Julho (CE)
Santo Príncipe Vladimir de Kiev (Luminar da Russia, Igual aos Apóstolos (1015 dC)
Tom 4


No final do século IX, o povo russo começava a viver sob a influência do Cristianismo, depois da conversão da futura santa Olga de Kiev.
Neto de Santa Olga, Vladimir era o filho mais novo de Sviatoslav de Kiev, com sua empregada Malusha. Malusha, era uma profetisa que viveu até os 100 anos de idade e fora trazida de sua caverna ao palácio para prever o futuro.

O irmão de Malusha, Dobrynya, era tutor de Vladimir e seu conselheiro mais fiel. Uma tradição hagiográfica, liga sua infância ao nome de sua avó, Olga Prekrasa, que era cristã e governava a capital durante as frequentes campanhas militares de Sviatoslav, seu filho.

Com a morte do pai, o Príncipe Vladimir, hábil e audacioso, começou a governar as terras que herdara. Guerreou contra o irmão que estava em Kiev e o venceu. Subiu ao trono de Kiev em 980. No início, idólatra e animado por um zeloso ardor pelos deuses vikings, chegou a dedicar um templo ao deus do trovão e do relâmpago, Perun, onde sacrifícios humanos eram realizados.

O Príncipe levava uma vida devassa. Ao retornar de uma campanha vitoriosa contra os Jatvagues (983), ele decidiu dar graças aos deuses, por meio de um sacrifício. As vítimas escolhidas foram um mercador varegue, chamado Teodoro, e seu filho João, que eram cristãos e parentes de sua avó Olga. As circunstâncias dessas mortes e a firmeza no testemunho da fé de ambos impressionaram Vladimir.

A maneira como eles se entregaram à morte, surpreendeu o príncipe Vladimir, tocando-lhe, fortemente, a consciência. Após haver consultado seus conselheiros, ele enviou embaixadores a diversos países, para obter informações de como os povos viviam a religião. Quando os emissários, enviados à Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente (dito Bizantino), assistiram às diversas cerimônias que eram realizadas na Igreja de Santa Sofia, ficaram impressionados:  
"Nós não conseguíamos entender se estávamos no Céu ou na Terra. Pois, não existe, aqui na Terra, um espetáculo como aquele, nem tamanha beleza. Nós não somos capazes de definir tal magnificência. Sabemos, apenas, que é lá que Deus vive com os homens e que sua cultura ultrapassa a de todos os outros países. Jamais esqueceremos o que vimos em beleza e compreendemos que, doravante, será impossível, para nós, viver na Rússia de forma diferente!"

Convencido de que a glória manifestada através das celebrações e das liturgias era o resplendor da Verdade, o Príncipe Vladimir decidiu tornar-se cristão. Aceitou a Fé Cristã e mudou completamente sua atitude. A mudança ocorreu de forma rápida, mas gradual. Primeiro, ordenou aos sábios da corte que viajassem a diversos países para verificarem qual era a religião verdadeira. Em seguida, chamou religiosos dos diversos países muçulmanos, judeus, budistas e cristãos. O próprio Vladimir questionou todos eles, ouvindo, atento, suas pregações. O que mais o impressionou foi o grego que pregou o Evangelho de Cristo. Os sábios voltaram tocados pela graça, com toda a manifestação de fé em Cristo que viram em Constantinopla, no templo de Santa Sofia. Então eles disseram a Vladimir:  
"Se a religião de Cristo não fosse a verdadeira, então sua avó Olga, que era sábia, não a teria aceitado". 
Vladimir começou a estudar o Evangelho e foi batizado em 989. Logo em seguida, recebeu o sacramento do matrimonio com a Princesa Ana, filha de Basílio de Constantinopla. Desde então, chegavam cada vez mais sacerdotes missionários que percorriam seus domínios catequizando o povo e ministrando o batismo. O Cristianismo consolidou-se ainda mais quando Vladimir casou-se com a piedosa neta do Imperador da Germânia, após o falecimento da princesa Ana.

Modificando completamente seu caráter, e adotando a doçura e singeleza das atitudes evangélicas, Vladimir suprimiu a pena de morte e passou a levar uma vida agradável a Deus, que fez com que seu povo passasse a defini-lo como o "Sol resplandecente". Ele substituiu os templos pagãos por Igrejas e mandou erigir um esplêndido santuário dedicado à Dormição da Mãe de Deus, exatamente no local onde foram martirizados São Teodoro e o filho, João.

Vladimir morreu em Berestovo, perto de Kiev, em 1015. Seu corpo foi desmembrado em várias partes que foram distribuídas entre numerosas fundações sagradas onde são venerados como relíquias. Uma das maiores catedrais de Kievan é dedicada a ele.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 
MATINAS (V)

Lucas 24:12-35

Fragmento 113 - Naquela hora, Pedro, levantando-se, correu ao sepulcro; e, abaixando-se, viu somente os panos de linho; e retirou-se, admirando consigo o que havia acontecido. Nesse mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia chamada Emaús, que distava de Jerusalém sessenta estádios; e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido. Enquanto assim comentavam e discutiam, o próprio Jesus Se aproximou, e ia com eles; mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não O reconheceram. Então Ele lhes perguntou: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós? Eles então pararam tristes. E um deles, chamado Cleópas, respondeu-Lhe: És Tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias? Ao que ele lhes perguntou: Quais? Disseram-Lhe: As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo. E como os principais sacerdotes e as nossas autoridades O entregaram para ser condenado à morte, e O crucificaram. Ora, nós esperávamos que fosse Ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. Verdade é, também, que algumas mulheres do nosso meio nos encheram de espanto; pois foram de madrugada ao sepulcro e, não achando o corpo d’Ele voltaram, declarando que tinham tido uma visão de anjos que diziam estar Ele vivo. Além disso, alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; a Ele, porém, não O viram. Então Ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, Ele fez como quem ia para mais longe. Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. Então, se lhe abriram os olhos, e O reconheceram; nisto Ele desapareceu de diante deles. E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras? E na mesma hora levantaram-se e voltaram para Jerusalém, e encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles, os quais diziam: Realmente o Senhor ressurgiu, e apareceu a Simão. Então os dois contaram o que acontecera no caminho, e como se lhes fizera conhecer no partir do pão.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
As santas mulheres discípulas do Senhor, / recebendo do Anjo a boa-nova da Ressurreição / correram orgulhosas / dizer aos Apóstolos: / “a morte está vencida, / pois Cristo nosso Deus ressuscitou, // concedendo ao mundo a Sua infinita misericórdia”.

Tropárion dos Santos Padres, no 8º Tom: Glorificado Es Tu, Ó Cristo nosso Deus, / que estabeleceste nossos santos pais como estrelas luminosas sobre a terra, / e através deles nos guiaste a todos à verdadeira fé. // Ó Tu que És muito Misericordioso, glória a Ti.

Tom 4: Tu eras como um mercador que busca uma pérola preciosa, / ó glorioso soberano Vladimir, / sentado no alto do trono de Kiev, a mãe das cidades protegidas por Deus. / Buscando e enviando à cidade imperial para conhecer a Fé Ortodoxa, / tu encontraste Cristo, a Pérola inestimável, / que te escolheu como um segundo Paulo, / e que sacudiu tua cegueira espiritual e física na fonte sagrada. / Portanto, nós que somos teu povo celebramos teu adormecimento. / Reza para que tua terra russa seja salva, / e que o povo Ortodoxo // receba paz e grande misericórdia.
 
Kondákion da Ressurreição
Meu Salvador e Libertador, / como Deus Tu libertaste de suas amarras aqueles nascido na terra, /e partiste em pedaços os portões do Inferno, / e ressuscitaste ao terceiro dia
// como Mestre.

Kondákion dos Santos Padres, Tom 8
A pregação dos Apóstolos e as doutrinas dos Santos padres / confirmaram a única fé da Igreja. / E vestindo as vestes da verdade, tecidas da teologia do alto, / ela justamente divide e glorifica // o grande mistério da piedade.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...

Tom 8: Como o grande Apóstolo Paulo, ó glorioso Vladimir, / na velhice abandonaste ozelo por ídolos como um sofisma infantil, / e como um homem adulto você foi adornado com a púrpura real do batismo divino. / E agora, enquanto você está em alegria na presença de Cristo, o Salvador, / reze para que sua terra russa seja salva, // e que o povo ortodoxo receba paz e grande misericórdia.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Hino À Virgem
Ó Admirável Protetora dos Cristãos e nossa Medianeira ante o Criador / não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores; / mas, apressa-te a auxiliar-nos como Mãe bondosa que és, / pois, te invocamos com fé. / Roga por nós junto de Deus, // tu que defendes sempre àqueles que te veneram.

Prokímenon, no 4º Tom

R. Bendito És Tu, ó Senhor, o Deus de nossos pais, 
e louvado e glorificado é o Teu Nome pelos séculos.

V. Pois justo és Tu em tudo o que fizeste por nós.

No 3º Tom

Cantai louvores ao nosso Deus, cantai louvores; 
Cantai louvores ao nosso Rei.

Romanos 10:1-10

Fragmento 103 - Irmãos, o bom desejo do meu coração e a minha súplica a Deus por Israel é para sua salvação. Porque lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas não com entendimento. Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus. Pois Cristo é o fim da Lei para justificar a todo aquele que crê. Porque Moisés escreve que o homem que pratica a justiça que vem da Lei viverá por ela. Mas a justiça que vem da fé diz assim: 

“Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu?” (isto é, a trazer do alto a Cristo;) ou: “Quem descerá ao abismo?” (isto é, a fazer subir a Cristo dentre os mortos). 

Mas que diz? 

“A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração”; isto é, a palavra da fé, que pregamos. 

Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.  

Gálatas 1:11-19

Fragmento 200 - Irmãos, faço-vos saber, que o Evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava. E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela Sua graça, revelar Seu Filho em mim, para que O proclamasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue, nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias. E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.

Aleluia, no 1º Tom

O Deus dos deuses, o Senhor falou, e Ele chamou a terra desde o nascer do sol até o seu ocaso.

Aleluia, aleluia, aleluia!

Reúna a Ele Seus santos que estabeleceram Sua aliança sobre sacrifícios

Aleluia, aleluia, aleluia!

No 6º Tom

Eu levantei um escolhido do Meu povo.

Aleluia, aleluia, aleluia!
  
Mateus 8:28-9:1

Fragmento 28 - Naquela época, Jesus visitou a Província dos Gadarenos. Saíram-Lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho. E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós Contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo? E andava pastando distante deles uma manada de muitos porcos. E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos. E Ele lhes disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas. Os porqueiros fugiram e, chegando à cidade, divulgaram tudo o que acontecera aos endemoninhados. E eis que toda aquela cidade saiu ao encontro de Jesus e, vendo-O, rogaram-Lhe que Se retirasse dos seus termos. E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade.

João 10,1-9

Fragmento 35B: Disse o Senhor aos judeus que vieram ter com Ele: Em verdade, em verdade vos digo: Quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. Mas o que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre; e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama pelo nome as suas ovelhas, e as conduz para fora. Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz; mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus propôs-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: Eu Sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de Mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu Sou a porta; se alguém entrar por Mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

† † †

Verso da Comunhão

Louvai ao Senhor desde os céus,
Louvai-O nas alturas!
A memória do justo será eterna; 
ele não temerá más notícias. 
Aleluia, Aleluia, Aleluia!

† † †

sábado, 27 de julho de 2024

5º Sábado Depois de Pentecostes

27 de Julho de 2024 (CC) / 14 de Julho (CE)
Santos Áquila [Apóstolo dos 70] e Priscila (Séc. I)
Tom 3



Santo Áquila, natural de Ponto, na Ásia Menor, era judeu e produzia tendas para o comércio. No ano 52, ele e sua esposa Priscila estavam em Corinto onde se encontrava o Apóstolo São Paulo. Eles ofereceram hospitalidade ao Apóstolo que, aceitando, permaneceu com eles durante muitos dias, dispondo-se, inclusive a ajudá-los no trabalho (At 18, 2-3). E, aderindo à fé cristã através de São Paulo, eles o seguiram, desde aquele momento, trabalhando junto com ele e enfrentando todos os perigos e riscos por pregarem o Evangelho de Cristo, como o próprio São Paulo declara em sua Epístola aos Romanos, quando afirma:

«Saudai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus; pela minha vida eles expuseram as suas cabeças. E isso lhes agradeço, não só eu, mas também todas as igrejas dos gentios» (Rm 16,3-4).

Tropárion Tom 3
Santo apóstolo Áquila dos Setenta; / Rogai ao Misericordioso; // Conceder às nossas almas o perdão dos pecados.

Kondákion Tom 4
A Igreja sempre te viu como uma estrela resplandecente, / Ó apóstolo Áquila, / Teus milagres manifestaram grande iluminação. / Por isso clamamos a Cristo: / "Salva aqueles que, com fé honram Teu apóstolo, // Ó Misericordiosíssimo."

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 8:14-21

Fragmento 97 - Irmãos, todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão para voltar a viver no medo, mas recebestes o Espírito de adoção, pelo qual clamamos: "Aba, Pai!" O próprio Espírito testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus. E se filhos, então herdeiros, herdeiros de Deus, coerdeiros de Cristo, se sofrermos com Ele para sermos glorificados com Ele. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Pois a criação com esperança aguarda a revelação dos filhos de Deus, porque a criatura se submeteu à vaidade, não voluntariamente, mas pela vontade daquele que a conquistou, na esperança de que a própria criação seja libertada da escravidão para a corrupção em a liberdade da glória dos filhos de Deus.

Mateus 9:9-13

Fragmento 30 - Naquela hora, passando, Jesus viu sentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-Me. E ele, levantando-se, O seguiu. E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e Seus discípulos. E os fariseus, vendo isto, disseram aos Seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

† † †

sexta-feira, 26 de julho de 2024

5ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

26 de Julho de 2024 (CC) / 13 de Julho (CE)
Sinaxe do Arcanjo Gabriel;
Santo Estêvão, do Mosteiro de São Savas (724), 
Juliano, Bispo de Cenomanis (Le Mans), na Gália. (Séc. I)
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 3



A Sobor do Arcanjo Gabriel é comemorada no dia seguinte à Anunciação (Blagoveschenie), ie. 26 de março. Esta festa é comemorada pela segunda vez em 13 de julho. A razão de sua criação se deu, provavelmente, por causa da dedicação no século XVII, de uma igreja em Constantinopla, construída em nome do Santo Arquistrategos (Chefe das Hostes Celestiais). 
O Arcanjo Gabriel foi escolhido pelo Senhor para anunciar à Virgem Maria a Encarnação do Filho de Deus, a partir Dela, para grande regozijo de toda a humanidade. Portanto, no dia após a Festa da Anunciação (dia em que a Toda Pura Virgem é glorificada), damos graças ao Senhor e podemos venerar Seu mensageiro Gabriel, um dos que contribuíram para o mistério da nossa salvação.
Gabriel, o Santo Archistrategos, é um fiel servo do Deus todo-Poderoso. Ele anunciou a futura Encarnação do Filho de Deus para os do Antigo Testamento; inspirou o Profeta Moisés a escrever o Pentateuco (cinco primeiros livros do Antigo Testamento); ele anunciou as vindouras tribulações do Povo Escolhido ao Profeta Daniel (Dan. 8:16, 9:21-24); ele apareceu a Santa Anna (25 de julho) trazendo a notícia de que ela daria à luz a Virgem Maria.

O Santo Arcanjo Gabriel ficou com a Santíssima Virgem Maria, quando Ela era uma criança, no Templo de Jerusalém, e zelava por ela durante toda a Sua vida terrena. Ele apareceu ao Sacerdote Zacarias, para predizer o nascimento do Precursor de jesus, João Batista.

O Senhor o enviou a são José, o Noivo, em um sonho, para lhe revelar o mistério da Encarnação do Filho de Deus, desde a Toda-Pura Virgem Maria, e também lhe revelou as ímpias intenções de Herodes, ordenando José a fugir para o Egito com o Divino Bebê e Sua Mãe.

Quando o Senhor orava no Jardim do Getsêmani, antes de Sua Paixão, o Arcanjo Gabriel, cujo nome significa "Homem de Deus" (Lc. 22:43), foi enviado do Céu para fortalecê-lo.

As Mulheres Mirróforas ouviram do Arcanjo a alegre notícia da Ressurreição de Cristo (Mt.28:1-7, Marcos 16:1-8).

Consciente das múltiplas aparições do Santo Arcanjo Gabriel e de seu zelo por fazer a vontade de Deus, e confessando a sua intercessão perante o Senhor em favor dos Cristãos, a Igreja Ortodoxa, exorta seus filhos a orar ao grande Arcanjo com a fé e o amor.

A Sinaxe do Santo Arcanjo Gabriel também é comemorada em 13 de julho. Todos os anjos são comemorado no dia 8 de novembro. 
Comemoração do Santo Arcanjo Gabriel 
Tropárion Tom 4
Gabriel, o comandante das hostes celestiais, / nós, que somos indignos, rogamos-te / que por tuas orações, acolha sob as asas de tua glória imaterial, / e fielmente ampare a nós que prostrados, clamamos: / "Livra-nos de todos os males, posto que tu és o comandante das Hostes Celestes."

Kondákion Tom 8
Comandante supremo Gabriel, / tu és servo e glorioso intercessor / ante a Digníssima, Onipotente, Mais que Resplandecente, Infinita e Temível Trindade. / Ora incessantemente para que possamos ser libertos de todas as tribulações e angústias, / de modo que possamos exclamar: / "Rejubila-te, ò Protetor de teus servos!" 
Leituras Bíblicas
Hebreus 2:2-10
Lucas 10:16-21
Fonte: Igreja Ortodoxa na América

Santo Estêvão, Comemorado em 13 de julho e 28 de outubro 
O Monge Estêvão Sabates,  sobrinho de São João de Damasco (4 de Dezembro), nasceu no ano de 725. Com apenas 10 anos de idade ingressou na Lavra de São Savas e passou toda a sua vida neste mosteiro, por vezes, saía para o deserto para para praticar a ascese em solidão. Ao monge Estêvão foi concedido os dons de operar maravilhas e da perspicácia: curava os expelia os demônios dos doentes, e discernia os pensamentos daqueles que vinha até ele em busca de conselho. Estêvão morreu no ano 724, prevendo antecipadamente o dia da sua morte. A vida do monge foi compilada por seu aluno Leôncio.

Comemoração de São Juliano  
Alguns pensam que este santo não é outro senão Simão, o leproso, que foi curado pelo Senhor. 

O Apóstolo Pedro o consagrou bispo e o enviou para a Gália pagã, onde São Juliano suportou grandes misérias, mas conseguiu converter muitas pessoas à fé de Cristo. 
Juliano também batizou o Príncipe Defenson, o qual se converteu de tal modo, que tratava todos os negócios do seu reino à luz da verdadeira fé.
Tropárion
São Juliano, tu que operaste maravilhas, / Intercede junto ao Deus Misericordioso / Para que Ele nos conceda o perdão // E a salvação de nossas almas.
 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 16:1-16

Fragmento 120 - Irmãos, recomendo-vos a nossa irmã Febe, que é diaconisa da igreja que está em Cencréia; para que a recebais no Senhor, de um modo digno dos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque ela tem sido o amparo de muitos, e de mim em particular. Saudai a Prisca e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios. Saudai também a igreja que está na casa deles. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia para Cristo. Saudai a Maria, que muito trabalhou por vós. Saudai a Andrônico e a Júnian, meus parentes e meus companheiros de prisão, os quais são bem-conceituados entre os apóstolos, e que estavam em Cristo antes de mim. Saudai a Ampliato, meu amado no Senhor. Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Eustáquio, meu amado. Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da casa de Aristóbulo. Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da casa de Narciso que estão no Senhor. Saudai a Trifena e a Trifosa, que trabalham no Senhor. Saudai a amada Pérside, que muito trabalhou no Senhor. Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e também minha. Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermes, a Pátrobas, a Hermes, e aos irmãos que estão com eles. Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olímpias, e a todos os santos que com eles estão. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam.

Mateus 13:4-9

Fragmento 50 - O Senhor disse esta parábola: Eis que um semeador saiu para semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; e outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: Um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 

Homilia



Retenhais em vosso coração as palavras do Senhor que escutastes com os vossos ouvidos; porque a Palavra de Deus é o alimento da alma; e a palavra que se ouve e não se retém na memória é precipitada como o alimento, quando o estômago está mal; mas preocupa-se com a vida de quem não retém os alimentos no estômago. Portanto, temei o perigo da morte eterna, se recebeis o alimento dos santos conselhos, mas não guardais em vossa memória as palavras de vida, isto é, os alimentos de justiça.

Vede que tudo o que fazeis passa, e cada dia, quer queirais ou não, vos aproximais mais ao último juízo, sem nenhum perdão de tempo. Então, por que se ama o que se vai abandonar? Por que não se dá importância sobre o fim aonde se vai chegar? Lembrai-vos de que se diz: "Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça". Todos os que escutavam ao Senhor tinham os ouvidos do corpo; mas aquele que diz a todos os que têm ouvidos: "Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça", não há dúvida alguma que se referia aos ouvidos da alma.

Procurai, portanto, guardar no ouvido de vosso coração a palavra que escutais. Procurai que a semente não caia à beira do caminho, não aconteça que venha o espírito maligno e arrebate a palavra de vossa memória. Procurai que a semente não caia em terra pedregosa e produza o fruto das boas obras sem as raízes da perseverança. A muitos lhes agrada o que escutam, e se propõem a fazer o bem; mas assim que começam a serem molestados pelas adversidades abandonam as boas obras que tinham começado. A terra pedregosa não teve seiva suficiente, porque o que tinha germinado não o levou até o fruto da perseverança.

Existem muitos que, quando ouvem falar contra a avareza, a rejeitam, e exaltam o menosprezo das coisas deste mundo; mas assim que a alma vê uma coisa que desejar, esquece-se daquilo que louvava. Existem também muitos que, quando ouvem falar contra a impureza, não somente não desejam saciar-se com as imundícias da carne, mas até se envergonham das máculas com as quais se mancharam; mas assim que a sua vista se apresenta a beleza corporal, de tal forma é o coração arrastado pelos desejos, como se nada houvesse feito nem determinado contra estes desejos, e realiza o que é digno de condenar-se, e que ele mesmo havia condenado ao recordar que o havia cometido.

Muitas vezes nos contristamos por nossas culpas e, contudo, voltamos a cometê-las depois de já tê-las chorado.

São Gregório, o Grande, Patriarca de Roma (Sé. 6)

† † †