sábado, 6 de julho de 2024

2º Sábado Depois de Pentecostes

06 de Julho de 2024 (CC) / 23 de Junho (CE)
O Encontro do Ícone da Santíssima Theotókos de Vladimir,
em memória do Livramento de Moscou da Invasão de Khan Achmed.
Sinaxe de Todos os Santos de Vladimir,
Mártir Agripina de Roma († 253-260).
Jejum dos Apóstolos (Peixe é permitido)
Tom 8


A Festa da Mãe de Deus em honra de seu Santo Ícone de Vladimir é celebrada em ação de graças pela libertação de Moscou de uma invasão do khan Akhmat. Em 1480, durante o tempo do Grande Príncipe Ivan III Vasilevich (1462-1505), o Khan Akhmat da Horda de Ouro, aproximou-se com uma vasta tropa até o Rio Ugra, que aqueles que guardavam o domínio de Moscou chamavam de "Cinturão" (Poyas) da Mãe de Deus". Durante um dia inteiro, o exército do cã e o do príncipe de Moscou estiveram frente a frente, cada um em uma das margens do Ugra, no entanto não se atacaram. Toda Moscou rezava à sua Patrona, a Santíssima Mãe de Deus, pela segurança da capital Ortodoxa. 
O Metropolita Gerontii (1473-1489) e o Padre-Confessor do Príncipe, o Arcebispo Vassion de Rostov, orando, fortaleceram o exército russo com bênçãos e conselhos. O Metropolita escreveu ao Príncipe uma missiva da catedral, na qual ele pedia que ele resistisse bravamente contra o inimigo, confiando na ajuda da Mãe de Deus. 
A Santíssima Mãe de Deus intercedeu pela terra russa. O Príncipe ordenou a seu exército que recuasse do Ugra, para aguardar a passagem dos tártaros. O inimigo decidiu, no entanto, que os russos estavam atraindo-os para uma armadilha, e assim começaram a recuar, a princípio devagar, mas à noite eles fugiram, movidos pelo medo. Em ação de graças pela libertação da Rússia dos tártaros, esta festa foi estabelecida em honra da Mãe de Deus. (A Antologia sobre o ícone de Vladimir é narrada em sua Festa em 26 de agosto). 
Comemoração de Santa Agripina 
A Santa Mártir Agripina, era romana de nascimento. Ela não queria se casar e dedicou sua vida totalmente a Deus. Durante o período de perseguição aos cristãos sob o imperador Valeriano (253-259), a santa compareceu ao tribunal e corajosamente confessou sua fé em Cristo, pelo que foi entregue à tortura. Eles bateram tanto na santa virgem com paus, que seus ossos quebraram. Depois colocaram Santa Agripina acorrentada, mas um anjo a libertou de suas amarras. A Santa Confessora morreu pelas torturas que suportou. 
As cristãs Vassa, Paula e Agathonica levaram secretamente o corpo da santa mártir e o transportaram para a Cilícia, onde em seu túmulo foram operados muitos milagres. Por volta do século XI, as relíquias da santa mártir Agripina foram transferidas para Constantinopla.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 3:19-26

19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; 20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. 21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; 22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que creem; pois não há distinção. 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.

Mateus 7:1-8

1 Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. 3 E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? 5 Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão. 6 Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedacem. 7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.

† † † 

sexta-feira, 5 de julho de 2024

2ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

05 de Julho de 2024 (CC) / 22 de Junho (CE)
Venerável Barlaam de Khutyn (1192) (Comemorado na 1ª Sexta-feira do jejum dos Apóstolos);
Santo Eusébio, bispo de Samosata († 380 d.C)
Jejum dos Apóstolos (Pão, vegetais e frutas)
Tom 8


 

O Monge Varlaam de Khutynsk viveu no século XII, filho de um ilustre novgorodiano, e viveu sua infância em Novgorod. Retirando-se ainda jovem para o mosteiro Lisich, perto da cidade, o Monge Varlaam aceitou a tonsura. Mais tarde, ele se estabeleceu em uma colina solitária abaixo de Volkhov, em um local chamado Khutyn', a 10 verstas de Novgorod. Na solidão, o Monge Varlaam levava uma vida rigorosa, orando incessantemente e mantendo um jejum muito rigoroso. Ele era um asceta zeloso em suas tarefas – ele mesmo derrubava madeira na floresta, cortava lenha e cultivava a terra, cumprindo as palavras da Sagrada Escritura: “Se alguém não trabalhar, também não comerá” (2 Tessalonicenses 3: 10). ). Alguns habitantes de Novgorod reuniram-se a ele, querendo participar nas obras e ações monásticas. Instruindo aqueles que vieram, o Monge Varlaam disse: "Meus filhos, estejam atentos a toda injustiça, e nem inveja nem calúnia. Abstenham-se de raiva e não deem dinheiro para usura. Cuidado para julgar injustamente. Não jure falsamente fazendo um juramento , mas antes cumpra-o. Não seja indulgente com os apetites corporais. Seja sempre manso e suporte todas as coisas com amor. Esta virtude é o princípio e a raiz de todo o bem.

Logo foi erguida uma igreja em homenagem à Transfiguração do Senhor e fundado um mosteiro. O Senhor enviou ao monge, por seu serviço aos outros, os dons de maravilhas e perspicácia. Quando seus dias se aproximaram do fim, por Vontade Divina veio de Constantinopla o monge-sacerdote Antonii – da mesma idade e amigo do Monge Varlaam. O bem-aventurado santo, voltando-se para ele, disse: "Meu amado irmão! A bênção de Deus repousa sobre este mosteiro. E agora para tuas mãos transfiro este mosteiro. Vigia e preocupa-te com ele. Eu expiro para o Rei do Céu Mas não se confunda com isto: enquanto ainda no corpo eu te deixo, ainda em espírito estarei sempre contigo”. Tendo concedido orientação aos irmãos, com a ordem de preservar a fé ortodoxa e habitar constantemente em humildade, o Monge Varlaam repousou ao Senhor em 6 de novembro de 1192.

Comemoração de São Eusébio
Nada se sabe sobre a origem e a primeira parte da vida de Santo Eusébio. A história começa a registrar sua existência por volta do ano 361, quando já era bispo de Samosata ,Quando teve início a perseguição de Valente, Santo Eusébio, não satisfeito em proteger os seus próprios fiéis da heresia, empreendeu, de maneira incógnita, várias viagens para a Síria e Palestina para fortalecer a fé dos católicos, ordenar sacerdotes e ajudar aos bispos ortodoxos a nomear verdadeiros e dignos pastores para ocupar as sedes que ficavam vacantes. Seu extraordinário zelo despertou a animosidade dos arianos e, em 374, o Imperador Valente promulgou uma ordem que o condenava ao exílio em Trácia. 
Na manhã seguinte, quando alguns de seu povo perceberam que ele tinha partido, saíram em sua busca; alguns, tendo-o encontrado, suplicaram entre lágrimas, para que não os deixasse. Ele também chorou muito diante das manifestações de afeto daquelas pessoas, mas explicou-lhes que era necessário obedecer as ordens do imperador, exortando-os a confiar em Deus que tudo seria resolvido satisfatoriamente a seu tempo. Seus fiéis, numa demonstração de fidelidade ao seu bispo, recusaram-se a qualquer contato com os dois bispos arianos que ocuparam a sede durante seu exílio. 
A morte de Valente, em 378, pôs fim à perseguição e Santo Eusébio que pode então retornar à sua sede e ao seu povo. Os sofrimentos do exílio em nada diminuíram seu zelo e piedade. Graças aos seus esforços, restabeleceu, em toda a sua diocese, a unidade ortodoxa, e as sedes vizinhas foram ocupadas por prelados ortodoxos. Santo Eusébio estava visitando a cidade de Dolikha para lá instalar um bispo, quando uma mulher ariana, escondida no telhado de uma casa, atirou-lhe uma pesada pedra sobre a sua cabeça. O golpe que recebeu foi fatal e, como conseqüência, morreu alguns dias depois, tendo a promessa de seus amigos de que não reagiriam perseguindo ou castigando sua agressora.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 5:17-6:2

17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 18 Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida. 19 Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos. 20 Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. 1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? 2 De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?

Mateus 9:14-17

14 Então vieram ter com ele os discípulos de João, perguntando: Por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam? 15 Respondeu-lhes Jesus: Podem porventura ficar tristes os convidados às núpcias, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo, e então hão de jejuar. 16 Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque semelhante remendo tira parte do vestido, e faz-se maior a rotura. 17 Nem se deita vinho novo em odres velhos; do contrário se rebentam, derrama-se o vinho, e os odres se perdem; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.

† † † 

quinta-feira, 4 de julho de 2024

2ª Quinta-feira Depois de Pentecostes


04 de Julho de 2024 (CC) / 21 de Junho (CE)
São Juliano, Mártir de Tarso, († 305 d.C)
Jejum dos Apóstolos (Azeite é permitido)
Tom 8

  
O pai de Juliano, idólatra, ocupava uma alta posição no Senado e sua mãe era cristã. Juliano amou tanto a cruz de Cristo que, aos 18 anos, diante do Pro cônsul Marciano, confessou corajosamente a sua fé em Cristo, sabendo que, por causa disso, poderia ser torturado. 
E assim foi,Tão logo São Juliano acabou de falar, o Pro cônsul, ordenou que ele fosse espancado e atirado numa cela. Depois disso, Marciano mandou que a mãe do santo fosse chamada e trazida para que visse o seu filho espancado e ferido e tentasse convencê-lo a abandonar a sua fé cristã. Pois, foi exatamente o contrário o que aconteceu: a mãe pediu-lhe para que se mantivesse firme em sua fé e, incentivando a que tudo suportasse por amor a Cristo, e se foi. 
Após alguns dias, Marciano novamente mandou que o santo fosse trazido à sua presença para verificar se havia mudado de opinião. Tendo recebido resposta negativa, ordenou imediatamente que Juliano fosse colocado dentro de um saco, com areia e serpentes venenosas, e jogado ao mar. E foi assim que São Juliano entregou a sua alma a Deus. 
"Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam". [Tg 1,12]

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 5:10-16

Fragmento 89 – Irmãos, se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de Seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela Sua vida. E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo Qual agora temos recebido a reconciliação. Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isto que todos pecaram. Porque antes da lei já estava o pecado no mundo, mas onde não há lei o pecado não é levado em conta. No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura d’Aquele que havia de vir. Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça de Um só homem, Jesus Cristo, abunde em muitos. Também não é assim o dom como a ofensa, que veio por um só que pecou; porque o juízo veio, na verdade, de uma só ofensa para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.

Mateus 8:23-27

Fragmento 27 - Naquela ocasião, entrando Jesus no barco, Seus discípulos O seguiram. E eis que se levantou no mar tão grande tempestade que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. Os discípulos, pois, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Salva-nos, Senhor, que estamos perecendo. Ele lhes respondeu: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-Se repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é Este, que até os ventos e o mar Lhe obedecem?

† † †

quarta-feira, 3 de julho de 2024

2ª Quarta-feira Depois de Pentecostes


03 de Julho de 2024 (CC) / 20 de Junho (CE)
São Metódio, Patriarca de Constantinopla († 312 d.C)
Traslado das Santas Relíquias e Vestes dos Santos Apóstolos
André Tomé, João, o Teólogo, Discípulo Lucas,
Profeta Eliseu e Mártir Lázaro 
Para a Igreja dos Apóstolos
Jejum dos Apóstolos (Pão, Vegetais e Frutas)
Tom 8


O Sacerdote e mártir Metódio, bispo de Patara (região da Lícia na Ásia Menor), se destacou por sua genuína humildade monástica. Calma e serenamente, ele instruía seu rebanho, e ao mesmo  tempo usava de grande firmeza quando se tratava de defender a pureza da Ortodoxia. Metódio combateu energicamente  as heresias, especialmente as que eram muito difundidas, como a heresia dos origenistas. Deixou para trás um rico legado literário: Obras em defesa do cristianismo contra o paganismo, explicações dis dogmas Ortodoxos contra a heresia de Orígenes, discursos morais e explicações da Sagrada Escritura. 
São Metódio foi preso pelos pagãos, confessou com firmeza a sua fé em Cristo, e no ano de 312 foi condenado à morte por decapitação. 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Romanos 4:13-25

13 Porque não foi pela lei que veio a Abraão, ou à sua descendência, a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo, mas pela justiça da fé. 14 Pois, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é anulada. 15 Porque a lei opera a ira; mas onde não há lei também não há transgressão. 16 Porquanto procede da fé o ser herdeiro, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a descendência, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós. 17 (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são, como se já fossem. 18 O qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência; 19 e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara; 20 contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus, 21 e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer. 22 Pelo que também isso lhe foi imputado como justiça. 23 Ora, não é só por causa dele que está escrito que lhe foi imputado; 24 mas também por causa de nós a quem há de ser imputado, a nós os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; 25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação.

Mateus 7:21-23

21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.  

† † †

MEDITACÃO

Busquemos a Deus, Único Bem Verdadeiro

Onde está o coração do homem está também o seu tesouro; pois Deus não costuma negar o bem aos que lhe pedem. Porque o Senhor é bom, e é bom sobretudo para os que nele esperam, unamo-nos a ele, permaneçamos com ele de toda a nossa alma, de todo o coração e de todas as forças, para vivermos na sua luz, vermos a sua glória e gozarmos da graça da felicidade eterna. Elevemos nossos corações para esse bem, permaneçamos e vivamos unidos a ele, que está acima de tudo quanto possamos pensar ou imaginar; e concede a paz e a tranquilidade perpétuas, uma paz que ultrapassa toda a nossa compreensão e sentimento.

É esse o bem que tudo penetra; todos vivemos nele e dele dependemos; nada lhe é superior, porque é divino. Só Deus é bom e, portanto, o que é bom é divino e o que é divino é bom; por isso se diz no salmo: Vós abris a mão e todos se fartam de bens (Sl 103,28). É, com efeito, da bondade de Deus que nos vêm todos os bens, sem nenhuma mistura de mal. Esses bens são os que a Escritura promete aos fiéis, dizendo: Comereis dos bens da terra (Is 1,19).

Nós morremos com Cristo e trazemos em nosso corpo a morte de Cristo, para que também a vida de Cristo se manifeste em nós. Portanto, já não é a nossa própria vida que vivemos, mas a vida de Cristo: vida de inocência, vida de castidade, vida de sinceridade e de todas as virtudes. Também ressuscitamos com Cristo; vivamos, pois, unidos a ele, subamos com ele, a fim de que a serpente não possa encontrar na terra o nosso calcanhar e feri-lo. Fujamos daqui. Podes fugir com o espírito, embora permaneças com o corpo; podes ficar aqui e estar ao mesmo tempo junto do Senhor, se teu coração estiver unido a ele, se teus pensamentos se fixarem nele, se percorreres seus caminhos, guiado pela fé e não pelas aparências, se te refugiares junto dele – que é nosso refúgio e nossa força, como disse Davi: Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor, que eu não seja envergonhado para sempre (Sl 70,1).

Já que Deus é o nosso refúgio, e Deus está nos céus e no mais alto dos céus, é preciso fugir daqui para as alturas onde reina a paz, onde repousaremos de nossas fadigas, onde celebraremos o banquete do grande sábado, como disse Moisés: O repouso sabático da terra será para vós ocasião de festim (Lv 25,6). Descansar em Deus e contemplar as suas delícias é, na verdade, um banquete, cheio de alegria e felicidade. Fujamos, como os cervos, para as fontes das águas. Que a nossa alma sinta a mesma sede de Davi. Qual é esta fonte? Escuta o que ele diz: Em vós está a fonte da vida (Sl 35,10). Diga minha alma a esta fonte: Quando terei a alegria de ver a face de Deus? (Sl 41,3). Porque a fonte é o próprio Deus.

† † †

terça-feira, 2 de julho de 2024

2ª Terça-feira Depois de Pentecostes

02 de Julho de 2024 (CC) / 19 de Junho (CE)
Santo Apóstolo Judas, o irmão do Senhor (Séc I) e São Paísius, o Grande (400 dC)
São Jó, Primeiro Patriarca de Moscou (1607)
São João de Shangai, Operador de Maravilhas
Jejum dos Apóstolos (Peixe é permitido)
Tom 8



São Judas foi um dos Doze Apóstolos. Ele era filho de São José e Salomé e irmão de Tiago, o irmão do Senhor. Com Salomé, a filha de Angeja, o filho de Varahina e irmão de Zacarias, José, o carpinteiro, teve quatro filhos: Tiago, Hoséas, Simão e Judas. Este Judas também é as vezes chamado: “Judas, o irmão de Tiago” por causa de seu irmão mais famoso (Lc 6,16. At 1,14).  
São Judas começa sua epístola desta maneira: “Judas, o servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago” (Judas 1,1). Mesmo apesar de que ele também pudesse ser chamado de "irmão do Senhor" tanto quanto Tiago, ele assim não o fizera por humildade e vergonha, porque, no inicio, não crera que seu irmão, Jesus, Fosse o Cristo, o Senhor. 
Quando o ancião José, antes de sua morte, quis deixar uma porção de sua propriedade para Jesus, assim como também para seus outros filhos, todos eles protestaram por isso, até mesmo Judas. Apenas Tiago voluntariamente deixou de lado uma parte de sua porção e a intencionou para Jesus.  
Judas é também chamado de Levi ou Tadeu. Existe um outro Tadeu dos Setenta Apóstolos (21 de agosto), mas este Tadeu ou Judas foi um dos Grandes Apóstolos. Judas pregou o Evangelho através da Judéia, Samaria, Galileia, Iduméia, Síria, Arábia, Mesopotâmia e Armênia. Em Edessa, na cidade de Abgar, ampliou o ensinamento do outro Tadeu. Quando Judas pregou pelas regiões do Ararat, foi capturado pelos pagãos, crucificado numa cruz e morto através de flechas e entrou no reino eterno de Cristo.

O Venerável Paisius o Grande  
Paisius era Egípcio de nascimento e nacionalidade. Depois de uma visão em um sonho, sua mãe o dedicou ao serviço de Deus. Como jovem, Paisius veio ao Venerável Pambo, que o recebeu como um dos seus discípulo. Pambo foi um co-discípulo do Venerável João Kolovos (O baixo) que escreveu a biografia de Paisius. 
Para a alegria de seu pai espiritual, Paisius se empenhavam em trabalho após trabalho e mortificação após mortificação. Muitas vezes o Profeta Jeremias, a quem ele especialmente amava e lia frequentemente, lhe aparecera. Os anjos de Deus também frequentemente lhe apareceram; mesmo o Próprio Senhor Cristo apareceu a ele: “A Paz seja contigo meu escolhido amado!” dissera-lhe o Senhor Cristo. 
Pela grande graça de Deus, Paisius possuía o dom especial de abstinência de comida. Frequentemente não comia pão por quinze dias, mais frequentemente por uma semana e uma vez, no testemunho de São João o Baixo, ele passou setenta dias sem tomar nada. Ele empreendeu uma grande luta contra os espíritos malignos, que apareciam a ele as vezes exatamente como eles são e, as vezes na forma de anjos radiantes. Mas o abençoado servo de Deus não permitiu a si mesmo ser enganado ou fascinado. Paisius era famoso por todo o Egito por sua capacidade discernir os espíritos e operar milagres. Ele tomou habitação na eternidade no ano 400. O Venerável Isidoro de Pelusium transladou as relíquias de Paisius para seu mosteiro e o sepultou com honras. 
São Sansão, o Hospitaleiro foi filho de pais romanos, ricos e ilustres, que lhe deram uma educação excelente que o fizeram médico. Depois da morte do pais, ele distribuiu os bens herdados entre os pobres e liberou os escravos. Logo depois se dirigiu para Constantinopla onde se estabeleceu numa pequena casa onde alojava viajantes, pobres e doentes. Pela sua vida ascética e de entrega ao próximo, Deus lhe deu o poder da cura, não só pelo conhecimento médico mas por suas virtudes. Sua fama se espalhou e o Patriarca resolveu ordená-lo presbítero.

Quando o Imperador Justiniano (527-565) ficou doente, pediu que São Sansão o curasse. O Santo impôs suas mãos sobre a área afetada e imediatamente ele se curou. Em gratidão o Imperador ofereceu ouro e prata, mas o santo recusou e pediu a Justiniano que construísse uma casa para pobres. O imperador cumpriu o pedido prontamente.

São Sansão dedicou o resto de sua vida a servir o próximo. Ele sobreviveu até idade avançada e partiu pacificamente para Deus.
Comemoração de São Jó, Primeiro Patriarca de Moscou
Comemorado em 19 de junho, 4 de abril e no primeiro domingo após a festa de São Pedro e São Paulo
São Jó, o primeiro patriarca de Moscou, nasceu na família de piedosos comerciantes em Staritsa, perto de Tver, na década de 1530. Seu nome de batismo era João.
Após sua morte em 1607, as relíquias do Patriarca Job foram enterradas nas portas ocidentais da Igreja da Dormição do mosteiro em Staritsa. Muitos milagres aconteceram em seu túmulo.
Em 1652, por recomendação do metropolita Nikon de Novgorod, o czar Alexei ordenou que as relíquias de São Jó e São Filipe (9 de janeiro) fossem transferidas para Moscou.
O metropolita Barlaam de Rostov presidiu a descoberta das relíquias de São Jó em Staritsa. As relíquias incorruptas e perfumadas do Patriarca tornaram-se fonte de cura para muitos que sofriam de doenças físicas e mentais.
Em 27 de março, uma procissão partiu para Moscou com as relíquias. Na segunda-feira da sexta semana da Quaresma (5 de abril), as relíquias do Patriarca Jó foram trazidas para o Mosteiro das Paixões. De lá, a procissão seguiu para o Kremlin, e as relíquias do santo foram colocadas na catedral da Dormição. Poucos dias depois, o Patriarca José morreu e foi sepultado ao lado de São Jó.
São Jó há muito é reverenciado como um operador de milagres. As cruzes do altar nas igrejas do mosteiro Staritsa e na catedral de Tver continham partículas de suas relíquias sagradas.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 
Romanos 4:4-12

4 Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida; 5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça; 6 assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem as obras, dizendo: 7 Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. 8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado. 9 Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos: A Abraão foi imputada a fé como justiça. 10 Como, pois, lhe foi imputada? Estando na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas sim na incircuncisão. 11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que teve quando ainda não era circuncidado, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles na incircuncisão, a fim de que a justiça lhes seja imputada, 12 bem como fosse pai dos circuncisos, dos que não somente são da circuncisão, mas também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, antes de ser circuncidado.

Mateus 7:15-21

Fragmento 22 -
O Senhor disse: Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: “Senhor, Senhor!” entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES

São Teófano, o Recluso

Cuidado com os falsos profetas (Mt 7:15). Desde o início do cristianismo e até hoje não houve um tempo em que este aviso não fosse aplicável. O Senhor não indicou exatamente com quais falsos profetas devemos tomar cuidado, pois como eles poderiam ser identificados? Eles mudam como modas e estão continuamente gerando mais como eles. Eles sempre aparecem em pele de cordeiro, com uma aparência de boa vontade em suas ações e uma miragem de verdade em suas palavras.

Em nosso tempo, suas roupas são costuradas de progresso, civilização, educação, liberdade de pensamento e ação, uma convicção pessoal que não permite a fé e coisas assim. Tudo isso é uma capa enganosa. Portanto, se você se deparar com essa exibição de roupas, não se apresse em abrir os ouvidos para as palavras dos “profetas” vestidos com essas roupas. Examine atentamente se há um lobo escondido sob esta pele de ovelha. Saiba que o Senhor é o único motivador para a verdadeira perfeição, o único abrandador de corações e costumes, o único educador, o único doador de liberdade e enchendo o coração com um sentimento de verdade que forma uma convicção tão forte que nada no mundo tem o poder de abalá-lo. Portanto, assim que você perceber na fala desses novos “profetas” alguma sombra de contradição com o ensinamento do Senhor, saiba que eles são lobos predadores, e afaste-se deles.

† † † 

segunda-feira, 1 de julho de 2024

2ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

01 de Julho de 2024 (CC) / 18 de Junho (CE)
Santos Mártires Leôncio, Hipácio e Teódulo
Início do Jejum dos Apóstolos
Tom 8



O início da Quaresma Apostólica cai sempre na segunda segunda-feira após o Dia da Santíssima Trindade. O jejum sempre termina em 12 de julho - antes da Festa dos Apóstolos Pedro e Paulo. A duração do jejum depende da data da Páscoa (de 8 a 42 dias.).

Este jejum foi estabelecido em homenagem aos Santos Apóstolos, que através do jejum e da oração se prepararam para a pregação mundial do Evangelho e prepararam seus sucessores na obra do serviço salvífico.

Às quartas e sextas-feiras as refeições quentes podem usar a manteiga. Nos outros dias - peixe, cogumelos, cereais com óleo vegetal. 
Comemoração dos Santos Leôncio, Hipácio e Teódulo
Os santos mártires Leôncio, Hipácio e Teódulo, padeceram durante o império de Vespasiano (ano 70-79), na cidade de Trípoli, Fenícia. Leôncio era grego de nascimento, militar de alta patente do exército romano, inteligente e preparado por natureza, um perito em cultura literária, virtuoso, compassivo com os pobres e muito hospitaleiro. 
Num certo dia, denunciaram ao governador que Leôncio orientava às pessoas a não venerar nem oferecer sacrifícios aos deuses pagãos. O governador ordenou ao tribuno Hipácio que, sob o seu comando, um esquadrão de soldados fossem ao encontro de Leôncio para detê-lo. Durante a viagem, Hipácio ficou gravemente enfermo, vendo a morte diante de si. Então, um anjo lhe apareceu e disse: «Se queres te curar, implora três três vezes ao céu junto com teus soldados: ‘Deus, que é adorado por Leôncio, ajuda-me!’» Todos fizeram como o anjo havia instruído e o Tribuno ficou prontamente restabelecido. 
Já na cidade, Hipácio e o soldado Teódulo, encontraram uma pessoa que os convidou para a sua casa. Era o próprio Leôncio em pessoa que, então, os instruiu na fé cristã , batizando-os, mais tarde. Num certo dia o governador chegou à cidade e ficou sabendo do que tinha acontecido. Entregou então ao martírio os três, Leôncio, Hipácio e Teódulo. Os Santos Hipácio e Teódulo foram decapitados e, São Leôncio foi espancado até a morte. Os cristãos deram aos três mártires uma digna sepultura, próximo ao porto de Tripoli. 
Oração Antes de Ler as Sagradas Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Romanos 2:28-3:18

Fragmento 83 - Irmãos, não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Que vantagem, pois, tem o judeu? ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados os oráculos de Deus. Pois quê? Se alguns foram infiéis, porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?  De modo nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: 

“Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado”. 

E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.) De modo nenhum; do contrário, como julgará Deus o mundo? Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para sua glória, por que sou eu ainda julgado como pecador? E por que não dizemos: Façamos o mal para que venha o bem? - como alguns caluniosamente afirmam que dizemos; a condenação dos quais é justa. Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; como está escrito: 

“Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; a sua boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Nos seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante dos seus olhos.”

Mateus 6:31-34; 7:9-11

O Senhor disse: Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?

† † †

COMENTÁRIO

São Teófano, o Recluso


"Não vos preocupeis" (Mt 6:31). Então, como se deve viver? Temos que comer, beber e vestir roupas. Mas o Salvador não diz: “não faça nada”, mas sim, "Não vos preocupeis" . Não te canses com o cuidado que te consome dia e noite e que não te dá um só momento de paz. Tal cuidado é uma doença pecaminosa. Mostra que um homem está confiando em si mesmo e se esqueceu de Deus; que perdeu a esperança na Providência de Deus, quer arranjar tudo para si apenas por seus próprios esforços, obter tudo o que é necessário e preservar o que conseguiu por seus próprios meios. Ele ficou acorrentado em seu coração à sua propriedade, e pensa em descansar como se fosse uma base sólida. O amor pelas posses o prendeu e ele só pensa em como colocar mais em suas mãos. Este mamom substituiu Deus por ele. Trabalhe por todos os meios, mas não se canse com maus cuidados. Espere por todo sucesso de Deus e entregue sua sorte em Suas mãos. Aceite tudo o que você obtém como um presente da mão do Senhor e espere com firme esperança que Ele continue Sua generosa doação. Saiba que se Deus assim o desejar, um homem rico pode perder tudo o que tem em um minuto. Tudo é decadência e poeira. Vale a pena se cansar por isso? Então, não se preocupe!

São Teófano, o Recluso

† † †

Quantos Senhores Temos na Vida?

Quantos senhores tu tens em tua vida? Se és cristão certamente responderás: Somente um. Se queres ter certeza da verdade de tua resposta, então pergunta aos teus pensamentos e consultas os teus esforços na vida a quem eles servem, e terás uma testemunha fiel que não permitirá que tuas fantasias ou narcisismo te enganem.

Se as respostas que os teus pensamentos e esforços derem forem diferentes da resposta dos teus lábios, então apressa-te em pedir a Deus colírio para os teus olhos, para que possas enxergar e tenhas a Luz da vida, pois, o Pai, jamais negará bem algum aos que lhe pedem.

Não são estes bens as posses e os confortos terrenos, com os quais sonham a tua alma; estes muitas vezes não são bens, ao contrário, são laços que nos conduzem ao torpor, ao desespero e ao abismo.

Bem, para Deus, é tudo aquilo que ajuda a alma a ser semelhante a Ele; aquilo que torna o nosso coração puro e justo; aquilo que pacifica a nossa alma; aquilo que nos faz mais amorosos.

Lembra-te, portanto, do ensino apostólico:"Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus." 

Padre Mateus