domingo, 14 de julho de 2024

3º Domingo Depois de Pentecostes

14 de Julho de 2023 (CC) / 01 de Julho (CE)
Santos e Anárgiros Cosme e Damião, Mártires em Roma († 284)
Tom 2


 
Os Santos Mártires Cosme e Damião eram irmãos, nascidos em Roma, e médicos de profissão. Eles padeceram o martírio em Roma sob o Imperador Carino (283-284). São Cosme e São Damião foram educados pelos pais nas regras da piedade, levaram uma vida rigorosa e casta e receberam de Deus o dom da graça de curar os enfermos. Pelas suas atitudes boas e altruístas para com as pessoas, aliada às suas excepcionais bondades, os irmãos converteram muitos a Cristo. Os santos costumavam dizer aos enfermos: 
“Não é pelo nosso poder que tratamos os enfermos, mas pelo poder de Cristo, o Verdadeiro Deus. Crede n'Ele e sejais curados”. 
Por tratarem altruisticamente os enfermos, os santos irmãos eram chamados de "médicos anárgiros (não mercenários, caridosos". 
Os seus serviços ativos ao próximo e a influência espiritual no ambiente, levando muitos à Igreja, atraíram a atenção das autoridades romanas. Soldados foram enviados atrás dos irmãos. Ao saber disso, os cristãos imploraram aos santos Cosme e Damião que se escondessem por um tempo até que pudessem prestar-lhes ajuda. Mas os soldados, não encontrando os irmãos, prenderam outros cristãos do assentamento, onde moravam os santos. Os santos Cosme e Damião saíram então do esconderijo e entregaram-se nas mãos dos soldados, pedindo-lhes que libertassem os presos por causa deles. 
Em Roma, os santos foram inicialmente trancafiados na prisão e depois levados a julgamento. Os santos confessaram abertamente perante o Imperador Romano e o juiz a sua fé em Cristo Deus, tendo vindo ao mundo para salvar a humanidade e redimir o mundo do pecado, e recusaram-se resolutamente a oferecer sacrifícios aos deuses pagãos. Eles disseram: 
“Não causamos mal a ninguém, não nos envolvemos com a magia ou feitiçaria de que vocês nos acusam. Nós curamos os enfermos pelo poder de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e não tomamos qualquer tipo de recompensa pela ajuda aos enfermos, porque nosso Senhor ordenou aos Seus discípulos: 'De graça recebestes, de graça dai'” (Mt. 10: 8). 
O Imperador, entretanto, continuou com suas exigências. Através da oração dos santos irmãos, imbuídos do poder da graça, Deus cegou subitamente Carino, para que também ele, na sua própria experiência, conhecesse a onipotência do Senhor, não perdoando a blasfémia contra o Espírito Santo. O povo, contemplando o milagre, gritou: “Grande é o Deus cristão e nenhum outro é Deus, exceto Ele!” Muitos dos que acreditaram imploraram aos santos irmãos que curassem o Imperador, e ele mesmo implorou aos santos, prometendo converter-se ao Verdadeiro Deus, Cristo Salvador. Os santos o curaram. Depois disso, os santos Cosme e Damião foram libertados com honra e novamente começaram a tratar os enfermos. 
Mas o que o ódio dos pagãos e a ferocidade das autoridades romanas não puderam fazer, foi feito pela inveja negra, uma das paixões mais fortes da natureza pecaminosa do homem. Um médico mais velho – um instrutor, com quem em sua época os santos irmãos haviam estudado a arte médica, ficou com ciúmes de sua fama. Levado à loucura por esta malícia, e todo dominado pela paixão, ele convocou os santos irmãos, anteriormente seus mais queridos alunos, para que todos se reunissem para uma reunião de diversas ervas medicinais, e partindo para longe, nas montanhas, ele os assassinou, jogando seus corpos em um rio. 
Assim, como mártires, terminou a jornada terrena destes santos irmãos, os Taumaturgos e Caridosos Cosme e Damião. Eles dedicaram toda a sua vida ao serviço cristão ao próximo, tendo escapado da espada e da prisão romana, mas traiçoeiramente assassinados por um professor. 
O Senhor glorificou aqueles que agradavam a Deus. E agora, através das orações dos santos caridosos Cosme e Damião, é recebida a cura de Deus para todos os que com fé recorrem às suas santas intercessões.  
Leituras Comemorativas 
1 Coríntios 12:27-13:8
Mateus 10:1,5-8  

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

MATINAS (III)

Marcos 16:9-20

9 Ora, havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. 10 Foi ela anunciá-lo aos que haviam andado com ele, os quais estavam tristes e chorando; 11 e ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram. 12 Depois disso manifestou-se sob outra forma a dois deles que iam de caminho para o campo, 13 os quais foram anunciá-lo aos outros; mas nem a estes deram crédito. 14 Por último, então, apareceu aos onze, estando eles reclinados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem dado crédito aos que o tinham visto já ressurgido. 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados. 19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. 20 Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição, no 2º Tom
Ó Vida Imortal, sofrendo a morte, / esmagaste o inferno com o fulgor da Tua Divindade. / E quando fizeste erguer os mortos das profundezas da terra, / todos os Poderes celestes Te aclamaram dizendo: // Glória a Ti, Ó Cristo nosso Deus e Autor da vida.

Tropárion de São Mateus, no 3º Tom (Santo Patrono)
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!

Tropárion de São Cosme e Damião, Tom 8: Ó Santos caridosos e taumaturgos Cosme e Damião, visitem nossas enfermidades: // De graça recebestes e de graça nos deem!

Kondákion da Ressurreição, no 2º Tom
Tu ressuscitaste do túmulo, Ó Poderosíssimo Salvador, / e com esse portentoso sinal o Inferno ficou chocado de medo; / os mortos ressuscitados, Adão e a Criação vendo isto, se rejubilam em Ti // e o mundo, Ó meu Salvador, Te louva, para sempre.

Kondákion de São Mateus, no 4º Tom (Santo Patrono)
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo ...

Tom 2: Ó vós que recebestes a graça de poder curar, / aos necessitados sanai, ó médicos e todo-gloriosos taumaturgos. / E pela vossa visitação derrubai a audácia do inimigo, // curando o mundo com milagres.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Hino À Virgem
Ó Admirável Protetora dos Cristãos e nossa Medianeira ante o Criador / não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores; / mas, apressa-te a auxiliar-nos como Mãe bondosa que és, / pois, te invocamos com fé. / Roga por nós junto de Deus, // tu que defendes sempre àqueles que te veneram.

Prokímenon, no 2º Tom

R. O Senhor É a minha força e o meu cântico,
Porque Ele me salvou. (Sl. 117:14)

V. O Senhor castigou-me muito, mas não me entregou à morte. (Sl. 117:118)

No 4º Tom: 

O Senhor tem sido prodigioso em Seus santos na terra; 
E neles cumpriu todos os Seus desígnios.

Romanos 5:1-10

Fragmento 88A - Irmãos, tendo sido justificados pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por Quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isso, mas também nos gloriemos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a inteireza de caráter, e a inteireza de caráter a esperança; e a esperança não nos desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer. Mas, Deus dá prova do Seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Logo muito mais, sendo agora justificados pelo Seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de Seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

1ª Coríntios 12:27-13:8 (Comemoração dos Santos Cosme e Damião)

Fragmento 153 - Irmãos, vós sois o corpo de Cristo, e Seus membros em particular. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos? Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá.

Aleluia

O Senhor Te ouça no dia da tribulação; 
Te proteja o Nome do Deus de Jacó!

Aleluia, aleluia, aleluia!

Salva, Senhor, o Teu povo 
e abençoa a Tua herança!

Aleluia, aleluia, aleluia!

No 2º Tom:

Eis como é bom e prazeroso que os irmãos vivam juntos em unidade?

Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 6:22-33

Fragmento 18 - O Senhor disse: A lâmpada do corpo são os olhos. Portanto, se os teus olhos forem sadios, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem enfermos, o teu corpo será tenebroso. De sorte que, se a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas! Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Por isso vos digo: Não estejais ansio-sos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um prazo mínimo à sua vida?  E pelo que haveis de ves-tir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os povos procuram). O vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Mateus 10:1,5-8 (Comemoração dos Santos Cosme e Damião)

Fragmento 34B - Naquela época, Jesus chamou Seus doze discípulos, e Ele lhes deu poder sobre os espíritos imundos, para expulsá-los e para curar todos os tipos de doenças e todos os tipos de enfermidades. Jesus enviou estes doze e ordenou-lhes, dizendo: “Não sigais o caminho que leva aos gentios e não entreis em nenhuma cidade dos samaritanos. Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel. E enquanto fordes, pregoai, dizendo: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os enfermos, purificai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai demônios. De graça recebeste, de graça dai.

† † †

A Justificação pela Fé 
«Orthodox Study Bible» (Bíblia Ortodoxa de Estudos), traz a seguinte observação: 
«Na maior parte da história da igreja, a salvação foi vista como compreendendo toda a vida: Os cristãos criam em Cristo, eram batizados e eram nutridos em sua salvação na Igreja. Os entendimentos dos ensinamentos da fé eram centrados em torno da Santíssima Trindade, da Encarnação do Filho de Deus e da expiação. 
Na Europa Ocidental durante o século XVI e antes, no entanto, uma justificável preocupação surgiu entre os Reformadores sobre a compreensão predominante de que a salvação dependia de obras humanas meritórias, e não da graça e misericórdia de Deus. A redescoberta deles de Romanos 5 os induziu a criarem o slogan: ‘Sola Fides’ (justificação apenas pela fé). 
O debate provocado pelos Reformadores no Ocidente, despertou um questionamento no Oriente Ortodoxo: Que novidade é esta que polariza a fé e as obras? Pois, desde a Era Apostólica ficou estabelecido que a salvação foi concedida pela misericórdia de Deus para homens e mulheres justos. Todos os batizados em Cristo foram chamados a n’Ele crer e a praticar boas obras. Uma oposição de fé versus obras não tem precedentes no pensamento Ortodoxo.» 
De fato, embora o Ensino Ortodoxo fale em «justificação pela fé», no entanto, o sentido não coincide totalmente com a fala Protestante, e nem é assimilado nas nossas Paróquias, na mesma forma que se dá nas Comunidades Protestantes.  
«A justificação pela fé é dinâmica, não estática. Para os cristãos ortodoxos, a fé é viva, dinâmica, contínua, nunca estática ou meramente pontual no tempo. A fé não é algo que um cristão exerce apenas em um momento crítico, esperando que tal experiência cubra todo o resto de sua vida.  
A verdadeira fé não é apenas uma decisão, é uma forma de vida. Assim, o cristão ortodoxo vê a salvação em pelo menos três aspectos: 1. Eu fui salvo, juntando-me a Cristo no Santo Batismo; (Rom. 6:1-6); Eu estou sendo salvo, crescendo em Cristo através da vida sacramental da Igreja (Efésios 4:1-13); e serei salvo, pela misericórdia de Deus no Juízo Final (Rom. 5:1,2). 
‘Justificação pela Fé’, embora para os Ortodoxos não seja a principal doutrina do Novo Testamento, como é para os Protestantes, não representa nenhum problema.» (Orthodox Study Bible).  
Contudo, a Ortodoxia faz uma objeção ao ensino Protestante de uma justificação unicamente pela fé, pois isto contradiz a Escritura que afirma: 
«Vede, então, que um homem é justificado também pelas obras e não somente por fé» (Tiago 2:24). Somos "justificados pela fé, além das obras da lei" (Romanos 3:28), mas, em lugar algum a Escritura diz que somos justificados pela fé «sozinha». Pelo contrário, a fé por si, se não tem obras, «está morta» (Tiago 2:17).  
Percebendo a fragilidade do ensino da justificação tão somente pela fé, é que Martinho Lutero, para se livrar desta debilidade, resolveu desqualificar a Carta de São Tiago, chamando-a de «Epístola de Palha». E aqui está sua grande contradição: logo ele, que defendia a «Sola Escritura», quando esta contradiz o seu raciocínio, ele preferiu ficar com o seu entendimento em detrimento do ensino bíblico, desqualificando o Texto Sagrado. 
Retomando o ensino Ortodoxo. «Como cristãos, não estamos mais sob as exigências da Lei do Antigo Testamento (Rm 3:20), porque Cristo cumpriu a Lei (Gál 2,21; 3: 5, 24). Pela misericórdia de Deus, somos trazidos para um novo relacionamento em aliança com Ele. Nós, os que cremos, recebemos entrada em Seu Reino por Sua graça. Através da Sua misericórdia, somos justificados pela fé e capacitados por Deus para sempre, realizando obras ou ações de justiça que Lhe trazem glória. (Orthodox Study Bible)

HOMILIA

“Sobretudo Buscai o Reino de Deus e a Sua Justiça”

Ao ouvir estas palavras, que conclusões os discípulos tomarão e que decisões práticas adotarão? Certamente estas: abandonarão nas mãos de Deus a preocupação pelo alimento, e lembrar o que disse aquele santo varão: entrega a Deus teu cuidado, que ele te sustentará. Sim, ele dá abundantemente aos santos o necessário para a vida e certamente não mente ao dizer: Não estejais preocupados pela vida pensando o que vais comer, nem pelo corpo pensando com o que vais vestir... Vosso Pai já sabe que tendes necessidade de tudo isto. Sobretudo buscai o Reino de Deus e sua justiça; e tudo o mais vos será dado por acréscimo.

Era extremamente útil e inclusive necessário que aqueles que são investidos da dignidade apostólica tivessem uma alma livre da ambição de riquezas e nada desprezassem tanto como a acumulação de ofertas, contentando-se mais com o que Deus lhes proporciona, pois, como está escrito: a cobiça é a raiz de todos os males. Convinha, portanto, que a todo custo se mantivessem à margem e plenamente libertados daquele vício que é a raiz e mãe de todos os males, esgotando, por assim dizer, todo o seu empenho em ocupações realmente necessárias: em não cair sob o jugo de satanás. Desta forma, caminhando à margem das preocupações mundanas, subestimarão os apetites carnais e desejarão unicamente o que Deus quer.

E assim como os mais valentes soldados, saindo ao combate, não levam consigo mais que as armas necessárias para a guerra, assim também aqueles a quem Cristo enviava em ajuda da terra e a assumir a luta, a favor dos que estavam em perigo, contra os poderes que dominam este mundo de trevas; ainda mais, a lutar contra o próprio satanás em pessoa, convinha que estivessem libertados das fadigas deste mundo e de toda preocupação mundana de maneira que, bem cingidos, e com as armas espirituais nas mãos, pudessem lutar intrepidamente contra os que obstruem a glória de Cristo e semearam de ruínas a terra inteira; é um fato que induziram aos seus habitantes a adorar a criatura em vez do Criador e a oferecer culto aos elementos do mundo.

Tendo embraçado o escudo da fé, estejais revestidos da couraça da justiça e da espada do Espírito Santo, isto é, toda a Palavra de Deus. Com estes instrumentos, era inevitável que fossem intoleráveis para seus inimigos, sem levar entre seus apetrechos nada merecedor de mancha ou de culpa, ou seja, o afã de possuir, ajuntar lucros ilícitos e andar preocupados em guardá-los, todas estas coisas que afastam a alma humana de uma vida grata a Deus nem a permitem elevar-se a ele, mas antes lhe cortam as asas e a afundam em aspirações materiais e terrenas.

São Cirilo de Alexandria, Patriarca de Alexandria (séc. V)

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