sexta-feira, 19 de julho de 2024

4ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

19 de Julho de 2024 (CC) / 06 de Julho (CE)
São Sisoé, o Grande, (†429)
Encontro das Santas Relíquias da Santa Virgem Juliana (1540)
Jejum (Pão, vegetais e frutas)
Tom 2



O Monge Sisoé, o Grande (†429) é um monge eremita, que viveu neste mundo no deserto egípcio, em uma caverna santificada pelos labores orantes de seu predecessor - o Monge Antônio, o Grande (Com. 17 de janeiro). Por seus sessenta anos de feitos na selva, o Monge Sisoi alcançou a sublime pureza espiritual, e lhe foi concedido o dom de fazer maravilhas, de tal forma que, por meio de sua oração, ele mesmo uma vez devolveu à vida a um rapaz morto.
Extremamente rígido consigo mesmo, o Monge Sisoé, era muito misericordioso e compassivo para com os que estavam próximos e recebia a todos com amor. Aos que o visitavam, o monge sempre ensinava, primeiro, a humildade. 
À pergunta de um dos monges sobre como ele poderia atingir uma consciência constante de Deus, o monge observou: "Isso ainda não tem muita importância, meu filho, mas mais importante é isto - considerar-se abaixo de todos os outros, porque tal depreciação auxilia na aquisição de humildade ". 
Questionado pelos monges, se um ano é suficiente para o arrependimento por ter caído em pecado contra um irmão, - o Monge Sisoé disse: "Eu creio na misericórdia de Deus, o Amante da Humanidade, e se um homem se arrepender com todos os seus alma, então Deus aceitará seu arrependimento em três dias ”.
. Quando o monge Sisoé se deitou em seu leito de morte, os discípulos em volta do Ancião, viram que seu rosto realmente brilhava. Eles perguntaram ao moribundo o que ele viu. Abba Sisoi respondeu, que ele viu os Profetas e Apóstolos. Os discípulos perguntaram, com quem o monge conversou? Ele disse que os anjos tinham vindo por sua alma, e ele implorou que lhe dessem um pouco de tempo ainda para o arrependimento. “Tu, pai, não precisas de arrependimento” - responderam os alunos. Mas o Monge Sisoé com sua grande humildade, respondeu: "Não sei ao certo se comecei mesmo a fazer o meu arrependimento". 
Depois dessas palavras, o rosto do santo Aba (Pai), brilhou tanto que os irmãos não puderam olhar para ele. O monge teve tempo de dizer a eles que viu o próprio Senhor, e sua alma sagrada expirou para o Reino Celestial.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 11:25-36

25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado; 26 e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades; 27 e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados. 28 Quanto ao evangelho, eles na verdade, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais. 29 Porque os dons e a vocação de Deus são irretratáveis. 30 Pois, assim como vós outrora fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, 31 assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. 32 Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos. 33 Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! 34 Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro? 35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? 36 Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Mateus 12:1-8

1 Naquele tempo passou Jesus pelas searas num dia de sábado; e os seus discípulos, sentindo fome, começaram a colher espigas, e a comer. 2 Os fariseus, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos estão fazendo o que não é lícito fazer no sábado. 3 Ele, porém, lhes disse: Acaso não lestes o que fez Davi, quando teve fome, ele e seus companheiros? 4 Como entrou na casa de Deus, e como eles comeram os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem a seus companheiros, mas somente aos sacerdotes? 5 Ou não lestes na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? 6 Digo-vos, porém, que aqui está o que é maior do que o templo. 7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios, não condenaríeis os inocentes. 8 Porque o Filho do homem até do sábado é o Senhor.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário