quarta-feira, 17 de julho de 2024

4ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

17 de Julho de 2024 (CC) / 04 de Julho (CE)
Santos Mártires Reais da Rússia: Tsar Nicholas II, Tsaritsa Alexandra, 
Príncipe herdeiro Alexis e Grão-duquesas Olga, Tatiana, Maria e Anastasia, 
e os martirizados com eles (1918)
S. André, bispo de Creta († 740); São Lucas; 

Santa Marta, Mãe de São Simeão Estilita, o Jovem (551); 
Santo André (Rublev), iconógrafo (1430);
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 2

 

«O czar Nicolau II era filho de Alexandre III, que havia descansado nos braços de São João de Cronstadt. Tendo sido criado em piedade, o Czar Nicolau sempre procurou governar em espírito consoante com os preceitos da Ortodoxia e as melhores tradições de sua nação. A Tsaritsa Alexandra, era neta da Rainha Victoria da Inglaterra, e uma conversa vinda do luteranismo. Alexandra foi conhecida por sua piedade e compaixão pelos pobres e pelos sofredores. Seus cinco filhos eram amados de todos pela gentileza, modéstia e inocência que lhes eram peculiares. 
Em meio à turbulência política de 1917, o Tsar Nicolau abençoadamente abdicou  do trono, pelo que ele acreditava ser o bem de seu país. Embora tenha abdicado voluntariamente, os revolucionários o colocaram e à toda sua família em prisão domiciliar, e depois os enviaram sob guarda para Tobolsk e finalmente, Ekaterinburg. Uma carta escrita de Tobolsk pela grande duquesa Olga, a mais velha das crianças, mostra a sua nobreza de alma. Ela escreve: 

'Meu pai pede que eu transmita a todos aqueles que lhe são devotados ... que  não se vinguem por sua conta, porque ele perdoou a todos e reza por todos eles. Também não devem vingar-se por males recebidos. Em vez disso, devem ter em mente que esse mal que está presente no mundo se tornará ainda mais forte, mas que o mal será vencido com o mal, mas somente o amor deve fazê-lo.'
Depois de permanecer dezesseis meses na prisão, suportando privação e humilhação com uma paciência cristã que moveu até os seus captores, eles e aqueles que estavam com eles, ganharam suas coroas de martírio quando foram baleados e esfaqueados na adega da casa de Ipatiev, em Ekaterinburg, em 1918. 
Conjuntamente, também são comemorados aqueles que os serviram fielmente, e foram mortos com eles ou em conta deles ...» (Grande Horologion) 
Comemoração de Santo André de Creta  
André nasceu em Damasco, em meados do século VII. Apesar da eloquência que possuía na sua idade madura, conta-se que até o momento da sua primeira comunhão, que recebeu aos sete anos, quase não falava. Aos quinze anos de idade, mudou-se para Jerusalém, razão pela qual recebe, algumas vezes, o título de Santo André de Jerusalém. Nesta cidade se tornou monge no Monastério de São Savas, e no Monastério do Santo sepulcro recebeu as ordens menores do leitorado e do subdiaconato. No ano 685, o Patriarca de Jerusalém, Theodoro, o enviou à Constantinopla para reiterar a adesão de sua Igreja ao Sexto Concílio Ecumênico da Igreja que acabava de condenar a heresia monotelita. Santo André ficou em Constantinopla e lá foi ordenado diácono da Grande Basílica, recebendo também o encargo de cuidar de um orfanato e de um asilo para os idosos. Pouco tempo depois, devido às suas qualidades de caráter e suas habilidades, foi eleito arcebispo de Gortina, sede metropolitana de Creta. Ali se deixou envolver na última onda monotelista.

No ano 711, Filípico Bardanes apoderou-se do trono imperial, mandou queimar as Atas do Sexto Concílio Ecumênico, restabeleceu nos dípticos litúrgicos os nomes que o Concílio havia anatematizado, reunindo um sínodo para ratificar suas ações. André participou deste sínodo que aconteceu no ano 712, mas já no ano seguinte se arrependeu do que fez e assinou, sem hesitação, a carta de retratação que seu Patriarca escreveu depois que Anastásio II recuperou o trono imperial, colocando para fora seu usurpador Bardanes.

Santo André se destacou pelo resto de sua vida como um grande pregador e compositor de hinos sacros. São conservados até hoje mais de vinte de seus sermões que têm sido publicados ao longo dos séculos. Seus hinos influenciaram de forma definitiva a liturgia bizantina. Segundo se afirma, foi Santo André quem introduziu a forma hinódica chamada «cânone». Em todo caso, é indubitável que ele escreveu muitos hinos, neste e em outros ritmos parecidos; alguns deles são cantados ainda em nossos dias.

Santo André morreu num barco, no ano 740, quando regressava de uma viagem que fez à Constantinopla, sendo sepultado na Igreja de Santa Anastásia em Edesó, uma cidade de Mitilini.

Comemoração de Santa Marta 
Marta era a mãe de São Simeão da Montanha Maravilhosa (24 de maio). Dedicando-se com toda a sua alma à fé, ela não pensava em casamento. Quando seus pais a prometeram a um homem jovem, Marta pensou em deixar a casa de seus pais e se retirar da civilização. Em seguida, São João Batista apareceu a Marta e a aconselhou cumprir a vontade de seus pais através da celebração de casamento, o que ela fez. Desta união conjugal, nasceu o magnífico asceta, São Simeão, da Montanha Maravilhosa.

Santa Marta tinha o hábito regular de se elevar à meia-noite para a oração. Com grande compaixão ela ajudava os pobres, visitava o órfão, e serviu os doentes. Um ano antes de sua morte, viu uma multidão de anjos com velas nas mãos, e por eles lhe fora informado o tempo de sua morte. Ao saber disso, Marta dedicou-se à oração e boas obras, com mais zelo ainda.

Marta morreu pacificamente no ano 551 dC, e foi enterrada perto do pilar de seu filho, Simeão, o Estilita. Depois de sua morte, apareceu muitas vezes para instruir as pessoas e para curar os doentes. Sua aparição mais significativa que consta nos registros, foi ao abade do mosteiro de Simeão. Após o enterro de Santa Marta, o abade pôs uma vela votiva em seu túmulo, combinando com a população de que eles jamais a deixaria apagar. Mas depois de um certo tempo, as pessoas tornaram-se preguiçosas, e a luz se apagou. Em seguida, o abade ficou doente, e a Santa lhe apareceu e disse: 
"Por que tu não queimas uma vela votiva em minha sepultura – sabedor de que eu não estou precisando da luz de suas velas, uma vez que fui achada digna de estar diante de Deus Eterno, a Luz Celestial? Mas, vocês precisam de luz. Quando tu queimas uma luz na minha sepultura, estás a me implora para orar ao Senhor por ti." 
É evidente que o objetivo da nossa veneração dos santos é o de lhes suplicar, como àqueles mais digno do que somos, orar a Deus por nós e para a nossa salvação. 
Santo André (Rublev), iconógrafo 
Seu ícone da «Santíssima Trindade» da Hospitalidade de Abraão, às vezes é tido como o mais perfeito ícone que foi elaborado. E muitos consideram Santo André como o maior iconógrafo de todos os tempos, e sua "Santíssima Trindade", o ícone mais elegante. 
Muito pouco é conhecido de sua vida. Ele nasceu por volta de 1360, e provavelmente estudou com o iconógrafo bizantino Theophanes, o grego. André é conhecido por ter criado ícones para a Catedral da Anunciação em Moscou e a Catedral da Dormição em Vladimir. Ele criou um estilo iconográfico altamente espiritual e distintamente russo que definiu o padrão para a iconografia russa durante séculos depois disso. Diz-se que conhecia São Sergius de Radonezh (5 de julho). Em seus últimos anos, se tornou um monge. 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 11:2-12

Fragmento 105 - Irmãos, Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: “Senhor, mataram os Teus profetas, e derribaram os Teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma”? Mas que lhe diz a resposta divina? “Reservei para Mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal”. Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça. Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos. Como está escrito: “Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje”. E Davi diz: “Tornes-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, por sua retribuição; os seus olhos escureçam para não verem, e encurvem-se continuamente as suas costas”. Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação.

Mateus 11:20-26

Fragmento 42 - Naquela época, Jesus começou a reprovar as cidades em que a mai-oria dos Seus milagres aconteciam, porque elas não se arrependiam: Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza. Por isso Eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao hades; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti. Naquela hora, continuando o discurso, Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim Te aprouve.

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REFLEXÃO

A preocupação com o bem de todas as pessoas! Essa preocupação encheu os espíritos e corações dos nobres, exaltados e santos apóstolos. Escrevendo sobre o Apóstolo Paulo, São João Crisóstomo o chama: "O pai universal do mundo." "Pois, ele", diz Crisóstomo, "deu luz ao mundo inteiro, pelo qual ansiosamente trabalhou, dando tudo de si para a edificação do Reino."

Na verdade, muitos exaltado é este título: “Pai Universal do Mundo”, pois tal título não poderia ser atribuído a ninguém, além de Deus, a não ser aos Apóstolos de Cristo, pois, por seus cuidados paternais para com todos os homens, na verdade, se tornaram “pais universais do mundo." Há muitas mães no mundo que pouco se importam com seus próprios filhos, no entanto, os Apóstolos se preocupavam com o bem até de seus perseguidores e adversários. O apóstolo Pedro por duas vezes salvou seu adversário mais amargo, Simão o Mago, da morte: uma vez que quando o povo queria queimá-lo vivo e outra vez quando um cão queria rasgá-lo em pedaços. Basta pensar, como o mundo recompensou esses seus benfeitores: Como se fossem os maiores ladrões e criminosos.

Ó, como são verdadeiras as palavras de São Cirilo, que diz:

"Enquanto estamos no corpo, o mesmo ocorre para nós, cristãos como para os pagãos, a diferença é apenas no espírito."

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