terça-feira, 9 de julho de 2024

3ª Terça-feira Depois de Pentecostes

09 de Julho de 2024 (CC) / 26 de Junho (CE)
Aparição em Tikhvin do Ícone da Santíssima Mãe de Deus
São Davi de Tessalônica; São João, bispo de Goths; 
Dionisio, Arcebispo de Suzdal;  João, Paulo e Galicanus de Roma; Brannock de Braiton; 
Jejum dos Apóstolos (Peixe é permitido)
Tom 1


O Ícone da Mãe de Deus de Tikhvin, segundo a tradição, é um dos ícones escritos pelo Santo Discípulo e Evangelista Lucas. No século V, foi transferido de Jerusalém para Constantinopla, onde a igreja de Blakhernae foi construída para isso. 
No ano de 1383, 70 anos antes da tomada de Constantinopla pelos turcos, o ícone desapareceu da Igreja e reapareceu em meio a uma luz radiante sobre as águas do Lago Ladoga. Milagrosamente tomado de um lugar para outro, permaneceu perto da cidade de Tikhvin. No local da aparição do ícone foi construída uma igreja de madeira em homenagem à Dormição (Uspenie) da Mãe de Deus. Através do zelo do Grande Príncipe Vasilii Ivanovich (1505-1533), no lugar da igreja de madeira foi construída uma igreja de pedra. Em 1560, por ordem do czar Ivan, o Terrível, um mosteiro masculino foi estabelecido perto da igreja e cercado por um muro de pedra. 
Durante os anos 1613-1614, o exército sueco, tendo conquistado Novgorod, mais de uma vez tentou destruir o mosteiro, mas pela intercessão da Mãe de Deus o mosteiro foi salvo. Assim, uma vez, quando o exército sueco se aproximava, sendo já visível, os monges decidiram fugir do mosteiro levando consigo o ícone milagroso, mas não conseguiram retirá-lo do seu lugar. Este milagre os deixou desanimados e eles permaneceram no mosteiro, esperando a intercessão da Mãe de Deus. Um número insignificante de defensores do mosteiro repeliu com sucesso o inimigo numericamente maior. Os suecos invasores encontraram então um numeroso exército russo, vindo de Moscou, como algum exército celestial, e eles fugiram. Emissários imperiais chegaram ao mosteiro depois da vitória milagrosa sobre os suecos. Levando uma cópia do ícone milagroso, partiram para a aldeia de Stolbovo, a 50 verstes (pouco mais de 50 km) de Tikhvin, onde em 10 de fevereiro de 1617 a paz foi concluída com os suecos. A principal promessa de paz do lado russo estava na cópia transferida do ícone milagroso. Posteriormente, essa cópia foi levada para Moscou e colocada na catedral de Uspensk e, a pedido do povo de Novgorod, envolvido na guerra com os suecos, foi enviada para Novgorod e colocada na catedral de Sophia. 
A festa do Ícone da Mãe de Deus de Tikhvin, glorificada por inumeráveis ​​milagres em toda a Rússia, foi estabelecida pela Igreja em memória de sua aparição milagrosa e a derrota de inimigos pela intercessão da Mãe de Deus. 
Comemoração de São Davi
São Davi de Tessalônica iniciou sua vida ascética no mosteiro dos Santos Mártires Theodoro e Mercurius. Inspirado pelo exemplo do Estilita, vivia em uma amendoeira em oração constante, mantendo rigoroso jejum mesmo sob intenso calor ou frio. E assim permaneceu por três anos, até que um anjo lhe disse para vir para baixo.

São Davi recebeu de Deus o dom de operar prodígios, e, assim, curou a muitos enfermos.

Um dia, durante a celebração da Divina Liturgia, o Imperador percebeu que Davi não usava o turíbulo, mas que trazia as brasas acessas em suas mãos e que as brasas não lhe causavam dano algum. Espantado, o Imperador deixou seu lugar e se prostrou perante Davi.

Este santo asceta também dava conselhos espirituais a todos os que vinham ter com ele. Tendo atingido a “apathéia” (a vida sem passionalidade), dormiu pacificamente no Senhor, no ano 540. 
São João, Bispo de Goths 
São João é venerado nas igrejas do Oriente, mais que no Ocidente, devido à sua corajosa oposição aos iconoclastas. Era natural da região norte do Mar Negro, que compreendia a Criméia, e seu avô era um legionário armênio, Em 761, o então Bispo de Goths, uma importante cidade da região, aderiu à iconoclastia para ficar bem aos olhos do Imperador Constantino Coprônimo, que apoiava estas idéias e se dispunha a abolir as santas imagens.  
A adesão do bispo ao movimento iconoclasta foi recompensada com uma promoção ao posto mais elevado de Heraclea. Seus diocesanos, porém, mais ortodoxos que seu bispo, passaram a ignorá-lo como tal e, para o seu lugar, elegeram o bispo João, As autoridades aprovaram a eleição, mas os moradores de Goths tiveram de esperar pelo retorno do novo bispo que se encontrava em Jerusalém onde passou por três anos.  
Ao assumir a Sede, ele escreveu uma defesa da veneração que se dispensava às imagens e relíquias sagradas, bem como, sobre a prática de invocar aos santos, Sob a regência da Imperatriz Irene, foi suspensa a proibição contra as imagens sagradas e o bispo João pode então ir a Constantinopla para assistir ao Sínodo convocado por São Tarásios.  
Ao retornar para a sua diocese, o trabalho do bispo João foi interrompido pela súbita invasão do «khazars», após a denúncia de um traidor, o prelado foi capturado e levado prisioneiro para o acampamento do inimigo guerreiro.  
Não obstante, escapou ao ser informado de que o chefe dos invasores «khazars» havia morrido na cidade subjugada, voltou-se para os seus amigos e lhes disse: «Eu também vou deixar este mundo em quarenta dias, e colocarei diante de Deus a minha causa contra o guerreiro que nos subjugou».  
A primeira parte de sua profecia se cumpriu à letra: quarenta dias depois, expirou tranquilamente. Seu corpo foi levado para o seu país de origem, pelo bispo Jorge de Amastris, e depositado no monastério de Partenite na Crimeia.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 7:14-8:2

Fragmento 95 - 14 Irmãos, bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. 15 Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. 16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17 Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. 19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. 24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? 25 Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. 1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

7:14-17 - As paixões que nos levam ao pecado tornam-se ainda mais fortes quando contra elas lutamos por conta própria, e a clareza do certo e do errado que encontramos na Lei, aumenta ainda mais as paixões. Somente o poder de Cristo pode nos salvar nesta batalha. 
7:17 - O homem não é pecador por natureza. A Igreja Ortodoxa rejeita qualquer ensinamento de que o homem tenha uma "natureza pecaminosa" ou que a natureza do homem seja depravada até o âmago. Esta passagem mostra claramente que o pecado é algo distinto da nossa natureza. Porque somos criados à imagem de Deus (Gn 1:26), há uma bondade indelével em nossa natureza que nunca pode ser desfeita. Enquanto podemos nos tornar imersos no pecado, sabemos que ainda não faz parte de nossa natureza, mas uma força estrangeira que habita em nós. Assim, o pecado é o que fazemos, não o que somos. Leia o v. 20. 
7: 18-23 - Paulo esclarece a distinção entre a vontade da alma e a vontade da carne. 
7:24  - Porque a alma renasce no batismo, então, ela pode se esforçar para seguir a lei de Deus (v. 22). No entanto, nossa carne continua corrupta neste mundo, e muitas vezes luta contra a nossa vontade de fazer o bem. Esta questão é respondida em:
8: 1-2 O termo "corpo da morte" refere-se ao nosso estado corrompido neste mundo; isso não implica que o corpo é mau, pois o corpo é bom. Neste mundo, no entanto, continua a necessitar de redenção final. 

Mateus 10:9-15

Fragmento 35 - O Senhor disse aos Seus discípulos: Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, em vossos cintos; nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento. Em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela é digno, e hospedai-vos aí até que vos retireis. E, ao entrardes na casa, saudai-a; se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. E, se ninguém vos receber, nem ouvir as vossas pala-vras, saindo daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário