sábado, 27 de julho de 2024

5º Sábado Depois de Pentecostes

27 de Julho de 2024 (CC) / 14 de Julho (CE)
Santos Áquila [Apóstolo dos 70] e Priscila (Séc. I)
Tom 3



Santo Áquila, natural de Ponto, na Ásia Menor, era judeu e produzia tendas para o comércio. No ano 52, ele e sua esposa Priscila estavam em Corinto onde se encontrava o Apóstolo São Paulo. Eles ofereceram hospitalidade ao Apóstolo que, aceitando, permaneceu com eles durante muitos dias, dispondo-se, inclusive a ajudá-los no trabalho (At 18, 2-3). E, aderindo à fé cristã através de São Paulo, eles o seguiram, desde aquele momento, trabalhando junto com ele e enfrentando todos os perigos e riscos por pregarem o Evangelho de Cristo, como o próprio São Paulo declara em sua Epístola aos Romanos, quando afirma:

«Saudai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus; pela minha vida eles expuseram as suas cabeças. E isso lhes agradeço, não só eu, mas também todas as igrejas dos gentios» (Rm 16,3-4).

Tropárion Tom 3
Santo apóstolo Áquila dos Setenta; / Rogai ao Misericordioso; // Conceder às nossas almas o perdão dos pecados.

Kondákion Tom 4
A Igreja sempre te viu como uma estrela resplandecente, / Ó apóstolo Áquila, / Teus milagres manifestaram grande iluminação. / Por isso clamamos a Cristo: / "Salva aqueles que, com fé honram Teu apóstolo, // Ó Misericordiosíssimo."

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 8:14-21

Fragmento 97 - Irmãos, todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão para voltar a viver no medo, mas recebestes o Espírito de adoção, pelo qual clamamos: "Aba, Pai!" O próprio Espírito testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus. E se filhos, então herdeiros, herdeiros de Deus, coerdeiros de Cristo, se sofrermos com Ele para sermos glorificados com Ele. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Pois a criação com esperança aguarda a revelação dos filhos de Deus, porque a criatura se submeteu à vaidade, não voluntariamente, mas pela vontade daquele que a conquistou, na esperança de que a própria criação seja libertada da escravidão para a corrupção em a liberdade da glória dos filhos de Deus.

Mateus 9:9-13

Fragmento 30 - Naquela hora, passando, Jesus viu sentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-Me. E ele, levantando-se, O seguiu. E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e Seus discípulos. E os fariseus, vendo isto, disseram aos Seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário